25% dos PCs usam uma versão obsoleta do Internet Explorer

27 Comentários

Um dos maiores problemas de segurança no mundo da informática são as máquinas e os softwares que são abandonados sem suporte e sem actualizações.

Um novo estudo veio revelar que actualmente um em cada quatro computadores corre uma versão desactualizada e sem suporte do Internet Explorer.

Internet Explorer

A nova informação resulta de uma análise que a empresa Duo Trusted fez em mais de 2 milhões de computadores e vem mostrar que 25% dos computadores com Windows tem presente uma versão do Internet Explorer que a Microsoft já descontinuou e que por isso deixou de ter suporte.

Para além disso, este número dispara para o dobro quando o sistema operativo usado é o Windows XP. Nesses casos, as versões usadas são o IE 7 e 8 em metade das máquinas analisadas.

A solução aconselhada para todos esses casos é a utilização de um browser mais moderno, como o Chrome, que tem mecanismos de actualização automáticos e independentes do próprio sistema operativo.

Internet Explorer

Outro valor que salta à vista no relatório da Dou Trusted está associado ao Flash e ao Java, outros softwares que são conhecidos por terem frequentemente problemas de segurança e novas actualizações para os corrigirem.

Neste caso os números das versões desactualizadas sobe para valores bem mais altos. São 72% das versões do Java e 60% das versões do Flash.

Se as regras mais básicas de segurança podem parecer óbvias, fica claro que não são seguidas e que, em particular nos ambientes empresariais, as máquinas ficam expostas a falhas de segurança e a problemas, apenas por culpa dos utilizadores.

Duo Trusted Access Report

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    Também na maioria só deve estar instalada e parado. Ba altura so serviu para fazer o download de outro browser…

    1. Avatar de Rafael M.
      Rafael M.

      Verdade

  2. Avatar de Henrique
    Henrique

    A maioria dos utilizadores Windows querem é ver o que as outras pessoas andam a fazer no facebook, fazer comentários ignorantes, e YouTube, é para isso que serve, logo desde que ande, está bem…

    1. Avatar de Paulie
      Paulie

      Nem toda a gente e nerd como tu que se excita mais com motherboards do que bikinis

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Sim, eu não me excito com biquínis, prefiro quem os veste.

        1. Avatar de Pedro S.
          Pedro S.

          Muito bom!!!

  3. Avatar de Paulie
    Paulie

    Internet explorer e java apenas servem para IRS..de resto so chrome ou firefox para poupar bateria

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Chrome e Firefox para poupar bateria? LOL!

  4. Avatar de Antonino
    Antonino

    uso o meu IE antiguinho e funciona 5*

  5. Avatar de toy
    toy

    Todos os PC’s das escolas secundárias… ainda a correr no windows xp e mesmo windows 7… para se não trocar de pcs todos os anos, devia-se ver até que ponto os pcs espalhados nas escolas podiam aguentar os novos windows e então os que não podiam atualizar mais, ai mudava-se…

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      e porque não instalar linux que ficariam mais seguros e mais rápidos… e mais baratos.

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Porque não há interesse político.

      2. Avatar de VC
        VC

        Cheguei a fazer isso quando trabalhei em uma Universidade. Como os pcs da biblioteca e sala de alunos só eram usados para ver páginas de internet e office, instalei linux só com as apps mesmo necessárias. Para não falar, que um simples acesso ssh e controlo total da máquina por um terminal 🙂 Máquinas modesta que eram mais que suficientes para essa utilização e um sempre com um sistema atualizado e não da época da pedra…

    2. Avatar de Catarino
      Catarino

      As escolas têm protocolo com Microsoft e senão estou em erro até os SO senão são oferecidos são quase.
      Senão trocam os SO’s nas escolas é porque não existe alguém competente na escola para o fazer.
      Neste caso as escolas com licenças win 7 podiam actualizar para win 10 sem problemas.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Atenção à ortografia! Das três vezes que escreveu “senão” deveria ter escrito “se não”.

    3. Avatar de Limbus
      Limbus

      Não é só nas escolas, mas também em áreas sensíveis como a saúde.

  6. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    Opera>>Chrome >>Mozilla Firefox >>>>>>abismo >>>

  7. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    O internet explorer é o mais usado para baixar o Chrome, xD.

  8. Avatar de Insider
    Insider

    O Chrome já não tem suporte para W XP.

  9. Avatar de Manuel Simões Almeida
    Manuel Simões Almeida

    A evolução de Sistemas Operativos, Browsers, Java, Flash, Silverlight, Youtube, etc, etc, etc, tudo muito interessante e empolgante enquanto há suporte.
    Agora tudo se complica quando deixa de haver suporte e o que fazer para cumprir obrigações fiscais no Portal das Finanças ou no da Segurança Social.
    Isto para não falar em milhentas aplicações de laser por exemplo a IRISONLINE da NOS, que em Windows não funciona com o Chrome ou com o Internet Explorer Edge, só com o IE 11 e em Android a APP só funciona a partir da versão 4.3 (e não em todas e nem em todos os equipamentos).
    Em suma, um equipamento com 2 a 3 anos ou menos, pode-se tornar obsoleto e numa peça de museu. Tem que se inverter esta situação, compatibilizando equipamentos e software por períodos de tempo mais largos.

    1. Avatar de bola
      bola

      usa SlimJet que suporta todas as apps das finanças e bancos e tem como base o Chrome, mas melhor.

  10. Avatar de PowerVerde
    PowerVerde

    A minha empresa é lider na área das telecomunicações e continua a ter pcs com xp e software que só funciona no IE…

  11. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    No Hospital onde trabalho tendo a dizer que são 100% das máquinas. Todos os PC estão bloqueados a instalações e nunca são actualizados nem sequer feita manutenção. É isso e infestações de vírus nos PC constantes. Andar a desesperar em PCs apenas com XP e apenas com o IE6 ou IE7 (se tiver sorte) é só parte do dia-a-dia. Já agora hoje apanhei um com chrome, versão 6, só para terem uma noção.

    1. Avatar de bola
      bola

      Das duas uma ou os administradores não disponibilizam fundos para TI ou o departamento de TI prefere andar no Facebook que a melhorar processos 🙂

    2. Avatar de tiago
      tiago

      É tipo esta situação… http://rr.sapo.pt/noticia/52943/medicos_exigem_substituicao_dos_computadores

      É desesperante… ver computadores com windows xp (não estou a tirar o merito ao windows mas…) e com IE 7 e 8… que já deviam ter sido substituidos…