Tiles interactivas do Windows 10 Mobile chegam já na BUILD 2016

82 Comentários

A revolução dos sistemas operativos da Microsoft tem estado a ser feita em várias frentes e nas suas várias plataformas. O Windows 10 Mobile, o último a chegar ao mercado, está a ter uma adesão positiva, mas a Microsoft parece ter algumas novidades prontas a serem conhecidas.

Uma das mais aguardadas são as Tiles interactivas, que se esperam que surjam já dentro de dias, durante a conferência BUILD deste ano.

Live Tiles

A BULD 2016 terá lugar já no início do mês de Abril e nela várias novidades são aguardadas. Não vai ser apenas o Windows 10 a ter o foco principal, e onde se sabe já que vão surgir novidades de peso, mas o próprio Windows 10 Mobile vai ser alvo de algumas melhorias.

Uma das sessões, dedicada ao Windows 10 Mobile, tem um tema que mostra que as novidades do Windows 10 Mobile vão ser bem mais interessantes do que se possa esperar. Nessa sessão vai ser abordado o tema dos Live Tiles e das Toast Notifications, a tão aguardada novidade para uma das próximas actualizações do Windows 10 Mobile.

Nessa sessão, com o título “What’s New for Tiles and Toast Notifications”, a Microsoft espera apresentar novas APIs que vão permitir criar novas interacções entre as aplicações e os alertas. Oo Tiles vão também ser alvo de novidades que os vão tornar ainda mais interactivos.

https://videos.sapo.pt/SYFpFPTJaj4In3pDQTTN

Não há ainda muito que se saiba sobre estas novidades, mas a Microsoft tem mostrado ao longo dos anos como quer que os Tiles evoluam e como esta informação extra pode ser usada pelos utilizadores. O vídeo acima mostra um conceito da Microsoft que provavelmente será seguido.

A adesão dos programadores e das suas aplicações a estas novas funcionalidades é que vão ditar o seu sucesso e por isso a Microsoft precisa de mostrar todas as suas capacidades únicas.

Sendo o Windows 10 Mobile um sistema em constante evolução, pode esperar-se que estas novidades estejam já disponíveis em actualizações que surjam em breve.

What’s New for Tiles and Toast Notifications

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KingDi
    KingDi

    A única coisa que posso dizer é que por enquanto não passa de rumores…

  2. Avatar de Ricardo P
    Ricardo P

    Fascinante mas sem apps será um excelente SO a passar ao lado tal como blackberry, Sailfish etc. Se a MS convencer a google a disponibilizar as suas apps para Windows sera excelente, caso contrario meu rico iphone

    1. Avatar de censo
      censo

      Sem apps, ou sem apps da google?

      1. Avatar de irlm
        irlm

        Quais são as apps que estão em falta?

    2. Avatar de Alexandre Carvalho
      Alexandre Carvalho

      Eu tenho apps e uso windows phone incrivel não?

    3. Avatar de Manuel Monteiro
      Manuel Monteiro

      Este é só dos que lê os títulos… Dá trabalho ler tudo!

    4. Avatar de Joao
      Joao

      O meu Blackberry tem o Google Store instalado e corre todas as após Andróide que eu quiser. Se não sabes não comentes.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Não são após, são “apps”

    5. Avatar de Duke
      Duke

      Passar ao lado?! Já vais em mais de 200 milhões de instalações e e tu dizes passar ao lado?!
      Não sei se percebeste, mas estamos a falar de Windows 10 e Universal Apps.

  3. Avatar de Cortana
    Cortana

    Acabem com o este SO já chega de mentiras Microsoft. Só desilusões para os utilizadores wp. O fim da Microsoft no mercado mobile está ai perto.

    1. Avatar de Micael Vinhas
      Micael Vinhas

      Desculpe, mas quais desilusões, mesmo?

      E esse perto é exatamente quando? Ainda nem o Nokia 3310 existia e já a Microsoft estava no mundo mobile. É por um SO diferente do Android e iOS que deve sair do mercado? É por apresentar uma alternativa válida a quem não tem 700€ para gastar num telemóvel ou para quem não quer gastar 100€ num Android que passado pouco tempo fica lento como tudo? O meu Lumia 532 custou 100€ há precisamente um ano, Dual Sim, suporta Windows 10 e até hoje nunca me deu problemas a nível de desempenho e fiabilidade, foi uma das compras mais inteligentes que fiz na vida e não me refiro apenas a eletrónica.

      Cada um tem as suas vantagens e desvantagens, acho que deveria ser visto como uma coisa boa existir uma alternativa a um mercado dominado pela Google e Apple.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Várias desilusões, mas ficando só pela última quando decidiram não atualizar metade dos telemóveis com o WP 8.1 para o 10.

    2. Avatar de Toderici
      Toderici

      Se nao gostas tanto porque vens ca comentar fanboy?! Tem muitos outros posts pa ires comentar

    3. Avatar de Toderici
      Toderici

      Se pensas que é o fim bom para ti, agora deixa o que utilizam pars utilizarem em paz, fanboy mais fanboy de treta

    4. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Vai sonhando

    5. Avatar de Tony
      Tony

      Se o Windows acabar, Cortana também… é por isso que escolheste este nome?

  4. Avatar de Fernando Almeida
    Fernando Almeida

    Proponho um nome mais curto e altamente inovador: Widgets! Que vos parece? 😉

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Excelente nome. Oxalá que a concorrencia nao tenha a mesma ideia…oooops..tarde demais.

      Agora fora de brincadeiras, é um bom conceito, porém já vem fora do tempo. As live titles sempre tiveram um bom potencial, mas acabaram por nao ser bem exploradas. Mas antes tarde do que nunca.

    2. Avatar de P
      P

      Acho que não é a mesma coisa, um Widget no android, e um live tile no WM

    3. Avatar de Zaark
      Zaark

      Proponho uma excursão pelo Windows Phone / Mobile antes de sugerir que isto são widgets ‘as is’. Que vos parece? 😉

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sugiro que dêem uma vista de olhos nos “widgets” do BlackBerry (versao android) e no iOS.

    4. Avatar de RATAX
      RATAX

      Não percebeste o conceito!

    5. Avatar de Duke
      Duke

      Widget = lixo.
      Live tiles é muito differente de widgets.

    6. Avatar de Tony
      Tony

      recordar que também não foi o Android a inventar Widgets

  5. Avatar de kader
    kader

    Alguém sabe me dizer como actualizar meu Lumia 1520 para W10? Aqui na Pplware disseram para instalar uma app no W Store mas não deixa instalar a app.

    1. Avatar de jatc
      jatc

      Altera a região para estados unidos e reinica. Já dá.

      1. Avatar de kader
        kader

        Alterei a região do mobime para usa e reiniciei e continua a dizer que não posso obter aplicação.

        1. Avatar de Lumiano
          Lumiano

          Isso de ter um 1520 é porreiro nao é? Nao achas um bocado grande? Tenho o 830 de 5′ e esta perfeito para a minha mao, tu adaptaste-te facilmente a esse telemovel?

    2. Avatar de Gaspar Ribeiro
      Gaspar Ribeiro

      procura na loja por assistente de atualização

    3. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Visite na página Facebook, Windows Mobile Portugal

  6. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Pessoas que dizem que o windows phone devia acabar. podem ser fans de android ou de IOS, mas sem por exemplo windows phone, algumas das coisas do vosso sistema não existia ainda, ou provavelmente andava tudo a borrifar-se para os sistemas, isto as empresas podiam muito bem fazer o que quiserem porque não havia escolhas no mercado.
    Ao quererem que Android seja o unico sistema a face da terra estão basicamente a querer dizer que querem que o android perca qualidade pois não havia concorrência, e algumas das coisas que vão aparecendo no android algumas nota-se que foram retiradas e aproveitadas do windows phone.
    Vão dizer que as Living Images do IOS vieram de onde? Ou as novas telas do android com glance.
    Pensem bem antes de falar e de serem uns fanboys que só olha para o vosso umbigo. Concorrência sempre fez falta em todo o lado.

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Se bem me lembro há uns anos atrás também acusavam o Android de não ter aplicações e que só o iOS é que era bom… Não demorou meses até o Android ultrapassar o iOS no número de aplicações disponíveis (boas ou más). Espero que a Microsoft siga a mesma receita e aposte claro nas aplicações, quer seja por produção própria ou por incentivar os programadores. A maioria dos programadores já usam ferramentas que à distância e um ‘click’ escolhem o sistema operativo das suas aplicações, agora é só questão de mais um ‘click’

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Isso só aconteceu porque o mercado ficou sendento por uma alternativa ao iOS que não custasse no mínimo dois ordenados mínimos nacionais. O primeiro a afirmar-se foi o Android devido à semelhança visual e funcional com o iOS, isto porque, na época, o iOS, enquanto vanguardista, era tido como a referência, o supra-sumo dos OS móveis.

        Quando a Microsoft introduziu os seus novos conceitos com o Windows Phone 7 e 7.5, com o Windows 8 e com o Windows RT, choveram críticas e gozos por todos os cantos. De facto as ideias não foram inicialmente bem concretizadas, mas, quer queiramos quer não, pegou moda falar mal das alternativas da Microsoft.

        Agora temos o Windows 10, uma construção bem mais conseguida dos conceitos inicialmente introduzidos no Windows 8 e melhoradas no 8.1, e alguma coisa tinha de surgir… desta vez, foi a privacidade – as Live Tiles e as apps Metro já estavam gastas e fora de moda para tema de café. Meio mundo e outro tanto esquece-se que a Google e o Facebook (só para referenciar duas grandes empresas, referências mundiais da tecnologia) fazem recolha e análise de dados a um nível mais profundo que a Microsoft faz actualmente e com objectivos bem mais duvidosos (publicidade direccionada). Mas a Google faz o santo Android e o Facebook é a maior rede social do mundo, pelo que isso é varrido para debaixo do tapete enquanto se assobia e se cantam as janeirinhas de vassoura na mão.

        E agora que a Microsoft fez um OS móvel mesmo muito bom, o pessoal continua a falar da falta de apps e de outras tantas coisas. O maior problema do Windows Phone / Mobile são os próprios users – se estes gozam com o sistema (até porque o bullying entre fãs de OSes móveis parece ser um passatempo que revitaliza o espírito e a mente), não havendo muita gente que o use, então os developers não fazem apps. E agora tornou-se num círculo vicioso! Os users não usam porque não há apps, e os devs não fazem apps porque não há users. O problema não é o OS, porque ele sempre foi bastante capaz, principalmente desde o 8.1 Denim, e agora o 10 é uma verdadeira jóia.

        Claro que depois há sempre quem comente sem nunca ter usado, o que é sempre muito bom, e mais outras tantas pessoas que lêem tais comentários e acreditam, o que também é inteligente. Para ajudar o festim, muitos dos fãs do iOS e do Android gostam de apontar baterias em tudo quanto possam, inclusive em coisas que até podiam ser verdade no WP7 mas já não era desde o 8 ou o 8.1 Denim. Simplesmente não admitem remotamente sequer a hipótese de dar uma chance a este OS e experimentá-lo *de verdade*, ou seja, sem preconceitos à partida e/ou ideias pré-concebidas.

        E como um bolo sem a sua cereja em cima não é a mesma coisa, e perdoem-me a expressão que vou usar de seguida, temos uma série de mamíferos que simplesmente desejam a morte do Windows Phone, como se este lhes tivesse feito muito mal a eles ou a quem quer que fosse. Pelos vistos, o oligopólio Android + iOS é o mais desejável no mundo dos smartphones: um OS implementado numa só linha de smartphones que custam quase duas vezes o ordenado mínimo nacional, e um OS cuja principal característica actual continua a ser a sua extrema fragmentação entre OEMs, culminando num défice de updates absurdo. Parece que isso é o melhor que se pode fazer neste momento, e qualquer outra coisa não serve e a sua aniquilação deve ser incentivada em nome do oligopólio e da não-concorrência.

        Isto já vai pior que o futebol: as pessoas perdem a noção da realidade a até o mínimo sentido de juízo e metem-se a defender o seu OS móvel, inclusive com recurso a insultos pessoais ou à “comunidade oposta”, tornando muitos sítios desta Internet, inclusive a secção de comentários do Pplware, em verdadeiros campos de batalha digitais.

        Também é engraçado constatar que há poucos anos atrás se falava do quão frenéticos eram os iFans, mas agora temos Droidfans piores que os piores iFans. Ambas as “barricadas” têm já a sua equipa de elite de variados da marmita.

        Eu não sei o que é que esta gentinha ganha com isto, mas parecem ser muito felizes a fazê-lo. Eu costumo aconselhar psicoterapia, mas como ainda há quem ache isso é só para malucos, preferem fazer figuras tristes na Internet. Pronto, são pontos de vista. Há que respeitá-los.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Um forte aplauso, parabéns pelo texto!

        2. Avatar de darksantacruz
          darksantacruz

          +1 Excelente texto!

        3. Avatar de Duke
          Duke

          Muito bom texto.
          Pena que pouca gente o irá ler…

        4. Avatar de RubenS
          RubenS

          Disseste tudo ai! O mal são os utilizadores, mas só não vê quem não quer. Iphones (já tive 1 e jurei nunca mais) são um balúrdio mas parece que ainda há que caia na asneira de pagar para se exibir. Androids têm o seu valor (inclusive uso e sempre tive), mas uma coisa posso dizer em termos de estabilidade meu rico Windows Phopne (tive 1 e sempre o achei estavel), agora Windows Mobile que acredito estar ainda melhor segundo o que já vi.

        5. Avatar de maxim
          maxim

          UAU! Este comentário foi melhor que o artigo.

  7. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Bom era se corrigissem os bugs do windows 10 mobile, como botões cortados ao meio, fotos que não dão para eliminar, aquelas letras minúsculas nos tiles, etc…

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Fotos sempre deram para eliminar.

      Botões cortados a meio? Como assim? Letras minúsculas em quais tiles?
      Isso não é o tamanho do texto mal afigurado em Definições – Visualização?

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Pois eu quero eliminar fotos e não tenho permissão para tal, os botões para eliminar, quer sejam mensagem como fotos, aparecem com um bug e ficam cortados ao meio, bem como os números dos dias do calendário. Em relação ao tamanho das letras existem duas formas de configurar e só alteram o tamanho de letra das mensagens e pouco mais.

      2. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Pois eu quero eliminar fotos e não tenho permissão para tal, os botões para eliminar, quer sejam mensagem como fotos, aparecem com um bug e ficam cortados ao meio, bem como os números dos dias do calendário. Em relação ao tamanho das letras existem duas formas de configurar e só alteram o tamanho de letra das mensagens e pouco mais.

        1. Avatar de Duke
          Duke

          Que equipamento tens?

          1. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            Lumia 532 e um 435

  8. Avatar de Tico
    Tico

    Com a nova build 10.0.14295.1000 já não se consegue abrir o HERE. Para quando a autorização para o cliente desinstalar apps nativas que não fazem falta nenhuma para alguns clientes como por exemplo: Armazenamento, carteira, contactar o suporte, feedback hub, filmes e programas de tv, groove musica, meteorologia, pesquisa, podcasts, video do skype, xbox), substituir ainda as aplicações separadas do office por uma única igual ao wps office que permite editar documentos e visualizar, além de dar para abrir pdfs.

    1. Avatar de P
      P

      Que misturada. A maneira como dizes as coisas, até parece que não podes desinstalar o HERE.
      O HERE foi descontinuado. Algumas aplicações que tens, parece-me que é por estares no inside. O feedback hub faz parte do inside por exemplo.
      Algumas apps, faz sentido não serem desisntaláveis, fazem parte do SO

      1. Avatar de Tico
        Tico

        O here não abre, a proprietária do here disse que a aplicação iria funcionar por mais tempo. Se leres o que escrevi não existe “misturada” nenhuma. Todas as aplicações que aparecem na vista normal e que não são normais (telefone, mensagens, galeria, câmara…) devem poder ser desinstaladas ou pelo menos escondidas… já que como consumidor devia poder personalizar a meu gosto…

        Mais, apenas quando se actualiza o telemóvel é que disponibiliza a opção “reiniciar”… ridículo. O cliente nas restantes situações se o quiser reiniciar, primeiro tem de o desligar e depois voltar a ligar. lol

        1. Avatar de Manuel Monteiro
          Manuel Monteiro

          Dar parar desinstalar as apps (telefone, mensagens, galeria, câmara…)?!!

          1. Avatar de Tico
            Tico

            Essas para mim são as normais e por isso o parêntesis está logo depois da palavra “NORMAIS”, as “outras” já referidas (armazenamento, carteira, contactar o suporte, feedback hub, filmes e programas de tv, groove musica, meteorologia, pesquisa, podcasts, video do skype, xbox) é que não são normais… e por isso devia ser possível ou desinstalar ou ocultar.
            Mais, apenas quando se actualiza o telemóvel é que disponibiliza a opção “reiniciar”… ridículo. O cliente nas restantes situações se o quiser reiniciar, primeiro tem de o desligar e depois voltar a ligar.

        2. Avatar de Duke
          Duke

          Por acaso consegues desistalar apps equivalentes a essas nos outros sistemas? Já pensaste que são apps nativas e integradas no próprio sistema e por isso não se podem desinstalar?

          As HERE podem-se desistalar. Já não as tenho nos meus equipamentos.

          1. Avatar de Tico
            Tico

            No android consigo desinstalar tudo, ou se preferir posso apenas esconder… aqui não consigo nem desinstalar nem esconder as aplicações (armazenamento, carteira, contactar o suporte, feedback hub, filmes e programas de tv, groove musica, meteorologia, pesquisa, podcasts, video do skype, xbox).

            Em momento nenhum disse que não consigo desinstalar o here, não consigo é ABRIR o here, acontece o mesmo que por vezes no outlook carrego no icone parece que vai abrir e depois volta ao menu principal onde estão as tiles… já tentei fazer o que faço quando não consigo abrir o outlook que é desligar e depois ligar o telemóvel (porque no windows 10 mobile só quando se instala actualizações é que se consegue reiniciar o equipamento).

    2. Avatar de Tico
      Tico

      Mais, apenas quando se actualiza o telemóvel é que disponibiliza a opção “reiniciar”… ridículo. O cliente nas restantes situações se o quiser reiniciar, primeiro tem de o desligar e depois voltar a ligar. lol

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Estás muito mal habituado ao Android que para continuar fluido tens de o reiniciar de vez em quando! Para que queres assim tanto reiniciar o telemóvel?

        1. Avatar de Tico
          Tico

          Porque no windows 10 não existe um único dia em que consiga abrir o meu email do outlook sem bloquear, sempre com erros diferentes… por vezes carrego no ícone do outlook parece que vai abrir e depois fecha (repito cerca de 10x o processo, depois como não da para reiniciar o telemóvel primeiro desligo e depois carrego para ligar), outra vezes (a maioria) aparece o erro 0x85050041, entre outros erros em aplicações não só nativas como nas que não são nativas… Quando não bloqueia fica a passar os pontinhos e os emails não aparecem, ai já sei que tenho de ligar o pc para abrir alguns (qdo recebo mais de 3 ou 4 fica todo atrofiado…por exemplo como agora tinha 10 emails, liguei o pc já li metade dos emails e no tlm os pontinhos ainda lá aparecem, mas dos emails recebidos não apareceu nenhum, são emails sem anexos só com textos). Se calhar a tua definição de fluido é diferente da minha, se não consigo abrir aplicações básicas para mim não existe fluidez, só me apetece atirar o telemóvel contra uma parede.

          1. Avatar de jatc
            jatc

            Já fizeste hard reset após a atualização do 10? Recomendado. Acabam se esses bugs.

          2. Avatar de Tico
            Tico

            jatc, quem é que recomenda? A microsoft diz que se fizer um hard reset volto a ter o windows que vinha de origem… que não era o 10 “Ao repor o telemóvel Windows este irá regressar ao mesmo estado em que se encontrava na primeira vez que o ligou. Todo o seu conteúdo pessoal será apagado e as definições de fábrica do telemóvel serão restauradas.” (Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows-10/reset-my-phone ). Será que me está a dizer que a única forma de não ter problemas com w10m, é não o ter instalado?

      2. Avatar de Duke
        Duke

        ui… dá muito trabalho clicar no botão do power?!
        Isso é mesmo dizer mal só por dizer!

        1. Avatar de Tico
          Tico

          Faz algum sentido não se poder reiniciar um aparelho? O windows para PC deixa reiniciar. Se calhar o custo hora do seu trabalho para o seu patrão é inferior ao meu, e por isso ele não leva a mal que fique a brincar ao DVL (desligar e voltar a ligar), quando se esta a trabalhar os minutos contam (existe diferença entre trabalhar oito horas VS passar oito horas no trabalho), e como disse quase sempre que quero receber ou enviar os emails tenho de reiniciar o telemóvel na porcaria de um sistema operativo que não permite isso… Acha que é dizer mal, que tenho um sistema operativo que nas coisas mais básicas falha? No android reinicio menos vezes o equipamentodo que no windows 10 mobile (tenho por vezes de reiniciar várias vezes por dia… tirando ao fim de semana por razoes óbvias).

    3. Avatar de maxim
      maxim

      tens isso no android também. só tiras com root. a única diferença é que é bem fáil esconde-las no android, no WP não sei porque não uso.

      1. Avatar de Tico
        Tico

        Em que android é que tens as aplicações (armazenamento, carteira, contactar o suporte, feedback hub, filmes e programas de tv, groove musica, meteorologia, pesquisa, podcasts, video do skype, xbox)? No android com root desinstala-se tudo o que quiser, mas sem root também se desinstala grande parte das aplicações (o que não acontece no w10m), ainda te digo mais no android se não quiseres desinstalar podes apenas esconderes as aplicações, isso de origem sem instalar nenhum programa… Podes me perguntar mas para que se quer esconder aplicações? Porque se torna mais “fluido” (menos focos de distracção), só tenho as aplicações que quero ou espero um dia usar. Mas o pior de tudo para mim é não poder reiniciar o telemóvel, ridículo.

  9. Avatar de Cortana
    Cortana

    Microsoft promessas…promessas…e no fim nada. Continuo a dizer desilusão total!

    1. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Boa sorte para ti

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Que promessas?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Ainda bem que tocas na ferida. É a falta de comprometimento da parte da MS que preocupa os users.
        Enquanto a MS anda a brincar às “casinhas” apagou do mapa 50% da sua userbase sem oferecer no mercado hardware alternativo viável! Isso não é um tiro no pé…é um disparo de bazuka para os pés!!

    3. Avatar de RATAX
      RATAX

      Tira la a máscara! O teu verdadeiro nick é siri.

    4. Avatar de Tony
      Tony

      Não alimentar os trolls

  10. Avatar de Jonas
    Jonas

    Vídeo: Novo conceito do Windows 10 Mobile é incrível demais para ser real https://www.youtube.com/watch?v=TdRc_eMfWso

    1. Avatar de Tico
      Tico

      Ele podia ter esperado a gravação do video terminar, para usar o android…

  11. Avatar de Rodrigo Costa
    Rodrigo Costa

    Mudei para W10 e estou muito satisfeito. Só é pena não ter o ingress que de resto tenho tudo o que preciso. Ainda bem que existe w10 para não deixar nenhuma das plataformas adormecer!

    1. Avatar de Tico
      Tico

      Se as empresas que usam android nos telemóveis fizessem o mesmo que a google faz no nexus (sempre actualizado), dificilmente existia espaço para outros players… A google devia obrigar com um contrato com clausulas penais pesadas as empresas a manterem os seus telemóveis com android actualizado, compreendo que seja lucrativo não atualizar os equipamento que assim o cliente se quiser actualização que compre um novo, estratégia de curto prazo, a longo prazo estão a destruir a imagem do sistema operativo junto dos consumidores que pensam que a culpa do seu android não estar atualizado é da google.

      1. Avatar de Tony
        Tony

        é por isso que o windows é bom, está a ir á luta. iOS a dormir nos louros, e android apesar de trazer inovações desilude em não chegar de forma homogenea a todos os smartphone que poderiam suportar as novidades. No caso do Windows 10 Mobile e apesar da afinal não poder oficialmente chegar a todos os modelos é mesmo só porque o o hardware não conseguiria suportar como deveria ser (e sim foi afirmado pela Microsoft). Muito a coisa tem ido para a frente para trás na Mircosoft no último ano, mas é uma empresa que se está a re definir, o que pode ser inconveniente, mas é a empresa que passou de uma fase cinzenta em rebelde.

        1. Avatar de Tico
          Tico

          Da mesma forma que existe o windows para 32x e 64x, a microsoft não deveria excluir os consumidores que tem equipamentos com 512mb… vai perder uma fatia grande de clientes a longo prazo (porque o cliente não vai saber se o novo lumia que comprar vai receber o próximo SO windows mobile 11… então limita-se a não comprar)… O mais difícil em marketing é criar um habito, mas para perder e rápido.

          1. Avatar de Tony
            Tony

            é um risco que corre, mas também nisso não seria diferente do que iOS e Android pratica

  12. Avatar de RubenS
    RubenS

    Agora digam lá para quem fala mal porque a MS exclui os smartphones com 512 RAM na actualização do W10M, então no Android não é a mesma coisa?!?! Smartphones mais antigos também não conseguem actualizar para a versão mais recente. Eu tenho um bq aquaris E4 que veio com o Android 4.4.2 KitKat mas quando actualizo para a versão 5.0 Lollipop é bug atrás de bug.

    1. Avatar de Tico
      Tico

      Está a comparar coisas que não tem comparação, a BQ não é da google (esta tem o SO android e responde apenas pelos seus telemóveis modelo nexus), mas os lumia e o SO windows 10 mobile são da microsoft. Infelizmente a bq e companhia estão a destruir completamente a imagem do sistema operativo android.

      1. Avatar de RubenS
        RubenS

        Então todas as marcas (fora Nexus) que contêm o sistema Android não prestam. Pelo que dizes é isto que interpreto. Assim como a Samsung (marca afiliada do Android) tem bugs como já presenciei. O que disse acima foi que nem todos os equipamentos mais antigos recebem actualizações como sucede no Android e nos iphones mais antigos. O que quero dizer é que qualquer sistema tem os seus defeitos, e é escusado qualquer fanboy de que sistema for falar mal dos outros sistemas.

        1. Avatar de Tico
          Tico

          Não digo que não prestem, mas devem ser as únicas responsáveis pela estratégia comercial que adoptam (não actualizar os equipamentos para manter as vendas de novos), se querem que os equipamentos sejam descartáveis que reduzam completamente os preços, não faz sentido dares 200, 300 ou 400 euros por um telemóvel que não vai ser actualizado… ficando vulneravel a todos os ataques e fragilidades que são descobertas, isto quando a mãe (google) do SO disponibiliza-o e as marcas tem acesso a essas actualizações, só não o fazem porque não querem (como se costuma dizer “o próximo que feche a porta”).

  13. Avatar de Fercos
    Fercos

    Alô rapaziada.
    Alguém tem uma dica? Depois de instalar o W10 (como insider) no meu Lumia 535 DS, fiquei sem a câmara, dá o erro 0xA00F4246(0xE8010014). Alguns Tiles ficaram sem o logo, de resto tudo OK, penso eu.

    1. Avatar de Fercos
      Fercos

      Ok, já está. Depois da instalação da nova atualização ficou tudo na boa até a bateria já dura muito mais tempo. Tudo 5*