Análise: Canon EOS M3, a compacta profissional?

32 Comentários

O mundo das máquinas fotográficas compactas está a ganhar um novo fôlego com a qualidade apresentada por marcas que, até bem recentemente, não faziam questão de apostar nelas.

O Pplware teve a possibilidade de passear com o kit da Canon EOS M3. Chegou agora altura de a conhecer melhor.

canon-m3-capa-analise


Características Gerais

Uma das compactas da marca Canon mais falada e elogiada. Depois da Canon EOS M10, estivemos a captar momentos com a M3 e assim que saímos à rua com ela, a primeira ideia foi a de que se enquadrava num segmento mais profissional do que a M10.

Com a ideia de que continuaria a ser para um público que pretende uma máquina simples e para todos os dias, começámos a analisar esta M3. Surpreendendo logo nos primeiros momentos, a M3 é uma compacta que nos permite ter sempre à mão e de forma muito simples as opções manuais. É sem dúvida uma máquina para quem gosta de mais do que fotografias automáticas.

Outra das situações que a M3 tem, e que a novata M10 também, é a rápida partilha de ficheiros. Com o sistema NFC, a câmara faz a ligação com o smartphone e poderá escolher a partir do seu telemóvel as fotografias que pretende transferir de forma extremamente rápida e eficaz.

Na caixa:
  • Canon EOS M3
  • Objectiva EF-M 15-45mm
  • Bateria
  • Carregador de bateria
  • Cabo USB
  • Alça de ombro
  • Manuais

Esta é uma câmara para os profissionais que querem estar bem equipados mas que não querem levar 2 e 3kg de máquina para os seus passeios. O corpo desta Canon M3, apesar de ser mais pesado é mais ergonómico. Com a pega e o material mais parecido às reflex da marca, a câmara fotográfica adapta-se à nossa mão de forma espectacular.

Para além dos menus se manterem simples, tal como a restante gama, tem também os botões físicos e com o acesso prático.

O valor apresentado, desta Canon M3, parece ser bastante apropriado e justo para a qualidade que a marca nos apresenta. O corpo mais resistente do que outras compactas do mercado, faz com que se tenha nas mãos uma máquina que nos transmite confiança. O ecrã touch continua aqui a marcar presença e a facilitar a fotografia rápida por parte do utilizador.

CanonM3-4

O ecrã com braço móvel

Esta e uma das características mais únicas da M3. O ecrã não gira apenas para cima (180º), mas o braço móvel dá alguns ângulos novos e interessantes. No entanto, este é também um ponto que poderá dar algum receio no que toca à sua utilização, pois o braço pode parecer um pouco frágil.

O ecrã touch de 3 polegadas tem uma óptima cor e resolução, o que ajudará os utilizadores a tirarem uma óptima selfie naquele sítio de meter inveja, sem terem de importunar alguém para o fazer. Já o peso da Canon M3 não é perfeito para filmar um vídeo de si próprio, que seja longo, mas a qualidade acaba por compensar.




anterior próxima

A Canon EOS M3 é mais complexa do que as câmaras compactas que estamos habituados a ver, mas a sua utilização consegue ser sempre simples e eficaz. No entanto, como já foi referenciado anteriormente, no caso de não gostar de “complicações” tem sempre o menu no ecrã táctil.

A nível do flash, este “salta” através do rectângulo que está presente na parte superior da máquina. Mais uma vez, não é um flash automático, sendo necessário a abertura do mesmo para o poder utilizar.

CanonM3-tamanho

Qualidade de uma DSRL numa simples compacta…

Mais uma câmara cheia de pontos de focagem para que cada pormenor fique gravado com a melhor qualidade permitida. A focagem automática, tal como na Canon M10, funciona muito bem sem perder muito tempo até focar. Relativamente à focagem de pontos secundários, funcionou melhor do que a anteriormente testada. (Fotos 3 e 4)

Se a M10 não tinha deixado satisfação a 100% no que toca à cor da fotografia, a Canon M3 deixou-me, pessoalmente, apaixonada pelas óptimas cores e qualidade apresentada. Não sendo fã de máquinas compactas, esta é uma das que era capaz de usar e abusar sem ter a necessidade de uma máquina considerada profissional.






anterior próxima

Fotografias: 1 | 2 | 3 | 4

Definições da Câmara

O braço móvel da Canon M3 juntando à mobilidade do ecrã, são dois óptimos aliados para captar fotografias de ângulos diferentes e únicos. O ecrã táctil continua a ser uma preciosa ajuda nestas situações. A câmara é ainda uma das melhores aliadas no que toca a selfies ou vídeos em que o próprio utilizador queira/necessite aparecer.

Se os megapíxeis podem não ter muito a ver com a qualidade apresentada por máquina, o que é certo é que uma das poucas diferenças entre esta M3 e a M10, anteriormente testada, é exactamente o número de megapíxeis. E é uma diferença notada, sem dúvida que os 24 MP são uma mais valia nesta Canon.

Especificações

  • Sensor: CMOS de 22,3 x 14,9 mm
  • Pixeis Efectivos: 24,2 megapíxeis
  • Processador de Imagem: Digic 6
  • Objectivas: EF-M (EF e EF-S compatíveis com adaptador)
  • Focagem Automática: 49 pontos
  • Velocidade de disparo: 30-1/4000 seg
  • Ecrã: LCD Táctil
  • Peso: 366g (com bateria e cartão memória)
  • Duração da Bateria: entre 250 e 185 disparos
  • Ligação: USB, Wi-Fi e NFC

Como poderão verificar pelas próximas imagens, apesar da aproximação máxima possível pela lente, a estabilidade de imagem manteve-se e tudo foi captado com uma óptima nitidez.





anterior próxima

Fotografias: 1 | 2 | 3 | 4

Conectividade

Uma máquina que nos mantém conectados é tudo o que um amante de tecnologias pode querer. Mesmo a nível profissional, esta é uma opção que muito agrada a todos os utilizadores.

Desta forma, a qualquer momento e mesmo sem o cabo USB, poderá passar as fotografias para o seu smartphone e usá-las no seu site, redes sociais, entre outros.

Bateria

Este continua a ser um dos pontos negativos destas máquinas. Em prol de um tamanho pequeno mas com qualidade, a bateria tem de ser pequena. E se esta questão já se coloca para quem apenas está a fotografar, então caso faça o envio das fotografias via Wi-Fi a bateria ainda se irá esgotar mais rapidamente.

A bateria da Canon M3 está preparada para dar ao utilizador um máximo de 250 disparos, como sempre a bateria também é gasta de forma muito célere aquando da gravação de vídeos.

No entanto, certo é que será sempre preferível uma boa qualidade e uma bateria um pouco melhor do que o inverso, por isso irá verificar que andar com uma bateria extra não será um problema.


 

Experiência com a Canon M3

Esta é uma máquina que aceitaria de bom grado que andasse sempre a acompanhar-me. A máquina desilude um pouco no que toca à utilização à noite e sem tripé, pois um utilizador deste tipo de máquinas não as tem a pensar em andar com um tripé.

Mas se não capta fotos perfeitas com pouca luz, o grão acaba por retirar a beleza da imagem, compensa com as cores magníficas que consegue agarrar. Já no que toca à estabilidade de imagem com zoom, a imagem mantém-se boa sem muito esforço da nossa parte.

Relativamente às fotos apresentadas abaixo, poderão comprovar a diferença mais significativa entre as fotografias 1 e 2, retiradas no mesmo local com segundos de diferença. Já entre a 4 e a 5, poderão ver exactamente o mesmo local mas em diferentes horas. Esta última apresenta menos qualidade do que as fotografias captadas à noite com a Canon M10, no entanto, admitimos que as condições não eram as mesmas e poderá vir daí a diferença exponencial destes resultados.






anterior próxima

Fotografias: 1 | 2 | 3 | 4 | 5

Veredicto

Se há máquinas que existem no mercado e que valem bem o valor pago, esta é uma delas. Para as capacidades e para a ergonomia na utilização, esta Canon M3 faz com que seja uma prenda perfeita para quem quer ter boa qualidade a um custa mais baixo do que uma DSLR.

Com a facilidade de conectividade e a alteração de lentes, o utilizador vai sentir-se livre para usufruir desta câmara em qualquer altura. Seja num fim-de-semana ou em fotografias para o seu trabalho, a qualidade de imagem consegue ser assegurada em qualquer uma das situações.








anterior próxima

Esta máquina é uma grande ajuda para quem quer ter uma boa alternativa compacta, mas que faça lembrar os modelos DSLR mais simples. As opções da fotografia mesmo à mão são uma facilidade para quem ainda se sinta meio perdido no mundo do ISO e da abertura de foco.

Mas o que mais cativa nesta máquina, para além da cor transmitida em cada imagem, são sem dúvida a ergonomia do corpo da câmara e o preço. Estes dois elementos são a chave para a M3 ser um sucesso no mundo dos fotógrafos do dia-a-dia.

Pessoalmente, esta seria sem dúvida uma das escolhidas para me acompanhar em dias que não quisesse andar com uma DSLR (pesada e mais desconfortável) atrás.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo M.
    Hugo M.

    Gostava de ver esta máquina com uma lente 50mm

  2. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Por esse valores comprei eu a minha nikkon D3300 com 18-55 e 55-200 (sim eu sei que não é uma compacta, mas…)

    1. Avatar de Andreia de Almeida

      Foi comprada nova? Não encontro essa máquina, com essas objectivas com valores mais baixos do que esta.

  3. Avatar de censo
    censo

    Não lhe chamem nomes. Esta máquina é para amadores. É a própria marca que o diz, não sou eu. Não deixa de ser no entanto um equipamento interessante. Mas para quem procura algo mais, não ficará bem servido.

    1. Avatar de Andreia de Almeida

      Não é dito que é para o público profissional 🙂
      Existe uma diferença entre procurar “algo mais” para a utilização profissional e existe o “algo mais” para a utilização no dia-a-dia/amadora e aí sim esta é uma excelente opção.

      1. Avatar de censo
        censo

        Desculpa Andreia, mas é dito no artigo que este equipamento é para os profissionais que não querem andar a carregar com 2 ou 3 kilos de equipamento. E eu volto a dizer: esta máquina não é para profissionais.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ela enquadrou muito bem a câmara 😉 tens é de perceber, repara bem que além de toda uma grande panóplia de pormenores técnicos é dito o seguinte “Esta é uma câmara para os profissionais que querem estar bem equipados mas que não querem levar 2 e 3kg de máquina para os seus passeios.” Se leres não diz que é uma câmara que é para os profissionais deixarem de lado todas as suas câmaras PRO e usarem somente este, nada disso, o que é dito é que a câmara permite mais que uma simples utilização amadora, pode ser usada pelos profissionais, que tirarão proveito dela, para quando estão nos seus passeios, a desfrutar de algo para lá do seu trabalho. É um enquadramento sóbrio desta máquina.

          Volto a dizer, esta máquina é para quem tem a habilidade de tirar proveito das várias funcionalidades, para quem tem a sensibilidade de a usar nos locais correctos, para quem consegue enquadrar o tipo de máquina no tipo de utilização e nesse campo, com todos estes atributos só vejo um tipo 😉

          Claro que, como qualquer máquina, todos a podem usar.

          1. Avatar de censo
            censo

            Vitor, eu li. E a forma como escrevem levou-me à critica, que considero ser construtiva. Este equipamento é para todos como dizes. É claro ! Não digam é que é para profissionais, só isso. Porque não é um equipamento profissional. Li o que está escrito. Não li o que não está escrito. Não tenho essa capacidade. Para vosso bem, e do fórum, só gostaria que alguns artigos vossos fossem mais claros. E só o digo porque gosto de vocês. É por isso que aqui venho todos os dias. Pese embora vocês por vezes fiquem muito melindrados comigo.

          2. Avatar de Vítor M.

            Não, as questões de interpretação podem levar-te a ter outra… que não a nossa. Esta máquina vai mais além e tal como foi dito, esclarece onde é esse mais além. Lá não diz que nos trabalhos profissionais está à altura de outras, certo? Diz sim o que te colei e que é explicito… está dito de uma forma interessante para se perceber o segmento desta máquina. Sabes aquela cena do bom entendedor? 😉

            Claro que não ficamos melindrados, nós gostamos das tuas criticas, se não não nos dávamos ao trabalho de responder. Mas gostamos essa é a verdade.

        2. Avatar de MLopes
          MLopes

          ó meu caro @censo, uma máquina para profissionais é qualquer máquina que quem faz da fotografia profissão usa para trabalhar. seja ela qual fôr, de que tipo fôr, que tamanho tiver, etc. até uma holga é uma máquina profissional se um fotógrafo a usar par trabalhar.
          deixem-se de estereótipos e caganças.

    2. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      Esta maquina, apesar de ser a melhorzita da canon no campo das mirrorless, é bastante fraca quando comparada com as marcas de topo desta tecnologia (Olympus, Sony, Fujifilm…). Tanto a Canon como a Nikon, se deitaram a sombra da bananeira das DSLRs, e nesta gama ficaram anos luz para trás… Provavelmente algo que lhes poderá sair caro a longo termo. Olhando para o futuro, acho que esta tecnologia vai acabar por ultrapassar as DSLRs e mesmo no ramo profissional de topo isso vai acabar por acontecer (hoje em dia qualquer maquina mirrorless topo de gama destas 3 marcas se bate praticamente de igual para igual com as reflex topo de gama da Canon ou Nikon), com a vantagem do menor peso e tamanho (entre outras vantages), mas ainda com a desvantagem da duraçao da bateria (significa que para já, se tem de andar com mais algumas baterias no bolso).

      1. Avatar de censo
        censo

        Estás enganado. Experimenta ver as fotos dessas máquinas todas em monitores grandes e de elevada resolução. Não te deixes enganar pelos “samples” que ilustram os artigos que lês num tablet ou portátil. O factor que conta é o sensor. E quanto maior este for, melhor. Não tens sensores grandes nas mirrorless.

        1. Avatar de Mr.T
          Mr.T

          Wrong! Tens de pesquisar e investigar mais antes de escreveres o que escreveste… Não estou a avaliar as maquinas pelos samples publicitários que vejo na net ou através de um tablet. Apesar dos samples publicitários serem fotos tiradas com as maquinas, são-no feito por pessoas que percebem muito de fotografia e dai conseguirem as fotos. Os samples mostram o potencial de um equipamento.
          Alem de artigos que vou lendo de pessoas que como nós também gostam de fotografia e não são fanáticos por uma marca especifica, baseio a minha opinião em equipamento que tenho, que já tive ou que já tive a oportunidade de utilizar, e sim também utilizo um monitor feito com o propósito da fotografia (“Grande”, com muita resolução, IPS, etc etc). O factor que conta não é apenas o sensor. O sensor é muito importante mas não é o único factor… Há muitos mais…! E quanto a não haverem sensores grandes nas mirrorless… Define “grandes”? Sensores 4/3? Sensores APS-C? Sensores FullFrame? É que estes, existem todos nas em mirrorless e nas marcas que mencionei.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          sony alpha 7

  4. Avatar de Duda
    Duda

    As lentes das DSLR da Canon são compatíveis com este modelo? Parece-me que sim, mas queria confirmar…

    1. Avatar de Andreia de Almeida

      Nas especificações está a indicar:
      “Objectivas: EF-M (EF e EF-S compatíveis com adaptador)”

      1. Avatar de Mr.T
        Mr.T

        Se a Canon oferecesse o adaptador com AF, provavelmente conseguiria vender muito mais unidades desta maquina. Não oferecendo, e tendo em conta que a maquina é mais fraca que a concorrência, não me parece que a maioria das pessoas mais informadas opte por ela. No meu caso concreto, se esta maquina tivesse um preço mais a condizer com a sua real qualidade (preço mais baixo), e viesse incluído um adaptador, já a tinha comprado. Assim, estou a “despachar” todo o meu arsenal da Canon para me mudar para uma marca rival das mirrorless…

    2. Avatar de João Gomes
      João Gomes

      Sim, com adaptador próprio.

  5. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    Gostava de aqui ver umas reviews de outras maquinas mirrorless…

    1. Avatar de censo
      censo

      Tens muita informação na net e em sites especializados. “Googla” um bocadinho.

      1. Avatar de Mr.T
        Mr.T

        Eu sei que tenho. Já googlei muitos bocadinhos. Mas variedade nunca é demais, ou é? E reviews feitas em Portugês, quantas existem? Poucas, muito poucas! E se quiseres colocar na equação a qualidade das reviews em Português, então ainda são menos…

    2. Avatar de Vítor M.

      Vamos ter várias análises.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        sugestão: a nova oly om-d que sairá este ano 😉

        1. Avatar de Mr.T
          Mr.T

          Ou algumas que já saíram… 🙂

    3. Avatar de SSilva
      SSilva

      DigitalRev 😉

      1. Avatar de Mr.T
        Mr.T

        Sim já conheço. Estou inclusive subscrito no canal de youtube deles… Há muito outros também porreiros. não é difícil de os encontrar, mas em Português é que há pouca coisa…

  6. Avatar de Filipe Cordeiro
    Filipe Cordeiro

    A única forma que vejo algum “profissional” comprar essa máquina é se ele tiver muitas lentes para Canon e queira utilizar numa máquina muito mais pequena. Na verdade não vejo o ganho em usar uma mirrorless nesse caso, visto que tem que usar um adaptador e ao colocar uma lente genero 24-70 f2.8 algo semelhante o factor de usar uma máquina pequena deste género perde todo o sentido.

    Se o objectivo é ter uma 2 ou 3 camara para quando vai em viagem e vais comprar vidro especifico para a máquina então a escolha é apenas as Sony ou as Fujifilm.

    1. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      Ou as Olympus/Panasonic…

  7. Avatar de SSilva
    SSilva

    Na minha opinião a Sony está muito mais avançada nas mirrorless do que a Canon, por este preço mais vale comprar uma DSLR. Ou juntar uns trocos e comprar uma Sony a6300 😀

  8. Avatar de Marco
    Marco

    No que toca a câmaras mirrorless, a Canon está a milhas daquilo que outros fabricantes como a Panasonic, Olympus, Fuji e principalmente a Sony neste momento oferecem.
    Aliás, o sistema EOS M desde o seu lançamento tem recebido reviews medíocres quase unânimes (este modelo incluído), o que me deixa a duvidar da seriedade desta review…

  9. Avatar de Vitor Alves
    Vitor Alves

    A Canon já vem tarde e neste segmento já passou a história. Tenho um sony a6000 e uma minúscula panasonic GM1. Fantásticas!! Verdadeiras obras primas!

  10. Avatar de ana
    ana

    Boa Tarde!
    Adorei este artigo da Canon M3 como também gostei do artigo da M10.
    Ando interessada em adquirir uma nova camera, mas queria alguma coisa com qualidade mas não muito pesada e grande.
    Gostaria de saber se a diferença de preço entre a M3 e M10 compensa. Ou encontram-se as duas ao mesmo nivel?
    Qual aconselham ?