Usa a Bash no Windows 10? Não se esqueça de a actualizar

25 Comentários

Uma das maiores novidades que o Windows 10 recebeu com a Actualização de Aniversário foi a chegada da Bash. Muitos ainda procuram descobrir como o podem usar no dia-a-dia.

Como um qualquer outro sistema, mesmo que dentro do Windows, a Bash precisa de ser actualizada. Veja como o deve fazer dentro do Windows 10.

Windows 10

Não sendo uma versão completa do Linux, a Bash que está no Windows 10 permite aos utilizadores usarem uma panóplia de comandos e realizarem um largo conjunto de acções, como se estivessem dentro de um verdadeiro Linux.

Tal como outro qualquer sistema operativo, também este precisa de actualizações periódicas, algo que se pode fazer de forma simples e com dois simples comandos.

Como saber se tem actualizações da Bash para fazer

Para saber se tem actualizações para serem feitas, é mostrada uma mensagem sempre que lançar a aplicação Bash. São indicadas quantas estão disponíveis e qual o seu grau de criticidade.

Windows 10

No momento em que a Bash é lançada é feita a verificação e, caso existam actualizações, estas vão ser mostradas.

Actualizar a lista de pacotes da Bash do Windows 10

Uma vez que esta Bash é um subsistema do Ubuntu, os comandos a usar são todos similares aos já usados. O primeiro comando que devem usar irá actualizar a lista de pacotes a actualizar.

sudo apt-get update

Este comando deve ser usado com permissões de root e por isso é usado o sudo.

Windows 10

Após colocarem a palavra-passe e carregarem no Enter a lista de pacotes vai ser actualizada, sendo mostrado na janela da Bash todos os passos que estão a ser realizados e quais os pacotes que estão a ser avaliados.

Windows 10

No final o processo termina com o sucesso da actualização da lista de pacotes.

Actualizar os pacotes da Bash no Windows 10

O passo seguinte é a actualização dos pacotes para as novas versões. Para isso será usado apenas um comando, que dará instruções para as actualizações.

Tal como no Ubuntu este comando é baseado no apt-get, com indicações para actualizar.

sudo apt-get upgrade

Mais uma vez é usado o comando sudo para o executar com permissões de root.

Windows 10

Depois de determinada a lista de pacotes a actualizar, o Ubuntu irá pedir ao utilizador que autorize (ou não) a instalação dos novos pacotes. A resposta deverá ser S para avançar.

Windows 10

Todo o restante processo desenrola-se de forma automática e sem qualquer necessidade de intervenção dos utilizadores. Todos os passos vão ser mostrados ao utilizador, para que este tenha presente o que está a ser feito.

Windows 10

No final o processo termina sem a apresentação de qualquer mensagem de erro. Simplesmente o processo acaba e a shell fica pronta a usar usada noutros processos. Estas actualizações podem ser realizadas sempre que o utilizador pretenda, sem que no entanto exista sempre actualizações disponíveis.

Procurem periodicamente por actualizações e sempre que os alertas forem apresentados façam essas actualizações, para manterem a vossa Bash actualizada, tal como fazem com o Windows 10.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    95% das pessoas nem sabe o que isso e e os que sabem usam linux..bash no windows e inutil. Bom para geeks brincarem

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Até a bash ser lançada, eu utilizava cygwin.

      Eu e muitos milhares.

    2. Avatar de Exemplo
      Exemplo

      Nunca consegui habituar-me ao Linux, tentei muitas distros: arch, mint, ubuntu, manjaro.

      Sinto sempre a falta de qualquer coisa office, hotkeys, melhores drivers, apps.

      Tento por uns meses mas volto ao Windows. Mas sem duvida que ao nível de kernel o Linux é muita vezes melhor.

      1. Avatar de maxim
        maxim

        linux so memo para trabalho, não consigo encontrar maneiras de me entreter como no win :/

  2. Avatar de censo
    censo

    E desinstalar a Bash? É possível? Eu não preciso disto para nada.

      1. Avatar de Maison
        Maison

        Pedro ja testou o mtr instalado? Aqui para mim ele da erro de socket porem vi que ninguem conseguiu solucao ja testou?

        1. Avatar de Aybara
          Aybara

          Tem de correr a bash como admin windows, para poder abrir sockets.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Opá, mas que grande salganhada que para aqui vai.

    Desde quando é que o Bash é um “subsistema” do Ubuntu? É que já o Bash era um adolescente ainda o Ubuntu não existia.

    Não era mais fácil chamar as coisas pelos nomes que têm, dizer algo do género “Usa o Ubuntu no Windows 10? Não se esqueça de o actualizar”?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Subsistema do Windows para Linux….nada mais que a Bash. Não há nenhum Ubuntu no Windows.

      “https://pplware.sitedev.pt/microsoft/como-activar-a-bash-no-windows-10-em-8-passos/” Ou a Microsoft estará errada?

  4. Avatar de Ângelo
    Ângelo

    Ainda não percebi para que serve isto. Para quê que nos serve correr comandos linux no windows? É para correr programas exclusivos do linux no windows? Em termos práticos e simples, isto é para quê?

    1. Avatar de André
      André

      Para mim serve como alternativa ao putty, de resto ainda não encontrei outra utilidade pelo menos por enquanto…

    2. Avatar de Exemplo
      Exemplo

      vi, ssh, tmux, etc

      Isto foi sempre uma grande vantagem nos Macs!

      1. Avatar de AeOnFluX
        AeOnFluX

        Tirando isso nao serve mesmo para mais nada, não o acho tão completo e funcional como “ubunto original”, porque digamos que de passagem a bash no w10 nao passa de uma mera cópia do linux.. nao lhe vejo muito futuro

  5. Avatar de Luis Rosa
    Luis Rosa

    Com essa do Windows Aniversário bem me lixaram.
    Tinha o Windows 10 Home N, meti o Aniversário e agora quando ligo o Smartphone e o tablet, por fio, para passar fotos etc. para o PC em ver de ver os ficheiros, não os vejo e, vejo é pastas que se referem a alterar o sistema operativo do Smartphone e do tablet.
    Só agora dei conta disso, estive de férias e, como já passaram 10 dias, estou tramado; não posso fazer nada.

      1. Avatar de Luis Rosa
        Luis Rosa

        Já fiz… e não deu!
        Obrigado

          1. Avatar de Luis Rosa
            Luis Rosa

            Maravilha Pedro Simões… impecável!
            Obrigado… grande abraço

          2. Avatar de Luis Rosa
            Luis Rosa

            Peço desculpa trocar o nome… mas vc é um Simão que vale por vários Simões!

  6. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    O WSL é inútil por enquanto, nao da para ver outras drives além do disco do sistema (nada de discos externos), não podemos aceder a pastas partilhadas e não tem suporte para fuse.

    1. Avatar de SpeedyAlmeida
      SpeedyAlmeida

      Eu tenho à volta de 10 drives e consigo vê-las todas. Já experimentaste ir a /mnt ?

  7. Avatar de cs
    cs

    De momento não é necessário o sudo, todos os utilizadores tem privilégios de root.