Tecnologia da Microsoft acaba com Fotos Tremidas

35 Comentários

Decerto todos nós já passámos pela frustração de tirar uma foto àquele momento único e, quando fomos a ver, a foto saiu tremida e pouco perceptível. No entanto a Microsoft criou uma tecnologia que, apesar de não remover completamente o movimento da imagem, consegue impedir que esse efeito aconteça nas suas fotos.

Microsoft

Esta tecnologia, apresentada no dia 2 de Agosto pela Microsoft, foi desenvolvida pelo sector de pesquisa da própria empresa. É uma tecnologia que possui no seu sistema um conjunto de acelerómetros e giroscópios anexados à própria câmara, ou seja, são seis sensores em volta de uma DSLR (Digital Single-Lens Reflex), para proceder à captura dos movimentos feitos pela própria câmara e realizar a devida correcção de possíveis efeitos.

camera

Nas fotos que foram submetidas para tratamento com esta tecnologia, nota-se uma clara nitidez que, nas fotos tremidas não era perceptível. No entanto, a Microsoft refere que esta tecnologia pode não ficar por aqui, pois ainda há espaço para melhorias da mesma. Este é também o motivo pelo qual a tecnologia não tem, ainda, data prevista para se disponibilizar no mercado, nem se sabe se a Microsoft a irá licenciar aos fabricantes de câmaras.

teste

Resta-nos esperar que esta tecnologia esteja acessível, para que as nossas fotos tenham uma melhor qualidade.

FONTES Mais Informações: Microsoft

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Dias
    Tiago Dias

    Isto é sem dúvida uma boa notícia! É como diz o artigo: “todos nós já passámos pela frustração de tirar uma foto àquele momento único e, quando fomos a ver, a foto saiu tremida e pouco perceptível.” 😛

    Estas máquinas, quando saírem para o mercado, não devem é ter um preço muito convidativo. Não existe software que consiga fazer estas correcções? Mesmo que ligeiras?

    1. Avatar de vRaptor
      vRaptor

      O photoshop quase que faz milagres e há também vários plug-ins para corrigir as mais diversas coisas, inclusive distorções próprias de cada lente.

      1. Avatar de DFC
        DFC

        mas se pudermos evitar o trabalho no photoshop era muito bom 🙂

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Verdade, até porque as empresas quando criam estas tecnologias, decerto pensam em todos os utilizadores das câmeras, mas em especial nos não profissionais que gostem de tirar boas fotos com as suas máquinas. E nem todas as pessoas que têm uma máquina sabe trabalhar em photoshop 🙂

  2. Avatar de Pedro Pinto

    Ora aqui está uma excelente notícia. Sou um “amante” da fotografia e em cima da bicicleta, a maioria delas ficam tremidas…Parece que agora já tenho solução 🙂

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muitas máquinas, SLR ou presumer têm bons estabilizadores de imagem (quase milagrosos) e de origem mecânica.
    As máquinas compactas normalmente fazem-no por software mas sem resultados dignos de registo.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim, existe um tecnologia (salvo erro patenteada pela olympus) onde essa estabilização consiste em desvios mecânicos do CCD (até um certo limite) de forma a contrariar o movimento da câmera relativamente ao plano da imagem. Tem resultados muito bons.

      1. Avatar de BrunoG
        BrunoG

        todas as grandes marcas teem isso nas proprias lentes

    2. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Os melhores até são as lentes que fazem isso.

      1. Avatar de Mondrulho
        Mondrulho

        nao vejo em que a microsoft é tao inovadora… o estabilizador de imagem mecanico ja existe a muito e cada dia melhor… eles no artigo nem falam em quantos stops consegue melhorar o estabilizador da microsoft… assim nao ha termo de comparação… é uma inovação que aparentemente nao faz nada que as marcas de fotografia nao façam…
        a canon e nikon utilizam estabilizadores que movem um elemento dentro das lentes de acordo com o movimento da maquina… enquanto a sony tem um estabilizador no corpo que penso que funciona atraves do movimento do CCD.

  4. Avatar de eu
    eu

    nada que a minha panasonic LZ8 já não faça…

  5. Avatar de ricardo
    ricardo

    Essa tecnologia, aparentemente não trás nada de novo ao já aplicado por marcas como a Nikon, Cannon, Sony, Sigma, etc.. não só nos corpos das Compactas e DSLRs (no caso da Sony) como nas próprias lentes das DSLRs, conhecido como VR na Nikon, IS na Cannon ou OS na Sigma.

    Basicamente são aplicados sensores de movimento que detectam e corrigem através de motores eléctricos na lente os movimentos subtis típicos da instabilidade das mãos.

    Fiquei com a dúvida se a diferença esta na aplicação digital ( e não analógica) desta correcção, e se assim for não vejo uma vantagem significativa na mesma.

    Cumprimentos

  6. Avatar de op
    op

    eu ja tenho uma assim também lol gosto de fotografia vou esperara para ver pode ser uma solução, porque minguem gosta de estar a fotografar e ficar com algumas fotos ficam um pouco distorcidas.

  7. Avatar de mmick
    mmick

    eu a pensar que a microsoft ia lançar um software para corrigir mas afinal…6 sensores??? As máquinas actuais já tem uma gama dinâmica fantástica a altos ISO (aumentando por isso a velocidade do “shutter” e diminuindo assim o tremer) e altos ISO com a estabilização mecânica do sensor e lentes chega perfeitamente. Para um fabricante de máquinas é muito mais barato aumentar a qualidade a altos ISO do sensor que colocar mais sensores…

    O interessante era ter um software gratuito e simples que detectasse a foto tremida e a recuperasse. Ainda nao vi nada assim infelizmente e para máquinas baratas ou telemoveis dava MUITO jeito!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Como diz o outro, não há bela sem senão e o ISO com valores elevados cria um grão horrível na foto. Eu diria que a solução não parte daí, definitivamente.

      1. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Depende da maquina que estás a falar. Há maquinas que uma foto a 1600 ISO têm menos grão do que outras a 400 ISO.

        Há marcas e marcas…

        1. Avatar de BrunoG
          BrunoG

          e ha preços e preços…

          numa slr de menos de 3000 euros nao esperes milagres

  8. Avatar de Gonçalo PAssos
    Gonçalo PAssos

    Olha um arduino 😀

    1. Avatar de nervaise
      nervaise

      Viva!

      Concordo com a tua exclamação, não deixa de ser interessante ver uma empresa relativamente fechada a adoptar um hardware totalmente aberto 😉

      Vítor, haveria possibilidade de efectuares uma pequena pesquisa sobre esta tecnologia e fazeres um post? Já li um pouco acerca da mesma e está bem interessante 🙂

      Um abraço

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Se fosse alguma Linuxiano a inventar esta coisa já era 5*… É pá…Tenham lá calma! Sim já existe nas máquinas, mas provavelmente não é mais do mesmo. Certamente trará evolução aos sistemas existentes…

    1. Avatar de Miguel Sequeira
      Miguel Sequeira

      Ninguém falou do linux neste post sem seres tu…

      Sinceramente não entendi o propósito do comentário, nem que contexto tem a haver com esta notícia..

      1. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Tá a dizer isto porque foi a Microsoft e assim toda a gente fala mal. Se fosse o Linux todos diziam bem.

  10. Avatar de Bint
    Bint

    Se existe para video, quase de certeza que deve existir algum utilitário para imagem (à parte os filtros para Photoshop).

    http://www.filecluster.com/Audio-Video/Video-Utilities-Codecs/Download-ArcSoft-Video-Stabilizer.html

  11. Avatar de Miguel Sequeira
    Miguel Sequeira

    Essa tecnologia já existe à que tempos. Estabilizador óptico ..

    Se não me engano quem começou com essa tecnologia electrónica/mecânica foi a panasonic e chamou-lhe OIS, baseada em sensores giroscópios.
    E já à muito tempo atrás que funciona perfeitamente, pode-se abanar a máquina com o maior dos tremeliques que a imagem é sempre a mesma…

    Agora já existe o Mega OIS que é flawless…

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Para além disso já existe o Power-OIS que incrementou a qualidade reconhecida do sistema.

  12. Avatar de Fernando

    Estava prontinho para fazer download de uma pequena ferramenta grátis patrocinada pela MS… lol

  13. Avatar de racpxt

    Nunca viram aquela publicidade às CyberShot em que alguém estava a tirar fotos em cima de um trampolim? O incrível é que funciona. Desde críticas da imprensa a pessoal amante da fotografia, tudo diz maravilhas!

    Será isto mais uma tentativa da M$ ficar com os louros daquilo que apenas “re-inventou”?

  14. Avatar de RCS
    RCS

    Parece que muita gente não percebeu que isto é o ideal para aplicar aos telemóveis.

    Os telemóveis têm acelerómetros, giroscópios, e a máquina fotográfica nunca é grande coisa. É nestas condições que esta tecnologia da microsoft faz sentido aplicar.
    Os sensores já lá estão, o resto é software.

    1. Avatar de RVC
      RVC

      Precisamente.

      O que muita gente ainda não percebeu é que a novidade presente nesta tecnologia centra-se no pós-processamento da imagem.
      Isto é, o tratamento é feito depois da imagem ser captada (mesmo que já exista um outro tipo estabilização óptica).

      Os giroscópios e acelerómetros que são falados no artigo, servem apenas para guardar a informação dos movimentos/desvios que a máquina sofre quando a imagem é feita. Posteriormente o software da Microsoft irá interpretar essas informações para corrigir a imagem “tremida”.

      Cumprimentos.

  15. Avatar de Luis Leite

    Uma excelente novidade para os amantes de fotografia, agora vamos ver quanto tempo até estar cá fora e os valores.

    Bom artigo, Marisa.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Eu já tiro partido dessas vantagens há um par de anos: http://www.sony.com.br/dsct10/feature_2.html

      E a qualidade é de pasmar.

  16. Avatar de kekes

    Bem minhas gentes o ideal disto não vai ser aplicação em cameras fotograficas, isto vai ser nos telemoveis… O WM7 está para chegar e estes componentes são faceis de integrar num telemovel… Imaginem a melhoria de imagem que se poderá obter.
    Se é inovação ou não não sei mas pelo que li pela internet fora os algoritmos são bastante bons.
    Não me parece que a MS tivesse a gastar o seu $$$ em vão… alguma utilidade terão nisto.

  17. Avatar de natacha
    natacha

    cool, as minhas fotos de viagem quando estou em movimento vao ficar mais nitidas,o que vai ser escusado ter de as apagar mais tarde porque ficam sempre uma porcaria .Boas ferias “Anne marrie”, beijinho bom .

  18. Avatar de atacha
    atacha

    Eu quando usei uma caixa de luz, o papel foto-sensivel por vezes tremia. Mas o importante é que estas revoluções na tecnologia vêm melhorar consideravelmente a qualidade de vida das pessoas. Quem é que não passou por encher um rolo com 36 fotos e nenhuma se aproveitar 🙂 A microsoft, desde o win3.1 tem evoluido bastante e é de salutar.

  19. Avatar de Luiss
    Luiss

    Bolas quem quer M$ numa maquina fotografica??! (“Faça reboot para tirar uma nova fotografia”?)

    Naaaaaaaaaa…. ja’ temos tecnologias de estabilização muito boas