Facebook alerta: Adblock Plus bloqueia publicações de amigos

39 Comentários

Recentemente, o Facebook anunciou uma nova forma de apresentar publicidade capaz de passar pelas restrições aplicadas por software que se dedica ao seu bloqueio, mas o Adblock Plus não tardou em responder e deu a conhecer uma forma para evitar novamente a publicidade.

Agora, o Facebook deixa o alerta: com esta solução do Adblock Plus, publicações de amigos e de páginas que segue vão ser também bloqueados.

facebook_adblock


Foi há poucos dias que a maior rede social deu a conhecer novas medidas no combate aos bloqueadores de publicidade, que tantos utilizadores da rede utilizam diariamente. Mais concretamente, os conteúdos publicitários passariam a ser capazes de enganar os softwares de bloqueio de forma a serem exibidos através de um cruzar de códigos HTML dos seus anúncios com o conteúdo da rede, com o objectivo de tornar os bloqueadores de publicidade ineficazes.

No entanto, a resposta por parte de um dos maiores softwares dedicados ao bloqueio de publicidade, o Adblock Plus, chegou muito rápido, dando a conhecer um método que voltasse a evitar a publicidade… só que este método poderá bloquear mais do que publicidade.

facebook_1

Ao TechCrunch, o Facebook declara que as orientações dadas pelo Adblock Plus poderão barrar conteúdos de amigos e de páginas de fãs que nada tenham que ver com publicidade.

No comunicado pode ler-se:

Estamos desapontados com as empresas de ad blocking que estão a bloquear pessoas no Facebook, já que estas novas tentativas não barram apenas anúncios, barram também publicações de amigos e de páginas. Isto deixa de ser uma boa experiência para o utilizador e planeamos resolver o problema.

E como poderá o Facebook resolver este problema?

A empresa terá novamente que criar ferramentas capazes de “bloquear” as acções do Adblock Plus, para que este volte a ser incapaz de bloquear conteúdos nas páginas de Facebook, algo que ser espera que ainda hoje fique solucionado.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Serato
    Serato

    Facebook purity…..

  2. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Facebook diz ” Isto deixa de ser uma boa experiência para o utilizador” afinal quem não quer aqueles amigos com virus e bots, e sites clickbait. E publicidades disfarçada de noticias.
    Eu sou a favor da publicidade, canais de youtube que gosto e sites que o conteúdo me agrada ( e não têm aqueles títulos e clickbait por todo o lado), eu apoio e adiciono excepções a sites e canais, pk merecem receber por isso.
    Tudo o que só funciona com “Likes” e clickbait, e coisas assim, está bloqueado.

    1. Avatar de Jesus Jose
      Jesus Jose

      publicidade jamais, pagar por jogos windows office e software jamais, os pcs ja sao caro nao quero pagar mais nada. o mesmo para iphone e ipad

      1. Avatar de Pedrobit
        Pedrobit

        +1 melhor comentario de hoje

      2. Avatar de darkvoid
        darkvoid

        Se todos fossem como tu não poderia haver profissionais a fazer, jogos, windows, softwares filmes etc etc etc

  3. Avatar de zefra
    zefra

    Publicidade nem pensar. Compreendo que seja necessaria para o negocio. Mas compreendam que nao e necessaria no meu negocio.

    1. Avatar de Jesus Jose
      Jesus Jose

      publicidade jamais, pagar por jogos windows office e software jamais, os pcs ja sao caro nao quero pagar mais nada. o mesmo para iphone e ipad. jamais pagarei por software.

  4. Avatar de Ricardo Saraiva
    Ricardo Saraiva

    golpe baixo, mas alguem usa internet sem adblock? nao vejo qual o problema, o pplware mesmo com adblock consigo ver a sua publicidade nao intrusiva..penso que em nada leso o site mas se estou enganado esclarecam me pff.

  5. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    a solução é simples
    voltem ao metodo antigo e o adblock plus faz o mesmo

  6. Avatar de Vitor Marques
    Vitor Marques

    Prefiro não ver publicidade se bloquear amigos azar…

    1. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Não é bem bloquear amigos Vitor, é mais bloquear o facebook.

  7. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    “Estamos desapontados com as empresas de ad blocking que estão a bloquear pessoas no Facebook…” Coitadinhos estão preocupados com as pessoas… Até parecem que se preocupam, escória da humanidade quem escreveu esta infelicidade.

    1. Avatar de will
      will

      E depois bloqueiam conteúdos de paginas a determinados utilizadores a não ser que pagues. Enfim!

  8. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Por mim, eu até agradeço, recentemente é só publicidade no feed de notícias, já me custa um pouco distinguir o que é notícia do que é publicidade e ainda por cima certas pessoas com virus ou lá o que é a publicarem coisas que não lembram a ninguém e que me faz alguma confusão como é que o facebook o permite

  9. Avatar de ...

    …bloqueia???…alguns ainda bem!…se não tivesse já instalado, instalava…aliás se reinstalar reforçará a sua eficácia? ;P

  10. Avatar de nobody
    nobody

    aposto que é um esquema para as pessoas nao usarem adblock para o facebook ganhar mais dinheiro das publicidades

  11. Avatar de Bruno Nogueira
    Bruno Nogueira

    Sim realmente não percebo qual é o drama.
    Como já referiram, até faz jeito porque amigos que publicam publicidade no facebook não são amigos, são bot’s! 😀
    Acho que estão a exagerar, eu uso desde sempre e nunca vi nada a ser bloqueado.

    1. Avatar de Lol
      Lol

      “eu uso desde sempre e nunca vi nada a ser bloqueado. ”

      Se usas desde sempre , como sabes se nada e bloqueado ?

  12. Avatar de Diogo
    Diogo

    Desculpem amigos, mas viver sem publidade >>>>> ver as vossas fotos na praia

  13. Avatar de João Reis
    João Reis

    uBlock há muito tempo 🙂

  14. Avatar de Pedro Miguel Santos
    Pedro Miguel Santos

    usem o uBlock…

    este pelos menos (para já) não recebe dinheiro para deixar ‘passar’ certas publicidades…

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    Se facebook e outros não fossem tão abusivos, se calhar as pessoas não tinham necessidade de add blockers.
    Temos aqui bom exemplo no sapo. Sim pq chamar “parceiros” à publicidade, não deixa de ser publicidade…

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Buuuhuuu… que pena… não!

  17. Avatar de Doom
    Doom

    Quer dizer, o face fica desapontado com os da AdBlock porque bloqueiam publicações de amigos. Deviam ter pensado nisso antes. Tentaram dar a volta ao AdBlock ao passar publicidade que supostamente quem tem AdBlock não quer ver. Quem fica desiludido, somos nós com o Face :\
    O que eles querem é ter publicidade caso queira ver as publicações dos meus amigos.

  18. Avatar de censo
    censo

    Para alguns amigos…pode bloquear tudo o que eles publicam !!

  19. Avatar de JP
    JP

    Tretas, isso é estragias de Marketing só para deixarem de usar adblock, todos nós sabemos que o Facebook publicita anuncios no sua própria rede social muitos desses anuncios eram bloqueados pelos adblockers, Facebook anuncia que vai fazer bypass ao adblock e como forma de ter isto mais facilmente resolvido, inventou uma história destas, para as pessoas que são viciadas no facebook desligarem o adblock

    Junta-se os puzzles todos, quem é teimoso vai levar com “bypass” aos adblockers, quem não é teimoso e não entende nada, o Facebook agradece por caírem na sua jogada..

    Só é enganado quem quer!

  20. Avatar de Ratanplan
    Ratanplan

    Deveria ser 90% de publicidade e apenas 10% de conteúdo. Quem não quer abandone o Facebook.

  21. Avatar de Armando
    Armando

    Boa, ao menos vejo publicações importantes e não as fotos de praia e boa vida dos meus amigos.

  22. Avatar de MLopes
    MLopes

    a necessidade que o facebook sente em contornar os adblockers tem exclusivamente a ver com as suas receitas de publicidade. é mau para o negócio que haja bloqueadores de publicidade. os anunciantes ficam menos disponíveis para gastar dinheiro já que o retorno potencial diminui.
    agora preocupação com os utilizadores?! a sério? nem os seus próprios “filtros” funcionam! quando dizemos que selecionamos que queremos ver menos de uma determinada coisa (memórias, etc) continuamos a ver como se nada tivéssemos feito…

  23. Avatar de Joe Fagundes
    Joe Fagundes

    Salafrários!

  24. Avatar de Arkan
    Arkan

    É mais facil eu remover o facebook, que remover o adblock+host+ublock!

    Vão passar fome como varios e varios programas da playstore estao ja…como o musicxmatch, cheio de propaganda e mesmo fechado fica baixando videowareads no smartphone!

  25. Avatar de manuel jose
    manuel jose

    Menos degredo para ver!!! Vou ja instalar todas as outras versoes para ver menos ainda

  26. Avatar de ofertaspagas
    ofertaspagas

    quando á uns dias anuciaram que o adblock deixava de funcionar na timeline nessa mesma altura em 30 min vi 10 post na timeline que era pagos para la estar dos quais 9 eram de paginas de facebook que roubam dados e scam de dados e dinbheiro, desde pokebolas infinitas no PkGo e afins, se querem o pessoal a ver a publicidade nao deixem passar qualquer besteira que vos paga, simples, hoje a minha aplicação de block, recebeu update ao host e afins e ta toda essa porcaria de scam de dados e afins tratada, o pessoa usa adblock porque so aparecem anucios estupidos, entao na internet onde nao existe qualquer tipo de controlo aparece todo o tipo de besteira possivel, se mesmo com controlo como na televisão é o que é entao num sitio onde onde o controlo nao passa de falsas seguranças passadas ao pessoal…

  27. Avatar de Khidreal
    Khidreal

    a mim cheira-me é que o facebook já não tem maneiras que o ADBP pare de lhes bloquear a publicidade, e então a empresa veio cá com a historia do “bloqueia amigos e sites que segues” para ver se os utilizadores deixam o ADBP, para assim voltarem a exibir publicidade.
    eu acho muito estranho o facebook usar o mesmo modo como apresenta publicidade e clickbaits para apresentar publicações de amigos e sites…

  28. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Sou contra o acesso gratuito à maioria dos serviços na net, e o que é gratuito DEVE ter publicidade suficiente para tornar o site rentável. Simples. Quem não quer ver publicidade paga os serviços premium e acede aos conteúdos sem publicidade e com outros bónus.
    Eu considero um atentado à inteligência humana, alguém querer ter acesso por exemplo a uma enciclopédia de forma gratuita e não ter publicidade, mas o pessoal anda a trabalhar para sustentar os vícios dos outros do próprio bolso?!
    É pá, gerou milhões em receitas, e depois? Quem está mal, cria algo melhor e ganha como eles, simples.

    PS: sou 100% anti extensões, logo não uso Ad-Block nem coisas do género e não tenho qualquer problema com a publicidade, uma vez que uso FireFox e só navego em várias janelas primitivas – uma janela por site, não tenho passwords guardadas nem nada do género, a publicidade não me persegue nem me faz confusão.

    Agora, ver gente a defender tudo à borla é uma falta de respeito por quem trabalha na internet. E a desculpa que já pagam a internet é ridícula, visto que muitos pagam os telemóveis a prestações e pagam as chamadas à mesma, aqui é igual, pagas a net e pagas o que queres usar na net. As pessoas têm que se capacitar que o investimento em publicidade online vai triplicar nos próximos 5 anos, cada vez mais as coisas serão gratuitas se, existirem grandes quantidades de publicidade para suportar os sites e dar bons rendimentos a quem de direito.

    1. Avatar de anominus
      anominus

      és o meu herói… ahahah…

    2. Avatar de khidreal
      khidreal

      para não tirar lucro aos sites, como tu dizes, eu uso uma extenção no firefox chamada self-destruting cookies, que basicamente guarda as cookies do site que visitei durante 5 minutos e depois apaga-as, e assim impeço que coisas como o google ad-sense trilhem todos os meus passos na internet. no chrome e derivados tbm uso um similar: vanilla cookie manager. o site que visitas recebe o mesmo, independentemente se o tracker da publicidade fica alojado no teu browser 5 minutos ou 5 anos, pelo menos é o que eu penso.
      agora deixar as empresas que colocam a publicidade nos sites alojarem um tracker no meu browser – tracker este que pode durar anos!! – a monitorar qual e a que hora visitei determinado site isso é que não. se a empresa se mante-se por monitorar apenas o que eu faço DENTRO do site que eu visitei, aí não me importava, o problema é que monitora todos os sites que visitas e quantas vezes visitas segundo ouvi dizer… isso já é abusar, e para que saibas que isto não é tudo só vindo dos utilizadores, uma vez li no forum do firefox alguém que queria informação sobre cookies, um moderador respondeu que ele devia desativar as cookies por conpleto, e adicionar whitelists para os sites que ele confia e que requerem cookies. o proprio moderador do forum da mozilla disse isto, lembro que a mozilla tbm só vive de publicidade e doações, no entanto até anda a fazer blacklists e tudo mais para bloquear publicidade. isto vem do senso de cada um, alguns querem dinheiro e têm uma nota de 500 na cabeça em vez de um cérebro, outros até sabem que podiam ter a vida mais facilitada com publicidade e no entanto não colocam por respeito à privacidade do utilizador. é tudo uma questão de principios.

      se algum dia criares um site, diz-me o dominio para eu nunca entrar nele, tou mesmo a ver que pela tua maneira de pensar vais meter logo milhentos anuncios nele…

  29. Avatar de MGDias
    MGDias

    O Adblock Plus tambem bloqueia as mensagens do facebook?