KDE Plasma 5.8 LTS disponível! Conheça as novidades

18 Comentários

Foi em Julho de 2014 que a equipa responsável pelo ambiente gráfico de trabalho KDE lançou o KDE Plasma 5.0. Desde essa altura que têm sido lançadas outras versões, que trazem correcções e também algumas melhorias, sendo que hoje foi disponibilizada a primeira versão Long Term Support.

Vamos conhecer o novo KDE Plasma 5.8 LTS.

plasma-58-desktop-screenshot


No mundo Linux, os ambientes gráficos mais populares são sem dúvida o Gnome, KDE e o XFCE. O Gnome é no geral o preferido dos utilizadores mas o KDE tem vindo a demonstrar que é actualmente o mais inovador e funcional.

O lançamento do KDE Plasma 5.8 LTS marca o segmento dos ambientes gráficos por se tratar de uma versão LTS – Long Term Support, neste caso o suporte é durante o próximos 18 meses.

Quais as novidades do novo Plasma 5.8?

  • Nova interface de Login & Lock Screen
  • Suporte para idiomas Right-to-Left (ex. hebraico)
  • Melhorias ao nível das Applets
  • Várias funções que permitem a personalização do ambiente gráfico
  • Conheça todas as novidades aqui.

plasma-5.8-boot

Veja o KDE Plasma 5.8 LTS em acção

Como experimentar o novo KDE Plasma 5.8 LTS?

A forma mais simples e rápida é obtendo as últimas imagens das distribuições que já integram a nova versão deste ambiente gráfica. Pode ver aqui as distribuições disponíveis.

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nicolas
    Nicolas

    Sera que da para colocar na rp3

  2. Avatar de jp99
    jp99

    Consideravelmente o mais bonito ambiente gráfico no mundo linux… o lado negativo muito pesado e com grandes bugs ….relativamente as versões anteriores que eu experimentei durante algum tempo. queria experimentar ainda o kde mobilele ainda não experimentei mas parece me bem conceguido.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Este lado negativo que esta dizendo já não corresponde mais. Inicio o meu Antergos KDE a 400mb de RAM, onde seria o pesado nisso? Esta muito bom e anda fluido.

    2. Avatar de João Miguel
      João Miguel

      300-310 mb após iniciar sessão no KDE neon.. não me parece muito.. : )

      1. Avatar de slblxs
        slblxs

        Claro que nao isso, consome o Cinnamon sem efeitos e com algum custo. No Arch sem os efeitos o KDE fica nuns meros 260 mb.

  3. Avatar de Psilva
    Psilva

    Alguém sabe como atualizar no Linux mint kde?

    1. Avatar de okapi
      okapi

      ” It is not possible to upgrade from Linux Mint 17.3 KDE (this edition uses Plasma 5 and this is considered a different desktop).:

      http://blog.linuxmint.com/?p=3092

      1. Avatar de JoaoHelio
        JoaoHelio

        Sabes que ja saiu o mint 18 com kde n sabes? Okapi se nao percebes n comentes

  4. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Segundo percebi são estas as distros com o novo ambiente gráfico , correcto?:
    1 Chakra
    2 Fedora
    3 KaOS
    4 KDE neon
    5 Kubuntu
    6 openSUSE
    7 Slackware

    1. Avatar de LnxSlck
      LnxSlck

      O Slackware 14.2 (ultimo) traz o KDE 4.14.21, para teres o 5 tens que instalar outros pacotes como os do AlienBob por exemplo.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Mageia 6 que esta em desenvolvimento também já esta com o KDE 5.8.

      Carlos Filho
      http://opensuseblogbr.blogspot.com.br/

    3. Avatar de Paulo Trindade
      Paulo Trindade

      Maui Linux (Netrunner) por ser baseado no KDE Neon tem também a ultima versão do KDE.

  5. Avatar de Marco
    Marco

    “mas o KDE tem vindo a demonstrar que é actualmente o mais inovador e funcional.”

    Atualmente?, quase sempre o foi desde o inicio.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      +1. Exato, só não vê quem não quer ou desconhece.

  6. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    O meu DE de eleição no Linux!
    No meu Arch fica fantástico!
    Parabéns à equipa.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    A equipe do KDE vem realizando um trabalho excelente em relação ao novo Plasma!! Esta ficando show de bola.

    http://opensuseblogbr.blogspot.com.br