A Apple vai deixar desbloquear um Mac com um iPhone?

39 Comentários

A Apple tem nos seus equipamentos recursos e funcionalidades que são únicos e que marcaram padrões na indústria. Tendo todas estas potencialidades à mão, resolve de vez em quando inovar e integra-as entre si.

Uma das novidades que pode chegar com o OSX 10.12 é a possibilidade de desbloquearmos este sistema operativo remotamente, recorrendo apenas ao iPhone e ao Touch ID.

touch_id_1

São já vários os rumores que dão como certas algumas novidades na próxima versão do OSX. A versão 10.12 deverá incorporar a Siri e mais outras novidades, sempre para melhorar a vida dos utilizadores e a utilização deste sistema.

A mais recente novidade dá conta da possibilidade deste sistema passar a poder contar com uma nova forma de autenticação. Para além das passwords, o OSX poderá ser desbloqueado através do iPhone do utilizador, recorrendo apenas à impressão digital e ao Touch ID. Há também a possibilidade de não ser apenas o iPhone a poder fazer este desbloqueio, podendo também ser usado um Apple Watch.

Para conseguir isto o Mac e o iPhone vão ter de estar ligados via bluetooth e um simples passar do dedo no Touch ID irá abrir o acesso à máquina.

mac_1

Este não é um conceito novo e está já em prática com algumas aplicações quer no OSX quer no iOS, mas o que a Apple vai criar ficará interligado e será nativo, aproveitando muito mais o próprio sistema e as suas funcionalidades.

É ainda apenas um rumor e possivelmente uma ideia que está a ser explorada, mas a maioria dos utilizadores verá com bom grado a sua chegada, dando a todos uma forma mais simples e segura de aceder ao OSX. Ficará também de fora, para já, a chegada do Touch ID aos computadores da Apple.

via MacRumors

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nunes
    Nunes

    Não é nada novo. O Android tem o smartLock que caso tenhas o smartwatch por perto, o telemovel não precisa de pin.

    1. Avatar de LG
      LG

      Bemvindo a 2013…

    2. Avatar de Antwin
      Antwin

      Isto não parece ser apenas ter o aparelho por perto, seria necessário desbloquear o iPhone e é nessa altura que o Mac desbloqueia.

      1. Avatar de LG
        LG

        Então não seria mais simples desbloquear no próprio Mac? Não da mais trabalho ir ao bolso tirar o iPhone, carregar no Touch ID do que desbloquear diretamente na maquina em si?

        1. Avatar de Nuno Pereira
          Nuno Pereira

          +1000

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          Que segurança é essa então?

          Basta trazer o telemóvel por perto?

          Isso não é segurança nenhuma! A maior parte das vezes deixo o Mac, e o telemóvel está no casaco!

        3. Avatar de Antwin
          Antwin

          O touchID é rápido e é uma questão de segurança.
          Se fosse apenas necessário aproximar o iPhone qualquer pessoa com acesso físico ao iPhone poderia desbloquear o Mac, sem nunca ter sabido passwords de nenhum dos aparelhos. Para além do mais, dado que muitas pessoas dão autorização para os seus Macs poderem sincronizar com os seus iPhones automaticamente, então passaria a ter acesso aos conteúdos dos dois aparelhos sem nunca ter sabido a password de nenhum.

        4. Avatar de Antwin
          Antwin

          Para quem quiser mais rápido, segundo o rumor o Apple Watch também poderá funcionar para desbloquear o Mac. O Apple Watch enquanto estiver no pulso está desbloqueado.

    3. Avatar de trust me i'm engineer
      trust me i’m engineer

      Não é muito inteligente. Se te roubam os 2, por exemplo num balneário. Nunca mais tens como aceder a eles remotamente.
      Estou a dizer alguma coisa de errado?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Sim consegues. Mesmo num pc windows acedes ao icloud e apagas,avisas ou bloqueias os aparelhos.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Funciona com o meu.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não percas tempo, este já tem fama de não saber o que diz, nem dizer o que sabe 😛
          No entanto o artigo é sobre a Apple e não perdeste tempo em vir mandar a “tacadinha” aiaiai depois não gostam quando acontece o contrário 😛
          Bom fim de semana e não se estraguem…

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Inventei, não foi? E ninguém se queixa… é tudo mentira!

    4. Avatar de JGCR
      JGCR

      Nunes, Não entendeste bem em que consiste isto. Traduzindo em PC/Androide ( Utilizando o leitor biométrico do telemovel Androide podemos entrar no Windows.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Não preciso de tradução, tenho os dois: Android e OSX. Só acho que não é inovaçao nenhuma. Ainda a acusam a Google de catch up, e isto é o quê? Já em 2009 existiam umas apps pra bloquear a sessão do windows quando te afastavas (usavam o bluetooth).

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          isto não será uma app, será o mesmo que já efeito para desbloquear o Apple Watch com ao desbloquear o iPhone, o que garantia segurança ao contrário do método do Android.

        2. Avatar de JGCR
          JGCR

          Este não é um conceito novo e está já em prática com algumas aplicações quer no OSX quer no iOS, mas o que a Apple vai criar ficará interligado e será nativo.
          NATIVO NO MAC OS 10.12. resumindo é uma nova funcionalidade assim como a siri no MAC OS e não no iOS.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Ele apenas deu um exemplo semelhante embora diferente.
        relogio/telefone VS telefone/pc

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          acho que não reparaste na diferença fundamental entre as duas situações, o desbloqueio por uso do leitor biométrico no telemóvel, não a mera aproximação dos aparelhos.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Tudo bem, são situações diferentes (frisei isso).
            Mas desbloquear com o sensor biometrico, pin ou até ao iniciar o angry birds vai tudo dar ao mesmo 😛

          2. Avatar de Antwin
            Antwin

            o desbloqueio com o smartlock do Android usa apenas a aproximação entre aparelhos, não usa PINs ou aplicações, de modo que em termos de segurança não vai dar ao mesmo

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Epah está certo, mas a implementação do leitor, pin, whatever é o mais facil no meio disto tudo lol
            Mas sim, em termos de segurança não tem nada a ver.

          4. Avatar de Antwin
            Antwin

            se é o mais fácil então porque não foi feito no Android? e sendo o desbloqueio uma questão de segurança parece que seria importante que tivessem pensado nisso, não?
            para além do mais este rumor parece querer usar o mesmo método usado entre o Apple Watch e o iPhone, para desbloquear o Watch.

  2. Avatar de ARF
    ARF

    Para quem interessar esta funcionalidade veja pf a app nearlock.

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      não me parece que a ideia da Apple seja que se use uma aplicação para desbloquear o computador. A ideia será usar o mesmo esquema que usa com o Apple Watch desde o início, permitir ser desbloqueado quando se desbloqueia o iPhone.

  3. Avatar de Katia
    Katia

    Já existem várias apps para mac/iphone que fazem isto, há imenso tempo. O knock é um deles mas não só…

  4. Avatar de Arcanjo
    Arcanjo

    Coming up next, unlocking iPads…

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      iPads têm touchID

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        E os macs tmb…

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          macs não têm TouchID

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Nao? Oh wtf…realmente nunca vi nenhum com isso, mas tava convencidissimo que os últimos tinham.
            De qualquer forma pode ser util na mesma nos ipads já que o objectivo é o desbloqueio remoto e não por proximidade.

          2. Avatar de Antwin
            Antwin

            não há qualquer objectivo para desbloqueio remoto naquilo que foi aqui descrito, é por proximidade. Mas já existem funcionalidades remotas entre iPads e iPhones

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Troquei-me todo para chegar á mesma conclusão inicial então lol
            É o mesmo que o desbloqueio por proximidade mas com uma condição.

          4. Avatar de Antwin
            Antwin

            condição de ter segurança

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Execto, os iPads têm TouchID, ao contrário dos Tablets Androids…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Mas quem falou em Android. Lá estão vocês com as azias.