Apple também tem uma vulnerabilidade igual ao Stagefright

47 Comentários

Todos se recordam do Stagefright, um problema que em 2015 afectou o Android. Com uma simples imagem o sistema operativo da Google ficava exposto e podia ser atacado.

Mas afinal não é apenas o Android a ter este problema. Os sistemas operativos da Apple também estão expostos a um problema similar a este.

Apple Stagefright iOS

A falha descoberta tem um comportamento em tudo similar ao Stagefright, que há cerca de um ano chegou para deixar os utilizadores do Android expostos. Ao receber uma simples imagem, alterada pelo atacante e alojada ou num site ou enviada directamente, o OS X, iOS, tvOS ou o watchOS ficam expostos e podem ser atacados remotamente.

Quem descobriu este problema foi Tyler Bohan, que trabalha no Talos da Cisco e que detalhou a falha e mostrou quais os tipos de imagem que podem ser usadas para atacar os dispositivos da Apple.

Stagefright iPhone

Como esta falha Stagefright é explorada

Estas imagens, que são alteradas pelo atacante, ao serem recebidas dão inicio a um processo automático de processamento e criação de uma miniatura para ser apresentadas pelos sistemas operativos. É precisamente aqui que a falha reside, pois os sistemas operativos perdem o controlo da forma como o espaço de memória é usado e o código malicioso é executado, dando o controlo ao atacante.

Mesmo sendo corrido com permissões mais reduzidas, esta falha pode ser a porta de entrada para que outras possam ser exploradas e que exista depois elevação de privilégios e a consequente perda de controlo do sistema.

Stagefright OSX

A resposta da Apple a este problema

A Apple foi rápida a reagir a este problema e existe já uma solução para ele. O lançamento, esta semana, de novas versões do iOS (9.3.3), tvOS (9.2.2), watchOS (2.2.2) e OSX El Capitan (10.11.6) trouxeram as correcções necessárias para eliminar de vez o Stagefright da Apple.

É por isso importante que realizem as actualizações disponíveis, para que não tenham os vossos dispositivos Apple expostos a ataques que se revelaram catastróficos no Android.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bruno
    bruno

    Desculpem la a minha ignorancia, mas desde quando e que o stagefright foi catastrofico no android? alguem me sabe explicar? POis desde que facam as atualizacoes a mesma como em qualquer outro sistema operativo, supostamente havera alguma protecao e seguranca,certo??

    1. Avatar de Pedro Simões

      Vou ter de te responder de forma irónica, não para ti, mas para o Android.

      “Quais actualizações? Os fabricantes só disponibilizaram para os modelos mais recentes. O grosso dos afectados ficou na mesma versão e e com a falha presentes!”

      Este é o problema do Android, a sua fragmentação e que leva a que uma falha destas não possa ser corrigida de forma rápida.

  2. Avatar de Yordanov
    Yordanov

    ahhh foi por isso que apareceu assim do nada 🙂

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Felizmente Windows 10 Mobile não tem nada disso 🙂

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Infelizmente para a Microsoft, ninguém usa isso.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      FACTO: o WM tem menos bugs!

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Facto: o WM tem menos bugs conhecidos…

        Tendo em conta que ninguém conhece todos os bugs em todos os SO’s esta é uma informação mais correcta…

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Essa era a ironia do meu comentário, mas a irnia descodificada deixa de ter graça 😉

      2. Avatar de João RS
        João RS

        FACTO: toda a gente sabe que o WM é um flop com menos marketshare nos telemóveis, que Linux nos desktops.

        Por isso, ninguém perde o seu tempo com um OS que não tem futuro, porque estes investigadores fazem pela sua carreira.

        1. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          Ótimo! Deixa estar assim!
          A primeira melhor forma de estar protegido é estar desligado, a segunda melhor forma é passar despercebido! 😉

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            É, mas não ter updates, é que é pior!

    3. Avatar de João RS
      João RS

      Segundo as últimas notícias, menos de 12% dos Windows Phone, têm Windows 10 Mobile. <– top kek!

      Ainda é pior que o Android Marshmallow!

  4. Avatar de PauloJCP
    PauloJCP

    Vim cedo de mais para ler os comentarios dos FANBOYS….

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Quais? Os da Microsoft?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Acusam-se logo LOL

  5. Avatar de Nathan
    Nathan

    Não, não tem, a vulnerabilidade foi corrigida e o update está disponível para todos neste momento.

    Ridiculo sequer comparar quando mais de 90% não tem acesso à compostura do stagefright!

    No android continuam a sair vulnerabilidades para o stagefright e continuam a não ser corrigidas!

    1. Avatar de DeuX
      DeuX

      http://i.imgur.com/4Tj4z6k.jpg

      Continua a dizer isso para ti proprio. E isto é num note 3 com stock rom rooted com Android 5.0

      1. Avatar de João RS
        João RS

        Estão sempre a sair falhas para o Stagefright, isso não prova nada.

      2. Avatar de Eliseu
        Eliseu

        Stagefright Detector XD
        XD
        XD

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    O mais importante é que a Apple já corrigiu a falha, tanto no iOS como no OS X 🙂

    1. Avatar de João RS
      João RS

      Apple:
      1. Alguém detecta a falha e reporta
      2. Apple compõem em tempo útil
      3. Lança update para todos os telemóveis dos últimos 5 anos

      Google:
      1. Alguém detecta a falha
      2. Google não compõem em tempo útil, sendo a falha libertada
      3. Google lança update, mas só para Nexus
      4. Alguém detecta que a falha ainda não foi resolvida
      5. Google não quer saber de 99% dos telemóveis
      6. Exploits por todo o lado para a falha
      7. Solução: apontar o dedo à Apple, porque também têm uma falha “idêntica”.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Apple é a melhor do planeta…e ainda assim são uns aziados que até dói LOLOL
        Sempre a fazer comparações em posts que nada têm a ver com isso.

        1. Avatar de Eliseu
          Eliseu

          A maioria que comenta nem deve ter nenhum produto da apple, mas há que gerar coments

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu não venho aqui gerar nada. Falei muito a sério no que disse.

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Não tem nada, não sejam assim!
    Nada na Apple tem vulnerabilidades!

    1. Avatar de Rogerio
      Rogerio

      +1 – Ironic

  8. Avatar de TOM
    TOM

    Portanto os fanzinhos, enquanto desdenhavam do stagefright no Android, estavam eles também expostos, com a diferença de pensarem que estavam seguros, tal como agora estão expostos a outras vulnerabilidades que só vão ser descobertas daqui a algum tempo, vivendo uma falsa sensação de segurança.
    A Apple é uma piada e os seus fanáticos verdadeiras anedotas.

    1. Avatar de André Pereira
      André Pereira

      +1

    2. Avatar de Antwin
      Antwin

      a vulnerabilidade é grave mas também não é sinónimo automático de intrusão, pois tal como no Android no iOS será necessário contornar outras defesas como o sandboxing ou ASLR para recolher informação em memória ou ter privilégios aumentados sobre o sistema.
      estar realmente exposto requeria que a vulnerabilidade fosse conhecida e aproveitada por outros, coisa que não sabes se já ocorria. é aqui que surge a grande diferença para o Android, quase todos os iPhones já têm a correcção ou acesso a ela.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Todos estamos expostos a falhas de segurança.
      Mas os fanboys das diversas marcas são realmente umas grandes anedotas. A defenderem o que não conhecem como se lhes pertencesse. Os direitos enquanto cidadão que se lixem, mas da minha Samsung/Apple ninguém diz mal ahah

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Não, não estamos, eu tenho iOS 9.3.3 e OS X 10.11.6, que já saíram há algum tempo.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Então essa versão é perfeita em termos de segurança é isso?

          1. Avatar de Eliseu
            Eliseu

            Não é o ser perfeita. É o ter actualizações que tapam os buracos conhecidos.

            O estarmos expostos… lol
            Estamos num planeta a viajar a milhares de km/h à volta do sol… queres mesmo falar de exposição?

          2. Avatar de João RS
            João RS

            É.

            Foi para isto e para outras que saiu.

        2. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          Verdade, o “algum tempo” diz respeito a 4 dias…
          As atualizações foram libertadas oficialmente a 18 de julho de 2016. Estamos a 22 de julho de 2016…..
          Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/IOS, procurar a frase “The current release, iOS 9.3.3”.
          Atualizaste tudo? Ótimo! É assim que deve ser!

          1. Avatar de Nathan
            Nathan

            Ao contrário do Android, não é preciso esperar 6 meses para ela chegar, se é que chega.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            E ele a dar no Android LOOOL

        3. Avatar de Jorge
          Jorge

          Com um afirmação dessas, podemos concluir que o seu negocio são lagares de azeite, pois todos os sistemas são seguros até serem encontradas vulnerabilidades!

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            e os sistemas estão inseguros por existirem bugs que ninguém conhece? Não confundas a incerteza com a segurança com certeza em insegurança.
            Neste caso, mesmo sendo grave, é necessário ir além do bug para poder criar um exploit, pois há defesas que dificultam o aproveitamento deste tipo de bugs.

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Esse comentário,tem 99% de probabilidade de ter sido escrito de um telemóvel ou tablet com falhas de segurança do stagefright.

  9. Avatar de ic
    ic

    Tanto falaram do Buga de Segurança do Xiaomi, mas afinal também têm telhados de vidro…
    :'(

    1. Avatar de João RS
      João RS

      Ai sim?

      Corrigido há 4 dias para todos os equipamentos saídos desde Setembro de 2011!

      Mais ninguém dá isto!

      Xiaomi? LOL!

      1. Avatar de ic
        ic

        O meu comentário não era sobre a falta de correcção, nem a eficácia na mesma.

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    Para quem não conhece o Bruce Schneier, deixo aqui uma das suas emblemáticas afirmações

    “If you think technology can solve your security problems, then you don’t understand the problems and you don’t understand the technology.”

    Esta é uma das afirmações que melhor define a segurança!

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      essa citação faz algum sentido se te quiseres referir à prática de manter actualizado o software e tecnologia.