Cryogenic FileSplitter – Dividir ficheiros de forma simples

18 Comentários

Cada vez mais a informação e conteúdos que temos estão a aumentar de tamanho. Esse aumento de volume está associado directamente ao aumento da qualidade e das capacidades que temos nas aplicações.

Torna-se por isso complicado conseguir transportar esses ficheiros entre máquinas. Mas felizmente existem soluções simples para “partir” esses ficheiros em pedaços e assim permitir arruma-los em diversos suportes digitais e quando chegam ao destino. O Cryogenic FileSplitter é mais um exemplo de uma ferramenta que nos permite fazer isso de forma simples e rápida.


Esta aplicação, escrita em C#, permite que façamos a divisão de um ficheiro em segmentos de tamanho inferior para que assim o possamos transportar ou transferir de forma rápida entre 2 computadores. Após esse transporte é fácil fazer a reconstrução do mesmo ficheiro recorrendo novamente à ferramenta.

Uma característica única desta ferramenta é a possibilidade de podermos arrastar os ficheiros directamente para a sua interface, evitando desta forma o processo de estar a navegar no gestor de ficheiros da aplicação para seleccionar o ficheiro pretendido.

A ferramenta parte os ficheiros, mantendo o original, de forma igual e renomeia os ficheiros criados seguindo uma nomenclatura simples (file.01, file.o2, etc). O número de ficheiros a criar é definido na interface e pode ser controlado pelos utilizadores.

Os restantes parâmetros a definir são, dependendo do processo que estamos a executar (partir ou juntar), idênticos. Caso estejamos a partir o ficheiro temos de definir o local onde ele se encontra e o destino dos ficheiros. É ainda necessário definirmos o número de partes a serem criadas. Caso estejamos a juntar um ficheiro previamente partido temos apenas de definir o local do ficheiro .01 e o destino do ficheiro final. De referir que todos os restantes ficheiros necessários no processo de união devem estar na mesma pasta do .01.

A sua utilização é de extrema simplicidade. Depois de definidos os parâmetros indicados acima só resta carregar no botão Split ou Join para ser executado o processo pretendido.

Outra característica que sobressai nesta ferramenta é a sua portabilidade. Podem colocá-la numa pen e leva-la para qualquer lado. Podem inclusivamente, por exemplo, tê-la numa das pens que vamos usar para transportar os ficheiros resultantes de um processo de separação.

Esta é uma ferramenta a ter à mão para vos facilitar o processo de envio de ficheiros de grandes dimensões entre máquinas, quer seja através de pens USB ou através da Internet.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7
Download: Cryogenic FileSplitter 1.3 [175.50KB]
Homepage: Cryogenic FileSplitter

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nilton
    Nilton

    Finalmente!!! Ainda ontem tive que andar com contas antes de fazer isso… 😀

    Obrigado pplware!

  2. Avatar de BMJ
    BMJ

    Geralmente uso a ferramenta de compressão para fazer o split, como o 7z ou rar….

  3. Avatar de alain
    alain

    não funciona aqui,nem abre :/

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      onde? No linux? xD…

      1. Avatar de S-K
        S-K

        E quem precisa desse programa no Linux? xD

        man split 😛

  4. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Sinceramente, opto pelo YoyoCut… Tem uma opção, que para mim, é imprescindível. O “dividir” por tamanho…
    Não experimentei este software, confesso, mas pelas imagens do mesmo parece que essa opção está em falta. No entanto, o simples facto de ser “limpa” e simplificada, torna-se uma ferramenta a partilhar! 😉

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Como abres depois os ficheiros divididos pelo yoyocut??
      ABraço

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        No Fórum Pplware podes tirar essas duvidas… 🙂
        No entanto, para te deixar um “cheirinho” daquilo… http://u.nu/94qva ! 😀

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Pois é, isto dá erro e dava bastante jeito ter esta ferramenta 😉

  6. Avatar de Lycanthrope
    Lycanthrope

    O winrar faz isso na sem probs, basta pormos qual a medida que queremos e pronto ele divide o ficheiro… com a vantagem de a pessoa a quem se enviar ter (muito provavelmente) o winrar no pc do que outro prog qualquer de divisão (HJ split, este, etc…) No linux/ubuntu então a divisão é ainda mais fácil e podemos escolher os mais variados tipos de extensão de ficheiro comprimido que queremos 🙂

    Cumps

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      O Winrar tem poucas opções, só tem alguns “tamanhos” para dividir o ficheiro… Isto, que me lembre, quando o usava. Já este, és tu que decides o valor, e não uma lista com alguns definidos, que são de (se não estou em erro) 100Kb, 650Mb, 700Mb de tamanho…
      E o YoyoCut só tem a mais a opção por tamanho, que é parecido com o Winrar, mas neste, tu decides o que queres…
      Já para não referirmos o quanto “chato” que o software é depois de 40 dias sem registo. (Acho que agora são mesmo 30, sem certeza…)

      1. Avatar de Bruno Costa
        Bruno Costa

        O winrar tem tamanhos de separação por “default” certo, ainda mais certo é que desde sempre,que podes colocar manualmente o tamanho que queres.

      2. Avatar de Luís
        Luís

        No WinRar também é possível definir um tamanho à nossa escolha, basta fazer “à mão”, como por exemplo trocar 700 MB por 100 MB.

      3. Avatar de Lycanthrope
        Lycanthrope

        Precisamente o que o Luís disse, podes por à mão o tamanho que queres, por isso é que o referi. Não me admira que pensasses que só dariam esses tamanhos porque eu também pensava que não dava para alterar, mas depois de pesquisar na net vi que tinha de ser à lá mão lol.

        Quanto ao winrar ser chato depois dos 30/40 dias, já vai de cada um… porque apesar de ser um bocado chato não acho que seja nada por aí além 🙂

        Cumps

        1. Avatar de avlis rotiv
          avlis rotiv

          @Bruno; Luís; Lycanthrope, obrigado pelo esclarecimento. Estava mesmo naquela que só funcionava aqueles formatos. Talvez tenha sido nas primeira vezes que o usava (versões antigas?) e podia não ter essa opção “manual”.
          Contudo, não deixa de ser interessante no que toca à divisão por numero de partes…
          (Acho que o Winrar não tem isso, mas… Não vou arriscar…) :mrgreen:

          1. Avatar de Lycanthrope
            Lycanthrope

            Com certeza chefe, o que se quer aqui é esclarecimentos e ainda bem que também contribuí para isso :).

            Quanto à opção manual do winrar não é nenhuma opção que tu escolhas, apenas pões lá o tamanho que queres ;).

            Agora, quanto ao número de partes, acho mesmo que não dá! Mas sinceramente, apesar de ser mais uma funcionalidade que este prog apresentado trás… não vejo grande utilidade dela, visto que a razão principal de se dividir ficheiros é pelo tamanho grande destes e não por ser um ficheiro único… Daí que acho mais útil podermos escolher o limite de tamanhos… (por exemplo limites de tamanho de uploads de ficheiros – mediafire, rapidshare, gmail, etc…)

            De qualquer das maneiras, a minha “cepticidade” quanto à funcionalidade deste tipo de divisão não é desculpa para não se experimentar o prog. Por isso boas experiências 😉

            Cumps

  7. Avatar de Steve

    @Bruno; Luís; Lycanthrope, obrigado pelo esclarecimento. Estava mesmo naquela que só funcionava aqueles formatos. Talvez tenha sido nas primeira vezes que o usava (versões antigas?) e podia não ter essa opção “manual”.
    Contudo, não deixa de ser interessante no que toca à divisão por numero de partes…
    (Acho que o Winrar não tem isso, mas… Não vou arriscar…) :mrgreen: