Microsoft: A revolução no mundo dos PCs está a chegar

117 Comentários

A Microsoft lançou recentemente uma informação bombástica, durante a conferência WinHEC, que decorre em Shenzhen, China. O Windows 10 para PC – a versão completa para desktop – terá suporte para processadores ARM em 2017.

A revolução dos “PCs com SoC ARM” vai começar já em 2017.

win10_00

Sempre ligados, muito eficientes em termos de energéticos, com um processador de um smartphone e com o Windows 10 ao nível do sistema operativo! Serão estes os equipamentos que a Microsoft irá lançar já em 2017, e que se esperam serem uma autêntica revolução tecnológica.

A Microsoft criou recentemente uma parceria com a Qualcomm, cujo objectivo é oferecer computadores com baixo consumo energético, com suporte total para processadores ARM, emulação de aplicações X86 e com a versão completa do Windows 10.

To deliver on our customers’ growing needs to create on the go with PCs with cellular connectivity, power-efficient battery life, and flexible designs, we announced today Windows 10 is coming to ARM through our partnership with Qualcomm.

Microsoft e Qualcomm – Um nova Era no segmento dos PCs

Para que o novo mundo dos PCs seja uma realidade, a Qualcomm tem vindo a trabalhar no SoC 835 que é baseado num processo de fabrico de 10nm. O novo SoC está já em produção e deverá chegar em 2017. Das muitas características, destaque para o facto de ter 27% melhor performance e um consumo energético inferior, na ordem dos 40%, comparativamente aos seus antecessores, os SoC Snapdragon 820/821.

Outra das características interessantes são o facto de integrar a tecnologia Quick Charge 4.0, o que garante uma autonomia entre 4 a 5 horas com um carregamento durante apenas 4 a 5 minutos. Se o equipamento carregar durante 15 minutos, a carga de bateria bateria chegará aos 50%.

qualcomm-logo-mwc2015

Total suporte para aplicações X86 através de emulação

Mas as novidades não são apenas ao nível do sistema operativo. De acordo com o que foi revelado, a revolução vai também chegar ao mundo das aplicações, sendo que existirá total suporte para aplicações criadas para arquitectura x86.

Isto quer dizer que o utilizador poderá instalar qualquer aplicação x86 num sistema com SoC ARM, sem a necessidade de proceder a qualquer alteração. Apesar de ser num ambiente de emulação, as apps terão total acesso a todos os recursos do sistema.

O poder do SoC 835

Para mostrar já o poder do Snapdragon 835, a Microsoft disponibilizou um vídeo onde é possível ver a performance de apps como o Adobe Photoshop ou o Microsoft Office.

Suporte para eSIMs

Não, as novidades ainda não acabaram! O Windows 10 vai também ganhar suporte para os electronic SIMs (ou simplesmente eSIM). Com esta tecnologia o utilizador poderá facilmente mudar de operador sem a necessidade de alterar o cartão SIM físico. Na Europa, existem já alguns operadores com suporte para esta tecnologia.

Para escolher ou proceder à alteração de tarifário 4G LTE o utilizador poderá fazê-lo via Windows Store.

Afinal a revolução começa já em 2017

2020 será um ano de enormes mudanças! No entanto a Microsoft quer adiantar-se à concorrência e espera já em 2017 lançar todas estas novidades para o utilizador final. Será que é desta que a Microsoft vai dar o salto?

Comentários

117

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zezito
    zezito

    BOOOOMMMMM, Com que então o mobile da Microsoft ia desaparecer…. hehehehe, vou mas é tratar de vende ro meu iphone 7

    1. Avatar de Jorge Paulo
      Jorge Paulo

      demasiada confiança a mais.. Os últimos resultados continuaram a descer em Quota no mercado, quem te diz que ia desaparecer? A Microsoft nunca disse que ia desaparecer, as noticias indicam que está “quase a desaparecer” da quota a nível do mercado, nunca disseram que ia desaparecer.

      Devias ler as noticias inteiras, e não ficares só pelos títulos.
      Se fores pesquisar verás que a Microsoft continou a perder quota no mercado, o iOS e o Android continuam a somar, apesar do Android continuar a reinar.

      Confiança a mais, sem ler as noticias da nisso… Dúvido mesmo que Microsoft consiga aumentar mais de 10% em Quota do mercado, mas vamos ver já que estas com muita confiança e dado os ultimos resultados que sairam, eu pessoalmente não teria tanta segurança. 🙂

      1. Avatar de zezito
        zezito

        “Confiança a mais, sem ler as noticias da nisso…” nisso o que? morreu alguém? quer queiras quer não todos os fanboys android e apple fartam-se de dizer que o sistema windows vai desaparecer que não presta ect….
        Eu pessoalmente uso as três plataformas, gosto das três cada uma com as suas vantagens e desvantagens, mas se sair um sistema onde possa correr todas as minhas aplicações windows quer seja de produtividade ou jogos então vendo tudo o que tenho e compro um dispositivo com suporte x86…é o futuro, mais nada

      2. Avatar de Rudy
        Rudy

        Zé.. a notícia está a falar do Windows para Desktop, onde a Quota de mercado está perto dos 90%.

    2. Avatar de JP
      JP

      O Mobile, com esta notícia, morre mesmo. Se se puder correr a versão x86 do Windows num Smartphone com CPU ARM, não há motivação absolutamente nenhuma para insistir no Windows Mobile.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        O mobile (ou pelo menos a componente GUI) ao ser ARM e desenhada para uso com o dedo em ecrãs pequenos continuará a dominar, mas o bom será poder ligar um ecrã e ter um Windows completo num smartphone.

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Para pequenas boxes com ARM, é bom, em vez de Android mete-se Windows, e fica uma espécie de NUC low cost.

    1. Avatar de R
      R

      nada como um i3 para um NUC…é potente e barato e faz tudo o que fazem os i5 e i7 sem os arrastoes do celeron ou dos arm

      1. Avatar de Napoléon Bonaparte
        Napoléon Bonaparte

        Arrastões Celeron, não, que não quero mais! Troquei por um I5 e esta é outra musica!
        Uma maquina de corrida, é o que este é!
        Mas um (21 Arm também não é de se jogar fora. Venha ele também, que eu tenho espaço. E se for com o W10 ou o W10Mobile, no problema. Venham eles em 2017!

  3. Avatar de censo
    censo

    Não acredito no salto. Tal como a Apple, a Microsoft ocupa apenas um nicho do mercado de smartphone, amplamente dominado pela Google. Os nichos ir-se-ão manter, com uma ou outra oscilação, e apenas e só.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Esquece o mobile, a ideia é ter pcs com arm e arm ser o futuro para tudo, esquecendo assim o x86, ao passo que o arm está a crescer a Intel não tem hipótese.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        A não ser que estejam a pensar redesenhar a arquitectura ARM por completo, ou voltar a ter um monstro de todo o tamanho para ter igual poder de processamento que um convencional CPU de PC, eu esperaria sentado e com mantinha. Vejo a ser alternativa aos celeron, pc’s low end sem grande necessidade de processamento mas que corra as aplicações normais do windows (para a minha mãe não seria necessário mais nada), mas para o resto? É esquecer. O gaming é um mercado onde não meterão os pés tão cedo e é precisamente o mercado que faz as produtoras fazerem jogos para PC.

    2. Avatar de tony2
      tony2

      Depende, no futuro o teu proximo portatil ou desktop Windows, passa a ser um mobile Windows, se queres usar so para o trabalho e continuar a utilizar um iOS eou Android a parte tudo bem, se não podes ter o mesmo dispoitivo no bolso que dá para trabalhar e por acaso tambem para telefonar.

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    A acontecer será o passo mais disruptivo da indústria desde o lançamento do iPhone… Congrats Microsoft

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Isto é mais “disruptivo” ao nível do lançamento dos netbooks…

  5. Avatar de toni da adega
    toni da adega

    Provavelmente estas serão as capacidades do Surface Phone quando ligado a um monitor externo.

    1. Avatar de João Cavaleiro
      João Cavaleiro

      E será a ferramenta (única) de trabalho dos colaboradores de muitas empresas. No doubts.

  6. Avatar de Jorge Gabriel Fontes Maciel Azevedo
    Jorge Gabriel Fontes Maciel Azevedo

    será que com isto o surface RT tera uma “nova” vida?

    1. Avatar de Jimmy
      Jimmy

      Era bom, tenho um e… mas provavelmente nºao vai dar.

    2. Avatar de Miaggy
      Miaggy

      isso é que era!

      1. Avatar de Jorge Gabriel Fontes Maciel Azevedo
        Jorge Gabriel Fontes Maciel Azevedo

        interpreto que é possivel

    3. Avatar de P
      P

      Não
      O RT acabou. A nova aposta da MSFT é o Windows Mobile

      1. Avatar de Jorge Gabriel Fontes Maciel Azevedo
        Jorge Gabriel Fontes Maciel Azevedo

        não digo que não, mas é possivel que no surface rt seja possivel instalar esta versão do Win10

        1. Avatar de Kekes
          Kekes

          Esta versão necessita de CPU com emulação x86, coisa que só os novos vão ter.

      2. Avatar de JP
        JP

        Não o Windows 10 Mobile, sim o Windows 10.

    4. Avatar de Danilo_RSC
      Danilo_RSC

      Adorava que isso acontecesse! Tenho um e seria como ter um equipamento novo.

    5. Avatar de JP
      JP

      Não, isto parece restrito à Qualcomm (por agora). Também não acho que o Tegra fosse potente o suficiente para correr o Windows 10 emulado.

  7. Avatar de toni da adega
    toni da adega

    Se a coisa funcionar bem a intel vai estar em apuros nos ultra portáteis.

    1. Avatar de Jorge Gabriel Fontes Maciel Azevedo
      Jorge Gabriel Fontes Maciel Azevedo

      não me acredto que a emulação seja melhor que o nativo
      o que a MS pretende é a emulação por isso….

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Ninguem disse que é melhor, mas um SD é um pouco mais lento que um Core M mas custa 3x menos.
        Se a isto funcionar nao há necessidade de comprar um ultra portátil com intel, isto na gama baixa. Se o objetivo for performance ai já nao se fala dos ultra portáteis, nem em Core M.

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          A potência e optimização dos ARM está a acontecer muito mais rápido que nos x86. Um 835 deve ser em CPU idêntico a um Atom de topo ou mesmo um core-M, mas em GPU bem superior. Mais um par de anos e um SD vai estar ao nível dum i3 ou mesmo i5

    2. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Se a Intel produz processadores X86, também pode produzir processadores Arm

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Isso é verdade, mas isso não lhes interessa, a intel habituou-se a margens de lucro muito grandes, essa foi a razão principal pir quererem matar o Atom.
        Processadores Arm trabalham com margens mais baixas.

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        A Intel vai produzir chips ARM, a começar no novo Stratix 10 FPGA. A Intel aparentemente está a levar isto um pouco mais à frente, há planos para integrar esse FPGA na linha Xeon no futuro, sendo que é possível que venha mesmo surgir um chip com cpu x86 e ARM junto Ou não, pode eliminar o cpu ARM na integração do fo FPGA com o Xeon.

  8. Avatar de Rui
    Rui

    O video Demo é com um SD 820 não com o 835 como dado a entender, o que só significa que o 835 ainda vai funcionar de forma mais positiva

    1. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Também vi que é com o 820…

    2. Avatar de João Cavaleiro
      João Cavaleiro

      Ou seja, good news!

  9. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Esperem, isto significa que vou poder ter o meu ambiente de trabalho no telemóvel ou tablet?

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Sim mais ou menos isso.

  10. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Haters em 3 2 1….

  11. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Excelentes novidades!

    1. Avatar de R
      R

      n me parece que vas ter mta sorte em correr isto no teu lumia barato..no minimo precisas de um snapdragon 820 coisa que ainda n existe no universo dos lumias

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Numa coisa acertaste. O meu Lumia foi extremamente barato.

    2. Avatar de R
      R

      no minimo precisas de um snapdragon 820 coisa que ainda n existe no universo dos lumias

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Nao sei quem te anda a contar essas historias, existem pelo menos 2 modelos com SD 820.

        Alcatel Idol 4S
        HP Elite X3

        1. Avatar de R
          R

          se bebesses menos terias lido o que escrevi…alem disso esses 2 modelos n ha em portugal

          1. Avatar de Daniel Moreira
            Daniel Moreira

            O modelo 4S há, não há é com windows phone e tem um SD (652) que já é bem potente

          2. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Eu li o que escreveste, que nao existia SD 820, existe e encontra-se á venda, se quiseres basta passares pela Fnac
            http://www.fnac.pt/mp9398846/HP-Elite-x3-64GB-3G-4G-Cromo-Grafite
            Ainda nao entendi qual é a duvida.

          3. Avatar de ZeTolas
            ZeTolas

            Ele falou em Lumias… não disse que não existia noutras marcas!

        2. Avatar de Napoléon Bonaparte
          Napoléon Bonaparte

          Ah! Ah! Ah! E existem em que continente?! Naquele onde se situa o nosso jardim-à-beira-mar-plantado é que não. O Alcatel só existe em droid. Quanto ao HP, confesso que ainda não vi nenhum ao vivo…
          Por isso, é tudo conversa da treta…!

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Por não teres visto nenhum ao vivo, não quer dizer que não se venda. São várias as lojas (em Portugal) que vendem

  12. Avatar de Eu
    Eu

    É desta que tenho dualboot Windows/Android no telemóvel :p

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Dual boot? Queres dizer single boot Android.

    2. Avatar de InLight
      InLight

      Isso era tão bom 🙂

      1. Avatar de R
        R

        tao bom porque? Ou usas um ou outro..n ha qq vantagem em usar 2…

        1. Avatar de Tico
          Tico

          Usar o windows para escrever, desenhar e editar sites, fotos e vídeos, o android para jogar, trabalhar e fazer contas (a máquina de calcular do windows não respeita as regras matemáticas).

          1. Avatar de tony2
            tony2

            a calculadora windows tem dois modos padrão e cientifica. no primeiro é tipo maquina de calcular, respeita as “regras” das maquinas de calcular ou seja simples precedencia. na segunda, cientifica respeita as regras de olhar para o calculo inteiro como um todo, e ai aplicar as regras das prioridades.
            Basicamente para quem nao percebe:
            Calculadora Microsoft em modo padrão faz CONTAS
            Calculadora Microsoft em modo cientificio faz CALCULOS

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            Respeita, tu é que não sabes usar

          3. Avatar de Tico
            Tico

            Sei usar, aliás só dá erro nos windows, 2+2:2=x é uma conta, não me venham com tretas…
            Não se compreende porque é que não querem admitir o óbvio, é um bug, eu uso linux, android e ios e o resultado está certo, uso windows dá errado e eu digo os outros sistemas estão errados porque deviam saber que se queremos contas certas temos de usar uma máquina cientifica. Ou entao usamos android, que também tem o modo cientifico mas que só é necessário para contas com parentesis, tangentes, co-seno… não para contas básicas de escola primária ou de ensino preparatório onde ainda não é necessário calculadora nem cientifica nem gráfica. lOol

          4. Avatar de Sera
            Sera

            Então meu filho, tu sabes pela primária fazer o cálculo respeitando a prioridade dos operadores, logo numa calculadora de bolso (que é o que a calculadora padrão é) também sabes que ao introduzir deves respeitar estas propriedades já que a “de bolso” faz os cálculos pela ordem de entrada, como… Qualquer calculadora de bolso. No máximo poderá dizer-se que há uma falha de interface no histórico da calculadora e que podia ser mais claro.

            TL:DR: Não culpes a calculadora padrão por não teres o conhecimento básico das regras de cálculo e por não a saberes usar.

          5. Avatar de Tico
            Tico

            A minha calculadora de bolso (telemóvel) faz essas contas, com a calculadora de origem, sem precisar de ir para o modo cientifico, aliás é dinâmica posso mudar os números e os sinais (+-:*) e o resultado é automaticamente actualizado, não é necessário sequer carregar no = já que o resultado é actualizado constantemente ao acrescentar/reduzir ou modificar qualquer numero ou sinal. Os ressabiados do windows bem podem vir com as tretas do costume…

    3. Avatar de P
      P

      Não vai acontecer.
      Porque haverias de ter?

  13. Avatar de Arkan
    Arkan

    PPLWARE, off topic, queria uma materia da uniao da amd e intel contra a nvidia. seria possivel ?

    1. Avatar de R
      R

      uniao contra a nvidia? Isso seria terrivel pois a nvidia tem as melhores graficas do momento

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Eu acho que sempre teve! 😉

  14. Avatar de Paulo S
    Paulo S

    Em tempos, por alturas do segundo surface com processador ARM mandei um email para o site da Microsoft com a sugestão de arranjarem maneira de fazer com que aplicações mais antigas do windows e não tão exigentes a nível de processador, pudessem ser executadas nesses tablets pois se a Apple arranjou forma de passar dos Motorolla 68000 para os PowerPC e depois para os Intel sem nunca haver um vazio, talvez a Microsoft conseguisse fazer o mesmo. Na minha opinião acho que há aplicações com 10 anos perfeitamente capazes e que com um bom emulador os Surface ARM teriam sido um sucesso.

    1. Avatar de poio
      poio

      As aplicações power pc também nao correm nos mais recentes.. Nao estou a ver eles investir em nisso pois nao vão ganhar nada

  15. Avatar de InLight
    InLight

    A Microsoft não vale nada!… a não sei quantos é que é boa… vai acabar, vai isto é vai aquilo.
    A Microsoft é senhora e RAINHA!!! E MAI NADA…. KKKKKKKK

    1. Avatar de InLight
      InLight

      Quando quis dizer vai acabar, não é no sentido a “marca”, pois seria impossível destruir o monstro da tecnologia.

    2. Avatar de R
      R

      Rainha é a apple..a microsoft é uma pretendente ao trono mas a qual ninguem quer

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Rei e Senhor…

  16. Avatar de Carlos Bonaparte
    Carlos Bonaparte

    Isto quer dizer, portanto, que o meu Cool Edit Pro e o meu Jaws 14, que rodam no Windows XP 32bits, rodariam também no renovado Windows 10, é isso? Se assim for, então a Microsoft arrisca-se a ter feito a melhor coisa desde a criação do Windows XP, e a fazer a primeira coisa mais boa que má desde a criação do SP3 para o supracitado sistema. Isso seria tão bom tão bom tão bom, que simplesmente não acredito. Mas espero que alguém do Pplware ou suficientemente entendido na matéria, me responda. Grato!

  17. Avatar de João Jesus
    João Jesus

    Isto é capaz de dar uma nova vida aos surface RT.

  18. Avatar de Jimmy
    Jimmy

    Adeus S7 Edge… Vou tratar de me ver livre dele após sairem os novos com w10

    1. Avatar de R
      R

      porque? é o melhor tlm ou dos 3 melhores que ha no mercado

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        tal e qual, tenho o s7 edge ha quase 1 ano e está cada vez melhor com os updates super rapido

  19. Avatar de Rui Cardoso
    Rui Cardoso

    O texto refere um snapdragon 835 mas na verdade é um 820, como se pode ser no video

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É apenas DEMO. O que estão a trabalhar é no snapdragon 835

      1. Avatar de vaimazétrabalhar
        vaimazétrabalhar

        Então corrijam a notícia onde dizem que “Para mostrar já o poder do Snapdragon 835(…)”

        1. Avatar de Vítor M.

          Mas é um 835 e diz lá que é no 835.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Opá, no vídeo é um 820 e da forma como o artigo está escrito diz que é um 835.
            Qual é a dúvida?
            Custa alguma coisa editar o artigo para deixar claro que no vídeo é um 820?

  20. Avatar de joao
    joao

    juro que nao percebi o que alguem vai ganhar com esta “mudança”. telemoveis com windows 10 desktop para? primeiro, é SO do seculo passado pensado como no seculo passado.
    segundo, o universo apple/android tem muitas mais apps e optimizadas para dispositivos moveis.
    terceiro, quem é profissional nao usa um telemovel de 5″ para trabalhar no photoshop, usa um desktop de 27/32″
    quarto, lol para quem pensa que isto é uma brilhante ideia…

    1. Avatar de Fernando Correia
      Fernando Correia

      Foi exactamente isso que pensei quando li o texto.

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Ninguém vai trabalhar em 6″ mas sim usar um dispositivo pessoal para “tudo”. Ligas o smartphone a um ecrã e periféricos e tens um PC, retiras e tens o teu smartphone. Eu quando ligo o meu Android com SD ao monitor HDMI e periféricos também tenho um PC, mas Android não é W10 x86 …

    3. Avatar de Kekes
      Kekes

      Simplesmente podes ligar periféricos ao telemóvel e tens toda a panóplia de aplicações Windows. Isto só vai fazer que Windows mobile tenha algo que ninguém tem até agora.

    4. Avatar de JJ
      JJ

      Quinto: Percebe-se que tu não percebes-te o que isto faz…

    5. Avatar de tony2
      tony2

      Agora imagina teres o mesmo dispositivo onde trabalhas num ecra 27/32 photoshop, depois deslocaste vais ao cliente a uma apresentação, ect com o teu dispositivo de trabalho no bolso, e mostras noutro ecra e no proprio telemóvel o trabalho, o teu dispositivo de trabalho anda realmente no bolso.
      Quanto as apps, as apps locais é algo do passado recente, o futuro é estarem na cloud ou seja as webApps, tirando nichos como jogos (e mesmo assim) as Apps têm os dias contados, quer pelos users que nao precisam de ter o seu mobile cheio de software, quer pelos developers que podem desenvolver para uma unica plataforma e ter atualizações sem instalações em tempo real.

    6. Avatar de Cortano
      Cortano

      Tu é que estás parado no século passado com essa visão.
      Continuum, já ouviste falar?
      Depois, tenos tablets mais eficientes, laptops light mais eficientes, mini pcs mais eficientes, etc., etc.

    7. Avatar de João Cavaleiro
      João Cavaleiro

      Parece-me que anda mal informado e precisa de fazer alguma investigação para que possa rectificar as suas conclusões

  21. Avatar de Um tipo que diz a verdade
    Um tipo que diz a verdade

    Com isto, declaro que o Android acabou de morrer. Não hoje, não amanhã, mas a médio prazo não tem futuro, nem inovação, é mais do mesmo. Como diria o Dr. Steve Jobs “who wants an android?”

  22. Avatar de Português Internacional
    Português Internacional

    … revolução revolução!!! é quando deixarem de criar muitas janelas e portas numa casa e passarem actos e criarem janelas rasgadas e portas altas e largas … a luz de o ar fresco da tecnolçigia ao serviço do utilizador de forma simplificada e clean.

  23. Avatar de L_730
    L_730

    Acho que só o fato de poder correr aplicações x86, mesmo que seja usado um emulador, é muito bom.
    A ser verdade creio que pode ser uma ‘pequena’ revolução no mundo dos pc’s/tablets/smartphones.

    1. Avatar de alguem
      alguem

      Pequena? Diria que era a maior revolução nos smartphones desde o iPhone 3g

      1. Avatar de L_730
        L_730

        Pequena porque até agora só temos este video. Quero ver isso no mercado e com reviews.

    2. Avatar de tony2
      tony2

      sim porque coloca no mesmo dispositivo onde trabalhamos e onde comunicamos.
      e nao estou a falar de apps uteis, estou a falar mesmo de aplicações complexas/sofwtare que utilizamos no dia a dia no trabalho, no mesmo pequeno dispositivo, que por acaso dá para telefonar

  24. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    duvido da propaganda

  25. Avatar de De concreto nada
    De concreto nada

    Project Islandwood, Project Astoria – apps do iOS e do Android que podiam ser facilmente convertidas para Windows?
    De vez em quando a Microsoft anuncia assim umas coisas por fazer e há uns tantos que acreditam que já estão feitas 😉
    https://pplware.sitedev.pt/microsoft/windows/ja-e-possivel-converter-apps-de-ios-e-android-para-windows-10/

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Anunciou e fez, principalmente a conversão do iOS. O que talvez não sabes é que o projeto mudou de nome. Experimenta procurar por Windows Bridge for iOS.

  26. Avatar de Rafael Santos
    Rafael Santos

    Uma pergunta de um não entendido: Isto significa que vai ser possível instalar o windows 10 versão ARM nos manhosos tablets surface RT (a primeira gama que saiu e que tem o SO mais manhoso de sempre que para nada dá)?

    1. Avatar de Maia
      Maia

      O Daniel Rubino do Windows Central disse “zero chance” disso acontecer. Em principio só nos novos SoC da Qualcomm.

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Não. O SoC no surface rt é muito muito fraco hoje em dia e não acredito que tenha suporte. O 835 terá instruções aceleradas por hardware para esta emulação correr ainda mais rápido apesar dum 820 dar.

    3. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Penso que sim,Rafael.Li isso ainda hoje.

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Epá, o SoC Tegra 3 do Surface RT já era fraco na altura em que o Surface RT foi lançado e não deve ter melhorado com a idade…

  27. Avatar de JP
    JP

    Tanta gente a vaticinar a morte do Android e iOS e não percebem que o que isto implica realmente é a morte do… Windows Mobile.
    Quando for possível correr o Windows 10 (versão desktop, x86) em CPUs ARM, o Windows Mobile deixa de ter qualquer razão para existir. Isto não é comentário de hater dum campo ou entusiasta de outros, é pura lógica…

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Para a Microsoft só vai querer que exista um Windows, mas que se adaptada as varias plataformas: Desktop, Mobile, Xbox, HoloLens. É por isso que não se chama Windows Mobile, mas sim Windows 10 Mobile.

    2. Avatar de tony2
      tony2

      Mas isso não é a morte do Windows 10 Mobile, Windows 10 Mobile passa simplesmente a ser o interface para o mesmo dispositivo quando este nao se encontra ligado a um ecra externo e teclado.
      Ou seja Windows 10 (mobile e desktop) num mesmo dispositivo e isto marca a nova era…
      Para combater isso quer ver a Apple a ter iPhone e Mac no mesmo dispositivo 🙂

    3. Avatar de Escravelho da Batata
      Escravelho da Batata

      Ok! Mal posso esperar para fazer chamadas pelo Windos 10. Já agora, eu costumo usar o Pro!
      Ah! Ah! Ah!
      Posso começar a digitar o número do destinatário da chamada…?

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Por acaso, já hoje o Windows 10 “desktop” tem as apps Mensagens e Telefone (porque são apps UWP). Em dispositivos com CPUs Intel a app Mensagens só serve para ver mensagens (porque a estratégia da MS mudou e a app de “mensagens” agora é o Skype) e a Telefone não faz nada (porque o hardware não tem como fazer chamadas telefónicas)
        Mas um dispositivo com um SnapDragon 835 sim tem hardware para SMS e chamadas telefónicas via rede móvel.
        Aliás é mesmo essa a parte mais revolucionária do que a Microsoft vai apresentar. É que atualmente os laptops estão “presos” às redes WiFi, mas o que a Microsoft está a falar é de laptops com CPUs ARM com SIMs virtuais ligar-se a qualquer rede 4G/5G. E que podem obviamente usar todos os serviços dessas redes.

  28. Avatar de neok
    neok

    E isso era muito bom. Como utilizador do W10 Mobile, não me importava nada de ter o Win 10 x86 no meu telemóvel, é que nadinha mesmo.

  29. Avatar de Alex
    Alex

    Eu não sou fundamentalista em telemóveis, embora seja usuário e amante desde sempre de Windows Phone.
    Para mim ios é:
    Coffe- 80cent
    iCoffe- 5 eur
    Já em Android, muita aplicação, assim como muito vírus, em WP10 não há anti-vírus, simples, porque não há vírus.
    Microsoft não brinca e ao contrário do que muitos atualmente pensam que aconteceu, a Microsoft não entrou no mercado dos telemóveis apoderando-se do antigo legado que era a Nokia em telemóveis para ser um mero concorrente, até agora muito criticado, posto de parte e com um pequeno nicho no mercado.

    Não, para quem minimizou a Microsoft neste mercado e não achou estranho este gigante entrar há uns anos no mercado de telemóveis na altura logo na maior e mais vendida marca da época Nokia e em pouco tempo tomar conta dela e terminar com o seu mercado nesta área, era a Nokia! Não era a Alcatel! Era a marca topo em telemóveis na altura que mais vendia! Hoje já nem se fala dela neste ramo, acham isso normal? Eu não.
    Em poucos anos o que a nível mundial era significado de marca de eleição de telemóveis deixou de existir e atualmente já quase ninguém sequer se lembra o quanto ela dominava esse mercado, sumiu, evaporou, tendo outras marcas como a Samsung, LG, Huawei entre outras se aproveitado disto e de que maneira!

    Não era nem podia ser por acaso… Não me custou ponderar face a isto embora muitos ainda não acreditem e larguem 700 ou mais euros por S7`tes, iPhones, Lg`s V10 etc, esse mercado está condenado.

    Tive ao longo dos anos uma lista infindável de Lumias e nunca tive problemas, o meu 520 ainda funciona em pleno, atualmente tenho um Microsoft Lumia 950XL pouco mais de metade do preço de um iPhone7 ou S7 Edge, com as mesmas specs, camara superior de 20MP Carl Zeiss Lenses e que ainda bate o atual iPhone7 em comparativos (youtube etc)
    Falam em inovação no iPhone7? Pois devem estar a falar do no-jack lol, na Lumia inovação SIM com o Continuum neste 950 ligo-o a um monitor, rato e teclado e trabalho como um pc, e funciona muito bem!
    http://www.windowscentral.com/how-continuum-windows-10

    Já para 2017 para começar aguardo pelos anunciados Surface Phones que vão arrasar por completo Phones Androids e ios, para já vêm 3, com specs monstrusosas, um deles 8GB Ram 500GB interno!
    Nem tenham dúvidas que é o futuro pessoal, estes telemóveis vão ser autênticos pcs portáteis, ligados à rede e a tudo e passa por aqui o futuro, e claro com o software da plataforma mais universal em computadores, Windows 10.
    Microsoft não brinca em serviço entrou no mercado dos telemóveis pela na altura maior e mais vendida fabricante (Nokia), adquiriu o seu mercado e acabou com a Nokia em telemóveis para brincar? Acham que sim?
    Não, para em poucos anos liderar, os Surface Phones vão ser apenas o começo, isto é só o começo, até 2020 muito vai acontecer, e os smartphones cada vez mais portáteis vão-se fundir com a plataforma mais usada mundialmente Windows.
    Em 2020 irei ver se tenho ou não razão… Mas para lá dessa altura o sistema atual Android será lembrado como agora o fazemos do sistema Symbian de antigos telemóveis…

    1. Avatar de Fernando Correia
      Fernando Correia

      Uma coisa me parece certo, tiraste 20 a futurologia na faculdade. Estas-me a dizer que o mercado da Google de mais de 95% de quota de mercado vai cair? Really? Como é que se pode concluir uma coisa tão absurda como esta?
      O Windows phone é para mim um Symbian. Não tens problemas no 520. Muito bom. Eu no meu por acaso nao tenho problemas. Nem problemas, nem apps……… não tenho. Já no meu OnePlus One com Android 7.1, 5*, 0 problemas também.

    2. Avatar de João
      João

      Bem, o Sr. Elop antigo CEO da Nokia, em 2011 também previa que em 2016 a Nokia com os Lumia iria ter uma quota de mercado superior a 15% 🙂 Prever não custa…

  30. Avatar de Alex
    Alex

    Windows RT v2.0?!
    Windows sem as aplicações que toda a gente gosta, com alternativa de um emulador que torna tudo mais lento.
    A Microsoft tentou antes e falhou, a ASUS tentou (mas de arm para x86) e falhou, … pergunto qual a diferença?!

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      A diferença é que a Microsoft, ao contrário do que os linuxtards gostam de babosear, sabe fazer software.
      Basta ver que a Xbox One permite correr uma carrada de jogos da Xbox 360 e a opinião geral é que a emulação funciona perfeitamente. (A única parte confusa é que emula TODA a Xbox 360, o que faz com que o dashboard da consola dentro desses jogos seja o da Xbox 360 e não o da Xbox One).

  31. Avatar de luis
    luis

    A Microsoft está a espernear mas já se consegue adivinhar o fim do Windows. o Linux nas suas várias formas é o futuro. daqui a 10 ninguém se vai lembrar do Windows e da Microsoft.

  32. Avatar de João Cavaleiro
    João Cavaleiro

    Eu acredito totalmente no salto. Imagino a minha empresa a entregar-me um smartphone com Windows 10 e que será também o meu PC.