iOS 10 vai permitir tirar fotografias em formato RAW e editá-las

76 Comentários

Durante a apresentação do novo iOS 10, na WWDC deste ano, ficou claro que nem todas as novidades deste sistema operativo foram conhecidas. A Apple referiu isso e tratou de mostrar várias dessas novidades numa imagem.

Com a utilização deste novo iOS descobriram-se já várias novidades e mais uma surge agora. O iOS 10 terá a capacidade de capturar e editar fotografias em formato RAW.

RAW iOS 10

Apesar de não ser um formato usado pela maioria dos utilizadores, a Apple resolveu incluir no iOS 10 a possibilidade de serem capturadas imagens neste formato, sem compressão.

Esta novidade foi confirmada durante as sessões de apresentação da WWDC, dedicadas ao iOS 10 e está também já na documentação da Apple disponível para os programadores.

Todos os que quiserem agora começar a capturar imagens neste formato podem fazê-lo, bastando para isso que alterem as suas aplicações para que a câmara do iPhone ou do iPad comecem a fazer a captura.

RAW iOS 10

O que é o formato RAW?

O formato RAW é usado maioritariamente por fotógrafos mais exigentes, por incluir nas fotografias muito mais informação, não havendo nelas qualquer compressão aplicada e por dar acesso a todos os dados que a lente capturou.

Raw, ou formato cru, é uma denominação genérica para um formato associado a imagens digitais, que contém a totalidade dos dados da imagem, tal como captada pelo sensor da câmara fotográfica. Tais formatos não podem ter aplicada a compressão com perda de informação, como ocorre com o formato JPEG.

Como o formato raw contém todos os dados da imagem captada pela câmara e uma maior profundidade de cor, em geral 30 ou 36 bits/píxeis — os ficheiros têm uma grande dimensão, salvo quando são comprimidos (sem perdas). É muitas vezes chamado de “negativo digital” pois é equivalente a um negativo na fotografia analógica: ou seja, o negativo não é usável como uma imagem, mas contém todas as informações necessárias para criar uma. O processo de converter uma imagem raw para um formato visível é, muitas vezes, chamado de revelação de imagem raw.

Os smartphones Android têm disponível a captura em formato RAW desde 2014, quando foi lançada a versão Lollipop.

RAW iOS 10

A capacidade de capturar imagens no formato RAW não estará disponível para todos os iPhones e iPads, ficando reservada para os iPhone 6s, 6s Plus, SE e para o iPad Pro de 9.7”. O formato escolhido pela Apple para guardar estas imagens é o DNG, editável pelo Photoshop, por exemplo.

De toda a informação que surgiu, não ficou claro se a Apple irá trazer este novo formato à sua aplicação de captura de fotografias ou se a deixará apenas para os programadores.

Está assim aberta a porta a todos os programadores para que criem aplicações que exploram ao máximo o hardware presente no iPhone e iPad.

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Limbus
    Limbus

    Uma boa novidade, que os users Android já conhecem há algum tempo e a história do costume de alguns dispositivos receberem só “meia versão” do novo ios… nem o iphone 6 com menos de 2 anos vai receber isto, e ainda os iFans enchem a boca no fantástico suporte a updates… lol!

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      lol, fantástico sentido de dimensão, não ter uma das centenas novidades é ter uma “meia versão”. Ficamos aqui a imaginar que para ti não ter nenhuma seria melhor

      1. Avatar de Paco Silva
        Paco Silva

        vai conduzir meio carro para ver se gostas

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          o que é que fumas?
          por acaso foi retirada alguma funcionalidade aos aparelhos que as pessoas compraram?

          1. Avatar de Limbus
            Limbus

            Por acaso é retirada alguma funcionalidade aos aparelhos com Android que deixam de receber atualizações com que tu tanto gostas de encher a boca?

          2. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ Limbus, deixa-te de ideias absurdas, não haver qualquer actualização num aparelho significa não receber qualquer update de segurança, toda e qualquer correcção de erros e toda e qualquer nova funcionalidade ou melhoria. Queres comparar isso com ter actualizações para todo o sistema, apenas não ter uma nova funcionalidade? será do champô?

      2. Avatar de Limbus
        Limbus

        “Uma”? Lol! Para mim seria melhor ter uma versão completa do iOS, é isso que se chama de receber uma versão nova, completa, sem condicionantes, sem publicidade enganosa, sem receber só para marketing, para poder dizer que tem…

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          A versão é completa, ter funcionalidades dependentes de existência de hardware específico é algo que ocorre naturalmente há décadas no mundo da electrónica/informática, mas como é da Apple isto incomoda-te mais do que quando deixas de ter qualquer tipo de suporte nos teus aparelhos.
          Para veres ao ponto absurdo a que chega a tua “ideia” teríamos que concluir que nenhum iPhone recebe uma versão completa, pois, limitando só ao caso de RAW, nem mesmo o iPhone 6s permite RAW em todas as suas câmeras.
          Publicidade enganosa? A Apple ainda nem sequer fez publicidade a esta característica e já vens acusar de publicidade enganosa? isso é que é ódio com entusiasmo.

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          O que é que não tem, sem ser limitações de Hardware?

          Tu nem completa, nem incompleta. Não recebes nada!

        3. Avatar de Portimão
          Portimão

          Deixa-te de tretas, já ninguém te dá crédito.
          Que crime o iPhone 6 não fazer fotos no formado raw… Que crime, já não presta. Mais valia ficar com o iOS 9!

      3. Avatar de MacOS1
        MacOS1

        finalmente vejo algo inovar nos smartphones

        1. Avatar de rjm
          rjm

          Inovar? lolololol

    2. Avatar de Henrique
      Henrique

      E estares calado?

      Não vai receber, porque não tem o hardware necessário para isto.

      A maioria dos Androids, mesmo com N, não tem câmera que suporte RAW.

      Aquilo que nenhum dos Androids tem, e o iOS já tem desde o iOS 9.3 é color management, quando mesmo é que isso chega ao Android???

      Permite tirar fotos, e extrair todas as cores que os ecrãs que suportem DCI-P3 conseguem mostrar.

  2. Avatar de Mendes
    Mendes

    A sério? Realmente uma “inovação” fantástica…. Não fosse o meu velhinho Lumia a fazer isso desde que o tenho….

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      E vais edita-las aonde?

      Não dá para editar fotos aí no calendário.

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        O Lumia tem calendário? 🙂

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Tem o melhor calendário do mercado… 🙂
          Só para que conste.

          1. Avatar de Nathan
            Nathan

            Tem fins de semana de 3 dias!

            Foi por isso que a divisão foi à falência!

      2. Avatar de Rudua
        Rudua

        @Paulo
        Existe a app Rawer que permite editar as fotos no formato Raw sem perde de qaulidade.
        Estavas tão bem calado!

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Edita-se no Rawer…
          Calado és um poeta.

      3. Avatar de João MS
        João MS

        Photoshop, GIMP, iphone, onde quiseres….

    2. Avatar de Toni
      Toni

      Não diz na notícia em lugar algum que é uma inovação fantástica. Apenas mais uma nova funcionalidade para o iOS. Como muitas outras que podem ou não já existir noutros sistemas.
      Pode talvez ser uma inovação fantástica para quem o esperava e lhe dê muito jeito. Para quem não lhe vai dar uso ou não lhe interesse é apenas mais uma funcionalidade.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Deixem de ser Haters pah LOL
      Se já tens a funcionalidade olha…PARABENS lol

    4. Avatar de MLopes
      MLopes

      se conseguisses explicar de forma capaz qual é o interesse real em fotografar raw com um telefone, talvez a tua afirmação tivesse algum interesse…
      disclaimer: sou utilizador de computadores e telemóveis da apple há imensos anos e acho esta “novidade” da apple puro marketing

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        não me parece que seja marketing, pelo menos por enquanto, a informação apareceu porque alguém reparou nisso na documentação para os programadores, não foi algo que a Apple fez questão de anunciar ao público.
        Não é algo que valha muito a pena para a maioria dos utilizadores, mas pode dar jeito para certas aplicações e um pequeno conjunto de pessoas.

        1. Avatar de MLopes
          MLopes

          ok, admito que me posso ter “precipitado” um pouco ao utilizar a palavra marketing. vamos ver se a apple irá usar o argumento de forma promocional do produto ou não.
          não me parece que tenha tanto a ver com a maioria dos utilizadores ou a minoria mas sim com as limitações técnicas de uma câmara/sensor de um smartphone.
          acresce ainda que fotografia com smartphone tem, na maioria dos casos, como destino o arquivo digital (efémero, numa boa parte dos casos) ou a publicação na web. para esses fins, raw não tem qualquer interesse

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            a partir do momento que há suporte para RAW numa câmera não se pode dizer que há limitações técnicas, a única parte discutível é o possível ganho qualitativo nos pós-processamento face ao processamento automático que o aparelho faz com toda a informação do sensor, processamento em que muita informação é descartada.
            A partir daqui recai nos conhecimentos, experiência e ferramentas do utilizador, daí ser um nicho, só com real interesse para um pequeno conjunto de pessoas, pois as outras, como bem dizes, querem é a fotografia logo em condições sem grande trabalho, coisa que não é para o que o RAW serve.

  3. Avatar de Freitas
    Freitas

    Mesmo assim prefiro a minha Canon para tirar fotos.

  4. Avatar de João Pinheiro
    João Pinheiro

    “Os smartphones Android têm disponível a captura em formato RAW desde 2014, quando foi lançada a versão Lollipop.”

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      E quase nenhum modelo tem RAW, porque é opcional.

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        O Android não tem modelos, é um SO.

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          Mas tu mais atrás comparas SO’s com modelos!

          1. Avatar de Limbus
            Limbus

            Onde?

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Pronto mais uma patente, inventaram a roda!

  6. Avatar de WM10
    WM10

    Paulo, tens varias app para editar fotos no WM10.
    Fhotoroom,Fotor,Rawer entre outras mas a minha preferida é a Rawer.
    Falas sem saber e depois fazes estas figuras

  7. Avatar de André
    André

    Quero ver os iPhones de 16GB a gravarem fotografias em RAW. Tiram meia dúzia de fotografias e já ficam cheios.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      É puro marketing: nem as baterias, nem o espaço livre, nem as lentes nem os sensores nem os dispositivos com 1 GB RAM estão preparados. Eu já trabalhei com RAW mas desisti porque hoje em dia os algoritmos JPEG são óptimos e poucos sinais de compressão existem. Quanto ao resto (pós processamento) quem precisa de RAW não vai usar um smartphone para trabalhar lol

      Com tanto Marketing daqui a pouco em Hollywood e nas estações de televisão começam a usar smartphones para filmar lol

      1. Avatar de Helio
        Helio

        nao e bem assim, fotos a noite com raw consegues recuperar muito do detalhe escondido e ainda eliminar as luzes demasiado amarelas para uma cor mais realista que jpeg nao consegue.

        1. Avatar de XBUZZY
          XBUZZY

          exato e mudar o white balance que faz muita diferença.
          Isto também só interessa a malta da fotografia que o resto nem sabe a diferença entre jpg e raw.

          1. Avatar de LG
            LG

            Sim mas como muitos reclamam que um iPhone é superior a uma DSLR é porque devem saber 😉

        2. Avatar de censo
          censo

          Isso só depende do sensor que está dentro da máquina.

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            não depende só do sensor. O sensor é sem dúvida muito importante mas numa fotografia em baixa luminosidade (nas outras condições também mas em menor escala) o processamento automático feito a seguir no ISP é também fundamental para reduzir ruído e ajustar cores e luminosidade, ajustes que nem sempre dão o melhor resultado possível.
            Para quem tiver conhecimentos e paciência o RAW poderá permitir chegar a melhores resultados para a foto.

          2. Avatar de censo
            censo

            Não concordo. O sensor é a chave.

          3. Avatar de Antwin
            Antwin

            o sensor não é a única chave para ter fotografias de qualidade, as fotografias que tu vês no fim não são a informação que sai do sensor. Tenta encontrar uma câmera que dê RAW sem correcções automáticas e vais ver grandes diferenças.
            Não é à toa que vários fabricantes investem dezenas de milhões de euros nos seus ISP para processar o que sai do sensor.

  8. Avatar de SSilva
    SSilva

    Finalmente!!!! Ora aí está uma excelente notícia para o mundo da fotografia 😀

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      ou é ironia ou explica lá porque é uma excelente notícia, como se a malta tivesse 4 anos

  9. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Eu acrescentaria: “não havendo nelas qualquer compressão COM PERDA aplicada” (a compressão em quase todos os formatos RAW é aplicada mas lossless).

    Em todo o caso para a (falta de) qualidade dos sensores e lentes em qualquer smartphone vs DSLR ou mesmo de alto nível “não-SLR” isso é apenas puro marketing. Qualquer pessoa que faça edição com RAW (cujo destino das fotos tal o exija) usa câmaras a condizer e não iPhone ou ipad feitos turistas.

    É o mesmo que meter num carro vulgar pneus de competição e dizer que assim já pode ir competir… lol

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O condutor é que faz o carro de corridas ser bom ou mau…

      Se me meteres ao volante de um F1 e um piloto de F1 num Renault 5, com muita certeza que o piloto de F1 me ganha, porque ao primeiro arranque ia deixar o carro F1 ir abaixo.

      Assim, se fores um fotografo amador (99% do mercado é amadora) serve perfeitamente e é mais prático o telemóvel que a máquina profissional.

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        o fotógrafo amador também não tem grande interesse no RAW, quer é ter logo boas fotografias e edição fácil.
        RAW é um nicho. Não vem nenhum mal ao mundo que exista em smartphones, mas não deixa de ser algo só com real interesse para muito poucas pessoas. Talvez possa permitir dar largas à imaginação para alguma nova inovação em aplicações, mas mesmo isso duvido.

  10. Avatar de Vlad
    Vlad

    Tirar imagens em RAW não foi algo que a Google adicionou à sua API no Android 5.0, lançado em 2014?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E que já vinha nos Windows Mobile no Lumia 1020….

      Mas tanto no Android como iOS são sempre inovações recentes.

    2. Avatar de Zéi
      Zéi

      Nao esquecer o Lumia 1020 lançado em 2013

    3. Avatar de Pinguino
      Pinguino

      Talvez mas nenhum android faz isso nativamente, os nexus n tem

      1. Avatar de Quack
        Quack

        Enganas-te. Há smartphones que tiram fotografias em RAW nativamente.

      2. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Oneplus one de há dois anos tira raw desde o 4.4

    4. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Eu tenho a 5.1.1 e não tenho essa opcção …. Podes ajudar ?

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Existem vários programas para o efeito.

      2. Avatar de Rudua
        Rudua

        Tens a app ProShot para Android, e paga mas vale bem o preço.
        Tens acesso a todos os ajustes possiveis.

  11. Avatar de Jaime
    Jaime

    Algo completamente desnecessário num telemóvel mas ….. lá dá para dar um ar de ‘pro das selfies’

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      não dá para selfies é só para a câmera de trás do aparelho

  12. Avatar de Forever
    Forever

    Quando abro noticias da apple parece que tou a voltar 2 anos atrás no tempo,alguém sente o mesmo?

    1. Avatar de um gajo
      um gajo

      2014 vai ser fixe para a Apple

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Quando abro notícias da Apple parece que estou nos anos 80. As crianças todas na montra a invejar os doces que são demasiado para as suas carteiras, grande parte falando mal só para se enganarem assim mesmos e tentarem desviar o desejo de terem os doces.

  13. Avatar de joao lopes
    joao lopes

    ja vai justificar mais uns cobres a malta ………..

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      Isto não é o Android pi o Windows Phone que se tem de comprar um telemóvel novo a cada release do OS.

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Pois não, quem tem o “antiquíssimo” iPhone 6 para ter esta feature não tem de comprar um mais recente? Isto é a Apple, que lança máquinas com hardware escasso com a desculpa do SO ser otimizado, mas depois quando é necessário acrescentar algo, o hardware não chega e os clientes têm de comprar um novo, enquanto vão na cantiga de terem atualizações durante não sei quantos anos…

        1. Avatar de Portimão
          Portimão

          Claro, a Apple tem de lançar os iPhones com specs a pensar que as vão ativar passado um ano ou dois.
          Realmente tens razão.
          Vai dormir.

  14. Avatar de censo
    censo

    De facto, raw em telefones só mesmo por marketing. Não faz sentido.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      não ? Porque ? Não é apenas resolução e quem sabe aproveitar é util.

      1. Avatar de censo
        censo

        Não tem nada a ver com resolução. Não é por teres raw que tens melhores fotos. O sensor é que manda. Por acaso sabes o que é o raw no mundo da fotografia?

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          8 bits vs 12/14/16 Bits diz-te algo ?

          1. Avatar de censo
            censo

            Pois, logo vi. Tu gostas é de bits e megapixels e afins. Tudo bem. A opinião é como outras coisas…cada um com a sua. Mas só para que saibas, o raw não é nada mais que o equivalente digital à antiga pelicula de filme, o negativo. E o que está no negativo, depende do sensor da máquina. Achas que um telefone tem um sensor cujo tratamento dos negativos por ele tirados resulte em fotos de qualidade ? BOm, se forem fotos para veres no telefone ou num tablet, aí são todas boas, mas experimenta num monitor grande e de alta definição…depois vem cá falar de 8 bits e 16 bits…

          2. Avatar de Mylittlelife
            Mylittlelife

            Se o sensor for 8 bit onde vais buscar os outros bit todos? lol A minha bicicleta de 100€ com pneus de 500€ também faz montanha como uma bicicleta de 3000€… lol era bom nao era?

  15. Avatar de walther
    walther

    Não deixa de ser uma boa novidade, para a Apple claro, agora vir dar como sendo algo de novo, fica mal.
    Tenho o meu OnePlus One e tem captura RAW desde o primeiro momento.
    Só para que conste.

  16. Avatar de antonio
    antonio

    O IOS VAI, o delai pode ser de meses, eu com Android já tenho