Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa (7)

36 Comentários

Se é utilizador do Windows e sempre teve a curiosidade de experimentar Linux, então este é o momento… até porque, em breve, vai ter de pagar pelo Windows 10. Para tal, o Pplware vai disponibilizar um conjunto de guias que o ajudarão a descobrir o melhor do Linux e, desta vez, usando apenas a parte gráfica.

Para a elaboração destes guias vamos usar o recente Linux Mint 18 “Sarah”.

mint_windows_thumb-2_thumb_thumb

Tal como as últimas versões do Windows, o Linux Mint tem também uma firewall e com várias funcionalidades. Designada de GUFW (UFW – Uncomplicated Firewall) é um front-end para o popular iptables.

Gufw é uma maneira fácil e intuitiva de configurar a firewall do Linux. Suporta tarefas tão comuns como: permitir ou bloquear portos de comunicação, IPs, etc.

GUFW_02

Gufw tem como motor o ufw, corre no Linux Mint ou em outro SO, desde que estejam instalados o Python, GTK e ufw.

Actualmente esta interface é bastante completa, oferecendo muita funcionalidades. Além das regras, o utilizador pode organizar por categoria, sub-categoria, indicar qual a aplicação a aplicar uma determinada política, etc.

GUFW_01

É ainda possível obter uma listagem das regras criadas, carregando para isso em Relatório.

GUFW_03

No geral esta interface disponível para usar o “complexo” iptables facilita bastante a configuração por parte do utilizador.

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Crocket di Karn
    David Crocket di Karn

    Fartos do Windows? ? 🙂
    Quem é que pode estar farto do melhor e mais moderno sistema operativo do mundo? 🙂

    1. Avatar de Ruivix
      Ruivix

      Qual deles? Eu cá continuo a usar o Windows 7 nos meus PCs…

      1. Avatar de eu
        eu

        Às tantas é o 95 😀

      2. Avatar de TwoEyez
        TwoEyez

        lol Uau mais lento menos tecnológico não estou a ver o porquê!

    2. Avatar de luciano
      luciano

      Isso é uma peneira cheia de buracos que passa todo tipo de vírus , o que tem de melhor nisso… pode ser mais fácil para gente leiga mexer mas a ser bom tá longe.

    3. Avatar de Altair
      Altair

      Só rindo, Windows e um sistema problemático , e possui código fechado não permite Vc saber nada sobre o sistema , já o Linux Vc tem acesso ao código fonte, e um sistema mais estável e funcional, permite manipular bem hardware do PC, atéMac por exemplo e sistema melhor e mais moderno que o Windows, vai me desculpar amigo dos piores sistemas para desktop o Windows esta em ultimo lugar não digo em numero de usuários e sim em sistema moderno e funcional.

      1. Avatar de abaptista
        abaptista

        Gostei do seu comentário, sobretudo por começar por dizer que o windows é um sistema fechado e depois vai logo dizer que o mac é melhor…, bem só posso concluir que ou não sabe o que diz ou então andar a tomar medicação e não vê as coisas com a devida clareza.
        Assim só lhe posso dizer que para um utilizador “normal” o código fonte pouco ou nada é relevante, o importante são as funcionalidade e a facilidade com que o utilizador usa o sistema operativo.
        Para algumas pessoas será indiferente que o SO seja este ou aquele, desde que tenha um browser e um office e um serviço de mail.
        Como exemplo digo-lhe que instalei linux num computador de um amigo, já com alguma idade, disse-lhe onde estavam as coisas que ele precisava, criei links no ambiente de trabalho (ele praticamente só usa o browser) e ele só me disse que o computador estava diferente.
        Como pode perceber para o utilizador normal só é importante o que ele usa e que lhe seja acessível.
        Um utilizador avançado não irá certamente precisar da sua opinião nem a de ninguém que, como é normal ver aqui, tem uma visão completamente distorcida e que determinante para os outros do que é melhor.
        Muitas da vezes penso, se na vossa vida privada com a qual não tenho nada a ver, as vossas opções serão sempre as correctas e quando não são penso que remetem as más escolhas para os outros, enfim cabecinhas!!!!!

      2. Avatar de TwoEyez
        TwoEyez

        deves de ser programador tu!

    4. Avatar de osvander
      osvander

      Eu, já me fartei a mais de 4 anos e só uso o pclinuxos br

  2. Avatar de M3r01
    M3r01

    windows 10 é melhor, tentei connectar me a eduroam com linux mint e foi uma dor de cabeca, consegui mas um user menos experiente não conseguiria sem ajuda..o windows10 é so username e password e ja está.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      o problema n é do so SO é da implementação da edurom, queixa-te na tua universidade que estão a implementar mal o edurom.

      1. Avatar de Alvaro Costa
    2. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Já experimentaste ir ao site Eduroam CAT (https://cat.eduroam.org/)?
      Lá têm formas automáticas para praticamente todos os sistemas operativos e/ou dispositivos.

  3. Avatar de Khidreal
    Khidreal

    A unica coisa que eu não gosto do Linux é a interface.
    o mint nunca usei pois nunca me chamou à atençao. não tem nada que chame à atenção… eu olho para o seu ambiente de trabalho e vejo uma interface muito simples sem detalhes nenhuns… um Linux que sim me chamou à atenção, foi o Zorin OS, que apesar de ser um OS para dar entrada no mundo linux devido a ser uma fotocopia do Windows, está bem desenhado e cheio de detalhes: o menu iniciar semelhante ao do windows 7 mas com detalhes como canto cortado, cor branco flat, boa organização. a barra de tarefas tem 2 cores: botão iniciar e os icons no lado direito côr branca, já o local onde se colocam as shortcuts é transparente, tornando o ambiente de trabalho um dos melhores que eu já vi. Nos menus, tem uns icones muito bons em total harmonia com a interface branca flat. o Zorin OS supreendeu-me bastante, atrevo-me a dizer que é mais bonito a nivel de interface do que o windows e mais facil de utilizar também, para além de dar a sensação de ser um OS muito moderno devido à sua escolha de cores, contrastes, disposição e o proprio desenho das coisas…

    já o mint, olho pra ele vejo uma barra de tarefas minuscula com uma côr muito anos 2005, simplista, um menu iniciar bloated e para além disso diz “menu” LOL, à quantos anos já não se faz isso? depois a sua disposição dos menus, as cores e contrastes utilizados, faz-me lembrar uma versão do MAC osX antiga, lá pros lados de 2005… é definitivamente um OS que não irei utilizar, já que procuro algo que seja bonito, e que eu olhe todos os dias para ele e me sinta bem, e diga todos os dias “este OS é mesmo fixe”, e não algo que eu vou olhar todos os dias e vou dizer “eh…” já reparei que parece que o linux mint não sofre assim muitos updates a nivel de interface…

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Lá está, é uma questão de gosto. Pessoalmente, prefiro um ambiente minimalista, mais simples e sem grandes “pernicoques”. O XFCE com Numix é o meu ambiente favorito.

    2. Avatar de Zacarias
      Zacarias

      Também simpatizo com o Zorin pelas mesmas razões.
      Uso o 9 (por ser LTS) Lite em algumas máquinas das instituições que recebem apoio da instituição onde trabalho e é uma maravilha em P4 com 512 RAM.
      Estou ansioso que saia a 12 (também LTS).

  4. Avatar de cunha
    cunha

    Post demasiado repetitivo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É uma rúbrica cunha 😀

  5. Avatar de Núcleo
    Núcleo

    Eu sou usuário do Linux e Windows 10. Más realmente tenho preferência por Linux 🙂

  6. Avatar de Porto Alegre Mente
    Porto Alegre Mente

    Instalei o Mint em dual boot e quase não o utilizei. Não gostei. Mas daí, o aí o Windows continuou piorando… Instalei o Ubuntu, e agora sim passo dizer que uso um sistema operacional de verdade. É, eu sei que o Mint pode ser tão bom se você souber como configura-lo, mas, para um usuário que utilizou todas as versões do Windows em mais de 20 anos, o Ubuntu é mais prático e intuitivo. E funciona muito bem. Indico o Ubuntu pra quem nunca utilizou Linux e não quer mais esperar pelos travamentos constantes e atualizações demoradas do Windows.

  7. Avatar de irlm
    irlm

    gostava que este artigo fosse para manjaro linux.

  8. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    So para avisar que isto apareceu num podcast do Mintcast, o Mint tem sempre um firewall interno ativo, este firewall Gufw é um extra. Assim podem ter mais control e mais opções.

  9. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Linux em PC só mesmo para “server-side”, é ai que ele dá cartas, porque se eu enumerasse a quantidade de aplicações que uso/usei que não rodam nativamente em Linux e OS X, ficava aqui a escrever até amanhã, o mesmo acontece reversamente com o Linux que toca a aplicativos “server-side”

    Windows é, e vai continuar a ser o mais abrangente como plataforma de interface gráfica em ambiente PC, se não vos serve é porque estão a fazer algo de errado, nunca paguei por ele à excepção de vir pre-instalado em portáteis, nem pretendo contribuir para tal monopólio justificável pelas vantagens benéficas de ser 1 standard

  10. Avatar de Roger
    Roger

    Sou usuário do Linux e Windows, meu preferido é Linux, o Mint !

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Uso o mint actualmente, só peca em 2 aspectos:
    – Não tem warning para quando a bateria está a terminar nem suspende antes da carga terminar totalmente (muito mau não ter esta funcionalidade).
    – Compatibilidade para monitor externo não é a melhor

  12. Avatar de Ratazana
    Ratazana

    Atualmente Windows 10 pwna bem. Não há necessidade de mudar para Linus.

  13. Avatar de Jota
    Jota

    Estou é farto desta “notícia”!

    1. Avatar de Tretas e Olés
      Tretas e Olés

      “Não leias a noticia” , ela é para quem é curioso , gosta de saber como anda o Mundo Linux ou simplesmente não é um doente do windows … dizer mais para quê…

      1. Avatar de irlm
        irlm

        uso manjaro linux

  14. Avatar de rafael
    rafael

    Estou usando, o Linux Mint 17 estou gostando

  15. Avatar de iFernando
    iFernando

    Só é pena ser grátis. Um Sistema Operativo obriga a um grande trabalho diário.

  16. Avatar de André Duarte
    André Duarte

    Boas pessoal. Saquei o programa do site, extrai para uma pasta com o mesmo nome numa pen. Mas é agora como é que instalo? Não encontro nenhum executável. O PC é um portátil com o XP

    Se me puderem dizer onde estou a falhar agradeço. Abraço

  17. Avatar de Jorge
    Jorge

    Grava o iso numa pen ou DVD, e arranca por lá. Podes testar o SO, dado que é uma distribuição live, ou optar por instalar.
    Abraço

  18. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    O Mint é um bom SO e com uma comunidade muito activa. No entanto, acanteceu qualquer coisa com o browser que vem incorporado – Firefox – que quando actualizado mesmo no repositório oficial, para a versão 48, apresenta erros: desaparece a parte de motores de busca nas definições, e accionar o botão direito do rato num link, traz um menu de contexto cheio de opções… que a maioria não funciona, como seja abrir novos separadores. Um erro que será emendado decerto. Mas o Mint é um bom SO, disso não duvido. Agora substituir o windows 10… Aí, já tenho dúvidas.

  19. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    “Aconteceu” não “acanteceu”…