Apple lança iOS 10.1 com novo modo Retrato para iPhone 7 Plus

29 Comentários

A Apple, no lançamento do iPhone 7 Plus, tinha apresentado uma nova aplicação para tirar proveito das inovadoras câmaras disponibilizadas no seu topo de gama. Contudo, com a chegada do iOS 10 esse modo Retrato não ficou disponível, assim como alguns pormenores no iOS 10 que não estavam de acordo com o que havia sido prometido.

Para colmatar essas faltas, a empresa de Cupertino lança agora o iOS 10.1 com a tal novidade e alguns melhoramentos.

pplware_ios10_1_00


A Apple colocou disponível o iOS 10.1 com várias melhorias. Além do modo Retrato, que apenas está disponível no iPhone 7 Plus, podemos verificar que foram incluídas estas novidades:

Câmara e Fotografias

  • introdução no iPhone 7 Plus da funcionalidade Retratos que cria um efeito de profundidade que destaca o objeto principal, tornando-o nítido em fundo desfocado;
  • os nomes das pessoas na aplicação Fotografias são agora guardados nas cópias de segurança em iCloud;
  • melhoria da apresentação de fotografias com gama larga de cores na vista em grelha da aplicação Fotografias;
  • correção de um erro que fazia com que, em alguns casos, aparecesse um ecrã desfocado ou intermitente ao abrir a aplicação Câmara;
  • correção de um erro que fazia com que, para alguns utilizadores, a aplicação Fotografias fechasse ao ativar a Fototeca em iCloud.

pplware_ios10_1_01

 

Mapas

  • informação de transportes públicos japoneses inclui as mais importantes linhas nacionais de camioneta, metro, ferry e comboio, assim como as linhas urbanas de autocarros das cidades de Tóquio, Osaka e Nagoya;
  • navegação em transportes públicos com sinais, incluindo disposição de todas as estruturas subterrâneas e caminhos de ligação entre as grandes estações;
  • comparação de tarifas de transportes entre itinerários alternativos.

 

Mensagens

  • opção nova para repetir os efeitos de balões e efeitos em ecrã completo;
  • reprodução dos efeitos em mensagens com a opção Reduzir movimento ativa;
  • correção de um erro que podia fazer com que os nomes de contactos fossem incorretamente apresentados;
  • resolução de um problema que podia fazer com que a aplicação abrisse com um ecrã em branco;
  • correção de um erro que podia impedir que a opção para denunciar uma mensagem não fosse apresentada quando o remetente era desconhecido;
  • correção de um erro que podia fazer com que o áudio fosse omitido de vídeos efetuados e enviados na aplicação Mensagens.

 

Apple Watch

  • distância e ritmo médio aparecem agora também nos sumários de treino na aplicação Atividade para os treinos ao ar livre em cadeira de rodas a ritmo de corrida e de caminhada;
  • correção de um erro que podia impedir a sincronização de listas de reprodução da aplicação Música no Apple Watch;
  • resolução de um problema que fazia com que convites e dados não aparecessem na partilha de atividade;
  • correção de um erro que permitia que a partilha de atividade fosse atualizada pela rede móvel mesmo quando esta opção estava desativada;
  • resolução de um problema que fazia com que algumas aplicações de terceiros fechassem abruptamente durante a introdução de texto.

pplware_ios10_1_02

 

Outras melhorias e correções

  • melhor conectividade via Bluetooth com acessórios de terceiros;
  • melhor desempenho da projeção AirPlay quando um dispositivo sai do modo de pausa;
  • resolução de um problema que impedia a reprodução de conteúdos comprados através do iTunes quando a definição “Mostrar compras no iTunes” estivesse desativada;
  • resolução de um problema que podia fazer com que algumas aplicações para selfies, assim como alguns filtros para rostos usados com a câmara FaceTime HD no iPhone 7 e iPhone 7 Plus, não apresentassem pré-visualizações em tempo real;
  • correção de um erro na aplicação Saúde que fazia com que traços individuais fossem convertidos em caracteres únicos ao usar o teclado de escrita chinês;
  • melhor desempenho da partilha de sites do Safari com a aplicação Mensagens;
  • correção de um erro no Safari que fazia com que as pré-visualizações em separador não fossem corretamente apresentadas;
  • correção de um erro que fazia com que, na aplicação Mail, algumas mensagens ficassem formatadas com texto muito pequeno;
  • correção de um erro que fazia com que algumas mensagens de e-mail em HTML fossem incorretamente formatadas;
  • resolução de um problema que, em alguns casos, fazia com que o campo de pesquisa da aplicação Mail desaparecesse;
  • correção de um erro que podia fazer com que os widgets da vista Hoje não fossem atualizados ao abrir;
  • resolução de um problema que podia impedir o widget da meteorologia de carregar dados;
  • correção de um erro que fazia com que, no iPhone 7, as definições do botão principal não aparecessem nos resultados de pesquisa;
  • correção de um erro que impedia que as extensões de alerta de spam bloqueassem chamadas;
  • resolução de um problema que podia impedir que os sons dos alarmes tocassem;
  • resolução de um problema que, em alguns casos, podia impedir o bom funcionamento do motor Taptic Engine durante a reprodução de áudio via Bluetooth;
  • resolução de um problema que podia impedir alguns utilizadores de efetuar restauros a partir de cópias de segurança em iCloud.

Estas alterações, que não são tão poucas assim, prometem um iOS mais seguro, com melhor performance e com funcionalidades (como é o caso do modo Retrato no iPhone 7 Plus) que vão tirar mais proveito do hardware.

Partilhar:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vem a tempo
    Vem a tempo

    Encomendei o 7Plus preto brilhante na Apple Store a 9 de Setembro (primeiro dia de encomendas). Foi expedido e facturado a 19 de Outubro (expedição normal, chega a 2 de Novembro).

    Pelo menos deste modelo tem havido falta de stock. De modos que o 10.1 vem bastante a tempo 🙂

    Foram também lançadas actualizações para os “OS” do Mac, Apple Tv e Apple Watch.

  2. Avatar de Rollface
    Rollface

    E também a nova funcionalidade de pegar fogo a carros.

    1. Avatar de Phoenix
      Phoenix

      Ora nem mais!Mas como é iphone nem se ouve falar, é “apenas um caso isolado”.
      Até na porcaria copiam a samsung… quero ver o iphone 8 “Edge” ou o IExpode 😀

      1. Avatar de Lourenço
        Lourenço

        em mais o que é que copiaram a samsung?

        1. Avatar de Phoenix
          Phoenix

          por alguma coisa tenho um iphone SE e um note 4…. devo ser um ihater mas prontos enfim….

    2. Avatar de SC
      SC

      Já está confirmado, que foi??? E já agora, falamos das condições que o senhor tinha o tal telemóvel??? Embrulhado em roupas, num carro, ao sol??? Na Austrália não é propriamente inverno!

      1. Avatar de Phoenix
        Phoenix

        Sim isso são factos, mas um smartphone topo de gama como um iphone era suposto aguentar essas condições, tal como um note 7 não deveria explodir 😀 😀 😀

        1. Avatar de Bartolomeu
          Bartolomeu

          Continua sem se saber se foi o iPhone a causar o incêndio, há apenas a suspeita

          1. Avatar de Phoenix
            Phoenix

            Isso não sei dizer pois não acompanhei a noticia para além do artigo aqui do pplware, mas provavelmente foi o iphone ou a bateria do carro (tendo em conta que não existem mais equipamentos com bateria no interior do carro)
            Sinceramente não me parece que tenha sido a bateria do carro…

          2. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            A bateria não é a única maneira de haver um incêndio num carro!

    3. Avatar de Vem a tempo
      Vem a tempo

      Houve, de facto, uma notícia dessas, de um carro na Austrália, mas sem confirmação.

      Já a Samsung continua a ver a vida a andar para trás com o Note 7. Agora é uma ação em tribunal, na Coreia do Sul, de quem não ardeu nada, mas tiveram que andar para trás e para a frente a caminho da loja da Samsung, de instalar software para limitar a carga da bateria a 60%, e de reconfigurar apps e logins – para no fim terem que entregar o smartphone. Pedem 440 dólares de indemnização pelas chatices.

      Queres mesmo comparar a barracada da Samsung com o Note 7 a qualquer problema que tenha acontecido com outro smartphones? Acho que o melhor era não “picares” o assunto 😉

      1. Avatar de Phoenix
        Phoenix

        Não é picar, é uma realidade, e sim a samsung está a ver avida a andar para trás mas aposto que rapidamente se irá recompor, de qualquer forma não deixa de se ruma excelente marca com excelentes produtos tal como a apple, claro que não nos vamos por a comprar um iphone 6 conta um J5 não é…
        Cada um gosta do que gosta, entre uma e outra prefiro apple, mas melhor que apple para mim é um nexus

    4. Avatar de Mário S.M
      Mário S.M

      Está-se mesmo a ver que os iHaters ainda não recuperaram do facto de que o N7 foi proibido de vender, e é crime levá-lo num avião…

      Continuem com estórias da carochinha…

      1. Avatar de Phoenix
        Phoenix

        por alguma coisa tenho um iphone SE e um note 4…. devo ser um ihater mas prontos enfim….

  3. Avatar de Tc
    Tc

    Queria e que melhorasse no iPhone 7 a abertura da aplicação calculadora através do menu escondido (baixo para cima). Em dois iPhones 7 tenho o mesmo problema. Toco na calculadora e não acontece nada.

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Parabéns pplware. Um artigo verdadeiramente informativo (mais do que o dos blogs de referencia)

  5. Avatar de bola
    bola

    A Sony não tarda e processa todos pois tem a marca Xplode de colunas 😉

    1. Avatar de ..wtf..
      ..wtf..

      ..wtf.. Tipo.. As apps da sony (camera, album) já faziam estas coisas todas inovadoras que estão para aqui anunciar no iphone!!! Só vejo malta a falar da Samsung no que toca a Android então e o resto não conta?

      1. Avatar de Bartolomeu
        Bartolomeu

        estás a falar de quê?

        1. Avatar de ..wtf..
          ..wtf..

          Focar, desfocar com a camera os objectos, atribuir automaticamente nome as pessoas que aparecem nas fotos, etc, etc..

          1. Avatar de Bartolomeu
            Bartolomeu

            E fazia reconhecimento de objectos, animais, cenas, etc? Era capaz de criar no próprio aparelho filmes e albuns especiais de forma inteligente e automática com base nesse reconhecimento?
            Tinha capacidade para zoom óptico?
            O efeito de desfocagem funcionava bem e com visualização em tempo real? Até no Photoshop se pode fazer desfocagem, o problema está na qualidade que se consegue…

      2. Avatar de (wtf)^2
        (wtf)^2

        Dude… Xplode, explodir, arder… tas a ver? Descansa a cabeça…

  6. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    esta a dar bug essa atualização já parece a Microsoft

  7. Avatar de André Guterres
    André Guterres

    Pode ser sugestão mas desde que o atualizei, o meu6S tem aquecido um bocado e reparei facilmente porque nunca o fez a esta temperatura.. vamos la ver..

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      É normal, está a reindexar os ficheiros. Acontece sempre depois de uma atualização média/grande

  8. Avatar de Luís Almeida
    Luís Almeida

    No iphone 6s apos o ios10, fiquei com um bug da bateria se desligar aos 15% ou 20% as vezes. Após ter pesquisado li em vários sitios, para desligar o bloqueio automático do iphone. Ou seja, quando quero bloquear faço-o sempre eu manualmente. O que é certo é que a bateria já me chega até 1% e antes desligava-se muito antes. Alguém sabe se isto foi resolvido???????

    Obg

    1. Avatar de Recalibra o indicador da bateria
      Recalibra o indicador da bateria

      O indicador de carga da bateria tende a descalibrar após uma actualização do SO (não é só o iOS).

      Para recalibrar é preciso fazer um ciclo de carga completo – deixar descarregar totalmente (sem forçar o consumo) e carregar até aos 100% (mais uns minutos).
      Isto não deve ser feito mais de uma vez por mês – o óptimo é manter a carga da bateria entre os 40% e os 80% (com o indicador de carga a fazer a leitura correta).

      1. Avatar de Recalibra o indicador da bateria
        Recalibra o indicador da bateria

        Ou dito de outra maneira – quando o indicador de carga te dizia que tinhas 10% podias ter de facto 1% (ou o contrário).

      2. Avatar de Luís Almeida
        Luís Almeida

        hummm …. obrigado.. vou testar.