Sabe como calibrar a bateria do seu smartphone?

92 Comentários

Com o passar do tempo, os sistemas operativos tendem a perder a sua performance e a apresentar problemas. É um processo normal e que facilmente pode ser revertido com uma reposição de fábrica.

Mas sendo este um processo “agressivo” para o utilizador, existem alguns truques que pode usar. No caso das baterias e da apresentação errada de carga, a solução passa por uma calibração. Veja como pode realizar este processo em qualquer smartphone.

calibrar bateria

Com o passar do tempo de utilização, é normal que os smartphones comecem a apresentar problemas de bateria. Muitas vezes estes não são problemas reais, mas sim erros do próprio sistema operativo, que reporta menos carga do que a que realmente a bateria tem.

Esta situação leva a que os utilizadores acabem por ter uma menor duração de bateria, tendo de carregar os seus dispositivos mais frequentemente quando poderiam nem ter de o fazer.

Para resolver este problema e sempre que detectarem que a bateria do vosso smartphone está a ter uma duração menor, o ideal é que façam uma calibração. Este é um processo que demora algumas horas, mas compensa com o que vão “recuperar” de duração da bateria.

calibrar bateria

 

Como calibrar a bateria do seu smartphone

O processo de calibrar uma bateria é extremamente simples e envolve apenas um carregamento até 100% e o posterior descarregamento. Veja os passos que deve seguir para o conseguir.

1- Deixe a bateria do seu telefone descarregar totalmente. Mesmo que este se desligue, volte a ligá-lo várias vezes até que esta fique completamente gasta.

2 – Ligue o telefone ao carregador e deixe-o carregar totalmente. Deve ter o telefone desligado enquanto o estiver a carregar.

3 – Desligue-o do carregador e ligue o dispositivo.

4 – O seu telefone provavelmente não estará carregado a 100%. Volte a ligar ao carregador e deixe que o telefone carregue totalmente.

5 – Reinicie o telefone para ver que carga apresenta. Pode ter de repetir este processo várias vezes até a carga chegar “perto dos 100%”. Pode ter de repetir este processo várias vezes até atingir os 100%.

6 – Agora só precisa de esperar que o seu telefone gaste naturalmente a bateria, desligando-se no final.

7 – Quando recarregar o seu telefone este deverá passar a apresentar o valor correcto da carga da bateria.

calibrar bateria

O processo de calibração das baterias não tem qualquer impacto na sua vida útil e pode ser repetido sempre que o utilizador sentir que a sua bateria está a perder performance, quer pela utilização normal ou quando for feita uma actualização de sistema operativo.

Infelizmente, e caso o calibrar da bateria não resolva os problemas, a única solução é mesmo a substituição da bateria por uma nova (costuma demorar anos até ser necessário).

Façam esta calibragem e digam-nos se o processo vos deu mais algum tempo útil de bateria e se deixaram de carregar o vosso smartphone a meio do dia.

Comentários

92

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se a bateria estiver com problemas, abra a capa e remova a bateria e adquire outra… como se faz nos Lumia da Microsoft.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      “Com o passar do tempo, os sistemas operativos tendem a perder a sua performance e a apresentar problemas.”

      Quais problemas, nunca necessitei de fazer um reset no Windows 10 Mobile com mais de 200 apps instaladas…

        1. Avatar de O Escriba
          O Escriba

          Android:
          Lim (Tempo) = Perda de Performance,
          Tempo-> inf

          Logo, é uma questão de tempo.

          Windows 10 Mobile:

          Lim (Tempo) =/= Perda de Performance
          Tempo-> inf

          Logo, NÃO é uma questão de tempo.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Eu não me posso queixar do meu iOS (iPhone 6S Plus)
            Uma carrada de apps instaladas incluindo o AUM e JamUp Pro (processamento de áudio em tempo real)
            Utilizo-o como test device (apps que desenvolvo são testadas neste dispositivo) e sempre atualizado
            Sem perdas de performance nem duração de bateria

      1. Avatar de LM
        LM

        Muito bom, ficamos a saber que estás satisfeito com o teu Lumia 🙂

        1. Avatar de GPinto
          GPinto

          Tambem eu. O melhor que ja tive e usei. Um colega meu comprou o iPhone 7 topo de gama, e ja o vendeu, com menos de 1 mes de uso. O motivo (alem da insatisfacao normal de quem compra um iPhone mas que tem olhos na cara e um cerebro funcional) foi tambem a constatacao de que o seu “maquinao” quando comparado com o meu humilde Lumia 950, nao so passava vergonha em muitas areas, ainda irritava de tao pobre na qualidade das fotos (mais notavel com pouca iluminacao, e pior ainda em fotografia noturna). Afinal duas cameras nao fazem os milagres que esperavam. LOL

          1. Avatar de LM
            LM

            Interessante como as pessoas chegam à conclusão que comprar um iPhone é ser acéfalo, burro, ou um desses adjectivos “cómicos” que por aí andam. Deve ter-te sabido bem esse ataque a quem tem um iPhone, tal como ao outro que veio para aqui falar bem do Lumia dele lol Satisfação pessoal acima de tudo 😀 Parabéns 😉
            O resto… nem vale a pena comentar LOL

          2. Avatar de winetree
            winetree

            Então o teu colega comprou um iPhone 7 topo de gama (sim, porque aqueles iPhone 7 de gama-baixa são foleiros) e já o vendeu porque era muito pior que o teu Lumia 950? Certo…
            Falta só dizer que o teu colega comprou 2 Lumias 950 (um para as manhãs e outro para o resto do dia), instalou todas as 3000 aplicações fantásticas da app store e se foi embora montado no seu unicórnio em direção ao fim do arco-íris para ir buscar o pote de ouro.

          3. Avatar de Mike
            Mike

            Tiveste bem… LOL

          4. Avatar de Eu
            Eu

            Então ele queria um pisa papéis e foi comprar um iPhone? Assim é normal ficar insatisfeito

          5. Avatar de Happy
            Happy

            Ahah o que eu me ri. Winetree: muito bom!

      2. Avatar de censo
        censo

        O número 200 calha mesmo bem, né?

        1. Avatar de Megacoelho
          Megacoelho

          O Miguel tem as apps todas da Microsoft store instaladas no “maquinao” dele, 200. LOL

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          “mais de 200” mas na verdade são 208.

          1. Avatar de Nunopoke
            Nunopoke

            Eu cá estou satisfeito com o meu Xiaomi mi mix com 256 GB

      3. Avatar de Rui
        Rui

        O Windows fone nao tem nada de jeito na loja das aplicações

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Pena que agora seja o Windows 10 Mobile… que tem as mesmas que no PC, e XBOX.

      4. Avatar de Rick
        Rick

        Ena pá, conseguiste instalar todas as aplicações disponíveis na loja da Microsoft!
        Muito fixe.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O MyAppFree só funciona 200 dias por ano???

    2. Avatar de Guia Turístico
      Guia Turístico

      A Seguir a vossa direita podem ver um revendedor da Nokia que veio fazer de menos do artigo acima. Não tirem fotos pois o flash o torna extremamente irritadiço.

      1. Avatar de O Escriba
        O Escriba

        Comentar na internet para totós:

        1) Ver um comentário original, com elementos verídicos e que o pretenso autor da resposta não tenha elementos para o contrariar. Normalmente o comentário original tende ferir a credibilidade daqueles que não tem resposta para dar.
        2) Criar um nickname relacionado com o tópico que irá escrever.
        3) Escrever o comentário em tom sarcástico, não respondendo ao que é dito. Colocar o leitor em relações hipotética ajuda no tom jocoso.
        4) Sair-se a rir, independentemente de ter falta de razão.
        5) Repetir noutros locais até esconder a verdade ou pelo menos ignorar para si a verdade.
        6) Viver feliz com a mentira.

        Escrito por:
        Op

        1. Avatar de Guia Turístico
          Guia Turístico

          Aqui o autor da resposta não é pretenso só é oculto.
          *…relações hipotéticas.
          *Sair a rir-se….
          Sobre isso de verdade e mentira creio que andas a assistir muitos videos de conspiração colega.
          Foi um comentário sarcástico e de tom jocoso? Sim, e? As formas de expressão estão ao dispor para serem utilizadas de acordo como um deseja exprimir-se.

          Foi somente em tom de gozo que o fiz e quem poderia exprimir o seu parecer sobre a resposta ao comentário original não o fez.
          A não ser que sejam casados creio que não o tens que defender.

          Somente porque cuidaste a forma como o teu comentário foi escrito não quer dizer que este tenha tomado um formato diferente do meu. A prova disso é que na primeira frase já tens um adjetivo dirigido ao “Pretenso Autor” .

          😉

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            “Escrito por Op”

            OP = Original Poster.

    3. Avatar de someone
      someone

      Um a tentar arranjar confusão….

    4. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Claro, para que fazer uma utilização cuidada das coisas e fazer manutenção (ou reparação) das mesmas? Está avariado ou com problemas “deita-se fora” e compra-se novo.
      Para que levar-mos o nosso carro ás revisões de manutenção? “deita-se fora” e compra-se um novo, problema resolvido!

  2. Avatar de pedro figueiredo
    pedro figueiredo

    Pensei que este mito já tinha sido ultrapassado , pelo menos falando em baterias de litio.

    1. Avatar de Rllface
      Rllface

      Aqui ainda não pelos vistos.

    2. Avatar de Nilton Formis
      Nilton Formis

      Está confundindo descalibrado com viciado.

  3. Avatar de rui
    rui

    O meu liga sozinho mal o começo a carregar; não dá para carregar desligado.

    1. Avatar de b
      b

      voltas a desliga-lo e ele carrega deslidado

      1. Avatar de rui
        rui

        Não funciona; ele volta a ligar-se.

      2. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Lol, e dás essa solução por experiencia propria, presumo eu… Já tentas-te e funcionou…?

        1. Avatar de Luis
          Luis

          O que significa tentas-te?

          1. Avatar de Op
            Op

            Cair em tentação de si próprio

  4. Avatar de Abílio
    Abílio

    Não concordo nada com deixar a bateria ir a zero.
    Nas minhas máquinas não.

  5. Avatar de FOAD
    FOAD

    Calibrar a bateria? Esta é nova!

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Não se trata de calibrar A bateria, trata-se na realidade de calibrar o “medidor de carga” da bateria. Os medidores nas baterias “inteligentes” podem ficar descalibrados e não indicarem com tanta fiabilidade a carga real da bateria com o passar do tempo.

  6. Avatar de Não sei
    Não sei

    Estão-se a esquecer que o Windows Phone liga sozinho que o metem a carga.

  7. Avatar de Mário
    Mário

    Se isto fosse verdade, e a bateria tivesse realmente mais carga do que o ‘medidor do tlm’ indicava, isto queria dizer que mesmo com 0% no indicador, o tlm continuava ligado até a bateria atingir os 0% reais e, de todo, não é isso que aocntecel! Enfim, não levo este teste muito a serio!

    1. Avatar de Vítor M.

      E acontece, ou nunca te aconteceu ver um smartphone (ou até ser o teu por exemplo) com 1% e durar uma eternidade de tempo a fazer o mesmo que sempre fazes? Quantas vezes ligas o smartphone e ele tinha desligado por ter acabado a energia, mas na realidade ainda lá tem para o deixar ligar? Como num portátil e sabes que isso não é novidade 😉

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Tens razão no 1%, mas eu estava a falar era no caso extremo. Ou seja, teres o indicador a 0% e ele manter-se ligado uma eternidade… Isso nunca me aconteceu, quando chega a 0% é 0% e não liga mais… 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          Nos portáteis nunca viste? Tantas vezes mostrava 0% e ainda respirava. O meu antigo Vaio fazia essa graça 🙂

          1. Avatar de Mike
            Mike

            Acontece no meu One Plus One, chegar a 0% desligar, voltar a ligar, o SO arranca e volta a desligar, mas não mais que uma vez, depois não liga mais, mas este processo não contradiz outro que se deve carregar o tlm antes de chegar aos 20%, eu já li um artigo aqui no pplware a dizer isso, penso eu.

      2. Avatar de Rllface
        Rllface

        Isso é como os iphones ficaram a 100%mais tempo do que deviam e depois o resto da % desaparece muito mais depressa. Esta banha da cobra que estão a tentar vender não resolve isso.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Isso é o modo normal de funcionamento de baterias de litio ….

          Abc

  8. Avatar de ...

    É errado descarregar totalmente uma bateria de litio!!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso não é verdade dito dessa forma. Calibrar é uma coisa, rotina é outra.

      1. Avatar de Captian Obvious
        Captian Obvious

        Desculpe, mas a forma como vocês pedem para descarregar coloca claramente a bateria em stress. A bateria de litio, se estiver abaixo de um limiar de tensão deixa de carregar ou pior ainda, se a proteção eletronica falhar, pode provocar um curto-circuito devido ao excesso de corrente!

        1. Avatar de Vítor M.

          Não é verdade. Deixar a bateria acabar por seus próprios meios em nada mostra que tem stress. Alias, se fores ver como se deve processar, é como é sugerido.

          Isto que dizes não é verdade porque não está relacionado com o que diz no artigo “A bateria de litio, se estiver abaixo de um limiar de tensão deixa de carregar ou pior ainda, se a proteção eletronica falhar, pode provocar um curto-circuito devido ao excesso de corrente!”

          Vê só o que é dito no artigo.

          1. Avatar de Captian Obvious
            Captian Obvious

            ” Mesmo que este se desligue, volte a ligá-lo várias vezes até que esta fique completamente gasta.” é deixar a bateria descarregar pelo os próprios meios???

            Não está relacionado?Mas você sabe porque é que a “bateria” fica descalibrada? A tensão da bateria em tudo tem haver com este assunto, informe-se!

  9. Avatar de The Onee
    The Onee

    Falando em baterias, reparei que ultimamente o meu android tem descarregado rapidamente (1% por minuto), enquanto ligado ao wifi. Sabem o que posso fazer?

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      1% por minuto??? Ui… Talvez um reset possa ajudar….
      Foi depois de algum update do SO?

  10. Avatar de Hélio Gonçalves
    Hélio Gonçalves

    Não percebo. Num artigo anterior (https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/6-erros-que-comete-e-que-danificam-a-bateria-do-seu-smartphone/), no erro n.º 4 disseram que deixar acabar a carga da bateria do smartphone só aumenta o número de ciclos e lá se vai a vida útil da bateria. Aqui dizem que “o processo de calibração das baterias não tem qualquer impacto na sua vida útil e pode ser repetido sempre que o utilizador sentir que a sua bateria está a perder performance”. Em que ficamos?

    1. Avatar de Vítor M.

      Viva Hélio. No artigo anterior falava de comportamentos permanentes, contínuos e rotineiros.

      Como leste e sei que sabes, este procedimento que hoje mostramos é para fazer longe a longe 😉

      Repara, tu sabes disso, porque a dos portáteis também fazes a mesma coisas, calibras longe a longe, verdade?

      Abraço.

  11. Avatar de Captian Obvious
    Captian Obvious

    Caros, a frase “Deixe a bateria do seu telefone descarregar totalmente. Mesmo que este se desligue, volte a ligá-lo várias vezes até que esta fique completamente gasta” mostra claramente que vocês não sabem o que estão a dizer!!! Leitores, ignorem completamente este artigo se não querem reduzir drásticamente a vida útil da vossa bateria de lítio.

    1. Avatar de Rex
      Rex

      Mas se sabe tanto de baterias porque não explica detalhadamente o porque de este artigo estar errado como diz?
      Pode ser que aprendamos algo hoje…

      1. Avatar de Captian Obvious
        Captian Obvious

        Viva, eu não vou estar aqui a dissertar nem a dizer que sei mais que todos. Mas tenho alguns conhecimentos sólidos para ter algumas certezas. O que lhe posso informar é que as baterias têm que ter um limite minimo de tensão para poderem ser consideradas operacionais, seja para descarregar ou para carregar. O limite máximo também existe por motivos óbvios. Se o Vmin for ultrapassado negativamente, então essa bateria nunca mais carregar ou se carregar ficará sempre defeituosa pois parte das suas células já estão danificadas. Colando com o que escrevi, o forçar a bateria a descarregar demasiado (“Mesmo que este se desligue, volte a ligá-lo várias vezes até que esta fique completamente gasta”) faz com que esta atinga, descontroladamente, valores de tensão muito baixos! Dito isto, também disse em um post diferente, que sendo isto tudo controlado eletronicamente, há margem para haver problemas. A eletrónica está lá para proteger a bateria, o equipamento e o utilizador. Se a eletrónica falha quando não devia deixar carregar uma bateria com um nível muito baixo, várias coisas podem acontecer e nenhuma delas é agradável. Claro que depois cada fabricante implementa estas margens como quiser seja com critérios financeiros ou de qualidade.
        Os resultados destes truques têm sempre resultados muito curtos mas que dão sempre alguma esperança a quem não quer gastar dinheiro na bateria nova.

        Podem perguntar, e então quando um portátil na sua bios tem uma opção de calibrar a bateria, o que é? Ora, é um processo parecido mas CONTROLADO!. A bios tem acesso a informação de por exemplo, que tensão tem cada array de células; Consegue descarregar até ao tal nivel minimo recomendado , etc etc.

        O que peço ao PPlware é, sim informem o pessoal de possíveis truques que possam existir e informem, como já o fizeram, de como melhor conservar a bateria. Mas façam-no com conhecimento profundo e real que vocês próprios tenham feito. Transformem-se numa espécie de mith busters :). Blogues a mandar bitaites com referências a outros blogues bitaitosos..não faltam.

        1. Avatar de Vítor M.

          Se reparares, todos os artigos sobre baterias estão suportados no site da Cadex, uma empresa dedicada a baterias. Não são bitaites, são informações dedicadas e testadas pelos especialistas. O mal é muitas vezes, cada um de nós, ser o cientista louco que sabe tudo e pode contrariar tudo segundo a sabedoria douta conseguida na estrada da vida. Uma espécie de enciclopédia redigida com senso comum (que por vezes ajuda-nos no dia a dia, também é verdade).

          Nas nossas análises, fazemos esse trabalho, dedicamos tempo a testar, a experimentar a usar para retirar conhecimento. Por isso são tão minuciosas e precisas. Noutros assunto, o suporte vem de fontes credíveis claro.

          Abraço, bom fim de semana.

        2. Avatar de Miguel Costa
          Miguel Costa

          Só um pormenor: Mesmo quando o telemóvel não liga, a bateria não está completamente descarregada. Se te poderes informar, pede a um técnico de electrotecnia que te abra uma bateria velha, para veres que há um pequeno componente que mantêm a carga base. Esse pequeno componente só se descarrega, caso a bateria esteja sem carregar, perto de 6 meses (dependendo da bateria pode ir até 18 meses). Se descarregar por completo é que a bateria pifou de vez, pois não é possível de carregar, pelo carregador. Existem formas de as reavivar (como é o choque térmico a 17 graus negativos durante 45 minutos) que funcionam irregularmente. A única forma é mesmo trocar a bateria, pois fica muitíssimo mai barato deitar aquela na reciclagem e ter uma nova.

  12. Avatar de miguel
    miguel

    Eu faço radiomodelismo, e até percebo um pouco de baterias.
    O artigo não fala no propósito de deixar descarregar totalmente, que é meter todas a células a zero de carregamento. Porque o que se passa hoje em dia é que as baterias são compostas de varias camadas de celulas, por exemplo as baterias para terem 9v as vezes tem 3 celulas em camada de 3v.
    As vezes umas celulas ficam mais em baixo que outras, calibrar a bateria é como deixar esvaziar as “garrafas” todas de 1L e depois voltar a meter 3 litros….senão por segurança as baterias nunca carregam mais que a celula que já tem o max de carga, ficando as outras por exemplo a 20 ou 30%

  13. Avatar de miguel
    miguel

    mas atenção, é uma rotina destas de 3m em 3m, sem nunca deixar muito tempo a bateria descarregada.
    Porque o litio, com falta de carga total, “seca” ficando comprometido depois o carregamento dessas na totalidade ou capacidade

  14. Avatar de A saude da bateria
    A saude da bateria

    Por experiência própria (iOS) – o indicador de carga de bateria algumas vezes descalibra quando se actualiza o sistema operativo e é preciso recalibrá-lo. Com o indicador descalibrado tanto indica que tem a mais (“Ah, está com 10% e logo a seguir desliga-se” como a menos (“Ah, o 1% dura e dura”).

    Por “saber” – deixar descarregar a bateria totalmente e voltar a carregar totalmente não deve ser feito mais do que uma vez por mês (apenas para calibrar).

    N.B. Se possível a carga deve ser mantida entre os 40% e os 80% – carregando-se as vezes que sejam precisas.

  15. Avatar de José Henriques
    José Henriques

    Lol.. Tendo em conta que os fabricantes recomendam recalibrar uma vez por mês, se fosse para seguir este procedimento a pessoa perdia por ano 12 dias inutilmente, na verdade é só necessário deixar descarregar completamente e voltar a carregar até 100%, mesmo com o telm ligado para o sensor voltar a reconhecer a capacidade total de bateria.

    1. Avatar de A saude da bateria
      A saude da bateria

      Um dia, como assim?
      – Deixa-se descarregar normalmente, ou seja, em uso normal (senão também precisava de bastante mais do que um dia para descarregar)
      – Deixa-se carregar totalmente – de facto, no post, diz com ele desligado, mas para carregar são à volta de duas horas. Acho que não é preciso tê-lo desligado, mas a jogar ou a ver vídeos também não me parece grande ideia.

  16. Avatar de José Manuel Pereira
    José Manuel Pereira

    Acho que o artigo não está correcto.
    Calibrar a bateria não aumenta o tempo de utilização de uma carga, apenas informa a carga real da bateria evitando por exemplo que o telefone desligue qd a carga indica por exemplo 10% ou outro valor.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Faz aqui umas contas comigo, simples e rápidas…

      Se o teu telefone ao fim de 10 horas acha que só tem (erradamente) 0% de bateria, ele vai desligar-se. Ao calibrares, ele passa a ter os valores certos e afinal uma carga dura 12 horas a chegar aos 0% e a desligar-se.

      Ganhas-te, indirectamente e sem melhorar a bateria, mais 2 horas de carga. Na prática aumentaste o tempo de utilização de uma carga.

      1. Avatar de José Manuel Pereira
        José Manuel Pereira

        Acho que não.
        A bateria vai durar o mesmo, só que a medição de carga é que vai ser correcta. Logo não se desliga com esses 10% pois vai medir correctamente. Ainda vou pesquisar mais sobre o assunto,.

        1. Avatar de José Manuel Pereira
          José Manuel Pereira

          Neste artigo: http://batterycare.net/guia.html, site recomendado pelo ppware diz assim:
          “Um medidor descalibrado pode levar a que seja indicado um valor irreal da capacidade, quando na realidade essa capacidade é inferior. Nesta situação o computador pode desligar-se subitamente quando por exemplo ainda seja mostrada 10% de capacidade.”
          e ainda:
          “Após o processo de calibração, o nível de desgaste mostrado é geralmente maior do que antes. Isso é natural, já que agora é mostrada a verdadeira capacidade que a bateria tem de reter a carga. As baterias de iões de lítio têm um número limitado de ciclos de descarga (geralmente 200 a 300 ciclos) e, como tal, com o passar do tempo a bateria vai reter cada vez menos carga.
          Muitas pessoas tendem a pensar “Se calibrar dá maior nível de desgaste, então é uma coisa má”. É um pensamento errado porque, como já dito, a calibração serve para que a bateria relate a verdadeira capacidade pode reter. A calibração tem o objectivos de evitar surpresas como, por exemplo, estar no meio de uma apresentação e de repente o computador desligar com 30% da carga mostrada.”

          O ppware tem vários artigos sobre a manutenção das baterias e é um tema controverso, pois há sempre quem arranje argumentos diferentes e por vezes válidos tb.

          1. Avatar de Vítor M.

            Lá está, os argumentos que usas (este artigo) estão desactualizados. Repara nos ciclos à altura referidos, hoje é muito maior a capacidade da bateria e ela faz muitos mais ciclos.

            E como podemos ver, e faz sentido, artigos que temos são todos dentro da mesma perspectiva, ao calibrar vais ter uma informação mais concreta e real da performance da bateria e não tem a ver uma calibração de longe a longe com o processo de desgaste de ciclos, que actualmente tem uma vida útil muito mais que o tempo em que foi escrito esse artigo. verdade?

          2. Avatar de José Manuel Pereira
            José Manuel Pereira

            Vitor M. não consigo responder ao comentário, por isso faço-o aqui, a tecnologia é igual, acredito que uma bateria hoje em diz aguente mais ciclos de carga, mas não é isso que está em causa, eu refiro-me à indicação/tempo de utilização restante.
            Não me vou alongar mais, dei a minha opinião e nem sequer digo que eu é que tenho razão, dou a minha opinião sobre o que li, é certo que é um artigo já antigo.
            Eu referi “Acho que”… não disse que era errado nbem que eu é que sei, longe disso 😉
            Continuo com duvidas que se ganhe tempo de utilização, ou pelo menos que seja tempo “avaliável”.
            Abraço e continuação do bom trabalho 😉

          3. Avatar de Vítor M.

            Exacto, a questão dos ciclos é que mudou assim como a própria tecnologia, mas será sempre um tema controverso.

  17. Avatar de Iris
    Iris

    E para computadores portáteis o processo é o mesmo?
    Obrigado

  18. Avatar de latpinto
    latpinto

    Ok! Mas com o meu lumia 1020, este ponto não funciona? Pois quando desligo o aparelho totalmente, ao conectar o carregador, ele liga-se automaticamente?

    2 – Ligue o telefone ao carregador e deixe-o carregar totalmente. Deve ter o telefone desligado enquanto o estiver a carregar.

  19. Avatar de Rex
    Rex

    Em que fonte se basearam para apresentar esta informação?

  20. Avatar de Al CiD
    Al CiD

    Bem, segundo os peritos não se deve fayer isso ás baterias:

    Table 2 compares the number of discharge/charge cycles Li-ion can deliver at various DoD levels before the battery capacity drops to 70 percent. All other variables such as charge voltage, temperature and load currents are set to average default settings. DoD is assumed from a fully charged battery to said percentage level regardless of SoH.

    Table 2: Cycle life as a function of
    depth of discharge. A partial discharge reduces stress and prolongs battery life. Elevated temperature and high currents also affect cycle life.

    Depth of discharge Discharge cycles
    100% DoD 300–500
    50% DoD 1,200–1,500
    25% DoD 2,000–2,500
    10% DoD 3,750–4,700

    LINK: http://batteryuniversity.com/learn/article/how_to_prolong_lithium_based_batteries

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Até que enfim alguem que lê e complementa a informação apresentada aqui com fontes fidedignas, inves de só conversa fiada e “sabedoria popular”.

      Aconselho já agora tambem a ler o link nesse artigo: “How to calibrate a smart battery” Muito do que lá está é dito neste artigo tambem!

  21. Avatar de Pedro Barros
    Pedro Barros

    Como já disse vezes sem conta aqui: Vão ler os artigos sobre construção, funcionamento, utilização e manutenção das baterias de litio (e outras se tiverem interesse) no site: batteryuniversity.com, especialmente o “BU-808: How to prolong lithium based batteries”. Se tiverem algum interesse cientifico comprovado, factual e valido, inves de estarem a discutir o que cada um acha que sabe…

  22. Avatar de Luis
    Luis

    Eu queria o meu antigo tijolo sem apks no play/google/applestore nem outra storias
    Rindo vos digo os telemoveis de hoje fazem tudo ate fazem divorcios e afins longe vai o tempo que com o meu P.C fazia tudo.o que era possive e era feliz atualmente tbm sou feliz mas quero fazer uma chamada e bateria de grilo ai meu tijolo volta eu perdoo te

  23. Avatar de Jadu8
    Jadu8

    Bom dia. Estou com um problema tenho um iphone 5 c e danifiquei o carregador, arranjei outro não original e agora a bateria dura me apenas umas seis horas. Isto tudo na altura da ultima actualização 10.1.1. Já fiz um reset mas continua tudo igual. Poderá ser do carregador?

  24. Avatar de Anônima
    Anônima

    Descarregar a bateria a 0% e ficar ligando ate q nao tenha mais bateria nao eh uma boa ideia, qdo se faz isso eh perigoso a bateria nunca mais carregar. Calibracao eh mito, ja tentei varios turoriais e apps e o codigo pra samsung *#0228# q so fez bugar meu cel. Por favor pessoas nao facam isso.

  25. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    A melhor forma de calibrar o medidor de carga, é verificar a fórmula de cálculo do Soc no OS, carregar a bateria sem controlo eletrônico até atingir a voltagem flutuante, para isto terão que verificar as especificações da bateria, descarregar a bateria totalmente não vai fazer com que o medidor eletrônico fique calibrado, apenas vai fazer com que fique mais confuso!!

    float volt = (float)readVcc()/1000;
    float percent = ((volt-3)/0.7)*100;

    A voltagem nominal de uma bateria é considerada a normal mínima, daí para baixo é considerada descarga para a morte, a voltagem flutuante é a voltagem máxima admitida pelas células, a percentagem de carga é calculada na diferença entre a voltagem nominal e a flutuante, conforme mostra no exemplo acima…

    Meus caros, temos que entender que a leitura da carga da bateria e a sua autonomia, são baseadas em fórmulas programadas na KERNEL, se a bateria começar a perder a capacidade de carga, isso quer dizer que podem começar a dizer adeus e comprar uma nova, calibrar baterias por si só não é um processo que se possa realizar num smartphone, podemos sim quando temos células separadas, como já li um exemplo acima, em que o miguel usa o exemplo das 3 garrafas de L, está muito perto mas não da forma correta… Em vez de esvaziamento das 3 garrafas que contém quantidades diferentes, devemos de tirar das que tem mais água para as que têm menos, ou seja, fazer com que a água disponível em todas as garrafas fique distribuída com a mesma quantidade entre elas… Nas baterias, temos que fazer o mesmo, quando estas estão ligadas em série é necessário que todas tenham a mesma percentagem de carga, pois o medidor do Soc mede a Voltagem total das 3 baterias em série de forma errada…
    Exemplo:
    3 células de 2V nominais em série para fazer uma bateria de 6V nominais e 6,6V flutuantes…
    Para que esta bateria esteja calibrada é necessário que cada uma das células tenham 2V, quando temos uma diferença entre elas devido à degradação das células, o regulador de carregamento vai continuar a assumir os 6,5V de carga completa, carregando assim mais uma delas para compensar a degradação da outra, então numa bateria não calibrada teremos algo como 1,7V+ 2,3V+2,6V = 6,6V quando deveria de ser 2,2V+2,2V+2,2V de voltagem flutuante máxima por célula…

    Resumindo e concluído, podem fazer o que quiserem, mas se uma das células ficar degradada podem dizer adeus à bateria…
    Caso, mas só no caso de realmente haver um problema físico nos circuitos que impeçam a carga das células, estas podem ser calibradas com uma ligação em paralelo que consiste na conexão de todos os polos positivos entre elas e separadamente todos os polos negativos sem fechar o circuito…
    Para melhor compreensão, duas baterias de 9V recarregáveis, uma delas tem 8,8V e a outra tem 9,2V para calibrar estas duas baterias, vamos ligar + de uma com + da outra e – de uma com – da outra, usando bypass’s, depois é só esperar que ambas fiquem com 9V…

    Desculpe-me este mega texto e a forma de expressão, mas seria mais fácil de explicar com um quadro…

  26. Avatar de Vitor
    Vitor

    Onde se podem comprar baterias para telemoveis samsung modelos mais antigos, da marca ou marca branca mas não chinezice?

  27. Avatar de Maria Luz
    Maria Luz

    Tenho um ASUS Zenfone 5 há três anos e debrum tempo para cá a bateria está descarregando muito rápido. Fiz os procedimentos acima mas não notei melhoria. Que outra coisa poderia fazer?. Obrigada pela atenção.

    1. Avatar de José homem Pereira
      José homem Pereira

      Comprar uma bateria.
      com 3 anos então não há milagres.
      Muito menos milagres como o deste artigo

  28. Avatar de Mauro
    Mauro

    It f*cking worked! A minha bateria descalibrou imenso de tanto carregar enquanto jogava e etc. Provavelmente o passo 2 já fez tudo pois estando imenso tempo (de vez em quando, no espaço de uma hora) a ligar e ligar com a bateria descarregada, o carregamento de seguida com ele desligado demorou logo imenso tempo, (1 hora e meia de carregador de 2.0A, em vez de meia hora no estado em que se encontrava antes).

    Obrigado!!

  29. Avatar de Nicholas Reis
    Nicholas Reis

    O primeiro passo é um perigo gigantesco. Nunca se deve deixar a bateria descarregar por completo (ou muito próximo disso). O telemóvel se desliga antes da descarga completa, como um meio de proteção. Forçar a descarga, como o tutorial sugere, poderá danificar irreversivelmente a bateria.

  30. Avatar de Vinícius Alves
    Vinícius Alves

    “O processo de calibração das baterias não tem qualquer impacto na sua vida útil e pode ser repetido sempre que o utilizador sentir que a sua bateria está a perder performance, quer pela utilização normal ou quando for feita uma actualização de sistema operativo.”

    Errado, ele não afeta de maneira perceptível sendo feito uma vez ou outra, mas se você fizer isso, digamos, uma vez por mês, por semana, você vai acabar com a vida útil da sua bateria num tempo muito menos do que o normal, mesmo que ela já esteja debilitada. Deixar o smartphone descarregar totalmente, ainda mais nos smartphones mais modernos, com fast charging, causa um estresse tremendo na bateria por conta do processo químico que ocorre para recarregar a bateria, junto com o calor gerado pela transformação da energia elétrica da tomada na energia utilizada pela bateria. Você não deve fazer isso sempre que quiser/achar necessário, um bom ponto de partida é 90 dias, se você achar que precisa fazer isso em menos de 90 dias da última vez que fez, pode ser hora de trocar de bateria(ou mesmo de celular, se for o caso).

  31. Avatar de Marco
    Marco

    E se for um iPhone que não se desliga a carregar como fazer ??

  32. Avatar de ze
    ze

    No meu galaxy com 3 anos, marco *#0228#, carrego no menu onde siz quik start e em 5 segundos ta calibrada. Pelo menos a percentagem da carga baixa. As vezes 10% ou 15. Depende. Mas que funciona, funciona.