Nintendo Switch já foi apresentada. Conheça a nova consola

37 Comentários

Rejubilem todos os fãs Nintendo, pois hoje será um dia que ficará na vossa memória. Pelo menos nos próximos tempos.

E tudo isto porque?? Porque foi, finalmente, revelado o vídeo de apresentação da nova coqueluche Nintendo, a NX!

nintendoswitch_1


… ou melhor a Nintendo Switch!

Muita tinta havia corrido acerca da Switch e muitos rumores vieram a revelar-se acertados, tal como podem verificar no vídeo de apresentação da consola que foi hoje disponibilizado pela Nintendo, no seu site.

A Switch (cujo nome oficial foi também hoje confirmado) vem, acima de tudo, comprovar o compromisso da Nintendo em se manter fiel à aposta no divertimento inhouse sem algemas para com a televisão e sempre direccionada para a diversão em família.

Além de poder ser utilizada tanto por um só jogador como por múltiplos jogadores em casa, a Nintendo Switch permitir-lhes-á também jogarem o mesmo título onde, quando e com quem quiserem. A componente da mobilidade junta-se assim ao poder de uma consola de uso doméstico para oferecer novos estilos de jogo.

nintendoswitch_2

Em casa, a Nintendo Switch poderá ser colocada numa base que liga a consola à TV e lhe permitirá jogar com amigos e familiares no conforto da sua sala de estar. Simplesmente ao levantar a Nintendo Switch desta base, a consola transitará imediatamente para o modo portátil e o mesmo título que estava a jogar em casa passará a estar disponível onde quer que esteja. A portabilidade da Nintendo Switch é levada a um novo nível pela sua visualização em alta definição.

A consola conterá comandos Joy-Con em cada um dos lados. Um jogador poderá utilizar um comando em cada mão; dois jogadores poderão segurar um cada um ou várias pessoas poderão usá-los em diferentes opções de jogo. Os dois comandos Joy-Con poderão ser facilmente encaixados nas extremidades ou posicionados nos encaixes, para uma experiência de controlo mais tradicional. Será, ainda, possível utilizar um Comando Pro da Nintendo Switch em vez dos comandos Joy-Con. Além disso, várias pessoas contarão com a possibilidade de unir as suas Nintendo Switch para juntas participarem numa competição multijogadores local.

https://youtu.be/f5uik5fgIaI

Espero que este primeiro olhar sobre a Nintendo Switch permita aos fãs imaginarem o potencial da liberdade para jogarem onde, quando e como quiserem”, declarou Satoru Shibata, presidente da Nintendo of Europe. A isto acrescentou: “As nossas equipas, tanto na própria Nintendo como noutros estúdios de produção, estão a trabalhar arduamente no sentido de proporcionar experiências únicas e novas para todos e estamos desejosos de poder revelar ainda mais”.

As empresas de desenvolvimento podem criar os seus jogos tendo em conta uma variedade de estilos de jogo que darão aos jogadores a liberdade para escolherem a experiência mais adequada para cada um. Segue-se uma lista de algumas das editoras, criadoras e produtoras de software mediador que anunciaram já uma colaboração no âmbito da Nintendo Switch:

  • 505 Games
  • Activision Publishing, Inc.
  • ARC SYSTEM WORKS Co.,Ltd.
  • ATLUS CO.,LTD.
  • Audiokinetic Inc.
  • Autodesk, Inc
  • BANDAI NAMCO Entertainment Inc.
  • Bethesda
  • CAPCOM CO., LTD.
  • Codemasters®
  • CRI Middleware Co., Ltd.
  • DeNA Co., Ltd.
  • Electronic Arts
  • Epic Games Inc.
  • Firelight Technologies
  • FromSoftware, Inc.
  • Frozenbyte
  • GameTrust
  • GRASSHOPPER MANUFACTURE INC.
  • Gungho Online Entertainment,Inc
  • HAMSTER Corporation
  • Havok
  • INTI CREATES CO., LTD.
  • KOEI TECMO GAMES CO., LTD.
  • Konami Digital Entertainment Co., Ltd.
  • LEVEL-5 Inc.
  • Marvelous Inc.
  • Maximum Games, LLC
  • Nippon Ichi Software, Inc.
  • Parity Bit Inc.
  • PlatinumGames Inc.
  • RAD Game Tools, Inc.
  • RecoChoku Co.,Ltd.
  • SEGA Games Co., Ltd.
  • Silicon Studio Corporation
  • Spike Chunsoft Co., Ltd.
  • SQUARE ENIX CO., LTD.
  • Starbreeze Studios
  • Take-Two Interactive Software, Inc.
  • Telltale Games
  • THQ Nordic
  • Tokyo RPG Factory Co., Ltd.
  • TT Games
  • UBISOFT
  • Ubitus Inc.
  • Unity Technologies, Inc.
  • Warner Bros. Interactive Entertainment
  • Web Technology Corp.

A lista de parceiros parece prometedora e poderá significar a ultrapassagem do problema causado por alturas do lançamento da Wii U que nunca conseguiu granjear parcerias fortes e com investimento real na consola.

nintendo1

O vídeo lançado hoje incorpora pequenos momentos de jogabilidade destinados a demonstrar a natureza libertadora da Nintendo Switch. Demonstrações completas de jogos e informações como a lista de títulos de lançamento, a data de lançamento da própria consola, a configuração do produto e detalhes relacionados, serão disponibilizadas antes do final do mês de março.

Nintendo Switch

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Skyrim no WC, FIFA portátil para dois jogadores, tipo, what .

    Estou mesmo é curioso para saber o preço

    1. Avatar de Scala
      Scala

      400€ nos mínimos claro =/

    2. Avatar de John
      John

      299€ pelo k parece.

  2. Avatar de Big Boss
    Big Boss

    Sitch = Android

  3. Avatar de Marco
    Marco

    Ou seja … uma espécie de tablet da nintendo … a julgar pela dedicação que deram à WiiU … sái mais uma fornada dos mesmos jogos de sempre e mais alguns títulos pouco significativos …

    No entanto é sempre bem vinda a concorrência e a oferta …

    1. Avatar de Jp
      Jp

      Concordo contigo. tenho uma Wii u e tem bons jogos mas é sempre a volta do mesmo.

      1. Avatar de Paulo Silva

        Creio que ficou a sensação de haver pouco investimento das editoras e equipas de desenvolvimento em fazer jogos para a Wii U!

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Pois, não é que seja propriamente mau, mas uma pessoa olha para a GC / Wii / WiiU e os jogos nintendo rondam sempre “o mesmo”.

        O apoio da Nintendo à WiiU foi idêntico ao da Sony à PSVita … ou seja … havia potencial … mas … alguém ficou a dormir à espera que as coisas se vendessem sozinhas.

        Aliás, eu até acho bem que a Nintendo se separe da luta com a Sony/MS, porque entre elas começam a haver mais semelhanças que diferenças, e se o mercado oferecer algo diferente, melhor.

        A ver vamos, como disse, é sempre bem vinda nova tecnologia …

  4. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Conceito engraçado.
    E sem drive óptica…

  5. Avatar de Eddy
    Eddy

    Está muito giro e prático mas… acho que veio muito tarde!

    1. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      Só fazia sentido jogar jogos AAA na rua nos anos 30 o Charlton inspira o gaming como mais nenhum estilo de música consegue. Apoiado.

    2. Avatar de Flavio
      Flavio

      Concordo contigo. Isto só seria mesmo util e um sucesso se fosse tambem smartphone. aí sim iria ser um sucesso.

  6. Avatar de MiguelDias
    MiguelDias

    Já vem muito tarde , o design está demais no entanto esqueceram-se que podiam usar o equipamento como smartphone e assim chegavam a tempo ao campeonato….

  7. Avatar de JonnyKid
    JonnyKid

    Sou fã de longa data da Nintendo e já comprei quase todas as consolas e videogames portateis desde a N64 e Gameboy. Tenho atualmente uma Wii U e digo que o seu gamepad supera qualquer outra consola a nível de funcionalidade, interatividade e mobilidade. A falta de jogos para a Wii U foi a principal razão para o flop desta consola. Penso que esta nova consola Switch deverá manter estas carateristicas únicas de jogabilidade, com a vantagem de ter novas parcerias para um leque mais alargado de jogos.
    Mas pelo que vi no vídeo há algumas coisas que me preocupa um pouco:
    – compatibilidade com jogos Wii e Wii U em suporte físico. Tenho uma estante cheias de discos e seria frustrante não poder utiliza-los nesta nova consola. Há uma cena no video mostra de relance um bacano inserir uma espécie de cartucho – estilo 3Ds. Vão Acaba com o suporte aos discos cd/dvd?
    – controladores e acessórios da Wii U funcionarão?
    – figuras amiibos – a minha “aldeia” de bonecos funcionará nesta novo consola?
    – autonomia da consola quando jogamos em modo portátil.
    – preço da consola e dos jogos

    Espero que esta versão vingue, pois estou farto de ver grandes títulos (que não do universo nintendo) apenas na xbox e ps

    1. Avatar de Rodin
      Rodin

      “Espero que esta versão vingue, pois estou farto de ver grandes títulos (que não do universo nintendo) apenas na xbox e ps”

      Apenas na Xbox e Ps?

      A Playstation e ainda mais a Xbox pouco mais são que versões lowcost do PC com software de PC que por norma corre pior nessas consolas…

      1. Avatar de JonnyKid
        JonnyKid

        “Apenas na Xbox e Ps?” ~ não estou a misturar alhos com bugalhos. Estou a comparar consolas. PC gaming é algo a parte

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      – controladores e acessórios da Wii U funcionarão? BT portanto deve dar
      – figuras amiibos – NFC deve ter, não é complicado

  8. Avatar de Freitas
    Freitas

    Muito interessante, falta é ver os jogos, porque ate gostei do conceito.

  9. Avatar de Luiz Carlos G. Filho
    Luiz Carlos G. Filho

    Basicamente um PSP, mas da Nintendo. Acredito que os Smartphones abocanharam todo esse mercado. Afinal, pra quer comprar esse console, se posso usar um Smartphone, que tem mais utilidades.

    1. Avatar de Alien
      Alien

      Tenta jogar un verdadeiro FPS num telemovel ou FIFA.
      Nao tem nada a ser

    2. Avatar de L. Kanbaru
      L. Kanbaru

      Isso é a mesma coisa que dizer que um smartphone é melhor máquina de jogos que a PS Vita.
      Não é, nada mesmo. É com mentalidades como a tua que o mercado dos verdadeiros jogos portáteis morre, e andam os toininhos a jogar Candy Crush etc, basicamente jogos de QI negativo sem criatividade nenhuma.

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        Sim mas tens que entender que a mairia das pessoas comprava consolas portatei nao para “jogar” fora de casa mas sim para passar o tempo quando havia algum tédio, exemplo viagem de autocarro ou algo do genero, hoje em dia o smartphone faz isso bastante bem e por isso é que as consolas portateis vendem muito pouco. E pra jogar jogos melhores as pessoas jogam em casa, muitas pessoas que teem smartphones, teem tambem uma consola ou computador gaming. Como disse acho que se esta consola fosse também smartphone, mesmo que nao tao pratico, acho que sim seria um sucesso.

  10. Avatar de LiTO
    LiTO

    Fica feliz pela Nintendo estar a ouvir o feedback da comunidade. Mais jogos de terceiros e um comando ao qual estamos habituados. Muito bem Nintendo, fico à espera de mais novidades!

  11. Avatar de nobrega
    nobrega

    Tem de vender bastante para conquistar as editoras

  12. Avatar de John
    John

    O preço pelo k se ouviu dizer por aí é bastante acessível. 299 euros, se os rumores forem verdadeiros. E devem ser, pk a Nintendo mão se pode esticar muito. Jogar skyrim, final Fantasy ou the legend of Zelda em qualquer lugar?! Vai vender k nem pão quentes, com esse preço.

  13. Avatar de Guimarães city
    Guimarães city

    Imaginem… Jogar Super Mário ou GTA V fora de casa sem perder o progresso. 🙂

    Sem dúvida um bom investimento…

  14. Avatar de BTN
    BTN

    Mais um Flop da Nintendo…300€ por uma consola portátil…

    1. Avatar de John
      John

      Errado. Uma consola tão funcional como a ps4, mas com a vantagem de se transformar também em portátil. Algo k a Sony e a Microsoft ainda não conseguiram fazer. Ou então nem tentaram

      1. Avatar de Flavio
        Flavio

        Nao sei se será tao funcional como a ps4, nao te esqueças dos jogos e graficos, que sempre fizeram as pessoas optar pela sony ou microsoft em vez de nintendo, e eu digo isto sendo fa da nintendo, adorei a Wii, e qualquer DS, a WiiU nao gostei tanto, mas mesmo as consolas antigas adorei todas, a gamecube, a 64 e mesmo a super nintendo e a nes, sempre adorei, mas a verdade é que em termos de graficos sempre foi menos até porque o tipo de jogos e de publico alvo é diferente, mas isso faz com que nao seja tao funcional como a ps4.

        1. Avatar de John
          John

          Mas a diferença é k desta vez eles têm contratos com todas as grandes empresas de videojogos. Bethesda dá te logo Fallout e skyrim, square Enix, Bandai, EA, ubisoft, from software, Konami. Só aí tens fifas, dark souls, final Fantasy, assassin’s creed. Mais os exclusivos da Nintendo (pokemon legend of Zelda) ja da para veres k a Nintendo desta vez tem trunfos na manga.

          1. Avatar de Flavio
            Flavio

            a nintendo wii tambem tem o pes, pelo menos o 2008 mas em termos de graficos nao tem nada a ver com o da ps3. Espero que ate venha assim como parece. Nesse caso eu comprarei uma assim que puder.

          2. Avatar de John
            John

            Falta nos as specs, em termos de gráficos, aí concordo. Mas em principio não vai desiludir

  15. Avatar de Rosso
    Rosso

    Ideia muito interessante juntar o segmento portátil com a consola caseira.

    A PS4 e a One que fiquem com os seus segmentos 3rd Party.

    É relativamente fácil justificar a aquisição de uma PS4 e uma 3DS por ocuparem segmentos distintos.
    Já justificar uma PS4, uma Wii U e uma 3DS torna-se mais dificil.

    Com a switch a nintendo mata dois coelhos de uma cajadada.
    Assim as pessoas não tem de escolher entre ter uma consola fixa da nintendo e uma portatil. Tem uma única pltaforma onde podem usufruir das duas experiencias.
    Não tenho duvidas que existiram jogos a apelar mais a uma utilização mais portátil e outros a uma versão mais caseira.

    A meu ver uma boa jogada. Só lhes desejo sorte 🙂

    1. Avatar de Rosso
      Rosso

      existirão…

  16. Avatar de Tocoolant
    Tocoolant

    O conceito, a meu ver, seria brilhante se tivesse um gpu externo na dock. Ou seja, puxava mais pelos gráficos quando estava ligado na sala e conseguia correr o jogo com uma resolução mais modesta (e consequente poupança de bateria) se quiséssemos “andar por aí”. Os GPUs externos existem, não seria ficção científica supor que esse poderia ser o modelo da consola. Mas infelizmente não deve ser esse o caso pelo que li.

    Mas mesmo assim, se a resolução for “competente” e a autonomia de bateria for “minimamente aceitável”(ou vice-versa) pode ser a criação de um novo paradigma. A Nintendo tem falhado muito mas, honra lhe seja feita, tem sempre tentado algo diferente e tem algum brio na qualidade que apresenta nos jogos de bandeira (zelda, mario, metroid).

    Quando o mercado, salvo raras excepções, oferece sequelas com upgrades gráficos mínimos ou inexistentes e jogabilidade igual há de 20 anos atrás é sempre de valor ver alguém a oferecer algo diferente. Não sei se a tecnologia está num ponto de rebuçado para aplicar este conceito mas talvez não esteja assim tão longe e, parece-me a mim, que é um passo na direcção certa.