GOLE1 – Um mini PC com touchscreen e Windows 10 por $99

31 Comentários

O segmento dos mini PCs está repleto de ofertas e se fizermos algumas pesquisas reparamos que há equipamentos para quase todas as necessidades. Baratos, caros, poderosos, pequenos… há de tudo e, nesse sentido, é preciso começar a introduzir elementos diferenciadores.

Que tal ter um mini PC com touchscreen e Windows 10 por $99? Conheça o GOLE1.

gole1_05


Chama-se GOLE1 e na prática é basicamente um pequeno desktop, que cabe dentro de um bolso, ao qual podemos chamar de mini PC. No entanto, ao contrário dos muitos mini PCs que estão já no mercado, o GOLE1 tem um touchscreen de 5” integrado.

gole1_04

Além dessa característica invulgar, o GOLE1 vem com o Windows 10 mas tem também suporte para o Android 5.1. Para comutar entre sistemas, o GOLE1 traz uma app denominada de “switch to Android” que simplifica todo o processo.

OS_fzeiyh

Em termos de hardware há mais características a destacar:

  • CPU: Intel Atom x5-Z8300 Cherry Trail
  • RAM: 2GB ou 4GB
  • Memória de armazenamento: 32GB ou 64GB (NAND flash storage)
  • Ecrã: 5”, 1280 x 720 pixel IPS touchscreen
  • 802.11b/g/n WiFi
  • Ethernet
  • Bluetooth 4.0
  • HDMI output
  • 1 x USB 3.0 + 3 x USB 2.0
  • Interface micro USB
  • microSD card
  • 3.5mm headset jack
  • b: 2,600 mAh (autonomia de 2 horas)

gole1_03

Veja o GOLE1 em acção

Este equipamento terá também disponíveis alguns componentes, que podem ser vistos aqui. Neste momento este projecto está pronto para avançar via campanha de financiamento colectivo no Indiegogo que deverá começar no início de Julho. O preço como referido é de apenas $99.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sómaisum
    sómaisum

    Efectivamente cabe no bolso 😀 Mas um sr. Bolso ahah dada a grossura.

    De resto é sempre interessante ver estas coisas, nem que seja para fazer apresentações com um full desktop na mao 🙂

  2. Avatar de DoContra
    DoContra

    Acrescentem-lhe um módulo GSM e uma bateria que aguente mais que hora e meia e adeus smartphone! 😉

    1. Avatar de Francisco Franco
      Francisco Franco

      e um pouco mais de grossura…

    2. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Um Lumia resolve isso.

      1. Avatar de Zéi
        Zéi

        Tenho um Lumia 950 e o continuum está porreiro mas ainda está muito verdinho e limitado.
        Para já vou esperar que o Surface Phone que desconfio que vai fazer essa ponte que falta entre Mobile e PC

        1. Avatar de JR
          JR

          Estou nessa exata situação. Tenho um 950 e estou à espera do Surface Phone. Estou curioso para ver..

        2. Avatar de Vito Kú
          Vito Kú

          Eu tenho um Lumia 950 e estou muito contente com o equipamento, e com a rapidez dos updates e as melhoras sao visiveis de versao para versao. O Windows 10 Mobile promete,e a continuar assim os concorrentes que se cuidem.

          1. Avatar de Zéi
            Zéi

            Isso irá aconter +- daqui a um ano, segundo a MS eles nao estao preocupado com mobile no presente mas sim no futuro:

            Redstone 2 and Redstone 3 are going to be heavily focused on “innovation around mobile phones.”

  3. Avatar de Luís
    Luís

    Parece bastante interessante mas tem uma altura demasiado elevada para o meu gosto. No entanto o preço é uma grande vantagem!

  4. Avatar de P
    P

    A grande pergunta sobre o assunto é: dá para por linux?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      grande pergunta? a mim parece-me mt pequena e sem interesse :v

    2. Avatar de asdfasfd
      asdfasfd

      epah, tendo em conta que android é basicamente linux…. ya.

    3. Avatar de T
      T

      Exatamente.
      Android é Linux aplicado a telemóveis, vai amadurecendo mas ainda tem muito caminho a percorrer. Linux puro, estável é outra conversa. Seria interessante vê-lo aqui juntamente com a sua panóplia de aplicações que o Android não tem 😉

  5. Avatar de vxcn cxvn
    vxcn cxvn

    Chama-se a isso… smartphone (com portas).

  6. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    O hardware está catita, a espessura é que é 2x o que deveria ser, sem bateria e ecra 5″… zero funcao móvel. Mas é interessante para ter como TV BOX ou mini-PC ligado a um monitor.

  7. Avatar de Pedro Santos
    Pedro Santos

    Basicamente igual a uma carrada de tablets que andam por ai (todas as specs são iguais). Com a única diferença a ser o tamanho de ecrã, mais pequeno (5 em vez de 8 por exemplo) para compensar tb é umas 3x mais grosso.

  8. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Ah..windows 10..nao obrigado

    1. Avatar de Antonino
      Antonino

      senta aqui

  9. Avatar de Baltazar Gaspar
    Baltazar Gaspar

    devia vir com uma lupa!

  10. Avatar de Iluminati!
    Iluminati!

    Interessante… Quando chega a Portugal? E em que lojas? Preço em euros…?

  11. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Estava para o comparar a um smart phone, mas um smartphone não tem porta hdmi, usb e rede… mas tem bateria e são duas ou3 vezes mais finos. A questão é um smartphone de topo com o dobro ou triplo da grossura também teria o preço reduzido para metade ou seja iria ficar a par com isso se tivesse as mesmas carateristicas.

    Portanto para mim, inovação 0. Ah e esperem já existem smartphons baratos, finos com essas portas e chamam-se tablets, e imaginem até têm bateria coisa que esse “tijolo” não tem. QUal a vantagem desse tijolo mesmo? O processador dar 200 em vez de 160 (dos tablets do mesmo valor)? Continua a ser um mini pc de entrada de gama com processamento fraco para pc e continua a precisar de corrente.

  12. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Ah e mais uma coisa que só reparei agora, boa imagem de marketing e publicidade enganosa, mas o pc está no bolso com imagem mas não vejo o cabo de alimentação… POrtanto na imagem devia ter o ecrã preto(desligado).

    Bom truque de marketing, é que um tijolo preto no bolso não vende.
    prefiro dar 500 biscas por um asus all-in-one ao menos trás rato, teclado, ecrã de 21″ e leitor de dvd..

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    Portanto é um tablet só que menos cómodo?
    What a time to be alive!

  14. Avatar de Catarina reis
    Catarina reis

    Mehh. Não obrigado. Ainda por cima vem com um sistema operativo que eu não confio (win10).

    1. Avatar de Vito Kú
      Vito Kú

      Pois está confirmado que o Windows 10 é o SO mais seguro de sempre, com um grande controlo pela parte do utilizador em tudo o que se refere a definições de seguranca. Para não falar de todas as outras vantagens que o colocam bem à frente de todos os outros em muitas areas, mas não me cabe a mim defender aquilo que conheço sem conhecer a fundo a concorrencia, cabe a cada um de nós decidir aquilo que achamos mais adequado ao nosso gosto e/ou necessidades. Só quero frisar que o Windows 10 não tem nada a ver com aquilo a que nos habituamos nos velhos SOs que apesar de mudarem de cara pouco evoluiam, mas a historia agora é diferente e em inovação e acompanhamento das novas tecnologias o Windows bate tudo e todos, como sempre nos habituou.

      1. Avatar de Alfredo
        Alfredo

        Coisa que muita gente deveria tirar as palas e olhar o futuro…como o sempre foi o Windows,quanto mais agora a MS com Windows 10…onde é que esta gente anda com a cabecinha ? :/ Será que percebem minimamente de gadjes e o seu futuro ????

      2. Avatar de Alfredo
        Alfredo

        Coisa que muita gente deveria tirar as palas e olhar o futuro…como o sempre foi o Windows,quanto mais agora a MS com Windows 10…onde é que esta gente anda com a cabecinha ? :/ Será que percebem minimamente de gadjes e o seu futuro ????

  15. Avatar de José Paulo
    José Paulo

    Calma pessoal, vejam o custo benefício … é a primeira versão.

  16. Avatar de Vito Kú
    Vito Kú

    E porquê? Qual a diferença entre o Windows da imagem e o Windows 10? Se for a cor deve ser apenas porque a cor foi definida assim nas configurações. De resto é igual ao Windows 10 no seu estado mais puro, ou algo me escapa?
    E mesmo que seja o RT, o que interessa isso? Acho que terá uma possivel morte mesmo antes da chegada, pois existem opções mais evoluidas e por pouco mais dinheiro, este equipamento parece um pouco deactualizado especialmente no design.

  17. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Tenho uma irmã que anda no 9º ano, e o meu antigo PC fixo esta muito ultrapassado e então estava a pensar que este tipo de mini-pc não seria uma boa opção para ela consultar a internet e usar ferramentas como Word, PowerPoint, Prezi etc etc etc.

  18. Avatar de Ricardo Coelho
    Ricardo Coelho

    Eu viajo regularmente e dava-me jeito uma coisa parecida. É possível ter um pc com estas dimensões e portabilidade? Não necessita ter android ou ecra sequer. A intenção é leva-lo comigo, liga-lo à tv do hotel, ligar um rato e teclado wireless e está pronto a trabalhar