Liam – O Robô da Apple que faz a “reciclagem” de iPhones

12 Comentários

Num evento que se neste momento a realizar na sede da Apple, a empresa deu a conhecer o Liam, um robô que foi desenvolvido com o objectivo de fazer a a “reciclagem” de iPhones.

pplware_liam00

O Meio Ambiente é o primeiro grande desafio a que a Apple se volta a comprometer, dois anos depois de ter assumido o compromisso de usar 100% de energia renovável.

Além de outras acções, a empresa criou um robô ao qual deu o nome de Liam e que na prática é responsável por fazer a desmontagem de iPhones.

Liam – O Robô da Apple que faz a “reciclagem” de iPhones

 

Mas como funciona o Liam?

É interessante verificar que há uma estrutura montada para que cada iPhone se assuma como parte de uma plano de proteção do meio ambiente. Assim A empresa de Cupertino criou um robô que automaticamente faz uma scan aos iPhones antigos, analisa cada componente e ao desmontar o iPhone procede à separação de cada peça. Essa separação permite que sejam reutilizados os materiais no fabrico de outras partes.

http://videos.sapo.pt/Vcz0Da68yaByIBRWV0kA

 

Mas essas peças onde podem ser utilizadas?

Segundo a Apple, partes velhas dos iPhones são usadas no fabricos de painéis solares e outro hardware. Este processo torna o circuito de desmantelamento uma forma de reciclagem muito interessante. A Apple não especificou quantos robôs Liam tem em actividade, mas referiu que foi o próprio departamento de engenharia da empresa que o desenvolveu.

Foi desde há muitos anos uma aposta muito insistente por parte da Apple a sustentabilidade ambiental, mas cada vez há mais trunfos no que toca a amenizar a pegada deixada no planeta.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de hmmn
    hmmn

    vai haver unboxing? xdd

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Um destes em casa seria util, é uma dor de cabeça quando tenho que abrir o meu iDevice, pelo menos foi quando eu abri pela primeira vez.

  3. Avatar de ptpedropt
    ptpedropt

    The Terminator

  4. Avatar de Bob
    Bob

    No mínimo, bom marketing 🙂

    E claro, todos os componentes aproveitados, é dinheiro poupado.

  5. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Não é um robo, é uma linha de montagem lol.
    marketing….

    1. Avatar de Miles
      Miles

      Neste caso de desmontagem xD

      1. Avatar de ZarkBit
        ZarkBit

        bem visto lol

  6. Avatar de Lolada
    Lolada

    Será que vão ter robôs a construir também os iPhones? ou vão continuar a depender de criancinhas chinesas??

    1. Avatar de Hugo Carvalho
      Hugo Carvalho

      As criancinhas são mais baratas que o investimento em boas maquinas, por isso, criancinhas.

  7. Avatar de Johnny
    Johnny

    Apple marcou pontos comigo com esta atitude…muito bom mesmo

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Como se as restantes marcas não fizessem reciclagem. A grande razão pela qual as empresas reciclam material não é ecológica, mas sim económica.