Via Verde Estacionar: Pague o estacionamento de rua via app

40 Comentários

A Via Verde é o sistema de portagens electrónicas usado em Portugal e uma das principais invenções nacionais. Criado pela Brisa na década de 1990, a Via Verde assenta em tecnologia baseada em radiofrequência sendo que a ideia de ter uma antena e um identificador foi totalmente inovadora na altura.

Além das autoestradas, estacionamentos em shoppings, ferries, gasolineiras, a Via Verde permite agora pagar estacionamento de rua.

parquimetro


A Via Verde Estacionar é uma app que permite realizar o pagamento de serviços de estacionamento de rua com a sua conta Via Verde, através do seu telemóvel. Para usar este serviço basta descarregar a aplicação Via Verde Estacionar e de seguida:

  • Se já tem acesso à área reservada do site Via Verde (“A minha Via Verde”), apenas terá de fazer login na app Via Verde Estacionar com os mesmos códigos (username e password) utilizados no site.
  • Se é cliente mas nunca se registou no site, poderá registar-se na própria app Via Verde Estacionar. Estes códigos dão acesso a todos os serviços disponibilizados pela Via Verde (App Via Verde, Site, etc.). Deve efectuar o registo através do NIF associado ao contrato Via Verde.

verde_00

À semelhança dos restantes serviços Via Verde, os valores de estacionamento são debitados na conta dos clientes, sem necessidade de registar um cartão de crédito ou de realizar pré-carregamentos.

Com a App Via Verde Estacionar paga apenas o valor relativo ao tempo e local onde estacionou. Assim, se precisar de sair mais cedo, pode encerrar o seu estacionamento clicando em “Terminar”.

verde_01

Pode ainda pagar o estacionamento de uma ou mais matrículas em simultâneo, mesmo que não estejam associadas a um contrato Via Verde.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    Se até a EMEL tem a sua app para WM… porque raio a Via Verde não tem?

    Para mim, a culpa é da empresa de informática que fez a app, que certamente até “convenceu” a Via Verde, que para WM não era preciso fazer uma app.

    1. Avatar de Nuno Cardoso
      Nuno Cardoso

      A Telpark que opera o estacionamento no Porto, tambem não tem app para o WM. A sorte é que é possível ir pelo browser, enquanto que a Via Verde nem isso permite… Mas realmente podiam começar a criar as apps para o WM.

  2. Avatar de Victor
    Victor

    Isso também funciona em Braga, ou é só Lisboa?

  3. Avatar de henrique Almeida
    henrique Almeida

    Vai facilitar bastante o facto de muitas vezes não termos moedas ou pagarmos sempre a mais por precaução.

    Contudo falta referir o seguinte:

    Atualmente estamos em fase experimental de uma aplicação piloto de estacionamento de rua, nas seguintes cidades:

    Amadora
    Figueira da Foz
    Portimão
    Porto (Polo Universitário e Aspersa)
    Vila Real
    Contamos num futuro póximo alargar a outras cidades do país.”

    in brisa.pt

    cumpt

    1. Avatar de int3
      int3

      “estamos”
      És da brisa?

      1. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        Fez uma citação, mas esqueceu-se das aspas.
        A citação é daqui: https://www.viaverde.pt/apoio-ao-cliente/perguntas-frequentes/themeId/40/app-via-verde-estacionar
        Na pergunta: Em que locais está disponível o serviço Via Verde Estacionar?

      2. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Tu é que também podias vir para cá trabalhar, é só amantes do OpenSource nesta empresa. Depois queixam-se que nada funciona..

  4. Avatar de rui
    rui

    Boas
    Esta aplicação não é nova. Eu já usei na Amadora há mais de 1 mês.
    Funciona muito bem. É pena não haver mesmo em Lisboa, e assim poder substituir a aplicação da Emel. E aplicação da Emel funciona bem, mas tem carregamentos e a da Via Verde é debitado directamente na conta, ou seja mais pratico.
    🙂

  5. Avatar de Rui Salsinha
    Rui Salsinha

    Para w10m nada? Assim n vale a pena ter lumia…ainda dizem que tem as apps importantes

    1. Avatar de Simão
      Simão

      O problema não é o W10
      O problema maior são os criadores das apps que não fazem para o W10
      Como tenho w10 se não há app estou-me a borrifar para ela.
      pago como normalmente faço.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mas quem usa esse SO morto ainda..so o burro do raimundo que anda caladinho

    3. Avatar de andre
      andre

      só agora é que chegaste a essa conclusão?

    4. Avatar de tiago
      tiago

      Isso existe? O.o

    5. Avatar de Jot
      Jot

      Tenho a da Emel que funciona muito bem…

  6. Avatar de MShaitan
    MShaitan

    Porreiro, agora só falta se existe um valor mínimo e o link directo para a app..

  7. Avatar de PPS
    PPS

    e para lumia para variar nada…ainda defendem esse SO n sei porque..

  8. Avatar de A.M
    A.M

    Ainda está muito limitado a zonas, Lisboa não tem ainda..

    1. Avatar de HB
      HB

      Não tem nem vai ter. A Emel tem a sua própria App e é excelente. Uso-a regularmente.

      1. Avatar de MárioM
        MárioM

        A Emel esses ladrões de porta aberta que vendem um espaço que é publico.

  9. Avatar de carlos fernandes
    carlos fernandes

    para Lisboa EMEL App dão 5€

  10. Avatar de XP0T6y
    XP0T6y

    Assim é mais hegiénico hehe

    1. Avatar de XP0T6y
  11. Avatar de FilipeOS
    FilipeOS

    Vocês nem pesquisar sabem (comentadores)

    Isto está a usar a mesma funcionalidade da TelPark (que já uso à mais de ano), a única diferença é que apenas ao fazerem login pela via verde ele já mostra os identificadores e já tem os pagamentos associados.

    Não cheguei a confirmar a TelPark mas acho que não tinha a localização no mapa.

    Estas apps são 1000x melhor que o segredo da app que gere Espinho….

  12. Avatar de André
    André

    Não percebo como isto funciona. Como é suposto um fiscal saber se o estacionamento está pago? Através da matrícula? Através do dispositivo da via verde?

    1. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      Eles usam o mesmo sistema da EOS, ao consultarem a matrícula mostra se tem ou não etc

  13. Avatar de Freitas
    Freitas

    Ótimo quando se vai a algum lado e demoramos mais de que o normal ou pagamos mais do que estivemos lá, eu pago para uma hora e acontece eu só estar lá 15 minutos

  14. Avatar de int3
    int3

    Eu uso Telpark para estacionamento no porto. Em espinho não há nada disto :/
    Na GALP uso os descontos da app, 8 ou 10 centimos por litro, e não uso a viaverde porque não dá para aplicar descontos. Além disso eu temo que me cobram alguma taxa.
    A Viaverde é umas das melhores coisas que já se inventaram. Não entendo como muita gente não tem viaverde.
    25€ para ter-lo ou 8€/ano para alugar. Eu comprei por 25€ e não preciso de me preocupar com falta de pagamento nos porticos e não pago o custo administrativo que se paga nos CTTs… E como é automático semana a semana por débito direto não preciso de me preocupar com coimas por falta de pagamento.
    A parte de aderir é que normalmente as pessoas pensam que é preciso contrato e não sei quê.
    Mas é algo bastante e incrivelmente simples. Basta levar o documento único e preencher a ficha de adesão (algo como nome, morada, localidade,…) Depois para fazer o débito direto é como fazer um pagamento com o cartão no terminal. Metem o cartão e inserem um pedido de débito direto. Basta marcar o PIN do cartão e aquilo fica registado. A partir daí “dão-te” o identificador que é na hora e já se pode andar com ele. Sem problemas!
    A quantidade de coimas que já evitei e os custos administrativos das portagens por onde passo e o tempo que já poupei a passar na faixa da viaverde!!

  15. Avatar de Alvega
    Alvega

    E isto é preciso para quê ?
    Entao nao vamos todos usar, Huber, carros partilhados, boleia partilhada, bicicleta, transporte publico, carros autónomos ?
    Pois eu apesar de renitente vou comprar um carro autónomo, e depois ele que estacione onde quiser e PAGUE, isto depois de me deixar no local onde eu pretendo ir. Quando precisar de retomar a viagem, assobio, e voilá vamos nessa.

    1. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      *HUBER x’D

      1. Avatar de int3
        int3

        ‘h’ fica perto do ‘u’ por isso tem desculpa haha

  16. Avatar de tiago
    tiago

    Se ainda está a começar, se ainda está com alguns bug’s…simplesmente é as pessoas ajudarem a aplicação a ficar melhor!!

    Ainda no outro dia ia para pagar o estacionamento em lisboa e só pensava numa coisa… “se a maquina está avariada…ui ui…” e acho com uma aplicação será mt melhor e não me apetece de nada usar a da EMEL!

  17. Avatar de JM
    JM

    Era bom que nesta notícia, fosse dito que a app não funciona em LISBOA

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      +1
      Fui instalar esta porcaria à conta dos pplwaros para depois ver que não funciona em Lisboa…
      Muito mau!

  18. Avatar de ANTONIO AMARAL
    ANTONIO AMARAL

    Como as polícias sabem que o meu estacionamento está a ser pago via Via Verde.
    Agradeço o esclarecimento.

  19. Avatar de Jose Costa
    Jose Costa

    Alguem me pode dizer a que altura em CM comeca a classe 2 e acaba a 1.

  20. Avatar de Sérgio Barbosa
    Sérgio Barbosa

    como saber que quem fiscaliza os estacionamentos sabe se estou a pagar pela app da viaverde, e não chego ao carro e tenho 1 multa!!

  21. Avatar de Avelino Tavares
    Avelino Tavares

    Já vi que dá para associar várias matriculas. Mas podem ser de contratos diferentes ? Isto é quero usar com a via verde no carro da empresa, que cai na conta da empresa, e tambem na minha via verde que cai na minha conta particular… é possivel ?

    1. Avatar de André Tavares
      André Tavares

      Boa pergunta. Também gostava de saber se dá (ainda não instalei a app)

  22. Avatar de Andre Pereira
    Andre Pereira

    CML chegou a acordo com a Brisa/Via Verde para que o pagamento de estacionamentos de rua no município possa ser feito pela app Estacionar no entanto os utentes que visitam, trabalham, estudem ou residem em Lisboa e utilizem determinada app para liquidar valores devidos por estacionamento em zonas pagas vão sair lesados pois apesar de verem o valor do estacionamento cobrado pela app e acharem assim que estão legitimamente aparcados podem muito bem ser alvo de coimas pesadas pelos serviços municipais pois AFINAL e apesar de terem pago o estacionamento em causa estavam com a sua viatura numa zona de residentes e a app alem de não o alertar ainda permite que a cobrança seja feita em zona que tal não deveria ser possível.