Venda da Yahoo poderá render à Mozilla mil milhões de dólares

8 Comentários

A Yahoo, que em tempos foi uma das gigantes da Internet, tem estado a atravessar momentos menos bons. Uma das soluções possíveis para resolver os problemas que tem passa pela sua venda.

Mas do que se sabe agora, em caso de venda da Yahoo, é a Mozilla quem mais poderá ganhar. Serão mais de mil milhões de dólares!

Mozilla Firefox

A venda da Yahoo é quase uma certeza no futuro próximo. Esta é a forma encontrada por Marissa Mayer, para resolver os problemas que a empresa que gere tem. Mas do que se sabe, descoberto pelo site ReCode, há uma cláusula que poderá dar à Mozilla mais de mil milhões de dólares, em caso de venda da Yahoo.

A Mozilla tem parcerias estabelecidas com a Yahoo, sendo a principal delas a presença no Firefox do Yahoo com motor de pesquisa principal. Este exclusivo foi alvo de um acordo de 2014, onde a Google acabou por ser preterida. Não tendo o poderio monetário da gigante das pesquisas, a Yahoo acabou por ter de encontrar outras formas de dar garantias à Mozilla e esta cláusula foi uma delas.

Serão 375 milhões dólares anuais que a Mozilla receberá durante 3 anos, caso resolva accionar esta cláusula que tem no contrato estabelecido com a Yahoo.

Mozilla Yahoo
 

A posição da Mozilla

Sendo estes acordos a principal fonte de rendimento da Mozilla, a empresa garante assim o controlo sobre os seus parceiros e o que estes fazem. A sua posição é de inflexibilidade e de cumprimento dos acordos estabelecidos.

Each of our search partnerships is the result of a competitive process reflective of the value that Firefox brings to the ecosystem. The Yahoo relationship is no different.

Não há, no entanto, qualquer garantia de que a Mozilla possa activar a cláusula definida. Isso dependerá de quem comprar a Yahoo e dos planos que tiver para a empresa. É certo que se a ideia for terminar o motor de pesquisa, querendo apenas as patentes, a Mozilla irá tentar recuperar as verbas devidas.

Mozilla

Com o seu rendimento a depender, quase na sua totalidade, destes acordos com os motores de pesquisa, a Mozilla tem de fazer uma gestão criteriosa destes contratos. Esta cláusula foi uma das formas encontradas pela Yahoo para conseguir a exclusividade no Firefox, conseguindo assim bater os 300 milhões de dólares anuais da Google.

Mas esta posição pode também ser desfavorável para a Yahoo pois quem a comprar terá de assumir esta despesa, ficando assim uma compra cara demais.

ReCode

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “Venda da Yahoo poderá render à Mozilla mil milhões de dólares”
    “Serão 375 mil dólares anuais que a Mozilla receberá durante 3 anos”

    3 x 375 000 =1 125 000.

    “Yahoo is still obligated to pay out annual revenue guarantees of $375 million”
    Corrijam lá o artigo SFF, onde têm 375 mil, coloquem 375 milhões.

  2. Avatar de AM
    AM

    Bom dia.
    A Firefox, foi a solução para lavar os buggs do IE do Vista…
    E Fica o Firefox no meu portátil.
    A Microsoft não percebe o que eu digo, já tenho ficha e nada.
    Dantes tudo bem, a máquina caiu, meti os restores e ao encher de actualizações da Microsoft, já não fixcou a mesma coisa…
    A MS não sabe o que é.
    A Firefox, lava, não faz mal.

    1. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      Para que ajudar a Microsoft a resolver os problemas? Tu pagaste pelo Windows e com o dinheiro eles fazem trabalho porco, resultado está aí com o Google Chrome na liderança.

      É bom para ti e para todo mundo que a Microsoft não controle tudo, se é para ter monopólios que pelo menos sejam vários em setores diferentes, melhor do que ter uma empresa a controlar tudo.

    2. Avatar de RDastr
      RDastr

      Só com firefox ou lavou com agua e firefox?

      1. Avatar de Cillit Bang
        Cillit Bang

        E comigo.

  3. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Não entendo porque a AOL não compra a Yahoo !! Sinceramente.

  4. Avatar de RDastr
    RDastr

    A mozilla so ganha o que ia ganhar, nada mais…ou estou em entender mal, tinham o contrato, quem ficar com a yahoo terá de continuar a celebrar o contrato até o termino.