Pela primeira vez em anos os lucros da Apple caíram

112 Comentários

Durante anos a fios a Apple anunciou os seus resultados de forma efusiva, mas este trimestre o impensável aconteceu. Os lucros da empresa caíram.

Era uma situação que estava a ser prevista, quer pelos analistas, quer pela própria Apple, mas o que não se esperava era que fosse para valores tão baixos.

apple_1

A Apple apresentou ao final do dia de hoje os seus resultados de vendas referentes ao segundo trimestre fiscal de 2016. Os números apresentados são, na sua globalidade, baixos e mostram que a empresa está a vender menos e consequentemente a ter menos lucros.

Depois de anos a fio com vendas e lucros elevados, a Apple apresentou pela primeira vez uma quebra geral, o que segundo alguns analistas não acontecia há 13 anos.

A Apple apresentou, para este período, receitas de 50,6 mil milhões de dólares, uma quebra de 13% face aos 58 mil milhões de 2015.

iphone_1

Vendas do iPhone

O activo que mais dólares tem trazido à Apple, o iPhone, foi dos que apresentou a maior flutuação de vendas. Ao todo, neste trimestre foram vendidos 51,2 milhões de iPhones, o que representa uma quebra de 16% face aos 61 milhões de unidades vendidas no mesmo período de 2015. Esta é a primeira vez que a venda de iPhones apresenta um decréscimo no acumulado ano a ano.

Vendas do iPad

Com novidades lançadas no último ano, o iPad era ainda uma incógnita. Neste trimestre a empresa vendeu 10,3 milhões de tablets, uma quebra de 19% dos 12,6 milhões vendidos no ano passado.

ipad

Vendas de Macs

Também a linha de computadores pessoais a Apple sofreu um revés e teve uma quebra de 12%, com as vendas deste trimestre a atingirem o valor de 4,03 milhões de unidades, um valor que contrasta com os 4,6 milhões vendidos no mesmo trimestre de 2015.

Os serviços que a Apple fornece

A contrastar com a quebra generalizada de vendas dos seus produtos, a aposta da Apple nos serviços parece estar a compensar. Neste trimestre a empresa conseguiu receitas de 6 mil milhões de dólares nos seus serviços, quando no ano passado tinha atingido o valor de 5 mil milhões. Nestes serviços estão englobados a App Store, o iTunes Store, o Apple Pay, o iCloud e os restantes serviços da Apple.

watch

Os “outros produtos”

Também a categoria de outros produtos da Apple conseguiu quebrar o decréscimo generalizado. As vendas da Apple TV, do Apple Watch e vários outros produtos rendeu neste trimestre 2,2 mil milhões de dólares, uma subida de 29% face a 2015.


Os valores apresentados mostram que a Apple teve uma quebra nos lucros, que chegaram aos 10,5 mil milhões de dólares, uma quebra de 23% face aos valores apresentados no segundo trimestre de 2015.

Alguns dos novos produtos lançados ainda não têm expressão de vendas, como o iPhone SE e o iPad Pro de 9,7 polegadas, sendo necessário esperar pelo próximo trimestre para ver como podem ajudar a Apple.

Estes são valores que não eram esperados, mesmo com todas as previsões menos positivas que foram surgindo. Depois de anos e anos de lucros record, a Apple parece não ter conseguido manter o ritmo de crescimento que tantos invejavam.

via Apple

Comentários

112

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SXAC
    SXAC

    O parágrafo Vendas Mac tem bug.

  2. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Com o baixo interesse que causam os Macbook Air, Macbook (12″ com Core M) e os “novos” iPhone e iPad que são apenas lifting … no comments. A Era jobs acabou …

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      O novo iPhone havia de ser um fracasso no mundo da Apple para ver se essa malta acordava e passava realmente a investir na inovação. Quando digo inovação não me refiro a apenas a aumentar o tamanho dos equipamentos ou a arredondar cantos.

      Estou curioso para ver como a Apple vai reagir a isto…. prevejo:
      Cartões de memória;
      baterias amovíveis;
      Ligações universais;
      Mais liberdade;
      Preços mais baixos;
      Menos lucros…

      1. Avatar de Tony
        Tony

        Acho que vais ser ainda mais marketing

      2. Avatar de Paulo Z.
        Paulo Z.

        Cartões de memória -> estão a deixar de existir nos equipamentos com 32Gb ou mais
        baterias amovíveis -> também estão a desaparecer esse tipo de smartphones
        Ligações universais -> usb C provavelmente será apresentado nas próximas gerações

        Mais liberdade -> que liberdade? o argumento geral de sempre que não significa nada… o linux tem mais liberdade que o win e…?

        Preços mais baixos – duvido :/ provavelmente terás alguma reestruturação interna ou nem isso.

      3. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Bem podes esperar por isso… Informem-se bem. O 6s não é só cpu,gpu,ram e 3d touch. Vejam bem o subsistema…

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Estes resultados apontam para um pouco mais de racionalidade no mundo!

    1. Avatar de Helder
      Helder

      No fim de semana fui a uma reunião de velhos amigos ,durante a tarde um amigo meu mostrou me o iPhone 6 plus ,que a empresa lhe tinha dado ,eu mostrei o meu ,um xiaomi 5 ,ao fim de 10 minutos a brincar com o meu telefone ,disse que se fosse ele a pagar seria o meu telefone que ele compraria ,a isto chama- se racionalidade além de que ficou espantado com a qualidade ,rapidez ,etc do xiaomi marca de que nunca tinha ouvido falar. os tempos mudam e as modas também.

        1. Avatar de Portimão
          Portimão

          Se os compram para dobrar com as mãos então não é o smartphone ideal. 😉

      1. Avatar de Mota
        Mota

        Isso é perfeitamente normal. Não despresando o que a Apple tem de bom, a verdade é que já lá vai o tempo em que era preciso um flagship.

        Um telemóvel de 200€ faz exatamente o mesmo. E no caso da Xiaomi well.. o que há pra dizer?
        É uma Apple 2.0 com Android.

        1. Avatar de Tiago Santos
          Tiago Santos

          Agora disseste uma grande verdade. Na qual penso que a Apple vai ser até a menos afectada, visto grande parte das compras até ser por moda do que pelo produto em si.
          Mas a verdade é que o sistema ficou melhor e os tlms evoluíram muito e neste momento fica difícil justificar os elevados preços a não ser para públicos muito particulares.
          No dia a dia ninguém precisa tb de 20 mil cores e de maquinas que tiram fotos semi-profissionais.
          Há pouco tempo por menos de 200 euros dei um Mi4 a minha irmã e a qualidade é uma coisa parva (fotografias do melhor que já vi)
          Tb há uns tempos que me perguntaram quando trocava de tlm e eu olhei para ele e pensei. Mas eu adoro o meu tlm (nexus 5 ) tem mais de 2 anos, tem mais de 100 aplicações instaladas(sim eu adoro experimentar tudo ) corre tudo que é uma maravilha, nunca tem um problema, podia ter melhor bateria mas isso é o campo com menor evolução nos tlm e uma power bank resolveu isso.
          Ora vou gastar dinheiro para que ????

          Acho que as marcas vão ter este problema como aconteceu nos pcs (um pc bom dura 10 anos )

      2. Avatar de APereira
        APereira

        Entao quer dizer que quem preferir Apple nao é racional?

        Posso entam achar que tu nao és racional porque nao queres/gostas dos produtos da Apple?

        Irracional, sao aqueles que falam dos produtos(seja de que marca for) sem os conhecerem, sem nunca terem usado, ou se usaram foi naquela visita a Fnac em que mexeram durante 2minutos e disseram “Isto nao presta para nada”.

        P.S – Uso diariamente iPhone e um Galaxy S7 Edge, continuo a preferir o meu iPhone de longe.
        Posso eventualmente vir a mudar de opiniao um dia, mas nao vai certamente ser isso que me vai tornar mais ou menos racional do que ja sou.

        1. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          Depende do ponto de vista, irracional sim porque tens telemoveis que fazem mais que o Iphone e o mesmo que o S7 Edge por 200€, agora o que falas é de gostar e isso é diferente, cada um compra o que gosta e o que pode ( e que não pode )mas se tu fores ao supermercado comprar um litro de leite e pagares 20€ só porque a embalagem é toda xpto,mais bonita, quando tens um litro de leite a 1€ que é superior mas a embalagem é toda branca, isso para mim é ser irracional.

          1. Avatar de APereira
            APereira

            E se eu gostar mais do sabor do leite de 20Euros? Faz de mim irracional?

            Epah por favor tenham mais é juizo… que me digas que para a maioria dos users um telefone de 200Euros e suficiente até concordo, que me digas que fazem mais que telefones de 700Euros… epah… depois os outros é que sao irracionais…

    2. Avatar de Henrique
      Henrique

      Resumindo a sua opinião: Quem não pensa como eu é estupido.

  4. Avatar de Necroman
    Necroman

    “Alguns dos novos produtos lançados ainda não têm expressão de vendas, como o iPhone SE e o iPad Pro de 9,7 polegadas, sendo necessário esperar pelo próximo trimestre para ver como podem ajudar a Apple.”
    Ajudar? Como é que uma empresa com RECEITAS de 50 mil milhões de dólares precisa de ajuda?
    Se for para gastar, há muita gente a precisar REALMENTE de ajuda no mundo!!

    1. Avatar de Rui Magalhaes
      Rui Magalhaes

      +1
      Panico porque uma empresa que ganha bilioes ganhou menos 10 bilioes…e bomk vao pensando em pedir subsidios

      1. Avatar de NC
        NC

        Nos EUA isso dos subsídios para uma empresa daquela dimensão é altamente improvável, e os lucros caíram de 13.6 para 10.5 biliões $, o que continua a ser tanto quanto o Orçamento de Estado para a Saúde…

  5. Avatar de james
    james

    Os grandes problemas foram a falta de ”inovaçao” e os preços praticados principalmente nos mac e ipad, a apple nao pode continuar com preços assim e com pouca inovaçao, aproveitaram.se do passado para tentar vender a torto e a direito,parece que algumas pessoas ja vao abrindo os olhos

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Será que o público alvo percebeu que afinal os smartphones que valem 100€ estão a ser vendidos a 1000€?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não me parece.

      De quem já tem um iPhone, ao contrário de ti, por isso já experimentou e pode falar, só 5% não volta a comprar outro iPhone.

      Fonte: Kantar.

      1. Avatar de Tony
        Tony

        sim, mas 5% por ano

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Outros dos outros sistemas operativos acabam por mudar para iPhone, logo acaba por ser movimento de mercado…o que é normal e positivo.

          1. Avatar de Tony
            Tony

            Exacto, só quem conhece todos consegue comparar de forma construtiva

          2. Avatar de APereira
            APereira

            Pois o problema e que a maioria dos que por ca andam so dizem porcaria… nunca experimentaram o outro lado mas insistem em dizer mal…

            Isto tanto da para um lado como para o outro…é tudo igual.

    2. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Se calhar até vale só 100, mas o SO vale o resto.

      1. Avatar de Samuel L. J.
        Samuel L. J.

        Claro, tem se de pagar as limitações de alguma forma. Aquilo nem dá para transferir ficheiros por bluetooth, grande inovação

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          E porque não dá para transferir ficheiros por bluetooth? Ja pensaste porquê? Ou dizes isso só pq o android permite mandar? Amigo,com N iphones juntos experimenta mandar o que quiseres por Airdrop (excepto músicas pq isso já é entrar no guito e contratos da itune store),de resto manda o que quiseres por airdrop e sê feliz.

          1. Avatar de Henrique
            Henrique

            Ele quer transferir ficheiros Bluetooth, porque,militado, o AirDrop ainda não chegou ao Android…

            Já agora, músicas, pode dar, depende da App que estás a usar, claro que musicas do iTunes, não…

  7. Avatar de WP_10
    WP_10

    Creio que com o IPhone 7 poderão subir as vendas mas temos de ver que existem produtos melhores no mercado a preços mais competitivos e o público em geral começa a estar mais bem informado. Esta quebra é perfeitamente natural agora cabe à Apple inovar e não ficar à sombra da bananeira.

  8. Avatar de int3
    int3

    mesmo assim 50 biliões é quê? prejuízo?….

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      “os lucros da Apple caíram”
      Onde falam em prejuízo?

      1. Avatar de int3
        int3

        ninguém. para fazer um artigo sobre o assunto é porque é uma tragédia….
        4 anos de lucros da apple dava para pagar a dívida pública de Portugal…

        1. Avatar de João Ferreira
          João Ferreira

          Ou eu li mal ou os valores falados referem-se apenas ao segundo trimestre, o que significa que pouco mais que 1 ano dariam para pagar a divida publica portuguesa.

        2. Avatar de Limbus
          Limbus

          Pela primeira vez em 13 Anos os lucros caíram e não há motivo para um artigo?!

        3. Avatar de Alguem
          Alguem

          Claro que há motivo para artigo. PPlware é um site de notícias para quem quer saber mais de tecnologia e esta descida de lucro é muito importante. Isto vai-se refletir no futuro, gadgets mais trabalhados (penso que principalmente o Apple Watch), decisões diferentes, etc. Ou a Apple pode começar a perder terreno, assim se isso acontecer, não nos apanhará de surpresa…

  9. Avatar de hmmn
    hmmn

    https://pplware.sitedev.pt/apple/apple-a-que-vende-mais-pcs-em-todo-o-mundo/

    Também a linha de computadores pessoais a Apple sofreu um revés e teve uma quebra de 12%

    lol

    1. Avatar de JSP
      JSP

      sim? qual é a dúvida? nao percebeste?

  10. Avatar de Pedro Gameiro
    Pedro Gameiro

    Eu realmente gostava da Apple, enquando empresa de informática/hardware. Agora que se virou para a Joalharia, já nem tanto… É até caso para dizer que a Apple tornou-se na Swarovski da informática 🙂

    ps: tenho mac, win e Linux…

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      Já se virou para a “joalharia” há muito, com Steve Jobs…
      O que lhe falta agora é o próprio Steve Jobs e a sua visão, as suas ideias, o Tim parece uma mosca morta, não conseguiu lançar um produto “seu” de sucesso.

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        Não? O Apple Watch é um produto de quem? Do Wozniak?

  11. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    Bem, quem ler esta notícia até fica a pensar que a Apple dá prejuízo. Simplesmente não aumentou os lucros, mas os lucros continuam a ser astronómicos.

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      “Não aumentou” VS. “baixou”
      Lucros astronómicos, lucra mais que qualquer outra, bla, bla, por isso estes resultados foram apresentados com a maior das alegrias e os accionistas aplaudiram de pé! É uma pena que os accionistas não sejam estes fãs cegos.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        E como é que reagiram os accionistas das concorrentes da Apple? Google e Microsoft?

        Aplaudiram de pé, não foi?

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          Não sei, diz-me tu.

    2. Avatar de Player
      Player

      “Bem, quem ler esta notícia até fica a pensar que a Apple dá prejuízo.”
      humm…… não! Não não fica.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        +1

        Eu tbm penso que não, a menos que seja um acéfalo que não sabe o que é lucros mais baixos vs prejuízo.

    3. Avatar de Modem
      Modem

      Só pensa isso quem não entende português.

  12. Avatar de JoaoVaz
    JoaoVaz

    De 58 bilioes reduz para 50 bilioes , hahahahahaha entre tanto dinheiro nao faz diferença nenhuma. Este é o mal do mundo, so veem $ a frente… Com a quantidade absurda que ja ganharam podiam por os equipamentos a venda a um preço menor (na minha opiniao muito menor), no minimo ! Pois a fome e desigualdade que existe neste mundo… So estes 50 bilioes dava para resolver muita coisa errada, mas so veem cifroes a frente, como se fossem imortais ou pensam que vao levar o dinheiro com eles quando o tempo deles acabar… Tristeza

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Isto é acerca da quebra de receitas. Não de dinheiro por si, falando.

  13. Avatar de rui
    rui

    Já não era sem tempo que começavam a aproximar os dados dos reais. Já estava farto de ler mentiras.

  14. Avatar de António José
    António José

    “A Apple apresentou ao final do dia de hoje os seus resultados de vendas referentes ao segundo trimestre fiscal de 2016.”
    Não será o primeiro??

    1. Avatar de Pedro Simões

      Não, é mesmo o segundo:

      “Apple® today announced financial results for its fiscal 2016 second quarter ended March 26, 2016.”

      Tens isso no link final.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      US vs EU
      data de apresentação de contas vs período de faturação

      1. Avatar de Pedro Pedrosa
        Pedro Pedrosa

        Não só US.

        A minha empresa termina o ano fiscal em Maio, ou seja neste momento estamos no 4º e último trimestre do ano fiscal.

  15. Avatar de Limbus
    Limbus

    Queda de 13% nos lucros da Apple, aumento de 130% na venda de medicamentos para a azia… é vê-los a arrotar, e eu a gostar 😀

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O teu comentário mostra precisamente a importância que dás a este tipo de assuntos.
      Deixem-se de hipocrisias.

    2. Avatar de Balmer
      Balmer

      Realmente quando os investidores ainda assim continuam a receber milhões em retorno isso deve-lhes causar uma azia descomunal.

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Sabes que o valor das acções acompanhou a queda, certo? Sabes que isto foi o início do declínio ao fim de 13 anos, certo?

        1. Avatar de Tony
          Tony

          Muito podes ver em Google Finance NASDAQ:AAPL

          1. Avatar de Limbus
            Limbus

            Dos 104 para os atuais 98, abaixo da barreira psicológica dos 100, onde eu aposto que nunca mais voltará, chega ou queres esperar pelo próximo semestre?

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          O valor das acções da Apple desce sempre quando a empresa reporta os resultados trimestrais. Ainda me lembro da bolsa cair 3% em after market quando a Apple anunciou o melhor trimestre fiscal de todas as empresas na história.

          1. Avatar de Limbus
            Limbus

            Sim, é natural que as acções valorizem depois da primeira quebra nos lucros em 13 anos, certo?

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            E eu disse isso? Eu só disse que é natural que as acções desvalorizem qualquer que seja o resultado apresentado.
            E não faço futurologia, a dizer que”isto foi o início do declínio ao fim de 13 anos”

          3. Avatar de Limbus
            Limbus

            Não é futurologia, é “presentologia”, ou mais correctamente “passadologia”:
            Nos 13 anos passados, a Apple apresentou sempre aumento nos lucros; este semestre, pela primeira vez apresentou (nota o passado) uma quebra dos mesmos, i.e., “diminuiu em intensidade, decaiu”, o que em lingua portuguesa, conforme o dicionário, se pode definir como declínio.

          4. Avatar de Daniel
            Daniel

            Eu nunca disse que não houve declínio de lucros, o teu erro foi ter dado um salto categórico para declínio de lucros para declínio da Apple

          5. Avatar de Limbus
            Limbus

            E o que é a Apple? Uma instituição de caridade? A Apple é uma empresa e como tal, o seu objetivo é simplesmente o lucro, sem lucro não há empresa, não há Apple, um declínio nos lucros é um declínio na empresa, não é erro nenhum.

    3. Avatar de APereira
      APereira

      Isto já parece os clubes de futebol…

      Nao fico contente e faco festa se o meu clube ganhar, mas se o clube que eu nao gosto perder… é logo festa de arromba na barraca.

  16. Avatar de Janus
    Janus

    As pessoas estão a descobrir que realmente os produtos não valem o preço que cobram.

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      É apenas o fim do hype… a Apple passou de moda.
      Não vai à falência nem nada que se pareça, vai simplesmente ocupar o seu nicho de mercado e continuar a lucrar bastante.

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        É o que vai passar, a questão é se os investidores vão continuar animados a insuflar o valor das acções. E que a Apple sempre cresceu graças a introdução progressiva em mercados mas ao estarem já em todos é difícil continuar a expandir. A única coisa que sei dizer é que muita gente vai ganhou bom dinheiro, quando se andou a dizer que a Apple ia crescer até 2020 e que ia chegar aos 200e por stock e agora desceu e mantém se num valor estável a mais de 1 ano.

  17. Avatar de Zé

    O ios está morto 🙂

  18. Avatar de Kekes
    Kekes

    A uns tempos alguns diziam que os PC estavam em queda, que já ninguem queria disso… Agora sai isto com quedas ainda maiores nos Macs. Agora, na minha opinião, a Apple apesar de ser lucrativa estagnou, não tem grande margem de crescimento com os produtos que tem. Aliás agora os tablets apenas servem para pisa papeis.

    1. Avatar de JSP
      JSP

      também concordo com o que se possa verificar no futuro è que chegou a uma estagnação no mercado em que as vendas possam se mater sempre nas mesmas e os lucros estáveis. e o crescimento mais moderado

      1. Avatar de Tony
        Tony

        Na empresas de tecnologias mais inovadoras não há estabilidade ou crescimento ou decrescimento. Por isso é que a Apple sabe disso e está preocupada, porque se não tem rapidamente um produto como foi neste milenio, o iPod depois iPhone depois iPad. O decrescimento pode ser mais rápido do que se pensa e a Apple não tem muitos negócios que amortizem as perdas. Por exemplo a Microsoft ou Alphabet têm tantas unidades paralelas que têm esse luxo. A Apple não, Pode acontecer como a Compaq ou a HP quando deixou de vender tantos PCs ou portáteis. Ou imagina se a Oracle não vendesse software de Bases de Dados…

    2. Avatar de Henrique
      Henrique

      Isso, vai rezando…

  19. Avatar de rui
    rui

    Finalmente os consumidores começaram a abrir olhos e perceberam que gastar dinheiro num equipamento onde a única coisa que tem de bom é ser bonito, não compensa. Mais vale tarde que nunca.

  20. Avatar de flavio
    flavio

    Claro que mais tarde ou mais cedo teria de acontecer isto, principalmente no iPhone. A não ser que começassem a vender iPhones a aliens, era impossível continuar com um crescimento das vendas com um mercado a estagnar na área dos smartphones

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Pois, ora aí está o problema, isso seria impossível, mas teria de ter um produto atrativo novo e não tem. Ora se não crescer, pelo contrario decrescer e não tiver nada de novo, é fácil perceber como será a Apple 2020, longe de falência, mas mais uma empresa normal… e a Apple até agora foi sempre uma empresa “diferente”

      1. Avatar de JSP
        JSP

        Existe um tecto e um limite e mesmo que a Apple continuaxe a vender nos próximos anos e todos no mundo passasem a ter um iPhone e um ipad ou etc o crechimento iria estagnar de qualquer das maneiras Pork o tecto máximo de pessoas no mundo sao 7 mil milhões de seres humanos.

        1. Avatar de Tony
          Tony

          Sim, não é o mesmo que vender bolachas, mas no caso da apple se nao vende ou vende muito menos, devido salários, infraestruturas, etc começa a ser complicado se nao aparecer um iDevice novo, ou uma versao WOW do iOS

  21. Avatar de HB
    HB

    Nada que espante. O efeito Steve Jobs está a desaparecer.
    A Apple entrou num caminho diferente, um caminho de oferecer o mesmo que a concorrência, um caminho de lançar mais produtos em menos tempo, um caminho de banalização da marca e dos seus produtos o que destrói por completo o espírito da marca implementado pelo Steve Jobs.
    O caminho da Apple é torna-se mais do mesmo.

  22. Avatar de RF
    RF

    Se formos a ver a evolução dos preços dos principais produtos da Apple, iPhone – Macbook – iPad’s e que é que se vê!? Produtos com pouca inovação e sem o factor WOW (face às primeiras gerações) e com preços cada vez mais altos. Ora se formos a ver o cenário económico nos principais mercados da Apple, podemos ver que as famílias cada vez têm menos dinheiro disponível para bens supérfluos, isso e a crescente consciencialização de que se está a pagar principalmente a marca. Não quero dizer com isto que os produtos da Apple sejam maus.. longe disso, tenho um iPad com 4 anos e uma Macbook com uns 7 anos e só posso dizer bem em termos de qualidade, no entanto se compraria hoje um Macbook? Não.. Compraria um iPhone? Não.. Porquê? Simplesmente porque a concorrência está cada vez melhor e com preços cada vez mais baixos face às exorbitâncias que a Apple pede. Será por isso que as vendas caíram? Uma das razões poderá ser por aqui….

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      A lógica está ao contrário, os preços estão a aumentar porque o dólar está muito forte, fruto das economias europeias a crescer pouco

  23. Avatar de SJS
    SJS

    De mim nunca vão ver um tostão!….
    LOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSEEEEEEEEEEERRRRRSSSSSSS!

    1. Avatar de APereira
      APereira

      Esta explicada a descida de lucros da Apple… De ti nao vao ver um tostao…

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Que raiva é essa? Não te aceitaram o crédito?

  24. Avatar de Barão Vermelho
    Barão Vermelho

    Perdas são sempre perdas, claro que os lucros ainda são fantásticos mas isto aos olhos dos investidores é uma perda, acho que a Apple realmente tem de se reinventar novamente para poder voltar a ser a Apple que nos conhecemos, mas também acho que com a saída do novo Iphone, vais continuar a vender, desde que não baixem o preço para os 100€, é que assim minguem os quere.

  25. Avatar de Jacinto Leite Capelo Rego
    Jacinto Leite Capelo Rego

    Era de esperar: o que sobe, acaba sempre por descer! E quando a ganância é em excesso pode tornar-se uma queda brutal. Mas o flop do Iphone SE ainda está para comprovar na realidade…

  26. Avatar de Tony
    Tony

    Bem quero ver os fãs da apple que dão o sálario por um iPhone quando (se) sair o Apple Car, pelo mesmo carro que valeria 20K € dar 40K € para ter uma maça no carro.
    Será que é o car que vai salvar a Apple?

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      Não acredito, não vindo do Tim…

  27. Avatar de Modem
    Modem

    Isto vem mostrar que o aumento continuo de receitas e lucros é uma utopia.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      E só mostra que a Apple é igual a tantas outras. Não mau nem bom, normal. O problema é quem endeusa uma marca, esses é que se sentem frustrados mas dos 20% que têm iphone, não sei qual será a percentagem, porque os outros usam, experimentam, mudam de OS, por vezes voltam outras vezes não

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Quem tem iPhone ou quer ter e não é um fanático, pode encarar esta realidade como algo positivo, vai fazer a Apple esforçar-se mais, desenvolver produtos melhores.

  28. Avatar de Jorge
    Jorge

    Estávam a espera de ter lucro com o novo iphone??
    Ou a apple começa a inovar ou entao …………..

  29. Avatar de Jorge Pinto
    Jorge Pinto

    Para mim a maior virtude dos equipamentos Apple, é atualmente o maior fator que influencia na descida de vendas. Que é o software. Sem dúvida que a sua simplicidade, funcionalidade e rapidez em conjunto com o hardware é perfeita. Mas… As pessoas querem sempre mais e mais novidades no que toca a tecnologia. E nesse aspeto a Apple parou no tempo. Tenho um ipad com 4 anos que comparado com um que se vende atualmente, não noto diferença nenhuma no software.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      tem diferença… no preço… que é igual ou mais caro.

  30. Avatar de Minnow
    Minnow

    Passa-se que o Sr. Jobs já lá não está…

  31. Avatar de Limbus
    Limbus

    Já agora, onde andam aqueles que zombavam quando previ o declinio breve da Apple? Aqueles para quem a Apple ia continuar a manter o aumento dos lucros durante muitos mais anos? Aqueles que acreditavam que depois de se ter expandido para a Ásia ia para uma África utopicamente rica ou para um outro planeta talvez? Aqueles que troçavam da importância de Jobs, que teria em Tim um substituto à altura?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      O que vejo no teu discurso é que o rato pariu a montanha. Ao fim de 13 anos (dá-me exemplo de uma empresa que tenha conseguido passar 13 anos sempre a aumentar os lucros trimestralmente), a Apple teve um trimestre menos bom que o anterior (do ano fiscal de 2015), e com isso anuncias o amargedão da apple

      1. Avatar de Samuel L. J.
        Samuel L. J.

        Este pessoal não tem consciência do que diz. Ao fim de um ano em quedas ja podem começar a içar as bandeiras, agora por um trimestre nao quer dizer nada.

      2. Avatar de Henrique
        Henrique

        Mesmo, em 13 anos, vão ter um semestre menos bom, vêm os analfabetos mandarem bocas como se tivessem lucrado…

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          Rennie para a azia, para a falta de educação, umas reguadas à antiga, q.b..

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Rennie, deves ser tu que precisas. Nao deves ter dinheiro para um produto apple e queres ver o fim dela. É normal isso nos aziados. A Htc ja foi a 3 marca mais importante na industria dos smartphones, hoje nem no top15 está. A blackberry ja foi um big player em hardware, hoje ja pensa em abandonar o mercado. A Sony igual. A nokia deu o berro em poucos anos depois de decadas de reinado. Estamos a falar do mercado mais competitivo do mundo. Uma empresa que durante 13 anos acumula crescimento nesta area, isso é que nao é normal. Alias é a unica. Kudos para ela. Se agora decresceu é o fim do mundo? Nope, chama.se realidade, a concorrencia evolui, adapta.se, os gostos mudam, as necessidades tambem. Vamos ver é como reage a isso.

          2. Avatar de Limbus
            Limbus

            Para ti, pelos vistos tem de ser uma caixa inteira e umas reguadas parece-me que também não seriam em vão.
            Quem te ouvir pensa que um produto Apple custa milhões, que nem toda a gente pode ter um, que torna especial quem o compra, verdadeira elite… é assim que te sentes, não é?
            Quem para além de ti falou em ser “o fim do mundo”?
            Quem desvalorizou os 13 anos de crescimento continuo?
            Se é normal para todas essas empresas porque não é normal que aconteça o mesmo à Apple?
            É a realidade, a realidade que os fãs sempre ignoraram até lhes cair em cima e agora, sem terem por onde fugir, disparam contra tudo e todos, em vez de recorrerem ao Rennie. Mas eu gosto de ver, a ver se abrem a pestana, porque quanto à Apple em si, empresa que admiro por várias coisas, acho que vai melhorar com isto.

      3. Avatar de Limbus
        Limbus

        Aquele momento em que a casa está a arder e tu dizes que pelo menos estás vivo, o que é muito bom.

      4. Avatar de Daniel
        Daniel

        Eu falo que o teu discurso é uma autêntica hipérbole e saltas para conclusões de que eu devo achar que um produto da Apple deve custar milhões. Rele o meu comentário à luz do que escreveste

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          De onde caiu este comentario?!