Self-driving dos Tesla não vai poder ser usado na Uber ou Lyft

5 Comentários

A revolução que os carros da Tesla vieram trazer à industria automóvel é bem conhecida. Estes carros eléctricos conseguem autonomias únicas e ao mesmo tempo prestações acima de muitos outros veículos de topo. Outra das características é o modo de condução autónoma, que dá uma liberdade grande aos condutores.

Mas a Tesla lançou uma actualização às regras de utilização dos seus carros e proibiu os utilizadores de usarem o modo de condução autónoma para recolherem passageiros em serviços como a Uber ou a Lyft.

Tesla

Não são para já claros os planos da Tesla para a criação de uma rede de veículos com serviços similares à Uber ou à Lyft. Tudo aponta para que esteja prestes a chegar mais um serviço de transporte, em que os donos dos Tesla podem aderir de forma simples e rápida.

O próprio Elon Musk já adiantou muito sobre este serviço, em algumas declarações, mas o que agora foi encontrado nas regras de utilização é claro. Apenas na rede Tesla, que será lançada no próximo ano…

Please note also that using a self-driving Tesla for car sharing and ride hailing for friends and family is fine, but doing so for revenue purposes will only be permissible on the Tesla Network, details of which will be released next year

A utilização deste modo para proveito próprio e para a partilha de transporte com familiares directos e amigos está assim autorizada.

Tesla Self-Driving

Esta posição da marca é uma declaração clara de que não permitirá que os seus carros sejam usados nas redes da concorrência A própria Uber tem já em testes os seus primeiros veículos autónomos que vão dispensar os condutores para prestar os serviços de transporte.

Tal como anunciado pela Tesla, dentro de pouco tempo todos os seus modelos vão poder usar o modo de condução automática, mesmo nos modelos mais antigos.

Prevê-se assim para breve mais um concorrente a chegar a este terreno, onde tantas disputas tem existido, não apenas entre as novas empresas mas também com os restantes agentes de transportes, como recentemente se viu em Portugal.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Almeida
    Rui Almeida

    Lindo!!!!
    Agora os taxistas vão destruir os carros da Tesla que encontrarem à frente, mesmo que não faça parte do futuro serviço de transporte da rede da marca.
    E porquê?
    Só porque é Tesla e quiçá poderá ser um concorrente.
    Isto só demonstra que conceitos como a Uber ainda estão bem longe da sua maturação e que o objectivo final será uma total autonomia do veiculo dispensando o factor humano e os encargos inerentes a tal facto.

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Os carros da Tesla são nível 4. A intervenção do condutor poderá ser exigida. Na minha opinião eles são nível 3, pois aquilo não passa de um autopilot mais avançado. Dr uma maneira ou de outra nunca poderiam ser usados como táxi, pois não podemos pedir ao cliente que assuma o controlo em determinados cenários.

  3. Avatar de Alvega
    Alvega

    Andam a brincar com o fogo.
    Ontem foi um ataque ao Dyn Dns, amanha e com esta tralha toda ligada em tempo real, vai ser uma festa, e depois quem é o responsável ?
    O zé claro, para quem ainda tenha duvidas.
    Pois eu sei que é muito seguro e assim e assado, mas eu contraponho, que até os bancos que era suposto terem o supra sumo da segurança electrónica, sao atacados e roubados, (e muito mais do que é publico, mas nao divulgam para nao causar pânico e afugentar os clientes, preferem arcar com as percas), o exercito igualmente, de dentro ou de fora, quando o alvo é apetecível…vai aparecer sempre quem quebre as proteçoes, e depois volto a perguntar, quando esta tralha se embrulhar e provocar mortes ?

    1. Avatar de Alpha
      Alpha

      Vamos abolir todo o software? Ou pelo menos o software crítico que ponha diretamente em risco vidas humanas?

    2. Avatar de Jose Gato
      Jose Gato

      Vamos antes voltar ao tempo das cavernas