ASAE apreende livros fotocopiados, revistas e uma impressora

44 Comentários

No âmbito da Operação COPIO, “dirigida ao combate à usurpação”, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que instaurou três processos-crimes a estabelecimentos de fotocópias por aproveitamento de obra falsificada.

Foram fiscalizados 121 estabelecimentos, alguns deles dentro de Universidades.

asae_01


Foi no início deste mês que a ASAE desencadeou uma ação de fiscalização em todo o país, com o objectivo de descobrir se haveria estabelecimentos que realizavam fotocópias/reproduções de obras protegidas.

Segundo a ASAE, foram instaurados três processos-crime e cinco processos de contraordenação, sendo as principais infracções detectadas “o aproveitamento de obra contrafeita ou usurpada, a usurpação, falta de mera comunicação prévia, aposição da marcação CE em produtos para os quais esta marcação não esteja prevista em disposição comunitária de harmonização específica, entre outras” situações.

fotocopia

No âmbito desta operação foram apreendidos livros fotocopiados, revistas, uma impressora, entre outros equipamentos usados na prática da infracção. O valor do material apreendido ultrapassa os 3.000 euros.

Via LUSA

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    Pronto lá ficaram sem a impressora… E o tipo que anda a matar pessoas ainda se encontra a monte!

    1. Avatar de Berrio
      Berrio

      O tipo que anda fugido à muito que deve ter morrido(quem terá sido).Se continua vivo, quem sabe? e bater o recorde do Palito, vai ficar na história, por humilhar a GNR e PJ. Isto penso eu que sou loiro.
      Quanto à ASAE , já teve dias melhores. Só actua quando a deixam e actualmente é o que se vê.
      Gostava de os ver em muitas superfícies comerciais , vulgo HIPERMERCADOS , mas a aparecer de surpresa.

  2. Avatar de sdsd
    sdsd

    Deviam ser presos é os que fazem com que não seja possível todas pessoas terem acesso à cultura e ao conhecimento.

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      É tudo muito bonito – Investe o teu dinheiro e financia cultura e conhecimento. Simples.
      Ninguém é impedido de ter acesso, simplesmente tem de o pagar.

      1. Avatar de sdsd
        sdsd

        Estás preocupado com o quê? Com a possibilidade de se fazer dinheiro ou com as pessoas terem acesso ao que precisam?

        1. Avatar de ja la foste
          ja la foste

          é que lhes faz uma diferença do catano no bolso

        2. Avatar de sómaisum
          sómaisum

          Com as duas. Se o que eu produzo não é pago, como sobrevivo para continuar a produzir? É que é esta a sociedade em que vivemos e já é assim à milhares de anos..

      2. Avatar de Miguel Ferreria
        Miguel Ferreria

        não tem de o pagar, tem de dar dinheiro a uns fdp’s e quem realmente teve o trabalho a escrever e a produzir o conteudo pouco recebe!

    2. Avatar de Gonçalo Damas
      Gonçalo Damas

      Depois não havia nem cultura nem conhecimento porque quem o faz morria à fome!

      1. Avatar de fr
        fr

        A cultura emagrecer até era bom, menos artistas, mais engenheiros, menos consumidores, mais produtores.

      2. Avatar de sdsd
        sdsd

        E que tal mutualizar o custo dessas actividades, o que lhe parece? Os temas devem ser abordados com a seriedade que merecem.

      3. Avatar de int3
        int3

        não vejo ninguém a morrer das comunidades open-source. não vejo gente a morrer quando vou ao youtube ver algo que não sei. ou não vejo ninguém a morrer quando vou aos forums perguntar coisas que preciso de saber.
        se pensas viver só a escrever livros, fazes parte do cancro do sistema capitalista. mas isso dentro de séculos irá mudar 🙂

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    a ASAE foi a algum Staples? só por curiosidade.

  4. Avatar de k
    k

    Tavam a precisar de uma impressora que a de lá do trabalho avariou e a solução foi fácil, bastou ir ao centro de cópias mais próximo e apreender uma. Que tristeza.
    Estou admirado que o valor anunciado seja só 3000€, só uma máquina dessas nova passa disso fácil.

  5. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    – Ainda à pouco tempo a ASAE fez um excelente trabalho na apreensão de vinho importado ilegalmente… Mas já estamos de “volta” a atacar o pequeno comércio que mal sobrevive, e as pessoas de poucas posses.
    – Afinal tudo na mesma, grandes ordenados, despesas milionárias para pagar para estas organizações fúteis, para andarem nisto. Mais um “gangue” (legal e pago!) para roubar e criar problemas aos pequenos comerciantes…

    1. Avatar de Nelosn R.
      Nelosn R.

      Se eu escrevo um livro e quero ganhar a vida com isso, porque raio terei de fazer uma vénia a quem copia o meu livro sem me ressarcir?

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        Mas sabes qual a situação de muitos estudantes para recorrer as copias dos livros. Espero nunca ver um livro teu, porque a primeira coisa que vou fazer é não compra-lo.

        1. Avatar de sómaisum
          sómaisum

          Bibliotecas….?

          1. Avatar de Hugo Silva
            Hugo Silva

            As bibliotecas são muito bonitas e tudo isso, mas quando existem apenas 2 livros para uma turma de 30 alunos? Como é que se multiplica?

      2. Avatar de badsector
        badsector

        Escreve mais livros, o teu problema é que queres viver à conta de UM livro.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Eu então escreve um livro com licença opensource, assim todos podem ter acesso ao conteúdo e ainda o pode adaptar a seu gosto

      3. Avatar de Panonhas
        Panonhas

        Se eu pagar pelo o livro, eu posso fazer as cópias que eu quiser, não estamos a falar de por na Internet, estamos a falar de cópias que podem ser privadas ou para consumo privado.

        Ou achas que ao pagar pelo livro, ele é ainda teu e te pertence? Se é assim, eu não compraria livros, pois pagar para algo que nem me pertence é que não.

        Entende isso, é completamente legal copiar e tenho todo o direito de o fazer. Que crime estou a fazer? Se comprei-o e não posso copiar ou emprestar a alguem.

        Não estou a cometer crime nenhum entendam isso. É por estas coisas que o consumidor deixa de comprar livros.. Ora se eu comprar um livro e tirar uma fotocopia para um trabalho de um amigo meu, e vier a ASAE fizer isso que esta na noticia.

        Pergunto-te a ti, que ganhas a vida com o livro… Achas que voltaria a comprar um livro depois disso acontecer? Duvido muito.

        É isto que acontece depois culpam a pirataria, ter uma impressora é completamente legal alem disso acredito que também eles têm na própria empresa / organização!

        Em vez de irem fiscalizar contas bancarias de corruptos e verificar comida podre que anda a venda e fora da data e fiscalizar lojas que não passam faturas ou recusam-se a passar, não.. vêm aqui e tiram tudo o que eu comprei

        Volto a repetir eu como consumidor caso acontecesse algo disto, eu nunca voltaria a comprar um livro e quem perde não sou eu, nem o vizinho és tu criador do livro.

        1. Avatar de sómaisum
          sómaisum

          Então, eu compro 1 (um) livro teu, fotocopio e dou a 1 milhão de pessoas que podiam ter comprado o teu livro. em vez de venderes 1 milhão, vendes apenas 1 livro, mas não é problema, porque eu comprei, é meu, e posso fazer o que quiser. Correcto?

    2. Avatar de Jeton90
      Jeton90

      Tinhas ter visto um programa da RTP acho linha da frente, vai ver os ordenados e os carros que têm, é claro que não são santos mas se vires essa reportagem vais ver o que eles fazem e com que meios.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    Apareceu uma barata no corte ingles quando estava a beber cafe, escrevi no livro de reclamações a reclamar a falta de limpeza do estabelacimento para a asae, mas como era o corte ingles, nem sequer ligaram, se fosse a tasca do tio jaquim, fechavam no proprio dia.

    1. Avatar de slowpoke
      slowpoke

      Dois pesos, duas medidas.

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Pensei que ias dizer que tinhas escrito no livro e então já ninguém o podia fotocopiar pq se não ia lá a ASAE.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Lololol, fui apanhado de surpresa com este comentario xD

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    São tão tristes estes gajos…. Enfim

  8. Avatar de Flin
    Flin

    Lindas teorias… Quando forem trabalhar quero ver esse espírito em funcionamento 🙂

  9. Avatar de maccgyver
    maccgyver

    Será que não perceberam que as impressoras deles avariaram e como estão em contenção de custos precisaram adquirir umas á borla? No que respeita ás baratas do corte ingles nem quiseram saber pois ficavam sem os descontos de 80% ao fim de semana nas melhores marcas!!!

  10. Avatar de fr
    fr

    Ai que horror, fotocópias no sistema de ensino, fiscalizar!
    Ai que horror, 1 bebado em 1000, operações stop, fiscalizar!
    Ai que horror, uma lata um dia fora da validade no restaurante, fiscalizar!
    Ai que horror, mais de 50000€ estão numa conta não se sabe como, encobertar!

  11. Avatar de fr
    fr

    Um funcionario burro do privado presta um serviço a um estabelecimento publico e é atendido por um funcionario burro do publico. Mal sabem que o patrão mama dos dois sitios.

  12. Avatar de ja la foste
    ja la foste

    Este país está cada vez pior. Não basta os aumentos no OE 2017 sem fundamento agora também se preocupam com as fotocopias, aja paciência.

    Pior que isto so a treta de andarem a multar o pessoal que kitava os bmw xD (é que as outras marcas nao tinham cunha nem luvas pagas, por isso era só bmw’s que interessava)

  13. Avatar de Antonio gomes
    Antonio gomes

    As “ladras” das editoras que baixem o preço dos livros e estas situações tedem a desaparecer .

  14. Avatar de Antonio gomes
    Antonio gomes

    As “ladras” das editoras que baixem o preço dos livros e estas situações tedem a desaparecer .

  15. Avatar de David
    David

    As únicas coisas que mantém este tipo de lei considerar crime são os direitos de autor e a protecção de um negócio.

    Sou a favor da liberdade de informação mas contra ao negócio de contrafacção ou que alguém ganhe dinheiro ás custas do trabalho alheio.

    Este é um assunto muito delicado. Todos merecem decidir como o seu trabalho é posto no mercado. Não acho que seja um problema de lei mas sim de consciência dos autores que poderão alterar os contratos liberando o seu trabalho após uns anos ou um número de cópias vendidas. Como disse, é um assunto delicado.

  16. Avatar de tiago
    tiago

    Então mas… eles quanda andavam a estudar (como muitos de nós andaram…) não tiravam copias dos livros das bibliotecas?!?!? E agora ao fim de uns valentes anos é que estão preocupados com a aproveitação de obra falsificada?

    Enfim…não percebo esta ASAE…

  17. Avatar de Eu
    Eu

    Até gostava de saber quantos desses inspectores usaram fotocópias. Isso é que era!

  18. Avatar de Antonio Sousa Mendes
    Antonio Sousa Mendes

    Parabéns pela fiscalização. Alguém tem de a fazer …sob pena de dizermos que não existe. As criticas são um fardo que têm de carregar para mal dos vossos pecados.
    Que a lei se altere se a vontade do povo assim a desejar. Até lá cumpram com “o que está escrito” …de resto a caravana passa.

  19. Avatar de Pois Pois
    Pois Pois

    Bonito era ver a ASAE a fiscalizar lojas chinesas onde nada cumpre normas de rotulagem, já para não falar de certas cadeias de hipermercados francesas com produtos à venda nas mesmas condições. Mas assim são os chamados acordos comerciais …

  20. Avatar de Jose
    Jose

    Gostava de saber quantos deputados, ministros, presidentes da republica, incluindo os sr da ASAE, fizeram os seus cursos(aqueles que realmente fizeram) sem terem feito fotocopias de livros…

  21. Avatar de MárioM
    MárioM

    E a ASAE tambem devia fazer cumprir o Artigo 74º da Constituição Portuguesa.
    Neste País estamos cheio de gente para quem a Constituição é palavra morta.
    Se calhar temos de começar por substitui-los