Em breve será possível esconder as apps da Apple no iOS

42 Comentários

A Apple sempre exerceu um controlo muito apertado sobre as aplicações que coloca de forma nativa no iOS e forma como estas podem ser controladas pelo utilizador. Desta forma dá destaque às suas aplicações, sem que exista necessidade de instalar novas, em alguns casos.

Mas tudo aponta para que em breve surja uma mudança e que, finalmente, possa ser possível aos utilizadores esconderem as que não querem ter visíveis.

iOS Apple Apps

A novidade não é ainda oficial e nem sequer a Apple começou a falar dela, mas existe uma forte probabilidade que uma das próximas versões do iOS tenha uma alteração que há muito é pedida pelos utilizadores.

Falamos da possibilidade de esconder as aplicações nativas do iOS que os utilizadores não usam e que, por isso, não precisam de estar presentes no ecrã principal. Desta forma liberta-se espaço e removem-se as apps que estão lá a mais.

ios_apple_apps_3

A ideia da Apple para o iOS

O próprio Tim Cook já tinha dado algumas indicações sobre esta possibilidade surgir num futuro próxima, numa entrevista que deu em Setembro do ano passado.

There are some apps that are linked to something else on the iPhone. If they were to be removed they might cause issues elsewhere on the phone. There are other apps that aren’t like that.

Se até agora era apenas uma ideia, surge na metadata do iTunes uma nova indicação desta possibilidade surgir num futuro próximo. A presença de uma flag que aparentemente poderá permitir esconder aplicações mostra o que poderá ser o futuro.

iOS código

É claro que estas duas flags (“isFirstParty” e “isFirstPartyHideableApp”) podem ser interpretadas de forma diferente, mas tudo aponta para que estejam mesmo a ser preparadas para dar ao iOS algumas novas funcionalidades.
 

O futuro do iOS

Esta será uma das funcionalidades mais desejadas e a Apple poderá finalmente dar aos utilizadores esta capacidade, alargando o que já permite aos utilizadores empresariais e de ensino, bem como aos que usam a Apple TV. Espera-se que possa ser vista no iOS 10, que surgirá no próximo ano.

É uma mudança grande no modelo de gestão de aplicações da Apple e mais uma clara indicação de que a mudança no iOS está a acontecer, para melhor.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zefra
    Zefra

    Bem… a ideia seria nao esconder mas simplesmente remover ou entao ser opcao de instalacao. Mas se continuam a insistir tudo bem. Enfim não e só a Apple…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      E muito inteligente esta nova feature que no fundo vai revolucionar a seguranca do aparelho sendo ja um dos mais seguros do mercado. Desde que comprei um ipad que ainto todas as qualidades e dou por mim a olhar para ele lindo e brilhante com um ecra de aonho uma fluidez fenomenal e as melhores apps do mercado. Mudou a minha vida neste momento gracas ao ipad tornei me musico e estou a tirar phd em cambridge gracas a capacidade fantastica de ensino do ios que motiva a estudar e trabalhar de forma mais eficiente e eficaz. Obrigado apple. Obrigado steve. Obrigado ipad.

      1. Avatar de João
        João

        Gosto muito do meu iPad Air 2, mas já fazia um upgrade para o iPad Pro 9,7 de bom grado se o preço não fosse tão exagerado. Quanto ao ecrã de sonho, prefiro os da Samsung, mas acho que a Apple vai introduzir uma nova tecnologia Oled nas próximas gerações de aparelhos iOS.

      2. Avatar de Celso Rodrigues
        Celso Rodrigues

        lol

      3. Avatar de Cruz
        Cruz

        matei-me a rir com este !!! LoooooooL

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      As aplicações que normalmente “chateiam” ocupam pouco espaço na memória flash

  2. Avatar de Nelson
    Nelson

    Ninguem tenha duvidas que isto sera uma nova mudanca no paradigma da segurança, um grande aplauso para a apple pois continua a delinear estrategias e tendencias e os outros so as seguem. Quem sabe como eu que agora vem ai samsungs e lega com ecras de 4.3 so para concorrer com o se…a apple manda e o resto segue por isso ca em casa so entra iphone, ipad e mac os melhores em bateria, suporte e fluidez do mercado com a melhor qualidade de construcao alguma vez feita

  3. Avatar de Jesus jones
    Jesus jones

    Na versão ios 10.1 nessa atualização a apple permitirá fazer a desinstalação de aplicativos vem logo a seguir a essa atualização 10 e mais um numero acima pfffffg

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Sim, porque a Apple o que faz mais é instalar bloatware… Enfim!

      1. Avatar de Celso Rodrigues
        Celso Rodrigues

        Depende do que consideras bloatware . Quem não usa as apps da Apple pode considerá-las como tal.

        No meu iPad as apps que tenho no 1º ecrã são mesmo a Appstore e as definições, o resto está tudo arrumado numa pasta.

  4. Avatar de Jaquim
    Jaquim

    iOS 10 não surgirá no próximo ano mas sim este ano (Em Julho começam as Betas e chegará ao público em Setembro) !!

    1. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      Será?

      1. Avatar de Tomás
        Tomás

        é esse o calendário de há vários anos e não têm surgido informações da Apple ou de quem tem contactos na Apple, a dar a entender que o iOS 10 está atrasado e só aparece no próximo ano.

  5. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    “Apple Crap” na primeira imagem…LOL! Bem dito! :o)

    1. Avatar de Celso Rodrigues
      Celso Rodrigues

      +1

  6. Avatar de Nelsinho
    Nelsinho

    Desde que vi este iphone a ser lancado que vi que seria um sucesso, em portugal as pessoas criticam porque nao podem ter mas quando o tem ate exibem o seu largo sorriso seja iphone carro novo etc. Este SE esta ja esgotado na vodafone e a maioria das pessoas que vem aqui comprar diz vir de android ou lumias portanto vai ser o seu primeiro. No fundo as pessoas sabem que os produtos apple sao os melhores mas a inveja ou inferioridade de nao ter um deixa os frustrados. Nao uso mac recentemente comprei o asus ux305ua que por 800euros é do melhor que ai anda mas iphone e ipad é quase um must principalmente iphone que e o unico com todas as business apps que preciso e nunca trava. E o ipad para ensino e trabalho e fabuloso, todos os dias lido com clientes e preciso de lhes mostrar no ipad pro e ficam maravilhados ja me chamam o Sr Apple na vodafone

  7. Avatar de Pirata
    Pirata

    ‘Fosgasse’, isso não é possível? Já não basta, não ter ‘App Drawer’, ainda temos que ter no ‘Homescreen’ as Apps que não nos interessa ou usamos pouco?

    1. Avatar de Cristóvão
      Cristóvão

      Poes num folder chamado useless apps, eu faco isso e nao chateia nada. Ao menos n fico sem updates passado 3 meses ou sem apps ou com kag como na concorrencia

      1. Avatar de Pirata
        Pirata

        Fazes uma pasta como na imagem, ‘Apple Crap’ e a ti não te chateia, mas deve chatear a muita gente, senão a Apple não implementava isso.
        Em relação aos teus outros argumentos, não merecem qualquer respostaresposta. Digo só experimenta um Android da Gama dos IPhones.

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      é para isso que as pastas também servem, organizar

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      Não é para quem quer, é para quem é idiota.

  8. Avatar de João
    João

    e esplorador de ficheiros ?

    1. Avatar de Dreamliner
      Dreamliner

      *Explorador de Ficheiros. E isso não é preciso no iOS sendo que já temos uma coisa parecida.

  9. Avatar de Ricardo Saraiva

    Os equipamentos BlackBerry dispõem dessa funcionalidade.

  10. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Springtomize

  11. Avatar de Manuel Monteiro
    Manuel Monteiro

    Depois ainda dizem que o windows Phone é um SO muito atrasado e para os menos expertos!

  12. Avatar de Nuno Alves
    Nuno Alves

    A Apple é uma ditadura, e todos os ditadores querem é controlo e dinheiro. Mas, guess what? Todos os ditadores mais tarde ou mais cedo caem porque o povo quer é liberdade.

    1. Avatar de campeao
      campeao

      Vives em que mundo? O povo nunca ganha.

      1. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        25 de Abril?

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Diz isso aos retornados…

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      tens toda a razão, poder remover/modificar icons é comparável à luta pela liberdade como com o 25 de Abril;

    3. Avatar de Dreamliner
      Dreamliner

      Se me derem a escolher a liberdade ou “prisão” em Sistemas Operativos “iOS”, prefiro mil vezes a prisão. O mundo já tem coisas que não funcionam direito que chegue – Android.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Lol e é isto o fanatismo. A submissão a um sistema.
        Gostava mais de vos ouvir dizer “tenho iphone porque quero e não tens nada a haver com isso”.
        Agora assim tenho que me rir 🙂

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    Nos smartphones devia dar para remover as apps de fabrica tanto no ios como no android
    a maior parte dessas apps nunca sao usadas
    Falo por mim
    So estao la para consumir memoria e bateria apenas

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Uuuuuuuuaaaaaaaauuuuuu tenho um feeling que ainda vou ler para aqui que é mais uma enorme inovação da Apple 🙂

    1. Avatar de Nada disso
      Nada disso

      Uuuuuuuuaaaaaaaauuuuuu – mais uma que acredita que agora não é possível “esconder as apps da Apple no iOS” e que “Esta será uma das funcionalidades mais desejadas”.

      P.S. A resposta de Tim Cook, transcrita no post, é quanto à possibilidade de desinstalar as apps actualmente vêm embebidas no IOS . Nada de tem a ver com o que se diz que essas apps “precisam de estar presentes no ecrã principal”, porque actualmente não precisam – facilmente se escondem/arrumam em pastas.

      Lê-se cada uma 😉

  15. Avatar de James
    James

    e so inovaçoes esta apple,ja tou tao perdido na conta de inovaçoes que esta apple ja trouxe

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se fosse inovação criticavam, assim como não é…critica-se na mesma LOL

  16. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não entendo a teimosia dos ulizadores em atacar constantemente a marca da concorrência, não há sistemas perfeitos!! Android tem falhas iOS também, cada um compra o que lhe mais convém consoante os euros que tem no bolso

    1. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      Sou utilizadora de iPhone e de Xiaomi e farto-me de rir à pala dos obcecados. O iOS é o meu sistema preferido, mas entre ser uma pessoa fã de uma marca e ser obcecada ao ponto de só achar que aquela marca é boa e as outras não prestam… Please, é ridiculo demais!
      O Android está cada vez melhor, basta olhar para o Ice Cream Sandwich e para o Marshmallow e ver o quão melhor ficou. Para não falar de interfaces como a MIUI, que dão outra vida ao sistema operativo do robo verde.

      Bruno, não vale apena dialogar com os fanáticos, os que acham que a Apple é Deus na terra e que acham que o Android parou em 2009 e os que têm um ódio de morte à Apple, que criticam e rebaixam todo o trabalho que a empresa da maçã faz. Isso é gente que não vale apena, que só serve para nos fazer rir.

  17. Avatar de AG
    AG

    Parabéns ao portal da Sapo por colocar em destaque esta tão actualizada notícia…mesmo não sendo utilizador do IOS é sempre bom ter a informação em cima da hora e hoje, 30 de Outubro, saber o que se dizia em princípios de Abril.