Moscovo vai abandonar todo o software da Microsoft

99 Comentários

Os planos de Vladimir Putin são claros e querem libertar a Rússia da dependência das empresas tecnológicas americanas. Esta ideia tem ganho adeptos dentro do país e Moscovo é agora a primeira cidade a abandonar parte dos produtos da Microsoft.

Para já vai ser apenas o software de e-mail, mas, em breve, espera conseguir libertar-se de todo o software da Microsoft.

Rússia Microsoft

Dando continuidade aos planos do presidente russo, a cidade de Moscovo anunciou que vai, muito em breve, remover todo o software de e-mail da Microsoft que usa, tanto o Exchange como o Outlook e passar a usar apenas alternativas criadas no país. No caso do e-mail será a operadora estatal de telecomunicações, a Rostelecom PJSC, a fornecer as aplicações.

Ao todo, numa primeira fase, vão ser apenas 6000 os computadores e servidores de onde o software da Microsoft será removido e a nova aplicação passará a ser usada. No futuro, é esperado que este número cresça e passem a ser mais de 600.000 os computadores que vão usar as novas aplicações.

Para além do software de e-mail, a cidade de Moscovo espera também substituir outro software da Microsoft. O Office e até o próprio Windows vão ser os próximos visados, mas não existe ainda uma alternativa decidida, estando a ser estudadas várias alternativas.

Rússia Microsoft

Toda esta mudança faz parte dos planos de Vladimir Putin para libertar a Rússia da dependência de software das empresas americanas, levando a que as entidades e empresas locais optem por software produzido no país. Há inclusive ideias de taxar as empresas estrangeiras, tornado os seus produtos menos apetecíveis.

Ao converter todo esse software para soluções locais, consegue também que os dados dos seus cidadãos passem a estar localizados no país, em infra-estruturas controladas pelo próprio estado.

Várias cidades no mundo tentaram fazer já esta mudança, mas os casos de sucesso são poucos e várias acabaram por voltar às soluções originais. Pode ser que Moscovo consiga fazer a mudança, dando início ao processo que o estado Russo espera que seja um sucesso.

Bloomberg

Comentários

99

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luis
    luis

    Em Portugal também devíamos seguir esse exemplo.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      A julgar como as coisas são feitas em Portugal e qual o seu custo para Estado, isso deveria sair-nos muito caro e no fim, tudo funcionava mal – basta ver os milhões gastos nos sites dos serviços do estado e a forma como funcionam.

      1. Avatar de Alberto De Castro
        Alberto De Castro

        Não ía sair mais caro, ía sair gratuito se adotássemos o Linux.

        1. Avatar de Ze
          Ze

          Faz lá as contas.. Mentes iluminadas.. Percebem tanto de IT como eu de croché. Tanta gente a achar que o Open Source sai de borla em adopção empresarial…

          1. Avatar de Luis
            Luis

            A diferença é pagar a empresas portuguesas para implementar e manter o open source em vez de pagar à microsoft…

          2. Avatar de Ze
            Ze

            A diferença é ter algo usável e com suporte minimamente decente do que deixar de conseguir ser produtivo. Já passei por algumas empresas que tentaram essa abordagem, quer de office, quer de SO e algumas conseguiram uma taxa de penetração de 5%, outras tiveram de reverter, no meio disto, gastaram dinheiro, tempo e recursos que impediram as empresas de avançarem noutras áreas e noutros projectos que eram realmente importantes para o crescimento e melhoria de produtividade.

            O maior ganho que uma empresa pode ter, é informar-se sobre o seu tipo de licenciamento, sobre os seus direitos de utilização, fazer pleno uso daquilo que tem (que muitas vezes desconhece, então se for M$..) e negociar bem as renovações e as contrapartidas. Só em vouchers de formação vale bem a pena o trabalho de negociar.

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            E qual é o problema de pagar à Microsoft Portugal, com funcionários portugueses?

          4. Avatar de Cláudio Esperança
            Cláudio Esperança

            Os custos de licenciamento com o linux podem ser 0, logo o que foi dito não é incorreto. Sim, tens outros custos, como também tens com o software proprietário. Para mim, a principal vantagem do software opensource e teres a capacidade de resolveres problemas de configuração olhando para o próprio código-fonte (não existem caixas fechadas) e isto vale mesmo muito dinheiro. Claro que isto não é algo ao alcance dos fãs dos assistentes gráficos, para quem uma babysitter/consultor de um representante de qualquer software house é essencial…

        2. Avatar de Mike
          Mike

          E insistem em dizer que o Linux é grátis… suponho que se fosses técnico de IT, ou engenheiro de redes, em linux fosses trabalhar de borla. As empresas de software iam desenvolver aplicações específicas para o Estado de borla. O tempo que todos os funcionários iam despender para aprender as novas ferramentas não seriam pagas, etc.?!

          1. Avatar de Vasco
            Vasco

            Se o Linux fosse assim tão barato, já estava em todo o lado.

            Não me leiam mal, eu uso linux, – quando posso.

            Mas ainda não vi Office semelhante ao da Microsoft.

            Outra coisa: Isso de taxar o software estrangeiro é uma tolice, só por sorte é que uma empresa russa consegue produzir ferramentas com tanta qualidade como as que já existem.

            Só vai tirar competitividade às empresas russas.

            Mas…..

          2. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Estamos a falar de um povo que sabe o significado da palavra patriotismo, independência e que não tem uma atitude subserviente, ao contrário de outros estados… “ring a bell”

          3. Avatar de Mike
            Mike

            @Pérolas: achas que o que move o Putin é patriotismo?! LOL

        3. Avatar de APereira
          APereira

          Claro porque Linux nao necessita de ser suportado nem iria ser necessario dar formacao as pessoas.

          Meu amigo, em casa, sim Linux sai mais barato para quem souber o que está a fazer…para uma empresa, se nao tiver IT interno e afins fica mais caro.

          Isto já para nao falar em compatiblidades etc etc

          1. Avatar de N'uno
            N’uno

            O “IT interno” é fundamental para qualquer empresa, e deve ser proporcional à dimensão e complexidade do parque a suportar. Com o advento dos serviços cloud, onde os modelos SasS, IasS e o mais recente PaaS, este pode reduzir-se significativamente. Mas mesmo que se mantenham todos os sistemas internamente, não queiram comparar as dores de manter M$ versus manter Linux. Não é gratuito, mas requer potencialmente muito menos esforço para manter, particularmente quando temos um parque grande. Temos é que usar um IT que saiba o que está a fazer…

    2. Avatar de N'uno
      N’uno

      Concordo, mas creio que só conseguiríamos reduzir a dependência do vício M$, para referir o mais gritante, com a adopção de software open source. Aconselhável também noutra perspectiva da segurança, a disponibilidade.

    3. Avatar de Ze
      Ze

      Não vejo a vantagem, ia sair mais caro.

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Podia dar mais emprego a nível tecnológico.

        1. Avatar de sousa
          sousa

          A nivel tecnologico somos capazes, mas se já somos muito poucos agora, então para uma reforma desta dimensão destas precisas do triplo de tecnicos que não tens e capital portugues que não tens.Estarias a vender a reforma e o controlo ao estrangeiro. Não faz sentido para Portugal. Faz sentido sim é criar novas soluções com capacidade de competir la fora. E temos varios casos de sucesso. Quando tivermos uma “silicom valley” em portugal madura , então sim podemos pensar mais alto

        2. Avatar de Tony
          Tony

          Software de grandes dimensões, Oracle, Microsoft, SAP, etc só pode ser rentável quando vendido a grande escala, fazer em português para Portugal poucos conseguem, talvez um Primavera, Outsystems, Alert, mas são poucos

      2. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Trabalhas com o windows, certo? 🙂

    4. Avatar de Tony
      Tony

      Já se tentou e não resultou em Portugal. Neste momento não ha alternativa a tecnologia (software/hardware) americana ou criada por empresas americanas. A unica grande assim de repente, acho que é a SAP

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        É só olhar para o fracasso do McDonalds, Radio Popular e uma proeminente seguradora nacional…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Dizes 3 casos de sucesso… o problema não está aí mas sim no insucesso.

          1. Avatar de N'uno
            N’uno

            O insucesso tem inúmeras causas, e as principais são mais comportamentais do que técnicas. Não vou enumerá-las, mas entendo que não devemos julgar sem conhecimento nem tão-pouco assumir que a coisa é inviável porque há quem não tenha conseguido…
            No meu negócio, pequeno ou mesmo micro, é certo, não há M$. E tudo se faz lindamente.

      2. Avatar de Ze
        Ze

        Checkpoint, Huawei. Tens N exemplos de empresas non US.

      3. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Isso foi noutras vendimas! Agora, com android, smartphones, smat tvs, n distros o mundo deixou o obscurantismo da M$, passou a ser mais colorido e a aceitação de plataformas diferentes é notável! Mas, claro, não nos podemos esquecer dos forte$ intere$$e$ instalados que tentam evitar o inevitável!

    5. Avatar de Rui
      Rui

      Lol! Vê o que aconteceu na Baviera em 2004 e o que fizeram em 2010

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        O problema da Baviera foi mesmo a resistência à mudança, e a pré-formatação da malta, que nasceu, cresceu e sempre trabalhou exclusivamente com M$ Office…
        Este será, basicamente, o principal entrave. De resto, não é assim tão complicado.

    6. Avatar de Artur Oliveira
      Artur Oliveira

      Concordo, se a mudança para outra tecnologia semelhante ou superior compensasse e os custos fossem mais baixos que os praticados pela Microsoft

    7. Avatar de jorge
      jorge

      Portugal é Livre, pode escolher! Em Portugal felizmente usamos todos diferentes tipos de software.

      1. Avatar de Igor
        Igor

        O Jorge falamos aqui sobre software, e não e jogos
        Ja entregas-te uma vez IRS fora da Mozilla(por exemplo)

        1. Avatar de jorge
          jorge

          estou a falar que podemos usar…..não estou a dizer que forçosamente todos sejam compatíveis com tudo…. e como podes ter todos os browsers instalados para ti também não é problema usar o mozilla para umas coisas e usar o edge ou o chrome para outras.

  2. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Os casos de sucesso na mudança não são assim tão poucos e requerem trabalho e pode não ser possível em todas as áreas. Algo que em Portugal é difícil pois muita gente que manda pensa que é só mudar o programa e quem trabalha que se desenrasque. E ainda há a resistência à mudança…

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      E não esquecer as mentalidades! 🙁

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Os casos de sucesso em organizações públicas ou empresas de grande dimensão são mesmo demasiado poucos, os casos de tentativas é que não são assim tão poucos, mas grande parte reverteu ao modelo original.

      Num país onde 90% dos funcionários públicos são perfeitos info-excluídos onde mal sabem trabalhar com sistemas user friendly e precisam estar sempre a ligar para o servicedesk para coisas de crianças, não me parece que desse para fazer isso. Além disso, os custos quase nunca justificam. Pelo menos quando comparando soluções M$ com soluções opensource. Já se falarmos de outros fabricantes a realidade pode ser diferente.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        E outros 90% não conhecem o user tão user friendly que pode ser uma distribuição de Linux. Esses 90% de pessoas que falas faltam-lhes duas coisas: formação a sério e empenhamento na aprendizagem nessas ferramentas quando estão na formação. Também existe outro factor, é que boa parte das pessoas não conseguem pura e simplesmente aprender.

      2. Avatar de Paulo Andrade
        Paulo Andrade

        O meu avo usa Solus, caso encerrado.
        https://solus-project.com/

  3. Avatar de Paulo Neto
    Paulo Neto

    Sim, numa ditadura a estupidez não tem limites. A falta de ideias e o regredir no tempo é sinal de fraqueza. Pode também anunciar que vai deixar de vender armas e apelar à quem as compra “fabriquem-nas e libertem-se” de me dar a ganhar dinheiro. Podemos utilizar o que de bom foi inventado por alguém, sempre dentro dos limites e normas de cada utilizador.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      De estúpido o senhor Putin não tem nada, ao avançar neste sentido, em caso de uma guerra prolongada corta a dependência dos USA no que diz respeito a software, e mais importante ainda, no cenário ainda mais provável de uma ciberguerra, minimiza a possibilidade de penetração tendo um sistema não conhecido do inimigo e sem possibilidade do o fabricante que faz parte dos US ter algum tipo de envolvimento no ataque.
      Isto já para não falar na espionagem, acredito que a primeira coisa que o Putin fez foi mandar os Cisco lá do sítio da janela por causa da NSA.

    2. Avatar de maxim
      maxim

      Não querer depender de software americano, que tantos dados roubam e o estado depois tem tudo à mão é realmente uma ditadura. Dados de pessoas comuns isoladas não dizem grande coisa, mas se juntares a informação de todas as pessoas consegues descobrir muita coisa, e descobrir as fraquesas de um determinado grupo, neste caso, nação. É algo muito maior que nós

  4. Avatar de aaaaa
    aaaaa

    Acho muito bem. Se fosse ao contrário os americanos iriam fazer o mesmo.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      da Russia alem do Kapersky, não sei bem o que vem em termos de software…aaa e o Tetris

    2. Avatar de int3
      int3

      ao contrário dos americanos os russos são bastante patriotas e gostam do que é nacional deles. os states estão-se a marimbar. é um mix de culturas e etnias. ninguém é patriota lá.

      1. Avatar de eu
        eu

        hem? Ninguém é patriota nos states? lol

      2. Avatar de Aguamenti
        Aguamenti

        “We’ll make America great again” com cerca de metade das intenções de voto. Talvez seja bom começares a ver algumas notícias internacionais, para além das de tecnologia 😉

        1. Avatar de David
          David

          Maioria desses são rednecks que querem ir para o heaven, tão-se a borrifar para a terra, usam e abusam para garantir um estilo de vida mesmo que isso leve a destruição da propria terra.

          1. Avatar de Vasco
            Vasco

            Uiiiiiiiiiiiiií que medo a destruição da terra…..

            Acho que me vou matar só para não poluir….Nem “destruir o planeta”

            Estou-me a sentir tão culpado…..

            O progresso é diabólico……

            Só não percebi é porque esse progresso melhorou as condições de vida da população???

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Os americanos não são patriotas? Claro que não.
        Por acaso já reparaste que eles usam e abusam da bandeira nacional? Seja nas casas, carros, roupa, etc….. e lá ninguém os chama de salazaristas como nós por cá……
        Se há coisas que definem o americanos, uma delas é a bandeira nacional, a outra é pelo menos uma arma…… porque foi assim que nasceu o país, à lei da bala!

        1. Avatar de David
          David

          Tens que ver além da propaganda e perceber que o dinheiro é tudo para aquela gente, nesses locais onde o “patriotismo” impera nem o estado é bem vindo e é cada um por si, com armas!

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Porque o dinheiro não é tudo aqui no burgo… LOL

        2. Avatar de int3
          int3

          Não fazes a mínima ideia do que é ser realmente patriota. Se fosse para lá e andasse com bandeiras dos states comigo era patriota? As pessoas que vivem de lá nem sequer são naturais de lá Rui. Grande parte é mexicano, espanhol, britânico, francês (principalmente no canada por acaso) epa há n imigrantes. Os russos são russos desde sempre. é um povo que reside lá desde sempre. Seriam incapazes de fazerem mal uns aos outros. Ao contrário dos estados unidos em que vez toda a gente a matar-se uns aos outros. Epa país da liberdade. Grande liberdade. Não é seguro. enfim.
          Os Portugueses são grande patriotas, bem mais que os estados unidos, e é raro ver uma bandeira portuguesa certo? muito raro. E sentimos aquele orgulho Portugues quando somos destacados e defendemos sempre o nosso povo independentemente da situação que for! Os russo são assim também!

          1. Avatar de J
            J

            Os Portugueses, patriotas?
            Deu-me vontade de rir… só se fôr na “bola”, porque em tudo o que é importante, não.

    3. Avatar de jorge
      jorge

      pois pois …e quais são as alternativas? é tudo americano! libreoffice Android ios Ubuntu Linux java macOsX: Tudo americano! Facebook; Twiter; Instagram; Só vai atrasar mais a Russia.

      1. Avatar de Altair
        Altair

        Bom em se tratar de Linux, sistema de código aberto, basta eles criarem a sua própria distribuição, acho mais vantajoso que confiar em SO proprietário dos EUA.

      2. Avatar de Igor
        Igor

        O Telegram da Russia(por exemplo) e mesendger mais seguro em nivel mundial para utilisadores, e muito mais Jorge. Mas se não persebes nada em russo como podes dar comentarios assim? Bla-Bla-Bla?

        1. Avatar de J@rge
          J@rge

          Ubuntu americano ?? Lol , andas mesmo mal informado .

          1. Avatar de jorge
            jorge

            pois tens razão o linux kernel é da California, não é da america do sul.
            The Linux Foundation
            660 York Street, Suite 102
            San Francisco, CA 94110

          2. Avatar de int3
            int3

            jorge,

            A instituição “The Linux Foundation” é sedeada na CA em san francisco. Mas o kernel linux nasceu na finlandia e foi crescendo pela internet onde não existe fronteiras. Podes dizer que o Linux não é de nenhum país porque é de toda a gente e podes fazer o que quiseres com ele.

      3. Avatar de Alucard
        Alucard

        O Linux não é dos EUA, nem de país nenhum. Foi criado por um Finlandês em 1991, e actualmente é desenvolvido por milhares de programadores e empresas em todo o mundo. O código é aberto, é impossível ter lá backdoors sem que se descubram eventualmente.
        O LibreOffice idem.

        1. Avatar de int3
          int3

          é possivel contribuir com código que esteja vulnerável mas não de forma direta. há n maneiras de ver isso. e nem sempre dá para ver isso.

        2. Avatar de Altair
          Altair

          +1
          Finalmente alguem que sabe a verdade sobre o Kernel Linux, parabens.

          Nunca vi isso de Linux ser americano kkkkk

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            membros da administração da Linux: SUSE, FACEBOOK, QUALCOMM, CISCO, INTEL, PANASONIC, IBM, ORACLE, todos oriundos da Covilhã e Alenquer.

          2. Avatar de Alucard
            Alucard

            “A Linux” não é uma empresa, logo não tem administração. Existe uma fundação com associados, mas nem a fundação pode controlar o desenvolvimento do SO, ela existe sobretudo para o promover.
            A SüSE é alemã e a Panasonic japonesa, já agora.

          3. Avatar de Jorge
            Jorge

            Alucard todas as Fundações têm administração. A SUSE foi comprada pela americana Novell. Fica a Japonesa Panasonic para dar um aspecto mais universal 🙂

  5. Avatar de José Silva
    José Silva

    Vai mudar o mail ?
    leitor de mail e servidor de mail ….
    as isto vai ter um impacto muito reduzido no que as pessoas fazem!!!
    servidor de mail …. as pessoas não sabem o que está lá!!!
    leitor de mail … hoje em dias as pessoas estão habituadas a ir a um browser e ver o mail … qual o problema.
    se estivessem a dizer que iam já deixar de usar o windows isso seria uma revolução para os utilizadores, deixar de usar o office seria uma mini revolução … mas deixar de usar o Exchange e o Outlook …. é mais um “fait divers”.

  6. Avatar de leoni martini
    leoni martini

    Protegendo a tecnologia local com taxas e impostos prejudica o desenvolvimento do País a médio e longo prazo. As empresas subsidiadas deixam de desenvolver novas tecnologias enquanto as americanas ou aquelas que buscam inovação com novas tecnologias e desenvolvimento de novos produtos avançam. Acredito que a Rússia irá ficar desatualizada com passar dos anos. Mas, sempre tem um mas em tudo, se o governo investir em educação, universidades com polos tecnológicos seria até algo interessante, mas em subsídios e novas taxas e impostos. Deixem a tecnologia evoluir e o mercado decidir qual sobrevive e qual tecnologia fica obsoleta. Dica: Rússia, investe no desenvolvimento em Linux e libreoffice, mas investe verdadeiramente.

  7. Avatar de pokemonMaster
    pokemonMaster

    Pensava q quem frequentava este forum tivesse mais cabeça q uma galinha, mas pelos comentários q aqui vejo…
    Em vez de apoiarem a internacionalização e cooperação entre paises q leve a uma união dos povos preferem apoiar uma medida puramente nacionalista do tipo “bora lá usar só aquilo q é nosso e romper os laços com outros paises”. Depois queixem-se que surgem guerras ao nível militar com mais facilidade! Com pensamentos destes o q me admira é q haja alguem a ficar admirado.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      terias toda a razão se “apoiarem a internacionalização e cooperação entre paises” não significasse, na prática, uma cedência ao [quase] monopólio das grandes multinacionais e ao lado mais perverso do capitalismo. e neste caso significa já que a microsoft (como outras) é o paradigma disso mesmo.
      tal como o @slowpoke diz um pouco mais abaixo as preocupações talvez passem mais pela privacidade ao que eu acrescentaria mesmo a segurança e a necessidade de ter a certeza [possível] de que alguém do outro lado do oceano não nos desliga a máquina do café no exato momento em que precisamos mais do que nunca daquele expresso 😉

    2. Avatar de MAFF
      MAFF

      Concordo e discordo. O verdadeiro problema como o slowpoke referiu abaixo é mais com base em segurança e privacidade. Imagina que o fbi chega ao pé do bill gates e diz “bill, és americano não és, então passa pra cá a info dos russos e dos portugueses que temos informações secretas que eles andam todos a preparar terrorismo”

      Guerras vão haver sempre

    3. Avatar de Alucard
      Alucard

      Quem é anti-globalização e contra o capitalismo desregulado é cabeça de galinha? Respeita quem tem uma ideologia diferente da tua.

      Guerras sempre haverá, precisamente porque são muito lucrativas para o sistema do grande capital globalizado em que vivemos.

    4. Avatar de Telmo
      Telmo

      Só pelo teu “nickname”, já vi que és um entendido!!!

      1. Avatar de pokemonMaster
        pokemonMaster

        Pq se fosse um nickname tipo “TelmoBarretoSilva” a opinião seria muito mais valida! Se não tens nada util a acresncetar fica caladinho sim? 😉

  8. Avatar de Tony
    Tony

    Seria o mesmo que abandonar todas as marcas de Automóveis e maquinas de industria que vêm da Alemanha. Não seria o o fim do mundo, mas seria complicado

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Isso seria MUITO mais fácil.

  9. Avatar de slowpoke
    slowpoke

    Acho que por de trás desta medida, estão preocupações com a privacidade e não tanto a ver com a dependência em relação às empresas de software americano.

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Onde é que eu já vi este filme… Ah já sei Baviera!

  11. Avatar de lelo
    lelo

    No meu ver o Sr Putin quer ter o poder absoluto, neste caso, na internet. Todos sabemos que o Sr Putin antes de ser presidente era o diretor das secretas russas. Não é preciso ser muito inteligente para saber o que ele deseja.

  12. Avatar de Tony
    Tony

    Também se vai desligar da ICANN? que é gerida nos Estados Unidos

  13. Avatar de Bugas
    Bugas

    Por trás desta notícia que vale o que vale, está apenas a vontade do czar Putin I de controlar tudo e todos. A nível de TI à muito tempo que a Rússia tem capacidade para fazer isso e criar software próprio

  14. Avatar de Altair
    Altair

    Provavelmente substituirão por soluções Open Source, Linux e outros softwares, ao meu ver será uma mudança positiva, nada é melhor do que poder ter um sistema Open Soure.

  15. Avatar de Xinuo
    Xinuo

    Pode ser sério e pode ser uma cartada.

    A Microsoft também estava em maus lençóis na China, mas cedeu em muitos pontos e o governo Chinês liberou o uso dentro do governo. O governo havia proibido novas versões do Windows fossem instaladas e iria abrir um processo antitruste contra a Microsoft. Me parece que a Microsoft deu os fontes do Windows há uma empresa parceira na China de modo que o governo Chinês pudesse fazer as modificações no Windows 10.

    Talvez o Putin, ao ameaçar deste modo, consiga as mesmas regalias que a Microsoft deu ao governo chinês.

    Vale lembrar que é idiotice dar há uma empresa estrangeira o virtual controle de todos computadores, principalmente estando a empresa sediada num país com quem se vive as turras.

  16. Avatar de cabecinha pensadora
    cabecinha pensadora

    já muitos tentaram mas ninguém consegui e nao ser desta igualmente

  17. Avatar de J@rge
    J@rge

    Depois do Snowden nada é como dantes . Não acredito que seja só por razões econômico/financeiras , terá a ver de certeza também com a questão segurança e privacidade .

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Sim, mas ao contrário! Ou seja, Putin passa a controlar tudo o que se passa nos sistema de informação na Rússia. Não é privacidade nenhuma que querem aumentar, é poder controlar toda essa privacidade 😉
      Na Rússia tudo é controlado, teres uma empresa americana a gerir todo o sistema informático é retirar ao Estado Russo o poder de controlo da população. Se for tudo feito internamente, o Putin pode aceder a tudo como lhe apetecer, a quem quiser e quando quiser.

      1. Avatar de Gonçalo Oliveira
        Gonçalo Oliveira

        +1
        Acho que é precisamente isso que o Camarada Putin pretende: ter o controlo absoluto da informação. E pelo meio, justifica a invasão da privacidade disfarçada de um patriotismo xenófobo.

  18. Avatar de franguinhos
    franguinhos

    boa oportunidade, para se vender o linux, aos russos, lol

  19. Avatar de Rui
    Rui

    Lembro-me de uma região alemã que tomou uma medida semelhante e….. voltou atrás e regressou ao windows.

    Sejamos francos, não existe plataforma à face da terra mais universal e barata! Não é só o SO dos PC, é todo o software. Concordo que se deve evitar poupar ao máximo na aquisição de software, mas temos de pensar em alternativas válidas ou então regredimos quase à era da pedra.

    No caso Russo é diferente. É uma potência militar rival dos EUA e não querem depender dos americanos, porque se algo correr para o torto, ninguém tem dúvidas que os americanos vão usar as fragilidades dos software que têem a benção de Langley!

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Se estás a a falar da cidade de Munique, garanto-te que não mudaram para Windows, e que continuam a usar linux.
      A noticia que a implementação do linux tinha sido um fracasso e iriam voltar ao windows foi muito mal contada, ve aqui http://www.theinquirer.net/inquirer/news/2423164/munich-officials-are-sick-of-linux-and-want-windows-back

    2. Avatar de N'uno
      N’uno

      Mais universal nim, e mais barata definitivamente não. Mas concordo com o último parágrafo!
      Como o João escreveu, a tal região alemã será um bom exemplo, mas do sucesso e não do insucesso, salientando algumas dores típicas da adopção de alternativas à confortável M$ (para os utilizadores).
      Chamar à adopção das fantásticas ferramentas que já existem no mundo open source uma regressão “à idade da pedra” é algo retrógrado e indiciador da preocupante tendência de elevar a M$ a um estatuto que definitivamente não tem, o de estar no topo da inovação e da tecnologia. Até poderá competir taco a tacto pontualmente nalgumas frentes, mas tem, a meu ver, cada vez menos protagonismo no mercado.

  20. Avatar de RubenS
    RubenS

    Regredir no tempo é o que está a dar! Mais um a la coreia do norte tanto querem evoluir q so pensam em si em vez d se liberalizarem internacionalmente.

  21. Avatar de paulo pires
    paulo pires

    Do meu ponto de vista estamos perante uma nova Coreia do Norte mais ocidentalizada… Gostava de saber se o Psycho Putin vai fazer o mesmo para a Medicina, Tecnologia de Armamento, Futebol (ahahah), etc enfim todo o conhecimento.
    Todos sabem que pretende apenas controlar a informação. Quando o Poder está nas mãos de um desequilibrado como Putin (e joga com isso) a Democracia e as Nações Unidas não têm solução possível. Ele prende, mata, esfola e nem pestaneja.

  22. Avatar de Joselito Fagundes
    Joselito Fagundes

    o que eu quero um sistema que seja tudo grátis! até o PC seja low cost!

  23. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Putin volta a renascer a KGB e agora esta notícia…os objectivos são óbvios! Só não vê quem não quer (ver)…neste caso ler…hehe… 🙂

  24. Avatar de Putinado
    Putinado

    Rússia, esse baluarte da liberdade.

  25. Avatar de Mike
    Mike

    Engraçado que há aqui malta que pensa que é uma questão de custo ou de dar oportunidade a empresas locais!! Estamos a falar de Putin!! Ele não dá ponto sem nó… não vejam esta ação como sendo um modelo a seguir porque podem queimar-se.

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      Então não!!! Ele está, e muito bem, a proteger os interesses russos e a preparar-se para o que ai vem! Eles até já têm os seus próprios processadores. Só os estados carneirada é que se poêm a jeito e no dia em que disserem, “ai agora não quero”, levam com um ataque via software fechado e licenciado… até borregam…

      1. Avatar de Mike
        Mike

        tu estás mesmo a ser “anjinho” de propósito ou achas que é mesmo porque o Putin está a proteger o povo russo?!

  26. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Hoje em dia o Open Source já tem muita qualidade. Nalguns casos consegue concorrer de igual para igual com o software proprietário.
    Falando por experiência própria, eu utilizo tanto linux como windows diariamente e não sinto falta de absolutamente nada quando utilizo linux.
    Muito sinceramente, o que falta ao linux é utilizadores “normais”. Só com uma boa base de utilizadores é que existe interesse em desenvolver a plataforma.

  27. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    aqui no Brasil, a caixa econômica federal, usa debian. já pensou se eles o abandonassem e fosse para o M$?
    da para ser feito, mas iria gerar gasto.
    mas então qual o problema do Linux?
    existem uma centena de distribuições, para os mais diversos fins
    se escolher uma mal customizada, já era.
    valores? o gasto vai ser o mesmo, pois o sistema se vai ser pago ou não, não importa. quem vai trabalhar com ele, vai cobrar.
    então, teste o arch Linux ou o manjaro xfce.
    é depois me diga, se valeu ou não a troca