Tem cartão de débito? Saiba se é o seu banco que cobra mais

75 Comentários

Quando se fala em cartões de pagamentos, a ideia que existe é que os cartões de débito têm um menor encargo financeiro para os consumidores comparativamente aos cartões de crédito.

Mas, segundo informações recentes, os cartões de débito estão cada vez mais caros e há até cartões de crédito (cartões duais) que saem mais baratos ao ano.

debito


De acordo com um estudo da Deco, os bancos estão a cobrar 15,17 euros pela anuidade de um cartão de débito. O estudo mostra também que, desde 2009, a anuidade dos cartões de débito já aumentou mais de 120%. Comparativamente ao ano passado o aumento foi de cerca de 28%.

Na lista dos bancos que mais cobram encontramos o Deutsche Bank, que em apenas um ano subiu de 10,40€ em 2015 para 26€ em 2016. No “pódio” encontramos também a Caixa Geral de Depósitos, que cobra € 18,72, o Millennium BCP e o Novo Banco, cujos cartões de débito custam ambos 17,68 euros.

O ActivoBank e Banco CTT não cobram qualquer unidade.

cartoes_00

Cartões de crédito duais

A Deco avaliou também os Cartões de crédito duais que funcionam na rede Multibanco, Visa, Mastercard e até American Express. Estes cartões permitem fazer, por exemplo, levantamentos ou transferências sem qualquer custo extra.

De acordo com Nuno Rico, economista da Deco-Proteste, “Dos 17 bancos analisados, cerca de um terço têm cartões duais, mas em apenas quatro casos isso permite poupança, sem qualquer ‘mas’ face aos cartões de débito”.

Se é cliente da Caixa Geral de Depósitos e possui o cartão dual Caixa IN, poderá poupar € 18,72 por ano se abdicar do cartão de débito. No Novo Banco, a anuidade de zero euros do cartão NB Verde faz dele uma opção mais económica do que os € 17,68 de anuidade dos cartões de débito daquela instituição.

As recentes mudanças nos terminais de pagamento automáticos (TPA) podem ajudar a gerir mais facilmente estes cartões, uma vez que agora permitem decidir, no momento da compra, se esta será liquidada a débito ou a crédito.

Deco-Proteste

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze
    Ze

    Anuidades? Isso é coisa do passado, há cerca de 10 anos que não pago anuidade nem em cartão de débito nem em cartão de crédito em nenhuma entidade bancária.

    1. Avatar de aeonflux
      aeonflux

      Só se fores tu…à dois meses paguei 15€ da anuidade da CGD. Quando fiz os 26 anos, deixei de ser Caixa Jovem e passei a pagar a anuidade, porque até então não pagava nada. De à dois anos para cá a CGD aumentou de 10 para 15€, o que eu acho um roubo.

      1. Avatar de Scalare
        Scalare

        eu no DB também nao pagava, agora sao €10 por mes, no novo banco tb nao pagava agora é €1 por mes

        alguém tem de pagar a corrupção e os maus investimentos

        1. Avatar de censo
          censo

          10€ por mês?????

      2. Avatar de jmsm
        jmsm

        Basta não ter cartões, e já não paga nada.

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Depois quando quiseres levantar dinheiro no balcao cobram uma taxa superior aquela que pagas anualmente por um cartao.

          1. Avatar de Sambalaia
            Sambalaia

            *inserts thank you gif*

            Opá, guarda o dinheiro em casa…

      3. Avatar de tiago
        tiago

        Confirmo!! Quando fiz os 26 anos também comecei logo a pagar que até andei de lado…mas realmente esse cartão do Dual IN da CGD parece-me ser interessante…

      4. Avatar de MAC
        MAC

        à dois meses …. à dois anos …. Não conheces a palavra há?

        1. Avatar de ChupaChups
          ChupaChups

          já aprendias a tar calado, porque naquele contexto é mesmo “à”

          fcking grammar nazis com a mania…

          1. Avatar de chiclasGorila
            chiclasGorila

            engraçado mesmo é quando se está errado e mesmo assim pensa que tem toda a razão do mundo.

      5. Avatar de Ze
        Ze

        Eu e toda a gente, contas primárias domicilio ordenado e oferecem as unidades, contas secundárias domicilio contas de despesas com débito em conta e oferecem unidades, contas poupança não tem cartão nem unidades, cartões de crédito, fazes X de despesa anual e oferecem-te as anuidades. Além disto, tudo é negociável dependendo dos serviços e do dinheiro que tens no banco, informa-te com o teu gestor de conta.

      6. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        Desde 2010 que não sei o que é pagar cartões de crédito e de débito e sem precisar de ter o meu ordenado domiciliado à minha conta à ordem. Se queres fazer o mesmo, abre conta do ActivoBank e deixas de sustentar maioria dos bancos que cobram por cartões 🙂

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          E que outras taxas pagas? Taxa de transferência? Manutenção de crédito? O que pagas em vez disso? É que é muito bonito falarem em não ter anuidades mas isso depois é provavelmente cobrado noutro local qualquer.

          Eu no meu caso, pago anuidade (15€) mas não tenho mais qualquer taxa de manutenção nem de transferência, nem nada que se pareça. São os 15€ e ponto final, nem no crédito habitação pago taxa de manutenção de crédito como 90% dos bancos.

      7. Avatar de int3
        int3

        eu tenho cartão jovem e são 9€ e poucos centimos…

        1. Avatar de Vasco
          Vasco

          A anuidade que pago à Caixa Geral de Depósitos pelo Megacartão Jovem vem a ser 10€ (incluindo imposto de selo). Não há isenção da anuidade para este cartão. O cartão Caixautomática isenta anuidade ao titular de conta jovem se atingir 300€ em compras. Se não atingir 300€ em compras a anuidade é 18€.

      8. Avatar de Nildo
        Nildo

        ha 10 anos que ele encerrou a conta… kkkkkkkkkkk

    2. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Não paga é porque não tens nenhum cartão.LOL

    3. Avatar de Daniel Bastos
      Daniel Bastos

      Deves ser da família do salgado. É só esquemas.

      1. Avatar de Daniel Bastos
        Daniel Bastos

        Não é Zé. Zé Sócrates… LOL

      2. Avatar de Ze
        Ze

        Não há esquemas, só ofertas dos bancos, é só ler as letrinhas pequenas.

    4. Avatar de Rui
      Rui

      Tu não pagas, mas quem te dá a mesada já paga…..

    5. Avatar de Woot!
      Woot!

      Pois também eu, quem paga é pouco conhecedor.

  2. Avatar de João Pardinha
    João Pardinha

    Eu sou BPI e não pago nada… Tb tenho conta no santander e não pago nada… Qual será a veracidade destas afirmações? A julgar pela fonte…

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      Depende. Estes valores devem ter por base o preçário. Se tiveres outros produtos bancários associados ou se fizeres compras e atingirem certos valores em pagamentos. Simples!

      1. Avatar de Tiago Ferreira
        Tiago Ferreira

        Desde 2010 que não sei o que é pagar cartões de crédito e de débito e sem precisar de ter o meu ordenado domiciliado à minha conta à ordem. Se queres fazer o mesmo, abre conta do ActivoBank e deixas de sustentar maioria dos bancos que cobram por cartões 🙂

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Tenho conta no BPI e não pago nada, assim como outros colegas que têm conta noutros bancos e não pagam nada. Não sei que “maioria” é essa.

        2. Avatar de Woot!
          Woot!

          Tenho conta no BPI e não pago nada, assim como outros colegas que têm conta noutros bancos e não pagam nada. Não sei que “maioria” é essa.

    2. Avatar de Carlos M.
      Carlos M.

      Eu até ao final de 2015, também não pagava nada no Santander Totta, agora eles impuserem-me o Cartão Mundo 123 e já pago 4,50€ + impostos selo 0,18€ o que dá 4,68€ por mês, o que é um roubo!

    3. Avatar de AZ
      AZ

      Sou PBI e não pago porque o banco tem acordo com o meu patrão (Jerónimo Martins) e fico com debito, contas de manutenção e cartão de crédito a 0,0€ anuais. Como já disseram antes, informem-se com o gestor de conta. Não pago, graças a isso, há uns 5 anos, nenhuma anuidade relativa a bancos.

    4. Avatar de Carlos M.
      Carlos M.

      No Santander e não paga nada? Eles impuseram-me, este ano o cartão Mundo 123 que tinha uma mensalidade de 3,50€ e afinal agora estou a pagar 4,50€ + Imposto selo 0,68€ o que dá 4,68€. Isto todos os meses é um roubo!

  3. Avatar de maria
    maria

    toda a gente paga, podem não dar por isso…

    1. Avatar de pintor
      pintor

      Não pago anuidade pelos cartões de e crédito nem pelas contas.
      Assim como não pago por transferências sejam elas pelo o canal que for.
      No inicio de começarem a cobrar por todo e mais alguma coisa (anuidades, cartões, etc) foi aos bancos que efetuaram esses débitos reclamar sendo que me foram creditados os valores e nunca mais aconteceu.

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Ai sim? Explica lá como? Da minha conta não sai nem um tostão para transferências, serviços, anuidades ou outra coisa qualquer!! Como é que dizes que toda a gente paga?

  4. Avatar de SantosRoque
    SantosRoque

    Com o que se paga à CGD, está justificado o vencimento tão elevado dos gestores made in CGD, certo? …no topo da lista, no topo das rendas pagas aos gestores; confere!

  5. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Dizem que não pagam anuidades porque tem outros serviços associados,senão pagavam como os outros todos.
    Ninguém dá nada a ninguém e não são especiais.

    1. Avatar de pintor
      pintor

      Se tiveres aplicações a partir de um determinado valor no banco és especial para o banco tens entre outros mimos cartões personalizados (Visa Infinite, JP Morgan Chase Palladium, American Express Centurion Card) que permitem descontos enormes em companhias de aviação, salas de espera exclusivas em aeroportos etc). Fins de semana oferecidos pelo banco em Hoteis de 5 estrelas, bilhetes oferecidos para futebol e espetáculos, movimentar a conta por mail através do gestor. Taxas de juro de depósitos a prazo superiores as praticadas para o publico em geral.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        As coisas não são oferecidas, estás a pagá-las sem reparar…

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Mais uma vez, como já perguntei N vezes, pergunto a ti. Explica-me como se não tenho qualquer despesa ou qualquer serviço!!!

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Não tenho qualquer serviço associado, não pago transferências, anuidades, nada. Explica-me lá como é que estou a pagar o que quer que seja. É só teóricos da conspiração, têm a mania que sabem tudo e gostam de gastar dinheiro à toa, força!! Continuem, a mim é que não me pegam.

  6. Avatar de Manuel
    Manuel

    Qualquer pessoa que tenha uma conta na CGD, celebrou um contrato.
    As alterações ao tarifários são alterações ao contrato inicialmente celebrado. As alterações aos contratos só entram em vigor e são validos após todas as partes terem conhecimento e concordarem com as alterações.
    Foram informados pela CGD da alteração do contrato, através de algum documento que o explicite?
    Penso que a maioria não recebeu.
    O que a CGD vai dizer é que foram notificados através de uma extrato global. Ora extracto significa :Resumo dos movimentos de uma conta (ex.: extracto bancário).

    Não é uma forma válida de alteração de um contrato. Reclamem e recebam todas as comissões, anuidades etc.

    “extrato”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/extrato [consultado em 24-10-2016].

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Errado , lê o contrato outra vez ….

      Abc

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Errado para ti.
        O que o contrato diz, pode violar a lei, já te lembraste?
        As pessoas não questionam nada. Procura, pode ser que diga para te atirares a um poço!
        A mim devolveram-me tudinho 😛

    2. Avatar de francisco
      francisco

      Foi o google que disse isso?

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Não sou como tu, uso a cabeça.

    3. Avatar de censo
      censo

      Se foste notificado, do que te queixas afinal?

  7. Avatar de Jose Gato
    Jose Gato

    Os pobres usam cartões, os ricos dinheiro…

    1. Avatar de Ze
      Ze

      É mais ao contrário.

      1. Avatar de Anti-obnóxios
        Anti-obnóxios

        Olhe que nao …olhe que nao ! E ja ha mto tempo…!
        Cartoes (os celebres dourados, Amex e afins), ja nao dao “status”, dao dores de cabeça ! Mas se estiverem domiciliados na banca dos paises certos, ai ja podem ser um oasis.

        1. Avatar de cryptoze
          cryptoze

          usa bitcoins ! lol

  8. Avatar de Telmo
    Telmo

    sou Montepio e como tenho conta ordenado não pago anuidade…

    1. Avatar de francisco
      francisco

      Deixei de ser clt montepio pq passaram a cobrar em contas ordenado

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Tive conta na CGD. Fechei e abri no Activo Bank. Atendimento TOP, tanto em balcão como por telefone (números normais fixos e moveis). Deram o cartão débito e crédito na hora e sem anuidades de nenhum tipo. Sei que não é um banco para todos porque tem muito poucos balcões mas faço tudo on-line e quando necessito de depositar dinheiro uso as caiaxas MB do Millenium.

    Há um mês atrás experimentei abrir no CTT e a experiência foi surreal de tão má que foi….

    1. Avatar de L_730
      L_730

      Eu abri nos CTT e nao tive nenhum problema e não pago nada de comissões.

    2. Avatar de Bruno Ferreira
      Bruno Ferreira

      Qual foi o problema com o banco CTT?

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Como é que foi essa experiência nos CTT? É que estou a pensar abrir lá conta e gostava de algum feedback.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        O meu feedback é positivo, se calhar o problema dele foi usar um tablet para abertura de conta 😀

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Abri conta normalmente no balcão, com pedido de Homebanking. Sai de lá com MB provisório. Disseram para aguardar sms com numero de conta e sms com senha de acesso ao Homebanking. Recebo sms com num de conta 1 dia depois. 3 dias depois ainda sem receber senha de acesso ao Homebanking, vou ao balcão e detectam que o pedido de Homebanking não foi afinal efectuado. Colocam-me em contacto com um colega do Homebanking, para eu explicar a situaçao. DIzem-me ao telefone que em 2 dias max recebia o sms. Tudo ok, aguardo. No dia seguinte tento ir ao MB levantar dinheiro (porque não o consigo movimentar por Homebanking). O cartão não funciona e rejeita duas tentativas de PIN. No dia seguinta vou novamente ao balcão CTT para perguntar pelo sms de acesso ao Homebanking que ainda n recebi e com mais um problema com o MB. Dizem que a associação do PIN ao MB não foi bem realizada e não conseguem perceber porquê. O mesmo se passa com o sms. Também não entendem porque ainda não recebi. A colaboradora dos CTT desabafa que acontace muitas vezes quererem resolver as situações elas próprias no balcão mas estão dependentes de outros colegas e tem que abrir tickets para as situações. Pede-me para aguardar mais uns dias. Aguardo. Ao fim de uma semana regresso para fechar a conta.
        Não digo que não possa ter tido um grande azar com esta abertura mas para mim o que conta é a forma como resolvem as situações e este banco ainda revela um sofrível amadorismo. Tiveram o meu dinheiro durante 15 dias e durante esse tempo eu não pude aceder a ele. Não confio na capacidade deles e pela experiência nem os sinto como um banco a sério. Não recomendo, pelo menos para já. Mas não tomem só a minha opinião. Pesquisem.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Obrigado pela resposta.
          No entanto ainda há pouco tempo a minha namorada teve um problema parecido com o Montepio Geral. PIN que não dava, cartão matriz que ainda não estava ativado, etc..

        2. Avatar de F. Couto
          F. Couto

          Cao Luis,

          Isso são problemas de nascença. O funcionario trocou provavelmente o PIN do cartao provisorio.
          Problemas todos os bancos dão, agora comissoes só muito poucos não cobram.
          Eu tenho conta no BancoCtt e não tenho problema nenhum.
          Abraço

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Certo, todos têm problemas. Agora a forma os resolvem é que determina a qualidade de um banco. Como disse, pelo menos para já não recomendo a ninguém. Que cresçam como deve ser e depois logo decido se lhes volto a confiar o meu dinheiro. Abraço.

      3. Avatar de F. Couto
        F. Couto

        Rui

        Nao é só o cartao de debito que é gratuito. As transferencias tambem sao no homebanking e já agora o cartao de credito tambem nao tem anuidade.

  10. Avatar de fakir
    fakir

    O problema nos CTT é que não há problemas.Logo o povo sente-se desamparado, abandonado. Eu gosto que me cobrem, quando me prestam um serviço, pois dado e arregaçado só mesmo….

    1. Avatar de Carlos M.
      Carlos M.

      Nos CTT não há problemas e eles não cobram nada, porque é um banco novo, recente, querem é angariar clientes. Quando começarem a ter muitos clientes, vão fazer como os outros começar a cobrar!

  11. Avatar de FILIPE MARITNS
    FILIPE MARITNS

    Em TODOS os bancos essas comissões são cobradas a menos que o cliente pague de outra forma (domiciliar ordenado, fazer X compras por mês….).
    Em alternativa optam por pagar para não pagar, ficam associados do montepio, ficam com o cliente frequente do Millennium, com o 1,2,3 do ST.
    Só existe um banco que não cobra anuidades de cartões sem SES: É o ActivoBank.

  12. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Desde 2010 que não sei o que é pagar cartões de crédito e de débito e sem precisar de ter o meu ordenado domiciliado à minha conta à ordem. Se queres fazer o mesmo, abre conta do ActivoBank e deixas de sustentar maioria dos bancos que cobram por cartões 🙂

  13. Avatar de oliveira
    oliveira

    banco CTT não cobra nada

    1. Avatar de tiago
      tiago

      Em que parâmetros não se paga nada?

  14. Avatar de Magano
    Magano

    Uma questão eu quando me fizeram isso a primeira vez senti-me do DIREITO de ir ao banco pessoalmente pedir a factura da dita prestação de serviços (manutenção de conta), e pedi para como em qualquer fornecedor de serviços que me fosse enviado um recibo até 15 dias anteriores a data de pagamento da mesma, e um método alternativo de pagamento que não fosse o de subtraírem o montante directamente da conta, uma vez que o único subscritor da conta à ordem sou Eu. Estarei assim tão errado?

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    ActivoBank, nao se paga nada, foi a melhor opcao que podia ter feito.

  16. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    BancoCTT nem usa DNSSEC e DANE (TLSA), que raio de banco é este? E acabaram de abrir…
    Mandar dados bancários, incluindo de acesso via SMS? Que raio de estupidez é esta? SMS não é seguro.
    No Homebaking utilizam a chave privada do servidor… se alguém a furtar a mesma, todas as ligações anteriores podem ser decifradas sem dificuldades (já para não falar das futuras, mas isso já se aplica a todos).

  17. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Ah já agora alguém explica a necessidade do banco saber a situação profissional do cliente? Que é que o banco tem haver com isso?

  18. Avatar de Drifter
    Drifter

    Mas o que é o cartão dual caixa in? Não consigo encontrar informação sobre ele. Eu tenho o cartão de crédito caixa in e não me permite fazer o mesmo que um cartão de débito, principalmente levantar dinheiro em ATMs e pagar serviços na maioria das lojas que não têm contrato para cartões de crédito

  19. Avatar de Drifter
    Drifter

    Mas o que é o cartão dual caixa in? Não consigo encontrar informação sobre ele. Eu tenho o cartão de crédito caixa in e não me permite fazer o mesmo que um cartão de débito, principalmente levantar dinheiro em ATMs e pagar serviços na maioria das lojas que não têm contrato para cartões de crédito