IRS: Foi encontrado um bug no simulador

33 Comentários

Simulações de IRS não batem certo com os reembolsos

A primeira fase da entrega do IRS já passou, estando neste momento a decorrer a segunda fase onde se incluem os trabalhadores independentes e outros que não fazem parte das categorias A (trabalho dependente) e H (pensões).

Mas sabe-se agora que os contribuintes que entregaram nos primeiros dias de Abril foram afectados por um bug…e as simulações de IRS feitas não batem certo com os reembolsos.

financas_3


O alerta foi dado pelo site contaspoupanca que revelou a existência de um bug no simulador. Este bug está relacionado com a tributação conjunta, algo que agora pode ser modificado sem qualquer tipo de multa.

Os responsáveis pelo site contactaram a Autoridade Tributária e Aduaneira, que confirmou a existência de um bug e informou que o mesmo já está resolvido.

Foi identificada uma falha no simulador que está disponível no portal e que tem que ver com a tributação conjunta. A referida falha foi corrigida logo no primeiro dia de entrega das declarações.  Ainda assim, todos os contribuintes afectados por esta situação e que tenham, com base na simulação efectuada, optado pela tributação separada ou conjunta, consoante o que se mostrou ser mais favorável, poderão entregar uma nova declaração sem qualquer coima associada para que não sejam prejudicados de forma alguma.

Na sequência dos trabalhos que têm vindo a ser realizados nos últimos anos, a plataforma das finanças está mais completa mas também mais complexa.  Isto leva a que muita das vezes sejam encontrados bugs e reportados pelos próprios contribuintes. As resolução dos problemas são por norma rápidas.

IRS_5

Neste caso, como referido, os contribuintes podem agora proceder à alteração, caso necessitem, sem o pagamento de qualquer coima. Esta situação pode levar a que os reembolsos do IRS sejam inferiores ao valor apresentado na simulação quando foi feita a entrega.

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      se o codigo fosse escrito noutra linguagem era imune a bugs 😀

      1. Avatar de eleck
        eleck

        +1
        quem não percebe é como quem não vê

  1. Avatar de Fairwind
    Fairwind

    Ele há um lá que eu já tinha referido noutro artigo aqui, aquando duma explicação enorme que fiz sobre alguns pontos do IRS e o seu cálculo. E têm a haver com o novo ponto (que vai desaparecer novamente no próximo ano) do quociente conjugal, que na simulação “roubava” a parte referente aos filhos, aquando do cálculo final da colecta.
    Na maioria dos casos a diferença não vai ser muito grande, dê ele a pagar ou a receber.
    Pena no artigo do contapoupança não ser em parte mais específico, para eu entender se tinha a haver até com o ponto que acima refiro, se se referem ao mesmo que falo, foi tanto corrigido como nada pelo menos até a versão 2016.1.3 de 8 de Abril.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Olhe que não é a haver com , mas sim a ver com.

      1. Avatar de ZT
        ZT

        Ó Manuel, és mesmo… De tudo o que o Fairwind disse, só tens isso a dizer? Não te deviam era reembolsar nada no IRS que era para não te armares naquilo que já se percebeu que és.

        1. Avatar de Flávio
          Flávio

          Já chegámos ao ponto de acusar alguém de estar a defender a nossa língua?

      2. Avatar de Fairwind
        Fairwind

        Quem nunca errou que mande a primeira pedra … 😛 Por acaso, na situação que escrevi, sim devia ser: tem a ver com. Apesar de a palavra a haver estaria certa se eu me tivesse a referir a ter que receber valores monetários.

  2. Avatar de Oscar
    Oscar

    Há outro BUG, experimentem colocar o meu NIB e vão ver o resultado!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Se for alguém que não recebe nada, não há bug nenhum 🙂

    2. Avatar de Sérgio E.
      Sérgio E.

      Tenho IRS a pagar. Posso pôr o teu NIB ? >D

      1. Avatar de censo
        censo

        Podes por o meu. Eles não fazem débito direto.

  3. Avatar de miguel
    miguel

    Se fossemos nós, teríamos de pagar juros! E será fácil anular a declaração? Li que era preciso anular por escrito e ir a uma repartição perder tempo…

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    É impressionante como é que se ainda mantém um site daqueles! Aquilo é uma aberração em Java que obriga o utilizador a instalar a porcaria dum plugin. (bem pior que o flash) Onde é que está o design responsivo naquilo? Onde é que está o design funcional? Até quando é que vamos precisar dum curso para entregar o IRS… devia ser tudo transparente ao utilizador… no pior dos casos o utilizador só deveria dizer se está certo ou errado…
    Aquilo não é rocket science nem o bicho papão para terem medo de mudar… é um monte de regras e gerar um XML que é enviado para um servidor. Como é que ainda não fizeram uma página com simples HTML para entregar o IRS? Essa malta rouba tanto dinheiro que nem sobra uns trocos para pagar um sistema novo?

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Instalar o plugin para que, quando tens a aplicação.. perda de tempo.

    2. Avatar de Luis M.
      Luis M.

      Eles disponibilizam uma aplicação java, não é preciso instalar o plugin nem browsers compatíveis.
      Se achas complicado entregar agora que é praticamente aceitar e submeter, imagino quando era necessário introduzir todas as faturas separadas por IVA…
      Mas sim, muito se podia melhorar.

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        É sempre preciso instalar o java, seja como plugin seja como satandalone para conseguires correr a aplicação.

        Em relação ao resto, concordo, se agora é complicado, à uns 10 anos andava tudo pelos cabelos, e só contabilistas a facturar a custa disso.

  5. Avatar de kabuki@gmail.com
    kabuki@gmail.com

    O Bug é só para quem simulou individual sendo casal anteriormente.
    Quem simulou sozinho como o ano anterior, tem tudo ok.

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Só uma questão. Vou submeter uma nova sem coimas mas depois tenho que estar + 30 dias há espera. Certo?

  7. Avatar de FJR
    FJR

    É giro isto; a AT deve pura e simplesmente olhar para os informáticos que estão a tratar destas plataformas informáticas. Há simuladores particulares que começaram a funcionar antes do período de entrega das declarações e que funcionam na plenitude e com exatidão. A AT e os seus funcionários necessitam de formação e de maior empenho na sua atividade. O contribuinte é que não deve estar a substituir a quem deve desempenhar as suas funções corretamente.

  8. Avatar de BC
    BC

    É isto o que dá ao pessoal que se gabava “ah eu entreguei ainda antes do dia 1, e fui dos primeiros e tal!”
    Pois…

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Uma pessegada!
    O Fisco é que se engana e o contribuinte é que tem de pedir por escrito para anularem a declaração num balcão das Finanças e posteriormente submeter uma nova declaração!??!?

  10. Avatar de Filipe Henriques
    Filipe Henriques

    A porra dos bugs que tendem sempre para o mesmo lado…nunca há engano a favor do contribuinte…

    1. Avatar de Carlos Belchior
      Carlos Belchior

      Se fosse para o lado do contribuinte o contribuinte tinha que pagar. A segurança social também paga valores indevidos e quem os recebe tem que os devolver. Estado que é estado nunca sai a perder. Contribuinte que é contribuinte sai a perder, paga e ainda tem que andar contente e caladinho.
      Infelizmente existem muitos casos de unilateralidade…

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    É inadmissível este bug. Simulei novamente e dá-me um cêntimo de diferença. Onde posso reclamar? 🙂

  12. Avatar de Danny
    Danny

    Aquilo esta tudo marado com despesas ou sem despesas o valor a pagar era sempre o mesmo. Quando vier para pagar se vier o valor que me mostrou vou ter de reclamar e me chatear

  13. Avatar de tiago
    tiago

    A mim que me apareça um erro, vou ás finanças, além de fazer barulho, faço reclamação… é uma vergonha gastarem 5 milhoes de € numa plataforma que no fim vai dar erro… informaticos da treta…

  14. Avatar de Flav
    Flav

    Admira-me é das pessoas não se queixarem em pleno século 21 de ainda terem que fazer IRS. Sabbem em que outros países isto ainda se faz?

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Fiquei sem perceber… para fazer a correção na declaração é necessário ir pessoalmente a uma repartição das finanças?!?!? Não basta simplesmente submeter uma nova versão do IRS como substituição da que já havia sido entregue?!

    1. Avatar de sa
      sa

      Oh amigo, não leste nada pois não?
      Se tivesses lido terias visto esta parte:
      “Ainda assim, todos os contribuintes afectados por esta situação e que tenham, com base na simulação efectuada, optado pela tributação separada ou conjunta, consoante o que se mostrou ser mais favorável, poderão entregar uma nova declaração sem qualquer coima associada para que não sejam prejudicados de forma alguma”

      Cumprimentos!

    2. Avatar de Fairwind
      Fairwind

      Basta fazer uma declaração de substituição até ao fim de Maio.

      http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/Mod_3_1_Fase_alerta_Simulador.htm

  16. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    A nova declaração de substituição (submetida em conjunto com a minha mulher ainda antes do final de Abril) não anulou as anteriores submetidas de forma individual, ao fim de dois dias surgiu como errada por já existirem declarações anteriormente submetidas de forma individual. Após contactar a AT disseram-me ser necessário deslocar-me à repartição de finanças da minha residência (Montemor-o-Velho). Fui lá e disseram-me que sem cópia da certidão de casamento não anulam as primeiras declarações submetidas individualmente, portanto, o erro é das finanças, mas complicam ao contribuinte a resolução do mesmo.