Politécnico da Guarda abre o primeiro TeSP em Cibersegurança

32 Comentários

Estima-se que em 2019 haverá um défice de dois milhões de profissionais de cibersegurança à escala global. Com o objectivo de ajudar a colmatar esta necessidade, o Instituto Politécnico da Guarda abriu o primeiro Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) na área da Cibersegurança.

cyber_03


A área da segurança Informática é hoje uma das mais importantes no segmento das TI mas há falta de muitos profissionais. De acordo com dados recentes, 80% das empresas Europeias já tiveram um incidente na área da cibersegurança e muitas nem sabem que já foram atacadas.

Cada vez mais os ataques são polifórmicos, altamente mutáveis e facilmente os atacantes conseguem controlar o ataque remotamente e nesse sentido é importante ter o melhor know how para proteger as empresas/organizações, em especial a informação.

Com o objectivo de implementar, analisar e gerir redes de comunicação e equipamentos, e planear, projectar e desenvolver software, salvaguardando os requisitos de segurança de acordo com as necessidades das organizações o primeiro TeSP em Cibersegurança visa dotar os alunos de conhecimentos nesta área.

cyber_02

Em termos de plano curricular, serão leccionadas disciplinas na área da análise forense, sistemas operativos, hacking, redes e programação. O Instituto Politécnico da Guarda tem ainda parceria com as seguintes empresas, onde os alunos poderão realizar o estágio:

  • Dom Digital, Novas Tecnologias da Informação, Lda
  • AltranPortugal, SA
  • Dognaedis, Lda
  • Sodecia da Guarda, SA
  • Streamline, Lda
  • GEFGuarda, Lda
  • Desinel Informática e Eletrónica, Lda
  • Claranet Portugal Telecomunicações, SA
  • ADSI
  • ADNLogico Tecnologias de Informação, Lda
  • Wuso, Web Usability Solutions, Lda.
  • Explorinova
  • Câmara Municipal da Guarda
  • Visabeira Pro Estudos e Investimentos SA

Pode ver todas as informações sobre o curso aceda aqui. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 16 de Setembro.

O Instituto Politécnico tem ainda em funcionamento a Academia Cisco, Academia Oracle, Licenciatura em Engenharia Informática (entre outras) e também vários TeSPs na área da tecnologia e não só.

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Até que ponto este curso dará trabalho a quem o concluir?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se fores bom, conta comigo para te ajudar a arranjar emprego. Propostas há muitas, faltam profissionais 🙂

      Abraço
      PP

      1. Avatar de Pedro H.
        Pedro H.

        @Pedro Pinto: Não achas que faltaria uma cadeira de Engenharia Social?
        Cibersegurança é bom, mas é aplicado à máquina.
        Deviam ser formados formadores que educassem as empresas a terem boas práticas ao nível humano, porque muitos dos problemas de hacking advém de falha humana…

        1. Avatar de neapo
          neapo

          Falta psicologia social, mas preferiram dar um tacho a um prof de português sabe-se lá porquê.

        2. Avatar de Pedro Pinto

          Engenharia Social faz parte da disciplina de segurança informática

      2. Avatar de João
        João

        O fundamento da minha questão é que na área da cibersegurança uma licenciatura de engenharia informática vai ser sempre requisito isto poderá ser só mais uma mais valia ou estarei enganado?

        Abraço

  2. Avatar de Artur Jaques
    Artur Jaques

    Só falta mesmo é professores de qualidade porque o resto já todos sabemos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Professores de qualidade/esforçados e alunos curiosos. É este o segredo na minha perspectiva.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Tens de recuar 20 anos então. E a tendência é para piorar, nas entrevistas que costumo fazer para reforço da minha equipa, o mais normal é acabarem o curso e não saberem nada de nada, curiosidade e “brincadeiras” como se fazia no meu tempo em casa é praticamente inexistente, isso aliada aos cursos maioritariamente teóricos dá origem à grande falta de competência de informáticos que temos, assim como se reflecte nos ordenados que recebem.

  3. Avatar de Cleberson
    Cleberson

    Acho que todos devemos olhar para esta oportunidade, a Cisco também está com esta iniciativa. http://www.cisco.com/c/pt_pt/about/press/news-archive-2016/20160614.html

  4. Avatar de neapo
    neapo

    Para que raio um curso destes tem língua portuguesa? Já não chegam 12 anos da mesma? Ainda por cima com um peso tão elevado quando cadeiras especificas Redes de Computadores II, é ridículo.

  5. Avatar de Antonio
    Antonio

    Isto é um curso que desejo tirar há anos! Vou pensar seriamente em mudar-me para a guarda para tirar este curso. Sendo que penso que seja o único instituto em portugal a fazer este curso.

    1. Avatar de Anywyay
      Anywyay

      Tens em felgueiras um licenciatura de Segurança Informática (e é LICENCIATURA)

      http://www2.estgf.ipp.pt/cursos/licenciaturas/seguranca-informatica-em-redes-de-computadores

    2. Avatar de Ze
      Ze

      Errado, existem já vários mas só em Lisboa e Porto, inclusive em Lisboa (Oeiras) vai abrir a escola de comunicações da NATO (Antigamente sedeada na Itália) com um curso que será dos melhores de cibersegurança.

      1. Avatar de neapo
        neapo

        É só para engenharia militar, portanto cagarim para isso.

    3. Avatar de No one
      No one

      Em Beja na ESTIG tens o mestrado em engenharia de segurança informática, que por acaso foi a primeira escola em Portugal a abrir um curso virado para a ciberseguranca.

      Posso te dizer que tirei o mestrado em questão e gostei imenso para além de achar que está muito completo e foi bem leccionado por professores muito competentes

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, mas são coisas diferentes. Este é um TeSP, o de Beja, que eu também conheço, é um mestrado.

    4. Avatar de Pedro Pinto

      Ca te espero 😉 fazes TeSP em Ciberseguranca, LPI e CCNA, CCNAS e CCNP

  6. Avatar de tmp
    tmp

    Na altura que tirei o CET é que deveria já existir algo como isto. É nesta área que sempre tive mais curiosidade e que um dia mais tarde gostaria de trabalhar como profissional, agora estando em Engenharia informática já não consigo aprender estas coisas da maneira que gostaria. Talvez um dia mais tarde, quem sabe.
    Mas penso que é um bom ponto de partida para o Politécnico da Guarda e num futuro próximo muita gente irá seguir estas áreas no ramo da informática.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Existem pós graduações ou mestrados na área, mas apenas em Lisboa e Porto.

    2. Avatar de poiou
      poiou

      há uma pos graduação no politécnico de leiria

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Tirei a pós graduação em Leiria e recomendo.
        Professores de qualidade e com muita experiência.
        É uma PG em parceria com a PJ.

  7. Avatar de poiou
    poiou

    Pedro Pinto, se o curso der em mestrado, para o ano vou ter à guarda

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, é esse o objectivo. Vem cá que seres bem recebido 😉

      1. Avatar de poiou
        poiou

        Há a possibilidade se ser já para o ano, ou é um objectivo a longo prazo?

  8. Avatar de neapo
    neapo

    Porque tem este curso língua portuguesa? Ainda por cima a valer tanto quanto algumas cadeiras estruturais do curso? Isto sim é de criticar, já não bastam 12 anos na escola?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Faz parte da base. Português nunca é de mais, ainda mais nesta fase.

  9. Avatar de neapo
    neapo

    Não venhas com desculpas esfarrapadas, por essa lógica tu que tiraste engenharia informática porque não tiveste Português durante os 5 anos de curso? Afinal, Português nunca é demais… right

  10. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Confesso que este curso me puxou bastante, mas sendo um curso na área de segurança e o site do IPG ser extremamente confuso e com falta de segurança(com uma simples troca de ID’s no URL, dava para ver as informações pessoais de todos os alunos já candidatados) pesou bastante na minha decisão.

  11. Avatar de António Dias
    António Dias

    Isto é algo que não me importava de aprender mas já estou a ficar velho para tirar mais cursos, LOL.

  12. Avatar de Duarte
    Duarte

    Na ATEC também há ou vai haver

  13. Avatar de antonio
    antonio

    isto ainda existe ? acedi ao site mas não encontrei nada