Chrome OS irá ter acesso remoto a outros SO’s

18 Comentários

Apesar de na teoria o conceito por detrás do Chrome OS ser bastante promissor, a verdade é que na prática traz alguns desafios para a Google e para quem está habituado a um sistema operativo vulgar. O paradigma de utilização de aplicações Web pode servir os hábitos mais básicos de tarefas realizadas pelo utilizador, mas e para todas as outras tarefas mais avançadas?


Para resolver esta limitação (se assim a pudermos designar) a Google está a trabalhar numa tecnologia com nome de código “Chromoting”.

Mas o que é e para que serve?

O Chromoting será um processo a correr algures no Chrome OS, que permite aceder a aplicações noutros sistemas operativos como Windows, Linux ou Mac. Mas deixemos o engenheiro de software Gary Kačmarčík, explicar melhor este novo paradigma através do email que enviou para uma mailing list:

“Com esta funcionalidade o Chrome OS não será apenas uma magnífica plataforma para correr aplicações Web modernas, como lhe poderá permitir aceder a aplicações legadas de PC, dentro do próprio browser”

No mail Kačmarčík, refere ainda que esta funcionalidade será em tudo semelhante à tecnologia de Remote Desktop utilizada pela Microsoft na sua família de sistemas operativos Windows.

Os curiosos da plataforma, decidiram analisar o código do projecto Chromium OS, que é a incubadora do novo sistema operativo cloud da Google e descobriram alusões a várias entradas com a designação “chromoting plug-in”. Se formos a ver, não se trata de algo de novo, o serviço LogMeIn que já apresentámos anteriormente e já faz isso.

O mais provável é que a Google inclua esta funcionalidade como um pequeno plugin para o Chrome OS, disponível em separado e facilmente instalável e do lado do computador com um sistema operativo convencional, o utilizador seja capaz de instalar uma aplicação para estabelecer esta comunicação. De qualquer forma neste aspecto do plugin, apenas podemos especular já que não foram expostos mais detalhes.

Parece-nos uma funcionalidade em que a Google pisca o olho ao mercado empresarial. Estamos a imaginar o típico homem de negócios com uma necessidade de mobilidade elevada, levando com ele a simplicidade de um sistema web onde pode ver os seus emails, gerir os seus contactos tudo num leve netbook e todas as funcionalidades mais complexas, estarão sempre à distância de um simples “remote desktop”. The Register

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LaRaNjaO
    LaRaNjaO

    detesto ser esse gajo, mas pronto lol

    é “cromoting”, ou “chromoting”? suponho que a segunda…

    outra coisa:
    “O Cromoting será um processo a corre algures no Chrome OS”. Será um processo que corre, ou a correr, nao?

    e podiam ter traduzido “Legacy Applications” para algo melhor que aplicações legadas, não?

    mas pronto, são só reparos, não é que eu seja um expert em português, nem nada, foram só alguns reparos que me dei conta.

    agora em relação ao artigo, acho que se nao o fizessem, seria dar um pouco um tiro no pé, mas eu pergunto-me, onde é que estariam instalados esses sistemas operativos? na nuvem? se for assim, acho que dispenso.

    1. Avatar de Vítor M.

      Caro, obrigado pelo reparo, o Chromoting está de facto corrigido. Quando ao legado deixado por várias décadas de produção de aplicações, já não concordo, acho que está a transmitir o que de facto eles querem dizer por […will provide remote access to “legacy PC applications”]. Uma herança do tempo que a nuvem não fazia sentido 😉

      De facto tenho a mesma opinião que tu, acho que estão a tentar encontrar um caminho que dê ao Chrome OS um sentido de “vida”. Não acredito que se barrarem a multi-coabitação entre as várias plataformas líderes do mercado que o consigam encaixar nalgum segmento.

      Depois outro aspecto que acho “ainda” uma utopia, é a “usabilidade” de um sistema tipo Logmein, o tal Chromoting. Se actualmente com o tipo de redes que temos, o sistema tem uma latência desesperadora, imagino no futuro a usar um misto entre wireless, cloud data e local storage… é esperar e ver. 🙂

  2. Avatar de BigOix
    BigOix

    Chrome OS é Linux podemos dizer mais uma distribuição linux, Chrome Os tem a colaboração da Canonical “ubuntu” no seu desenvolvimento

  3. Avatar de gota
    gota

    E um link onde sacar esse tal chrome os?

      1. Avatar de Gilmar Coimbra
        Gilmar Coimbra

        Muito oportuno! – Investiguei todos os links a partir do que passaste aqui, não achei o link para fazer o Download. Podeis dar uma confirmada? – Grato!

        1. Avatar de sergio91pt
          sergio91pt

          está tudo ai explicado. tens que fazer download da source e compilá-la em linux 64 Bytes

          buscar a source: http://bit.ly/cp8D40
          compilar: http://bit.ly/a7i7uf

          1. Avatar de Gilmar Coimbra
            Gilmar Coimbra

            Obrigado pelo retorno!

            Vou agilizar!

      2. Avatar de Gota
        Gota

        LOL isso promete!

  4. Avatar de João Nascimento
    João Nascimento

    Estou ansioso por poder usar este sistema operativo, muito se fala dele…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não estejas, pois ainda terá um longo caminho a calcorrear até o podermos , de facto, chamar de sistema operativo.

  5. Avatar de bug
    bug

    O chrome os é só mais uma distro de linux.
    Mas como é normal em linux o o.s. tem permissões de escrita e leitura em vários filesystem´s.

  6. Avatar de BrunoLemos1993
    BrunoLemos1993

    Boas pessoal… este OS é capaz de rolar jogos de windows direitinho???
    CADA VEZ MAIS GOOGLE!!! =D

    1. Avatar de Vítor M.

      Atenção às exageradas expectativas 😀 nada substitui o Windows quando (dentro de muitas) a ideia é “rolar jogos de windows direitinho”.

      Poder ter uma ideia: liga a tua máquina com Windows e com o Logmein instalado e registado no serviço. Abre o Prince of Persia The Forgotten Sands. Agora vai até casa de um amigo com uma boa ligação à net e tem acesso à tua máquina a partir desse computador. Tenta jogar o Prince of Persia e diz-me se achas que vale a pena sofrer 😀

      1. Avatar de Gota
        Gota

        LOL, eu nem chess titans consigo jogar…

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Que brutalidade 🙂

  8. Avatar de ACosta
    ACosta

    Boas pessoal,
    preciso de uma ajudinha a resolver um problema relacionado com o google chrome.

    Ao abrir o browser, google chrome, aparece-me um erro do windows :S

    Windows – Erro de aplicação
    A aplicação falhou a inicialização correcta (0xc0000022)!!!!

    alguém sabe como resolver isto??

    Obrigado
    ACosta

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      google :D?

      http://tinyurl.com/2frzgd9

      como podes ver logo no primeiro link:
      “1. Right click on the Chrome icon and select properties and add “–no-sandbox” to the end of Target
      (“C:\Documents and Settings\…\Application Data\Google\Chrome\Application\chrome.exe” –no-sandbox)”

      cumps