iPhone CardMobili – O verdadeiro Cartão Único

45 Comentários

Há uns meses o nosso editor Sílvio Horta, dava a conhecer aqui um serviço interessante. Um serviço que além de útil tinha um futuro promissor, na optimização de um problema do dia-a-dia. O Cardmobili é útil para agrupar todos os cartões que usamos na nossa vida, como se fosse uma alternativa tecnológia do cartão único.

As pessoas poderiam ter no seu smartphone o seu cartão do centro de saúde, o seu cartão do cinema, o seu cartão de identidade, dos descontos nas suas lojas ou marcas favoritas e até mesmo o seu cartão de sócio do seu clube. Isto evita que tenhamos de andar com uma “mala” para transportar tanto cartão. Finalmente o serviço está disponível para iPhone.

O serviço inicialmente não contemplava o iPhone. Foi com agrado que fiquei a saber, pelo nosso visitante João Pires, que está já disponível na App Store a aplicação para o iPhone.

Depois de instalar, verifiquei que a aplicação tem muito bom aspecto, não fugindo ao look & feel próprio da Apple. Está com menus simples e de fácil acesso.

O utilizador poderá fazer o registo gratuito para receber um leque de dezenas de cartões já existentes na base de dados do CardMobili. Depois basta escolher os que tem na sua carteira, colocar os dados, como o número do cartão e nome do utilizador e este irá criar no Menu de Cartões o cartão devidamente personalizado com o código de barras disponível.

Simplesmente, na hora de apresentar o cartão, chame o código de barras. O operador da caixa onde está a proceder ao pagamento, apontará o leitor de código de barras e este irá ler o cartão “virtual” sem qualquer problema.

Caso não exista algum cartão que possui, poderá sugerir e criar aqui o cartão e este será colocado na base de dados da empresa.

Mais uma aplicação muito útil, inteligente do ponto de vista da visão dos seus criadores e acima de tudo é uma aplicação desenhada para ser funcional.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iPhone OS
Download: iPhone Cardmobili 1.0.0 [10.20MB]
Homepage: Cardmobili

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Amaral

    Eu cá estou à espera da versão Android…

          1. Avatar de Joao Fernandes
            Joao Fernandes

            x5

    1. Avatar de Ricardo Teixeira
      Ricardo Teixeira

      x6

    2. Avatar de MobileAppS

      Se fores a homepage da aplicação já existe para android , symbian, entre outros… ;)…

      Bom post….

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Já somos dois a espera para android

  2. Avatar de pouic
    pouic

    Por acaso já tinha deixado o mail para me avisarem quando saísse para iPhone e esta altamente a ideia.

    Agora espero que as empresas passem as informações aos funcionários de modo a que quando apresentar os meus cartões em modo virtual não me venham dizer que não é valido!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Exactamente. Por acaso ontem ia experimentar num hipermercado… mas depois estava muita gente na fila, não quis fazer figura de parvo ao deixar o operador sem saber o que fazer.

      Na farmácia, deu tudo optimamente, experimentei e de facto é muito funcional, mas é como referes e bem, ainda vou chegar a qualquer lado e vou ver recusado o serviço.

  3. Avatar de MB
    MB

    Tecnologia muito perigosa.
    Ainda não vi nenhum hack à carteira por intermédio de um virus/spyware ou ligação à net simplesmente porque ela não tem e ainda bem…
    Ter um Cartão Físico é o melhor “anti-virus com a melhor firewall”.. quando isso passar para o sistema de software .. é fazer da nossa carteira a forma permeável, dados genéticos, saude, etc.. Perigoso.

    1. Avatar de José Souto
      José Souto

      Eu já “senti” um “hack” à minha carteira … Estava sozinho, eles eram dois e tinham uma faca!
      Se tivesse a informação no telemovel, nao tinha de ir pedir 2as vias a todo o lado e mais algum … Sim … podiam-me “hackar” o telemovel também. Teria de comprar outro telemovel, instalar novamente a aplicacao e tinha os cartoes novamente, sem perder tempo algum em andar a “pedinchar” 2as vias. 😛

    2. Avatar de Vítor M.

      Achas que o cartão único é o quê?

      Os dados contidos online sobre a situação profissional, segurança social, rendimentos, netbanco e tudo o resto não é perigoso?

      Navegar na Internet, com o login do Gmail feito não será também perigoso?

      Os ISP’s não saberão o que andamos a fazer?

      Quando telefonamos para o banco, estaremos a ser alvo de algum tipo de escuta? E quando falamos entre amigos/família?

      Quem poderá ler de forma não autorizada os conteúdos do nosso correio electrónico?

      Hoje em dia, a privacidade é um mito/utopia… ou no limite é de difícil definição, verdade? 😀

      1. Avatar de Tagus
        Tagus

        Verdade sim senhor!
        Já tenho esta aplicação no meu iPhone desde que falaram nela aqui pela 1x. A verdade é que falta cartões q se usa mais como o CARTÃO REDPASS, CARTÃO BP (dps não dava para nos dar pontos lolol eu sei), PASSE CP, PASSE FERTAGUS…

        Já agora alguém me sabe dizer que numero é que se mete no cartão de cidadão? Eles pedem um card number mas eu não sei onde vou buscar esse card number. :/

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          É capaz de ser o BI. Pq não há mais nenhum campo para colocares essa info.

    3. Avatar de André Silva
      André Silva

      Parabéns à ideia por ser Portuguesa, mas concordo plenamente com o que foi escrito acima… Hoje em dia não convém exagerar nos meios informáticos que utilizamos quando se trata de documentos pessoais…

  4. Avatar de Blogtastico

    no meu não funciona…

  5. Avatar de Alexx
    Alexx

    Achei a ideia muito interessante e já a experimentei … com algum insucesso, o pessoal das lojas não está preparado para essa inovação e nós perdemos mais tempo a explicar o assunto que a procurar o malvado cartão que nunca está no sítio devido ou o código de barras não é lido no ecrã do Iphone. Apesar da redução de cartões, ainda há uns quantos na minha carteira, isto é, o simpático software ainda não abrange tudo. Mas continuem …

  6. Avatar de Sun II
    Sun II

    O codigo da farmacia por acaso nao é 10664585 xD ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Por acaso não, propositadamente fiz ali uma “ligeira” alteração 😉

      1. Avatar de Sun II
        Sun II

        gaita. quaseeeeeeeeeeeeeeeee

        1. Avatar de Vítor M.

          hehehe…. tu és tramado 😉

  7. Avatar de desalojado das internets
    desalojado das internets

    Boas,

    como é que tiras esses screens às apps? É alguma funcionalidade do iphone ou estás a usar um emulador ou algo do género?

    1. Avatar de Tagus
      Tagus

      Fazes mesmo no iPhone.
      Botão power + botão menu (ou lá como se chama, é aquele que tem um quadrado), carregas ao mesmo tempo e largas logo e faz print screen e guarda a imagem nas photos.

    2. Avatar de Vítor M.

      Caríssimo esta é uma das mais básicas mas importantes funções.

      Como o Tagus já explicou e muito bem, dou-te apenas este post para que possas aprender mais alguns truques:

      https://pplware.sitedev.pt/apple/iphone-10-truques-e-dicas-interessantes/

    3. Avatar de desalojado das internets
      desalojado das internets

      Obrigado pelas respostas. Era só mesmo uma curiosidade.

  8. Avatar de Peter Panton

    Eu aguardo a versão Blackberry.

    Sigo o projecto desde o inicio, mas até ao momento ainda nada para o BB.

    Quando foi feita a votação, o iPhone ficou em 1.º e visto que querem “invadir” o mercado internacional / americano, foi uma opção.

    Claro que em USA / NY ou somos BB ou iPhone.

    Lá terei de aguardar.

    1. Avatar de Peter Panton

      ::: Correcção :::

      Apesar de não existir aplicação nativa, podemos utilizar a aplicação java, acedendo a m.cardmobili.com no dispositivo.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Acabei de o instalar no meu. No site diz que não suporta o StormII 9520, mas suporta o StormII 9550. São o mesmo telefone,só que na Europa foi lançado como 9520 e nos USA como 9550.

  9. Avatar de B80
    B80

    Boa ideia para quem gosta.

    Pessoalmente acho muito perigoso ter tanta informação sensível no mesmo sitio e fácil de aceder. Como já aqui disserem basta aparecerem dois tipos com uma faca, ou dois carteiristas, ou simplesmente uma pessoa esquecer-se do aparelho para ter logo uma série de possíveis problemas.

  10. Avatar de ALL
    ALL

    Estou a imaginar termos o pass da CP no iPhone, na altura de obliterar o pass o iPhone esta sem bateria xD bem q ficamos a arder ^^

    Bem como futuro dono de um iPhone fico contente c esta app, contudo levanto certas questões, como é q isto funciona para o BI, por certo n o ira substituir face a um agente da autoridade. Contudo cartões como os q se ganha pontos da zon p o cinema é nice 😀

    Uma questão importante, o arranque da app esta protegida c pw, ou basta alguém roubar-nos o tlm q tem acesso à app e consequentemente a todos os nossos cartões?

    1. Avatar de José Cordeiro
      José Cordeiro

      Olá All.

      Se reparares, a informação que te é pedida por cada cartão é a que é disponibilizada no cartão físico, por isso … perder o telemovel e a mesma coisa que seres assaltado e te levarem a carteira.
      A aplicacao java ja tem protecao por Pin. Penso que para o Iphone tb irão desenvolver um Pin.

      1. Avatar de Peter Panton

        Errado.

        Existem várias funcionalidades dos cartões físicos que não existem nos virtuais, nomeadamente no CC (Cartão do Cidadão).

        Se tiver pin nesta aplicação e também bloqueio automático do teclado c/ pin do seu smartphone será o mesmo que lhe roubarem a carteira.

        Pessoalmente, e apesar de a aplicação para o BB ainda não existir, tal como para o iPhone, utilizo o modo java e não ando com cartões; apenas os críticos (os que envolvem ATMs).

    2. Avatar de viperbruno Windows7@Opera
      viperbruno Windows7@Opera

      Dou-te uma segunda possibilidade (se viveres na linha de Sintra) que é veres, alias deixar de ver o iPhone… lol (non-lol talvez)

  11. Avatar de ALL
    ALL

    José eu compreendo que o facto de perder o tlm neste situação seria a mm coisa q perder a carteira. Contudo e uma vez q a carteira n pode ter pw, e o tlm sim, estou a perg por a meu ver ser uma mais valia e deixaria o utilizador mais seguro, so por isso. Acho q q seria um “most have” a adição e pin na app p o iPhone.

  12. Avatar de 3l3ctr0du3nd3
    3l3ctr0du3nd3

    Quem inventou isto por acaso é neto do Sr. Belmiro de Azevedo!!! Sabiam???

    1. Avatar de viperbruno Windows7@Opera
      viperbruno Windows7@Opera

      Doutra forma seria bem mais dificil, pois se não for por cunhas ninguem, pelo menos em Portugal, se interessa por apoiar projectos com potencial mas que são “de risco” (risk-move).

      É o que temos, a ganancia dos grandes não deixa o pais avançar mais, é a nossa mentalidade, o que se há-de fazer?!

    2. Avatar de Frederico Santos
      Frederico Santos

      Devo responder-lhe , e corrigir-lhe pois quem inventou o Cartão de Cidadão não foi nenhum neto do Belmiro de Azevedo..
      Foi um projecto Da Universidade de Aveiro feita por 2 Alunos juntamente com o coordenador de curso.

  13. Avatar de viperbruno Windows7@Opera
    viperbruno Windows7@Opera

    Quando selecciono o N900:

    “De momento ainda não temos uma aplicação disponível para o seu telemóvel, mas estamos a trabalhar nesse sentido”

    Será mesmo?

  14. Avatar de Carlos Taveira
    Carlos Taveira

    Press Release Cardmobili:

    Cardmobili Já Mostra Cartões Em Todos os Telemóveis

    Serviço Online Que Guarda no Telemóvel Todos os Cartões de Cliente e de Associado, de Pontos e Descontos, Lança Aplicações para Telemóveis Windows Mobile e Android

    Cardmobili Já Tem a Maior Colecção de Cartões no Telemóvel do Mundo

    Lisboa, Portugal, 7 Setembro 2010 – A Cardmobili acaba de lançar aplicações para Windows e Android, dando a todos a possibilidade de acabar com as carteiras cheias de “plástico” e de passar a ter os seus cartões de cliente e associado, de pontos e descontos, carregados em qualquer modelo de telemóvel, e sempre acessíveis no site Cardmobili.

    (veja no You Tube um minuto de vídeo de apresentação do serviço).

    Para usar Cardmobili basta visitar http://www.cardmobili.com, fazer um registo muito simples e gratuito, escolher de entre os mais de 1500 cartões disponíveis ou criar cartões, incluir a informação pessoal e descarregar uma pequena aplicação para o telemóvel (também disponível para iPhone, BlackBerry, Symbian e Java) ou utilizar o site móvel. A aplicação transfere e actualiza a imagem e informação dos cartões no telemóvel.

    Este serviço, desenvolvido por uma inovadora empresa tecnológica portuguesa, está disponível em Portugal, Estados Unidos e Canadá (e em breve em diversos países europeus). Com Cardmobili, os utilizadores do serviço passam a gerir online os seus cartões e a mostrar a sua imagem e informação no écran do telemóvel quando precisam deles, com total aceitação por parte das empresas e organizações. O serviço dá igualmente acesso a um conjunto crescente de ofertas e descontos de parceiros Cardmobili.

    Cardmobili disponível em Portugal, Estados Unidos e Canadá

    “A Cardmobili quer acabar com as carteiras cheias de cartões e com as situações em que não se tem os cartões de que se precisa para ter descontos, acumular pontos e ter acesso a serviços” afirma Helena Leite, CEO da Cardmobili. “Com a tecnologia que todos passámos a ter no bolso e na carteira, o cartão físico está a deixar de fazer sentido e as empresas estão a perceber que podem criar todo o tipo de novos serviços e benefícios para os seus actuais e potenciais clientes”.

    Cardmobili organiza e actualiza cartões que nunca perde

    As aplicações Cardmobili permitem igualmente a leitura da informação de código de barras dos cartões e podem organizar dezenas de cartões por categorias e países, com uma função de busca que permite encontrar rapidamente qualquer cartão. A actualização da informação pode ser feita na aplicação ou na web, com a vantagem de ter sempre online um “back-up” dessa informação em caso de acidente ou extravio do telemóvel.

    As aplicações Cardmobili também fazem a gestão dos cartões de cada família, permitindo a partilha dos cartões entre familiares e que, por exemplo, uma mãe traga no seu telemóvel os cartões dos filhos. Finalmente, a aplicação dá acesso a um conjunto crescente de ofertas e descontos de parceiros Cardmobili. Estima-se que em Portugal circulem mais de sete milhões de cartões de plástico, com custos ambientais que estão por calcular.

    NOTA: Em anexo duas imagens da Aplicação Cardmobili para Android. Outras imagens podem ser disponiblizadas a pedido.

    FIM

    Sobre o CardMobili

    O Cardmobili (www.cardmobili.com) é um serviço web que permite aos utilizadores a substituição, de forma prática, de vários tipos de cartões – de cliente, associado, fidelização, entre outros – por “cartões virtuais” no telemóvel, simplificando a sua utilização.

    O Cardmobili aumenta as vantagens e a utilização dos programas de fidelização, fortalecendo a relação da marca com uma base crescente de clientes, tirando partido da tecnologia e do carácter pessoal do telemóvel para aumentar a notoriedade, reduzir custos e gerar mais receitas.

    Este serviço foi desenvolvido pela Cardmobili, uma empresa portuguesa que visa o mercado global com serviços inovadores de virtualização de cartões e desenvolvimento de novos canais interactivos de fidelização. A Cardmobili, baseada no Porto, conta com uma equipa altamente qualificada, constituindo uma aposta de investidores privados com um histórico de sucesso em investimentos na área das tecnologias de informação. Para mais informação: info@cardmobili.com.

    Acompanhe-nos também no:

    Facebook – http://www.facebook.com/cardmobili

    Twitter – http://twitter.com/cardmobili

    Blog – http://blog.cardmobili.com/

  15. Avatar de j. Santos

    Podem-me exemplificar se me fizerem esse favor como adicionar um cartão na aplicação CardMobili no iPhone, Obrigado.