Batman vs Super-Homem inaugura sala 4DX em Portugal

44 Comentários

O mundo do cinema tem enfrentado sucessivas evoluções ao longo da sua história recente, desde o cinema digital até ao cinema 3D.

Com a estreia do filme Batman vs Super-Homem, é introduzido agora nos cinemas portugueses uma nova tecnologia, o cinema 4DX.

Batman vs Super-Homem inaugura sala 4DX em Portugal



Para quem não está familiarizado com o termo, a tecnologia 4DX é uma evolução natural do 3D, que recria uma experiência multidimensional através de efeitos e sensações e que vai permitir criar uma maior proximidade do espectador à acção do filme. Assim, com esta tecnologia, vai ser possível criar diversos efeitos como voar, cair, acelerar ou travar, chuva, sensação de vento, água, aromas e nevoeiro, sendo tudo meticulosamente sincronizado com o desenrolar da história.

Batman vs Super-Homem inaugura sala 4DX em Portugal

 

4DX poderá revolucionar o conceito de cinema?

Em Portugal, esta tecnologia chega através de uma parceria entre os cinemas NOS, a CJ 4Dplex Co. e a Sonae Sierra, que vai permitir introduzir esta tecnologia nas salas de cinema nacionais num futuro próximo, juntando o nosso país a uma rede de 37 países que já usam esta tecnologia.

A primeira sala de cinema com cadeiras 4DX vai ser inaugurada já no dia 24 de Março, no Gaiashopping, com a estreia do filme Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça, numa sala com capacidade para 100 pessoas, com um preço de 12 euros por pessoa.

Para breve, está marcada também a abertura de uma sala 4DX em Lisboa, embora ainda não tenha sido divulgada a data de inauguração da sala nem o cinema que a irá receber.

 

Para o futuro, aguarda-se que esta tecnologia se expanda pelas 200 salas de cinema NOS e que, com a massificação do uso da tecnologia, o preço baixe a fasquia dos 10€.

 

Na sua opinião, terá o cinema 4DX sucesso no nosso país?

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de P Prates
    P Prates

    Outro fiasco como o 3D.

  2. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Quando estive em Londres, no madame tussauds, gostei bastante desta tecnologia durante um mini filme de 10 min com várias personagens da Marvel. Por isso, é muito bem-vindo e para a semana la estarei.

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      Eh eh também lá estive e gostei xD….acho que sim é melhor que apenas 3d

      1. Avatar de joao
        joao

        bem se era para dizer que foste lá..também fui e não achei nadinha de especial..já agora em sevilha tambem tem..em NY tambem…..o de NY ainda foi omelhorzinho que vi a ver NY do ceu como se fosse um passaro…em cima no empire state building…

        1. Avatar de José
          José

          Também vi, e fui a esses sítios… Mas olha que repetiram esse filme em Londres, há dois anos nas salas do London Eye, é fantático . É só viajantes por aqui! 😉

  3. Avatar de gajo de alfama
    gajo de alfama

    12€? Tá bem tá. Torrents ftw

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Para comparares com torrents usa o preço do filme normal. Comparar com o filme em 4dx não faz sentido.. Pagas 12€ pela experiência.

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      A esmagadora maioria das pessoas tem TVs pequenas e de qualidade média-baixa assim como o sistema de som (muitas vezes abusam do Subwoofer). Comparar uma experiência thx com imagens gigantes, 4k nos cinemas modernos a uma experiência pirateada, muitas vezes versões de <4 GB com baixa qualidade não faz o mínimo sentido. Além de que este filme em blu ray só aparecerá vários meses depois do cinema.

      Eu quando posso vou ao cinema e só não compro mais blu ray porque são caros. Isso sim faço um mkv do filme original sem extras ~35 GB como backup e muitas vezes leio directamente do NAS se tiver preguiça de meter o blu ray

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        A esmagadora maioria têm filhos, ora para um agregado familiar de 4 pessoas transforma-se em 48€. Estamos a falar de quase 10% do ordenado mínimo deste país que é gasto em duas a três horas.

        Estamos pela primeira vez na história da arte numa fase em que ir ao cinema fica mais caro que ir ver uma peça de teatro.

        1. Avatar de Flavio Ferreura
          Flavio Ferreura

          Tambem não é para andar sempre lá batido. O imax que eu acho que em comparação com este novo formato não é nada de especial e está a se revelar permisor e o pessoal adere. Acho que juntar o 3d com uns extras tornar-ia a experiência engraçada e diferente, uma boa aposta da nós para se experimentar

      2. Avatar de badsector
        badsector

        Só te esqueceste de referir que a maior parte dos filmes não vale a ida ao cinema…

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          1. Entre ir ver uma comédia ou ver um drama ou romance e ir ver um filme da Marvel, prefiro mil vezes ir ver um filme da Marvel que bate os outros pela qualidade e a experiencia que esta nos dá!

  4. Avatar de Maicon Santos
    Maicon Santos

    Aqui no Brasil, já tem esse cinema a um certo tempo e a experiencia que deveria aproximar mais parece que distancia. Efeitos demais tiram a atenção do filme, com vários equipamentos dentro da sala geram mais distrações.

    1. Avatar de Flavio Ferreura
      Flavio Ferreura

      Falas bem o nosso português, normalmente os brasileiros não constroiem frases assim mas é só um ponto de vista

      1. Avatar de dias
        dias

        Falar não é escrever. Grandes críticos aqueles que constro”i”em frases destas. Será que o meu telemóvel é o único com texto automático???!!!

    2. Avatar de José
      José

      Também acho, estamos atentos a tudo menos ao desenrolar da história. Há demasiados elementos a distrair-nos do que realmente interessa, ver uma história bem contada.

  5. Avatar de otuga
    otuga

    Já usei essa tecnologia há cerca de 5 anos atrás quando fui a Londres, no london eye e no madame tussuads, de facto é uma experiência única, mas n vejo grande futuro, e dps temos a questão do preço dos bilhetes, que a 12€ cada fica bastante caro se for uma família de 4 pessoas!

    1. Avatar de joao
      joao

      bem se te lembras no london eye e no madame pagas mais por 10m…..em NY eram 40 dólares a experiencia 4D no cimo do empire..tinha pass, foi de borla…

    2. Avatar de José
      José

      Vi também esses filmes por que vou muitas vezes a Londres, mas a de Nova Iorque foi mais gira a experiência e, quando passaram o mesmo filme em Londres, não teve o mesmo impacto e foi pago. Em Londres, sobretudo a London Eye, a exibição pareceu-me menos cuidada é demasiado feita a pensar nas massas de turistas. Pelo menos foi é a ideia com que fico. A da Madane Tussuads foi melhor.

  6. Avatar de Flávio Ferreira
    Flávio Ferreira

    Que venha ele, já o imax e brutal, o norte sempre em alta falta abrir aqui em Penafiel um cinema nos 🙂

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais uma tecnologia que só interessa ao ppl do marketing.

    Prefiro ver o filme em sala normal!

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Miguel, as outras salas ditas”normais” não fecharam, tens sempre a liberdade de escolha!
      Quanto a mim , só posso dar a minha opinião depois de experimentar.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        É o que tenho feito, vejo em salas normais.

        No entanto já devo ter mais experiencia 4D do que imaginas, testei pela primeira vez na EXPO Shangai 2010, e o ano passado em Londres, resumindo posso te dizer que pela expriencia vale, mas para fazer daquilo rotina quando vamos ver um bom filme não!

        1. Avatar de joao
          joao

          que rotina? é o primeiro….e duvido que aparecam muitos que deve sair carissimo fazer um……

        2. Avatar de José
          José

          Tenho também essa ideia. Tamto é que lembro-me mais de ser interronpido pela “acção” do que apreciar a história. Para mim uma boa projecção e bom som, equilibrado, e uma boa hitória ultrapassam de longe tudas estas “inovações! É que hoje a projecção na maioria das salas de cinemas é mediocre. Quando era mais jovem, davamos-nos ao trabalho de escolher a ssala com pmelhor projecção, hoje parecem todas iguais e de má qualidade, o que me espanta é, niinguém falar disso.

          1. Avatar de José
            José

            Desculpem alguns erros, deixei passar, não costuma ser muito comum por que estou muito atento, mesmo muito, mas por vezes a minha dislexia, a razão da minha atenção, trama-me e troco tudo.

  8. Avatar de fernandovsky
    fernandovsky

    É curioso como num blog sobre tecnologia e inovação, a maior parte dos comentários a um post relativo a uma nova experiência é céptica e negativa mesmo antes de ser experimentada.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É um mal geral. Tenho colegas de informática que nunca viram um filme em 3D porque lhes disseram que não valia a pena.

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Muita gente não experimenta porque tem fobia a pagar mais, logo “não presta”. Eu desde que saiu o 3D que não quero outra coisa, mas há poucos conteúdos.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Eu já experimentei 3D e sinceramente não vejo nada de apelativo em pagar mais para ver um filme assim. São opiniões.

          Neste caso, parece-me algo interessante para experimentar. Mas a 12€ o bilhete, não me parece que vá lá ir 2x

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Eu experimentei um filme 3D o avatar infelizmente desisti a meio do filme pois tive algumas dores de cabeça.

        Ao ler pela net vi algum pessoal a queixar-se com esses sintomas, mais tarde tentei ver um filme numa TV 3D da samsung e senti desconforto, por isso 3D para mim NÂO!!!

        Por algum motivo temos o 3D moribundo, samsung ja anunciou a sua morte…

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          eu por exemplo, tenho um monitor 3D e conto pelos dedos das mãos as vezes que o usei, é frustrante ter uma tecnologia e não ter conteúdo para usufruir desta, (na altura não existia quase nada), para não falar que maior parte dos filmes, não estão preparados ou são feitos a pensar no 3D, e depois passam por uma conversão 2D normal para um 3D falso!

        2. Avatar de Vlad
          Vlad

          Nas televisores de consumo pode estar moribundo, agora no cinema? Não deves certamente consultar a quantidade de filmes 3d que passam a vida a sair.

          1. Avatar de José
            José

            Nos televisores, não está assim tão moribundo, tenho amigos ingleses que têm mais de 300 blu-ray em 3D. Eu terei uns 50 e frequentemente vejo, mas não exagero. O que se passou é que muita gente queria ver novelas, telejornais tudo 3D e, isso de facto cansa, além do mais com o tempo perdemos a noção do efeito, como tudo na vida. Ainda há pouco tempo maravilhávamos com o Full HD e, hoje já exigimos o 4K, daqui a uns anos não muito distantes iremos mudar para o 8K ou mesmo 16K, por que o olho humanos “habitua-se” e, as marcas sabem disso, querem vender sempre e com grandes números, daí a haver hoje tantas “modas”. Há quem diga cobras e lagartos do 3D, mas este mantém-se nas gamas mais altas, já se perguntaram porquê? Estranho, não? Se a tecnologia tornou-se tão barata, não entendo o porquê de a retirarem das outras gamas, afinal em tecnologia, nada é demais.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Já não procuro mais filmes em 3D, n é que existam poucos, mas maior parte dos que existem,não foram feitos em 3D e então o efeito não é o mesmo, muitas vezes parece que é uma superfície plana, numa outra profundidade do monitor, mas continua a ser plano, outra das razões é que prefiro ver filmes numa tv envez de um monitor de pc!

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      O pplware tem feito um esforço por ser geek, mas a audiência alvo não é bem essa.

  9. Avatar de Rolando Andrade
    Rolando Andrade

    Eu não sei, mas a mim parece-me bastante perigoso ter cadeiras a descer ruas daquela forma… Creio que não faz muito sentido, principalmente não estando esta situação devidamente regulamentada no código da estrada, haver cadeiras “self driven” a circular entre os veículos. De qualquer forma, não compreendo como se faz a transição entre o interior do cinema e a saída para o exterior. Ainda tem muito para responder e evoluir esta tecnologia.

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Estou curioso mas algo me diz que ainda vou demorar a ir, mas pelo menos uma vez o irei a fazer…
    para o pessoal que diz que 12€ é caro, lembrem-se que isto não é para ir ver todos os filmes, tal como há filmes que vale a pena ir a imax ou 3D isto será igual…

  11. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    Mas a ideia é ver um filme ou andar de carrousel?

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      A ideia é imersão no filme.

      Assim como uma tv grande de OLED 4K, um filme em blu ray 4k com hdr e um sistema de som bom 7.1 fazem dum file outra coisa Vs lcd rasca com versões prateadas de 700 megas, também isto é uma tentativa de melhorar a experiência.

      1. Avatar de José
        José

        Mas isso é o ideal para se ter em casa! Por sinal perdoem-me dizer, por que há sempre quem fique incomodado, mas tenho 7.2, no áudio. Muitas vezes, quem investe e gosta dessas tecnologias, terá melhor forma de visualizar um filme que muitas salas de cinema! E já que fala do OLED 4K, estou para ver como será visionar nesses tvs um blu-ray 4K, a revista What HiFI, afirma ser muito superior ao streaming oferecido pelo Netflix e Amazon video. Como proteccionista da imagem e som, estou mesmo curioso para ver com os meus próprios olhos. Os leitores de blu-ray 4k, são relativamente caros e em Portugal, ainda não estão à venda, mas já vou acompanhando. Aqui vai o link para quem quiser ler e seja tão amigo, destas coisas como eu: http://www.whathifi.com/news/4k-blu-ray-beats-4k-netflix-ultimate-ultra-hd-experience

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    Já o fiz na Coreia um par de vezes e posso dizer que é bastante engraçado mas também como já disseram depende muito do filme. Tive 2 experiências distintas, e posso dizer que numa delas não gostei muito mas depois ao ver o último episódio do Star Wars deu para ver as verdadeiras potencialidades deste sistema.