Ubuntu 10.04 final disponível – É hora de mudar?

173 Comentários

A versão final do Linux Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx) encontra-se  disponível para download. O Lucid Lynx traz com ele as mais recentes novidades a nível de software open source.

A questão é inevitável: será o Ubuntu 10.04, o sistema operativo perfeito para um utilizador tradicional?ubuntu_1

O lançamento do Ubuntu Lucid Lynx 10.04 sempre esteve rodeado de uma certa ansiedade. Não é comum tal facto por parte de uma distribuição Linux, mas o Ubuntu tem conseguido conquistar cada vez mais utilizadores para o mundo OpenSource.

Em traços gerais o que esperar deste novo Ubuntu 10.04?

Num artigo publicado recentemente (ver aqui), já levantamos um pouco o véu a esta questão). O Ubuntu, na minha opinião, tem conseguido cada vez mais adeptos uma vez que também se tem tornado um sistema operativo cada vez mais simples de usar. E isso, é certamente uma característica que todos os utilizadores apreciam.

Por outro lado, a aposta ao acesso facilitado às redes sociais, ao twitter, à cloud, MSN, ICQ, gTalk, a integração com outros sistemas, a disponibilização de ferramentas gratuitas são trunfos que têm diferenciado o Ubuntu de outras distribuições e até mesmo de outros sistemas operativos.

O visual também mudou, graças aos novos temas Radiance e Ambiance que agora dão “cara” a este grande sistemas operativo.

Quanto ao software, mais de 30 mil programas totalmente gratuitos e simples de obter (one click).

Bem, é hora de sacar e testar. Deixem o vosso feedback.
Licença: GNU
Download: Ubuntu 10.04  (amd64)
Download: Ubuntu 10.04 Desktop (i386)
Download: Ubuntu 10.04 -Netbook Remix Edition
Homepage: Ubuntu 10.04

Partilhar:
Tags:

Comentários

173

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PJviana
    PJviana

    Parece pouco mas o Ubuntu já tem mais de 8 milhões de utilizadores e este numero está sempre a crescer!

    Já se vê um sistema operativo mais maduro e bonito que serve para qualquer pessoa fazer tarefas simples, como ir à Internet, multimédia ou ter um processador de texto e que não trabalhe com programas específicos para certas áreas e que só existe para o Windows ou mac! 😉

    1. Avatar de MoosHD
      MoosHD

      mac só mesmo mac, agora windows a menos que seja muito especifico ou hardcore, o wine resolve fácil.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        programas de contabilidade, programas de desenvolvimento software/hardare, programas que exigam suporte, etc. É aos pontapés os exemplos

      2. Avatar de Shogun
        Shogun

        Mete o Visual Studio a correr no ubuntu em condicoes, ou arranja um ide melhor e eu mudo-me no momento…

        1. Avatar de Rui Oliveira

          O Eclipse é melhor, vá … muda lá!

          1. Avatar de Mario Cesar

            Ou o netbeans… claro que se trabalhar com .NET é QUASE obrigatório usar windows.

          2. Avatar de Fernando Moreira
            Fernando Moreira

            Rui Oliveira…
            Já usei o Eclipse… e na minha opinião não se aproxima do Visual Studio.
            Novamente na minha opinião, penso que seja muito mais User-Friendly do que o Eclipse. Mas isto são opiniões…
            o mesmo se passa com os utilizadores Windows que preferem muito mais o Windows ao Ubunto por isso mesmo… mais user-friendly… e claro.. Habito!

            Cumprimentos.

          3. Avatar de jgonca

            O eclipse é muito bom, mas creio que neste momento não existe nenhum IDE como o Visual Studio. O intellisense está muito, mas muito bom. Quer o auto-complete do eclipse ou do netbeans ainda têm algum caminho a percorrer.

            Mas numa coisa temos de ser realistas, o Visual Studio apenas funciona com C#, VB e talvez C++ (Não sei como está agora), enquanto que quer o netbeans ou eclipse têm plugins para as mais variadas linguagens (PHP, Ruby, etc).

          4. Avatar de lmx
            lmx

            por acaso tens melhor suporte para linux do que para windows e vai desde linguagens de alto nivel ate ao baixo nivel e ai o linux é mesmo rei e senhor.
            para c/c++ é melhor linux do que windows, paja java é igual, para .net(que é uma copia do java e por isso não uso)tens mono que não estando ao mesmo nível pelo que dizem(também ja ouvi o contrario)esta próximo,html,css,javascript é igual ou melhor, para desenvolvimento em arquitecturas, tipo arm,etc,etc,etc é muito melhor.
            Visual studio, o que é isso…?
            ja ouvi falar mas não conheço, eu uso coisas boas para programar e não preciso desse visual studio para nada.
            Agora, cada um usa aquilo que quer e gosta.
            Nem gosto de dizer que este é melhor que aquele etc, mas quando estão a falar de linux e aparece um artista em tom de ironia a mandar postas de pescada “então e o visual studio não corre tão bem hehehe”,estou-me nas tintas para a treta do visual studio quem quer usa quem não quer usa melhor e pronto.
            Já parece a historia entre openofice e o msofice, quem quer usa, quem não quer não usa, ninguem é obrigado a usar o que apetece a estes artistas, no windows é que as pessoas são obrigadas a usar determinadas coisas…isto ja vai longo…fico por aqui e desculpem o desabafo que vai ao encontro daquilo que penso.

            cmps

    2. Avatar de Pedro Almeida
      Pedro Almeida

      Para programas específicos para windows tens o PlayOnLinux que já resolve muito bem essa dificuldade.

  2. Avatar de MoosHD
    MoosHD

    estou neste momento a preparar-me para começar a instalar o 10.04 em dualboot com o 7. já tinha o 9.10 e depois fiz upgrade para o 10rc agora vou fazer uma clean install.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Good luck.. Depois o feedback

      1. Avatar de MoosHD
        MoosHD

        correu tudo bem, estou neste momento a escrever dele, comparando com a ultima LTS é como passar do XP para o 7 loool.

        A home page do firefox está a antiga ainda, nada que um about:home não resolva.

        infelizmente o tempo de boot é o mesmo que a 9.10 levou-me +/- 50sec.

        tem uns bugs ainda, um que vi logo e não sei ainda se é ou não está na data/hora é a única opção em que ao passar o rato muda de cor, acho feio.

        no geral está muito mais fluido e rápido, é como se tivesse metido mais ram isto quando comparado ao 9.10

        arrisco a dizer que este é provavelmente o melhor ubuntu/linux de sempre, tem muito ainda que amadurecer, mas está num óptimo caminho para ser um padrão de consumo nos próximos anos, agora é esperar para ver o que a 10.10 trará, dizem que vai trazer ainda mais novidades que esta, a ver vamos. nunca gostei tanto de linux como agora, já usava ubuntu, mas era só de vez em quando, agora será uso diário.

        o ubuntu está a caminhar em passos largos em direcção aos padrões do osx.

        1. Avatar de dajosova
          dajosova

          Qual instalaste primeiro. O Windows 7 ou o Ubuntu?

          É que este fim-de-semana vou tb fazer um dual boot no meu Vaio.

          Já agora… acham que vale a pena estando agora o Windows 7 melhor e como arranjo todos os programas para Windows…!

          Ainda estou resistente à mudança porque já usei o Ubuntu e a curva de aprendizagem no que diz respeito aos comandos ainda era um bocadito chata. Não tenho muito tempo para me envolver… mas se as coisas estão mais simples… o que acham? 😉

          1. Avatar de MoosHD
            MoosHD

            instalar sempre o 7 e só depois o ubuntu, o 7 não gosta da concorrência e destrói o dualboot para ficar só ele.

            o windows 7 melhor? lool está realmente bom e melhor que o vista etc.. mas nem de perto é melhor que linux/unix/osx-darwin.

            aprende a usar aqui: http://ubuntu-manual.org/downloads (em inglês)

            ou

            http://www.ubuntudicas.com.br/blog/?p=2750 (em português)

            no ubuntu quase não é preciso usar comandos nenhuns, cada vez está mais parecido com o osx.

          2. Avatar de dajosova
            dajosova

            ok, gracias… não disse que o 7 é melhor do que o Ubuntu… apenas disse que está muito melhor do que versões anteriores.

            Já agora… para ti quais as maiores vantagens do Ubuntu, sem ser o facto de ser gratuito?

          3. Avatar de MoosHD
            MoosHD

            “ok, gracias… não disse que o 7 é melhor do que o Ubuntu… apenas disse que está muito melhor do que versões anteriores.”

            loool estava a brincar 😉 todos são bons, uns mais outros menos…

            o ubuntu é rápido, estável, tem um bom suporte, tem cada vez mais e melhores softwares, e está cada vez mais simples de usar e cada vez mais bonito, mas acima de tudo é seguro, uma das coisas boas é que tanto unix como linux foram criados de raiz para serem seguros e estáveis.

            a principal de todas a vantagens do ubuntu em relação a qualquer outra distro linux é o seu suporte técnico dado por uma das maiores comunidades activas, o grande numero de software .deb, e a simplicidade cada vez mais parecida com windows e mac.

            para quem tem saudades do windows pode sempre instalar o wine para programas mais conhecidos. existe até um tema do 7 quase perfeito para o linux: http://gnome-look.org/content/show.php/Win2-7+Pack?content=113264

        2. Avatar de MoosHD
          MoosHD

          “infelizmente o tempo de boot é o mesmo que a 9.10 levou-me +/- 50sec”

          resolvido eliminei alguns programas desnecessários do boot e consegui 28 segundos, impressionante. no 9.10 tinha feito o mesmo e pouco tinha melhorado, já nesta versão… espectacular, um time boot tão bom só consegui no osx.

          1. Avatar de MoosHD
            MoosHD

            25 segundos impressionante, e com mais um pouco de optimização chego aos 23 seg.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      desculpem está muito lento. Demorei quase 4 minutos a sacar 😀

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        Cuidado com as velocidades a sakar isso, e depois diz que aparece a bófia 😀 😀 😀

        1. Avatar de Nine
          Nine

          Bófia???
          Ubuntu é 100% legal!!!

          1. Avatar de jpng81
            jpng81

            Claro que é legal, também é bacana, também é “porreiro pá”, é muitas outras coisas 😀 😀 😀
            Estava a brincar , claro que é 100% legauzão. 😀

          2. Avatar de bigkax
            bigkax

            Em França de usares P2P para fazer download do ubuntu ficas sujeito a ir preso, ou pior ficar sem Internet por um ano. 😉

          3. Avatar de jpng81
            jpng81

            Mas pela alma de quem é que não se pode pode sakar o ubuntu por p2p??? nao é ilegal o conteudo que se esta a sakar neste caso!!!

          4. Avatar de bigkax
            bigkax

            @jpng81
            Segundo o ponto de vista do Sarkozy a única utilidade do P2P é piratear cds da Carla Bruni, e alegadamente ganhar algum por fora pois quem fica sem Internet continua a pagar a conexão, um negocio favorável aos ISPs, nada melhor que ganhar dinheiro por fazer nada.
            http://info.abril.com.br/noticias/internet/franca-aprova-lei-que-corta-conexao-por-p2p-13052009-3.shl

            O que é certo é que a pirataria subiu na França depois da lei ser aplicada, o P2P diminuiu mas o direct download aumentou.

            http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/sarkozy-e-pego-com-dvds-piratas-diz-jornal-09102009-26.shl

      2. Avatar de Sergio
        Sergio

        está a demorar mais tempo a gravar o dvd 🙁

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          preparar para instalar.

          até já

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            instalado

            devo dizer que já vinha a usar o beta2 e depois o RC. Fiquei encantado e finalmente mudei do Fedora para o Ububtu

            A primeira coisa que me perguntou era se queria instalar os drivers da ATI. Mas mesmo assim acho o display um pouco baço.

            1º passo mudar o tema para o radiance
            2º passar instalar o ubuntu tweek ou a script sugerida aqui no pplware a algum tempo

            Se alguem usar o chrome (eu sou um adepto) existem os temas ambiance e radiance para ele

          2. Avatar de Sergio
            Sergio

            está-me a dar um erro quando abro o ATI Catalyst Control

  3. Avatar de jpng81
    jpng81

    Palavras para quê???? Este sistema operativo devia-se chamar “Ubuntu do Porto” quanto mais velho melhor!

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Segundo esse paralelismo as primeiras versões são melhores que as ultimas. Uma colheita deste ano não pode ser melhor que a de à uns anos.

      1. Avatar de Bruno M.

        Provavelmente ele queria referir-se a quanto mais velho (novas versões) melhor.

        Visto que as 1as são as versões mais jovens do Ubuntu 😉

        Abraço!

        1. Avatar de bigkax
          bigkax

          Eu percebi o que ele quis dizer mas o exemplo não correspondeu à intenção, pois o vinho do porto fica melhor quando é finalizado à mais tempo, o Ubuntu vai ficando melhor a cada colheita.

  4. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    estou a sacar neste momento. alguém me sabe dizer se afinal eles decidiram ficar com os botões do lado esquerdo?

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      podes depois mudar com o ubuntu tweek

  5. Avatar de ALL
    ALL

    Em traços gerais o que esperar deste novo Ubuntu 10.04?

    Drivers para ASUS WL-138gE -.-‘

  6. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Dá para instalar com o wubi?

    1. Avatar de The STK
      The STK

      Dá mas eu instalei num Asus K50 com gráfica nVIDIA G102M e pumba, nada de ambiente gráfico, só umas linhas estranhas e o pc bloqueado… Tive que andar a instalar os drivers pela linha de comando e lá ficou a bombar…

      1. Avatar de Ana Luísa
        Ana Luísa

        Olá STK,
        Eu também tenho um Asus K50IN com placa gráfica NVIDIA G102M e não estou a conseguir instalar o Ubuntu 10.4. Já segui as instruções deste site, mas nada:
        https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xorg/+bug/567579

        Nunca consigo restaurar o xorg. Podes-me dizer como fizeste exactamente, isto é, passo por passo?

        Obrigada

  7. Avatar de B80
    B80

    Tenho o 9.10 e no synaptic já me aparece a opção para fazer a actualização.
    Alguém aconselha a fazer a instalação a partir do Synaptic ou aconselham um instalação nova?

    1. Avatar de MoosHD
    2. Avatar de Zarluk
      Zarluk

      Não é preciso fazer instalação nova!!! Pelo menos, não em sistemas baseados em Debian.

      Em princípio, bastar-te-á instalar o update-manager ‘sudo apt-get install update-manager-core’ e, depois, procurares por actualizações. Será, então, apresentada a opção de fazer a actualização para a nova versão.

      Instruções completas aqui: http://www.ubuntu.com/getubuntu/upgrading

      1. Avatar de B80
        B80

        Sim eu isso já sei. Já me aparece a opção a para actualizar no synaptic.
        A minha dúvida era sobre se a actualização desta forma seria aconselhada, sobre quais seriam as hipóteses de crashar/inutilizar o sistema se corresse mal.

        1. Avatar de B80
          B80

          P.S. – Obrigado pelo Link

    3. Avatar de Hawk
      Hawk

      Eu prefiro atualizar pelo Gerenciador de atualizações, em: “System/Administration/Update Manager”.

      Veja aqui: http://www.ubuntu.com/getubuntu/upgrading#Network%20Upgrade%20for%20Ubuntu%20Desktops%20%28Recommended%29

      Bem mais rápido, fácil e nunca tive quaisquer problemas.

  8. Avatar de SirLino
    SirLino

    Uma pergunta simples para quem tem processador intel compativel com a arquitectura de 64 bits pode utilizar a versão amd64???

    Qual a melhor versão de 64 Bits para esse processador INTEL???

    Muito Obrigado SirLino

    1. Avatar de Zarluk
      Zarluk

      É a ‘amd64’ para quem quiser usar os 64 bits e ‘i396’ para 32 bits, independentemente do fabricante do chip.

      1. Avatar de darkblonde
        darkblonde

        i386. 😉

  9. Avatar de André Meireles

    Se eu não quiser instalar de raíz e apenas quiser actualizar o karmic koala que já tenho, como faço??

    1. Avatar de Tony Silva

      sudo update-manager -d

      Mais info ver o meu blog.

    2. Avatar de André Meireles

      Esqueçam..como fiz o post a partir do Windows, não tinha reparado que a opção de upgrade aparece no “update manager”!;)

      Abraços

      1. Avatar de Pedro Almeida
        Pedro Almeida

        Embora já tenhas a solução fica aqui a dica:
        Pressionas as teclas Atl+F2 e depois escreves update-manager -c -d
        Depois o gestor de actualizações já aparece com a actualização disponivel.

        1. Avatar de André Meireles

          Obrigado de qualquer maneira..:D

        2. Avatar de André Meireles

          Bolas, não consigo instalar! Apesar de estar conectado à internet (senão não escrevia este post, certo?:P), está sempre a dizer para verificar a minha ligação e que não consegue fazer download das “release notes”!!:S

          Sugestões?

  10. Avatar de Drived
    Drived

    Tenho estado a aguardar este lançamento para instalar e iniciar-me no mundo linux. Experimentei o RC a partir do live CD e deu-me apenas um problema: não tinha som. O estranho é que tenho um live CD da versão anterior e funcionava tudo perfeitamente.

    1. Avatar de MoosHD
      MoosHD

      a mim foi ao contrário, desde a 8.10 que tenho problemas de som, uns ruídos estranhos que só acabaram quando no terminal meti o volume do cd a 0 @alsamixer

      esta saga começou na 8.10 e acabou só agora na 10.04, só por isto já valeu a pena mudar

      1. Avatar de lmx
        lmx

        iso ja acontece no windows, são ruidos relativos a interferencia das frequencias que acabam por ser induzidos na entrada do cd.
        é normal, então se ligares o micro e o poseres um pouco mais alto, vai haver uma oscilação brutal, efeito chamado de feed back que também é normal.

        cmps

    2. Avatar de Alex Sampaio
      Alex Sampaio

      Sem som também. Tenho um Vaio Serie E. É absurdo que isso ocorra. Realmente ridiculo.

  11. Avatar de Jose
    Jose

    Eu cá já pedi o meu DVD.

  12. Avatar de ALL
    ALL

    Realmente os servidores estão totil rapidos, e eles devem ter bastante ppl a sakar neste momento. 1 voto por estarem bem preparados p o lançamento.

  13. Avatar de A. Fernandes
    A. Fernandes

    Adoro o ubuntu, está cada vez melhor.
    Só é pena algum suporte para hardware como é o caso do meu eee pc… uma dor de cabeça. De resto, é fenomaluntu!

    thks ao pplware

    1. Avatar de A. Fernandes
      A. Fernandes

      refeiro ao driiver wifi…

    2. Avatar de kekes
      kekes

      Ubuntu Netbook remix é feito expecialemente para eeepc’s

  14. Avatar de S-K
    S-K

    “É hora de mudar?”
    E para quê tanta pressa? 😛 hehe…

    Ainda vou manter o “karmic” mais duas semanas. (ou menos :P)
    Não importa se o “iso” no repositório nacional ainda é RC, ou versão “final”. Nos primeiros dias são muitas as actualizações. (O karmic koala teve uma “porrada” de actualizações só no kernel lol)

    Também vou fazer uma instalação “limpa”, porque faço “upgrade” desde a versão 8.10. Quero abandonar de vez o ext3 e instalar o grub2.

    1. Avatar de MoosHD
      MoosHD

      no site escolhi portugal como ponto de download e instalou a final, estranho!!

  15. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Bom, aqui no Brasil muitas empresas estão aderindo a software livres e não só pelo copyright mas pela estabilidade e segurança, e o Ubuntu vem satisfazendo cada vez mais os seus usuarios.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Sim, o Ubuntu está melhorando bastante e para uns 80% dos utilizadores chega perfeitamente (office, web, multimédia, ediçao básica de video e imagem).
      PS: que programas de ediçao de imagem E video existem bons para Ubuntu? (o mais avançado e completos possível please)

      1. Avatar de Zarluk
        Zarluk

        Experimenta o UbuntuStudio 😉

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        Ou o openshot!

      3. Avatar de lmx
        lmx

        epa…gimp inkscape blender pitivi maya(acho que é livre) fotox …e mais trozentos milhoes que não sei/alguns nao me lembro agora lol :).
        a escolha dos programas que usamos as vezes é uma vontade nossa outras vezes é uma imposição, pelo que não conheço o teu caso, so tu que conheces o que fazes é que poderás ter uma ideia do que te serve.

        cumprimentos

  16. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    Caso o instale em dual boot com o 7, depois como é que o removo completamente sem dar cabo do computador, isto é, sem deixar grubs que dão cabo do arranque caso apenas formate a partição?

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Tenho o Windows 7 e 27Gb livres. Se eu instalar o Ubuntu 10.04:
      1) ele automaticamente cria um menu para Dual boot?
      2) posso escolher um SO por “default” e que passado X segundos sem eu fazer nada ele entra?
      3) quanto é necessário para o Ubuntu 10.04? 10Gb chegam para SO + espaço para umas aplicaçoes estilo Office + programas ediçao de imagem e video?

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        1-Sim
        2-Sim
        3-quando tinha dualboot só tinha 10GB, para um uso simples chega, e se tiveres uma partição para dados ainda melhor.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          1-”
          2-”
          3-Depende daquilo que usares, isso é relativo, nunca faço partições abaixo de 15 gb e acima de 25, mas isso depende daquilo que quiseres, é como no windows…depende daquilo que la meteres.agora por norma os programas para linux são muito mais pequenos do que para windows.

          cumprimentos

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      http://www.youtube.com/watch?v=Z6I6xv8BNoc
      É para vista mas deve funcionar igualmente no 7

      1. Avatar de BrunoG
        BrunoG

        Muito obrigado, parece que funciona também no 7.

        Sendo assim vou arriscar

        Da última vez apenas formatei a partição linux (era o Caixa mágica 10) e o pc deixou de arrancar. Como não sabia o que fazer formatei a máquina.

        Obrigado

  17. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    Sim a tudo

    Mas e para desinstalar?

    1. Avatar de darkblonde
      darkblonde

      Apagas as partiçoes do ubuntu e reparas o arranque do windows com o cd do windows.

      Ou entao se instalas-t atraves do wubi desinstala o wubi.

    2. Avatar de inkedpt
      inkedpt

      Em windows fazes o download do EasyBCD e com este programa recuperas o arranque do win7. Reenicias a maquina para garantires q esta td em condicoes e se sim, vais ao disco rigido (botao drt em cima do my computer->manager->disk manager) apagas directamente o ubuntu e fazes o “merge” das particoes.

  18. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Uma pergunta séria. Já repararam que o Ubuntu tem vindo a perder entusiasmo desde que saiu o Windows 7 e a apple começou a subir em termos de aceitação?

    Eu por acaso quando uso prefiro o openSUSE. Mas parece-me que as coisas arrefeceram um pouco no mundo linux.

    Posso estar enganado.

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Onde leste isso?

      Este tópico já tem mais de 60 comentários, o do network manager tem mais de 50. Juntando os dois tópicos tens prática mente mais de 100 comentários sobre Ubuntu e mesmo assim achas que tem perdido entusiasmo?

      Pelo contrário, cada vez tem mais adeptos e simpatizantes 😉

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim dúvida, parece-me que o Ubuntu tem conquistado bastantes adeptos nestes últimos tempos.
        Vamos ver o que reserva o futuro.

      2. Avatar de dajosova
        dajosova

        “Prática mente” ????

        Franca mente Rui Oliveira, tens de ter cuidado com esse vocabulário ou um destes dias ficas completa mente disléxico! 😉

    2. Avatar de Kingdra
      Kingdra

      Bem, se os utilizadores quiserem ser levados pelo aspecto shine do 7 ou pelos pcs bonitos da apple tudo bem.
      O grande problema do mundo da informática e que as pessoas deixam-se levar por 2 coisas.
      Shiny beutifull stuff e a preguiça, sim o windows e já cá ta a muito tempo mas as pessoas sem perdem 1 hora por dia da sua vida que conseguem arranjar para procurar outra solução. Depois a a questão do shiny, o windows aero põem o ambiente de trabalho bonito sim mas para o que e que aquilo serve para alem de fazer vista?
      Quanto a apple em portugal não vejo assim tanta aceitação e os poucos pcs que tenho visto apple têm sempre o windows em dualboot por isso apple em portugal ainda ta longe, e o que eu penso. Uma coisa e verdade depois de se passar anos a trabalhar com windows não e fácil mudar para linux “nada na vida e fácil” mas não e impossível e só e preciso um pouco de dedicação por parte do utilizador e tudo corre lindamente como se trata-se de um outro s.o. qualquer.

      1. Avatar de Kingdra
        Kingdra

        Peço desculpa por ter assassinado o português no comentário a cima. lol

      2. Avatar de bigkax
        bigkax

        “O Aero proporciona muito mais do que apenas estilo. Aponte para um ícone da barra de tarefas e verá uma pré-visualização em miniatura, mesmo que se trate de um vídeo em execução. Aponte para uma miniatura e verá como a mesma se transforma numa pré-visualização em ecrã inteiro. Aero Shake e o Aero Peek, por seu lado, permitem reduzir a desarrumação no ambiente de trabalho, fechando rapidamente as janelas abertas ou fazendo que fiquem invisíveis.” http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows7/products/features/aero
        Parecendo apenas futilidades também aumentam a produtividade, adicionando a superbar e o facto do fash ser melhor em Windows(uso muito flash nos meus tempos livres) entre outros faz com que não me parceça atractivo transitar para linux, ja tentei replicar as funções em linux mas não me satisfez.

        1. Avatar de MoosHD
          MoosHD

          é tudo muito bonitinho, mas no final come recursos desnecessários, e por outro lado o windows tem aero e não tem o compiz nem o emerald que tem melhor eye candy.

        2. Avatar de Kingdra
          Kingdra

          Muita dessa produtividade nem e utilizada por grande parte dos utilizadores.

          1. Avatar de bigkax
            bigkax

            Isso é verdade, grande parte dos utilizadores só usam o PC para redes sociais e jogos

        3. Avatar de Leonardo
          Leonardo

          Assino em baixo!

      3. Avatar de MoosHD
        MoosHD

        é ridículo como existe pessoas que têm preguiça de ler um manual simples, existe até agora na 10.04 o “manual do ubuntu para tótós”.

        preferem piratear o software e apanhar vírus ou pior queimarem a máquina.

        o ubuntu é simples, o resto das distros de linux não, mas só quem não usa linux através do ubuntu é porque não quer.

        1. Avatar de Pedro Silva
          Pedro Silva

          O problema do ubuntu é não ter compatibilidade com programas nem com jogos. Eu gosto muito do ubuntu mas tenho que trabalhar no vegas pro, fruit loops, e com outras ferramentas da suite adobe, como, photoshop o premier, after efects alguns desses programas que referi são muito pesados para correr no wine, e dão muito lentos por isso é que eu não utilizo o ubuntu como eu desejava, mas para programar existe muitas e boas ferramentas gratuitas. Para o ubuntu existem também muitas ferramentas para editar som, video e imagem. Se pudesse acabava com o windows.

          1. Avatar de Kingdra
            Kingdra

            E nos os utilizadores somos a forma que há de que os programas comecem a surgir em linux. Pois quantos mais utilizadores houver em linux mais as empresas vão achar que e viável criar o programa x para linux.

        2. Avatar de lmx
          lmx

          boas…
          concordo sem restrições,e acrescento, estes utilizadores acabam por ser o espelho daquilo que se passa no pais, acham-se muito bons muito profissionais e pensam que não são preguiçosos, mas teem limitações brutais, no que toca a desenvolvimento e crescimento pessoal, alem de adaptabilidade que é uma coisa cada vez mais preciosa.

          cumprimentos

    3. Avatar de MoosHD
      MoosHD

      este ubuntu é provavelmente o mais esperado de sempre, não me parece que tenha perdido aceitação, este lançamento tão esperado é exemplo, desde que existe linux e ubuntu acho que nunca se falou tanto dele como agora.

      o linux em relação ao windows e mac tem andado mais “parado” na percentagem de ceitação por quasa da questão da simplicidade de uso. e porque os manuais que existiam eram complicados de entender e com poucas ou nenhumas imagens.

      o linux perdeu uma inorme oportunidade de crescer aquando a grave falha da microsoft no vista. infelizmente não soube aproveitar e agora pago por isso com a saída do 7 (XP 2.0 loool).

      infelizmente o linux para crescer até tem que fazer muito pouco, basta aposta sériamente na usabilidade do sistema no geral, foi muito apostado na estabilidade e na segurança mas foi deixado para trás a usabilidade para users não avançados!

      pode-se agradar todos, tanto users médios/avançados como “normais”, exemplo disso é o ubuntu desktop e server, ambos ficam felizes.

      este ubuntu 10.04 demonstra os esforços da canonical em tornar cada vez mais o ubuntu para “humanos” os guias simples são exemplo, este é até agora o melhor de sempre, e a aposta do design ajuda bastante, exemplo disso é a microsoft e apple.

      a canonical (e não só) tem ainda muito trabalho a fazer, mas se este ritmo se mantiver nas próximos versões certamente esta será a década do linux, finalmente. existe as ferramentas agora é só aplicar, o osx é baseado em unix que é muito difícil para o comum user, no entanto a apple tornou-o no mais simples user do mundo, parece um menu de um telemóvel.

      outro entrave é alguns users mais puritanos que não aceitam software não livre, temos de ver que software fechado na plataforma ão é mau, e que acima de tudo a vai ajudar a crescer,
      existe aquela velha história de que quem usa linux não quer comprar software e por isso não se faz, ou que é um mercado pequeno e não vale a pena investir porque não haverá retorno, isso está errado, pensemos assim se a pessoa não gasta 500euros no sistema operativo, vai gastar no software deles. até porque o leopard também é barato isso são desculpas dos programadores e empresas, afinal o osx já foi pequeno também,

      1. Avatar de MoosHD
        MoosHD

        desculpem os erros 🙁

      2. Avatar de Kingdra
        Kingdra

        /agree completamente. Como um dos meus professores disse. “O mercado de linux ira crescer quando uma empresa se comece a dedicar a programar aplicações para linux” e sim com os 300 ou 400 euros que poderia ter gasto no windows 7 comprava todo o tipo de software e saia-me mais barato.

      3. Avatar de L.Mata
        L.Mata

        eu falo do que tenho visto nos clientes. anda tudo a fugir dos desktop linux como do fogo. em servidores a coisa não mudou muito mas em desktops nas empresas pelo menos vejo cada vez menos e alias recebo vários pedidos de cotações para portateis novos com windows 7 ou macbooks.

        Baseio-me no que os meus clientes me dizem e me pedem. Daí eu ter feito a questão.

        1. Avatar de Kingdra
          Kingdra

          Sim nas empresas o cenário e esse e é devido a 2 questões já abordadas aqui.
          Uma e a formação que o linux requer, e as empresas não querem gastar algum tempo e dinheiro em formação, e o problema maior e o facto de não haver programas de administração empresarial entre outros para linux, pois nenhum empresa de dedica a eles.

          1. Avatar de BigOix
            BigOix

            não programas para gestão para linux ? a sim basta pesquisar no google , existe todo tipo programas para linux , mas muitos utilizadores do windows estão habituados as principais marcas , depois não vem a versão do seu software preferido dizem que não o que é totalmente errado dizer que não existe programas de empresas para linux

        2. Avatar de lmx
          lmx

          boas..
          falas da alguma realidade em paises mais atrasados a nivel tecnologico como portugal ,as esqueces/te da mudan;a mundial que isto esta a levar, n\ao te esque;as que espanha.franca inglaterra, almanha paises nordicos, etc so na europa usam ja muito linux mesmo.
          so a policia francesa por exemplo poupou cerca de 400 milhoes de euros qq coisa do genero em 2008&2009.
          na america cada empresa grande que muda, muda logo cerca de 40/400 mil pcs para ubuntu, juntamente com ibm lotus symphony.
          de nao esquecer que o grupo wikimedia usa por exemplo ubuntu, entre milhares de empresas a nivel mundial.
          isso de nao ser usado e um mito.
          nao se nota muito e no utilizador final.
          cumprimentos

  19. Avatar de Hugo
    Hugo

    acabadinho de instalar
    lindo

    tou a configurar a máquina, até agora nada a apontar

  20. Avatar de Pedro Pinto

    Ainda esta semana li uma notícia que dizia que as empresas, neste momento de crise têm apostado em Linux uma vez que é gratuito. Talvez seja um começo!!! Eu uso Windows e Linux e penso que há espaço para todos.

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Qual crise?

  21. Avatar de Okapi ( UK )
    Okapi ( UK )

    Eu sou utilizador faz anos do openSuSE desde ele ser simplesmente SuSE, como gosto de ter uma opinião formada quero experimentar este Ubuntu ou Kubuntu.
    A minha pergunta é: este CD vem com a versão Live e depois se gostar posso instalar ou só mesmo com a versão de instalação? Quem já o instalou agradeço que me esclareça.

    1. Avatar de MoosHD
      MoosHD

      trás o live cd como sempre trouxe de à uns anos para cá.

  22. Avatar de dajosova
    dajosova

    Já agora, para instalar no meu Vaio com um i3 de 64bits qual a versão recomendada?

    1. Avatar de MoosHD
      MoosHD

      sinceramente acho que 32bits, o suporte 64bit ainda é fraco até em windows. até porque 64bits come mais ram e cpu, e no final em termos reais mal se nota na performance geral, só mesmo com muita ram e um programa mais pesado em 64bits é que se nota alguma coisa.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        OK, obrigado pela tua apreciação 😉

        Vou ter isso em conta… agora…

        qual escolho?

        a versão Desktop i386 ou a Netbook Remix Edition ??

        😉

        1. Avatar de Kingdra
          Kingdra

          Vai pela versão de desktop. Tens uma boa maquina para isso e acho que vais tirar mais uso do teu pc.

  23. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Está instalado, dual boot com Windows 7. Mas mesmo para a Internet, continuo a achar o Windows 7 muito, mas muito mais confortável. Não tenho problemas em suar a consola lá de vez em quando, até já sei uns quantos comandos de cor (mas ainda sou novato), mas fico sempre com a sensação de desconforto, falta sempre qualquer coisa que tinha no Windows mas que não consigo ter no Ubuntu, algum plugin, algum pequeno programa, etc.
    A parte que adorava do Ubuntu era a detecção do hardware, parecia-me muitas vezes melhores do que a do Windows (e é), mas não me instalou o microfone. Por enquanto vai ficar ali o Ubuntu só para imprimir, porque a minha impressora não gosta do 7.

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Ah, e mais umas coisinhas:
      Multimedia. Desde que experimentei pela primeira vez (7. qualquer coisa) que não fiquei nada satisfeito, codecs de vídeo até não está nada mau, mesmo que em alguns casos tenha de recorrer à instalação individual. Mas queria ouvir música e não gostei nada dos programas que experimentei, o que já vem com esta versão (não me lembro o nome) pareceu-me muito fraco, fez logo o download dos codecs mas não consegue ler a informação relativa ao álgum, autor, etc. de metade da playlist.

    2. Avatar de Kingdra
      Kingdra

      Discordo completamente e sabes por que? Ja apanhei muitos cagaços a custa do windows incluindo hackarem a minha conta do wow.

      1. Avatar de Raicuparta
        Raicuparta

        Isso nem sequer está relacionado com o que eu disse.

  24. Avatar de João Lima
    João Lima

    Boas, tou a ter problemas ao instalar as drives para a gforce 9600gt no ubuntu 10.4 64bits. Instalo as drivers pelo programa padrao do ubuntu mas depois nao consigo usar a resolução nativa do monitor (1080p) :(, é a unica coisa que me está a impedir de explorar este SO (Sim sou novo no linux). Agradecia ajuda, Obrigado.

    1. Avatar de cfernandes
      cfernandes

      boas
      põe essa questão no forum, que em 3 tempos é respondida

  25. Avatar de Luis Rodrigues
    Luis Rodrigues

    Desculpem o of topic mas como é de Linux que se trata peço ajuda para o seguinte fiz uma pen de recuperação e reinstalação do grub para o magalhaes da minha filha que não arrancava, o problema é que no meu pc secretária quando após varias tentativas para selecionar o disco (pen) para tornar bootavel selecionei o disco do meu comptutador e alterei a minha partição de arranque recebo mensagem disk 0 is not found disk 0.1 is not found disk 2 is not found grub is not present etc, alguem sabe como reparar isto.
    Obrigado.luis.rodrigues-899@clix.pt

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Luís, se o que precisas é de restaurar o Magalhães para o estado inicial como quando era novo ( “configuração de fábrica” ) avisa-me por mail ( dajosova @ gmail.com ) que dou-te uma ajuda.

      😉

    2. Avatar de Ocasional
      Ocasional

      Se a questão for apenas teres alterado as flags das partições, aconselho-te a usar um live cd do ubuntu e a corrigir essas alteração através do editor de partições (gparted).

      Se for algo pior, como, teres eliminado a partição, aconselho-te a usar o hirens boot cd, mas tudo depende do conhecimento que possuis.

  26. Avatar de Douglas O. Portela
    Douglas O. Portela

    Vc’s sabem se ainda existe problema de compatibilidade do ubuntu 64 com alguns programas como havia com o flash para internet?

    1. Avatar de Volpix
      Volpix

      Acho que agora já está tudo resolvido, mas não posso confirmar nada.

      Estou a sacar, vamos lá ver como é que isto está 🙂

  27. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Boas, uso ubuntu desde o 7.10 e continuo a ter o mesmo problema.
    Após 2…3.. horas de utilização o meu portatil Toshiba Satellite L300D-PSLC83 desliga-se completamente sem qualquer aviso. Já procurei solução mas não consegui arranjar nada, se alguém puder ajudar.. 🙂

    cumps

    1. Avatar de wellen

      isso não será problema do portátil? tipo sobreaquecimento?

      1. Avatar de Pedro Martins
        Pedro Martins

        Não 🙁 já experimentei XP/VISTA/7/OpenSUSE/Fedora, e o PC aguenta-se perfeitamente. Mas mesmo assim vou experimentar fazer uma limpeza.

        Obrigado pela resposta 🙂

        1. Avatar de JC
          JC

          Estranho… Tenta afinar o Power Managment (System -> Preferences).

          Podes saber se há processos “mal comportados” a correr no gnome-system-monitor (estilo Task Manager do windows).

          Podes sempre dar uma vista de olhos nos logs..mas este não deve ser o espaço correcto. Procura ajuda no fórum. Espero que consigas. Boa sorte.

  28. Avatar de BFR
    BFR

    Boas Malta,

    Já está a funcionar ás 1000 Maravilhas……

  29. Avatar de ren
    ren

    boas

    tenho usado ate agora o ubuntu 9.04 64 bits, sem qualquer problema, quero dizer, o flash da algum problema, mas depois de instalar o chrome, tudo passou ao lado 🙂

    tou ansioso por esta versao, vou sacar agora mesmo a versao 64 bits para ver como esta. abaixo a micro$oft !!!!!!!!!!!

  30. Avatar de Okapi ( UK )
    Okapi ( UK )

    Numa primeira avalicão visual gostei tanto do Ubuntu como do Kubuntu. Um pequeno senão. Tive que mudar de teclado porque não o reconhecia e o pormenor principal, não por culpa das Distros Linux (em parte) mas mais por culpa dos fabricantes não existem ainda drives para a minha Canon MP640, por essa razão vou adiar a instalacão desta distro até que apareça alguém a disponibiliza-las.

  31. Avatar de running_wild
    running_wild

    Tenho estado a usar a versão RC, não devia aparecer nos updates para fazer o update para a versão final??

  32. Avatar de kaian
    kaian

    Parabens a comunidade e a canonical por esta distro linux tão boa , que chega a ser quase perfeita

  33. Avatar de Amadorjp

    A sacar para instalar! Ubuntu é um DVD essencial para informaticos.

  34. Avatar de António Paulo
    António Paulo

    Bom dia,

    Tenho um Acer Aspire 5730z, qual dos três download´s devo escolher ?- E se alguém me pudesse enviar ou informar aonde encontrar um tutorial como instalar em dual boot com o windows vista, ficava desde já agradecido (se for um membro do forum dou-lhe uns pontos de reputação).

    Obrigado,
    A.Paulo

    1. Avatar de inkedpt
      inkedpt

      Ubuntu desktop 10.04 LTS 32 bits. O melhor tutorial é fazer uma visita ao youtube… existe uma user com o screen name “nixie pixel” com um video onde explica como instalar o ubuntu em (menos de) cinco minutos http://www.youtube.com/watch?v=GhnLk3gviWY&feature=fvsr Se assim como eu esta é uma primeira aventura em linux aconselho a ter papel e caneta por perto para tomar notas e no processo de instalação ir com calma, ler atentamente as informações dadas e em caso de duvida abortar a instalação e (re)ver o(s) video(s)

  35. Avatar de ONLYUNIX
    ONLYUNIX

    Boas !

    Estou aqui com umas dúvidas e com umas opiniões a publicar, só não sei por onde começar….

    Bem, ca vai.

    Quanto ao Ubuntu 10.04:

    Uso o linux só para programar em C e uma coisa ou outra de Python, e só um grande fã de Kdevelop. De momento corro o Ubuntu 9.04 no Parallels e deparei-me com um problema, o Layout das teclas está completamente errado ! Tentei, sem exagero, uma boa metade dos layouts disponiveis e nenhum correspondeu ao desejado. Este está a correr num macbook pro dos novos, aluminio, e não teclado que me satisfaça, alguem sabe se o 10.04 vem tratar o problema?
    Outra questão é a plataforma que uso para programar, o Kdevelop. Já li que só vai estar disponivel a versão 4, que era muito pouco estável no 9.10 e ainda menos nesta versão 10.04. Alguém me sabe dizer se este problema vai ser resolvido em breve? Ou então alguma alternativa ao Kdevelop, que contenha um bom debugger e que me deixe usar o valgrind?Ia mencionar o gdb mas acho que é ferramenta que se instala a parte… certo? Sou newbie na coisa…

    Por fim, as opinioes.
    Como já referi sou “cliente” do osx, não há muito tempo, mas da pouca experiencia que tenho devo dizer que estou super contente ! Nunca, até ter um mac, tinha visto uma ligação tão harmoniosa entra hardware e software ! Acho que desde que comprei o meu mac o meu rendimento subiu de forma, vá, exponencial!
    As facilidades que o sistema operativo oferece são únicas e de uma (f)utilidade parva !
    Parece coisa parva dispor todas as janelas ao usar 4 dedos no touchpad(FUTIL)
    É incrivel a facilidade que isso traz quando temos 20 .c e outros 19 .h abertos !(UTIL)
    Parece estupido ter um teclado que é restro iluminado, ha quem lhe chame paneleirice (FUTIL)
    Quando estiverem a trabalhar num clube(eu tenho por mania passar musica) até vão achar estranho não ter de acender o isqueiro a toda a hora ! (UTIL!)
    Ter 4 spaces, para quê? Para puder usar o Alt+arrow para mudar de aplicação? O Linux tb faz isso dentro do mesmo ambiente de trabalho? (FUTIL)
    Pois experimentem pre programar que aplicações abrem onde e arranjem um espaço para trabalhos, outro para media related, outro para internet e outro para o que quiserem e vejam a rapidez e orientação que têm mesmo com um ecran de 13′ (UTIL!)
    Um ultimo exemplo, experimentei fazer o seguinte:
    No meu antigo pc, com 2,4 ghz, 4gb ram, cache não me lembro…mas va, um bom pc, experimentei abrir:
    O ableton live (sequenciador)
    O traktor pro (para mistura)
    Instalar o linux no virtualbox
    e por fim manter a internet ligada enquanto fazia uns downloads

    Fiz o mesmo no meu mac com 2.26 ghz, 2gb ram … e guess what?
    Pc, quando por fim consegui abrir o ableton já o meu mac tinha instalado o linux e tocado algumas 3 faixa no traktor …

    Isto deve querer dizer alguma coisa, ou não?

    Não tenho nada contra os pcs, mas a verdade é que mesmo sendo caros, os mac são melhores, o sistema operativo é melhor e a qualidade paga-se !
    Estive mais de 2 aos para comprar o meu, e não me arrependo nem por um segundo!
    Tb sou um “pseudo” fã de linux, visto que o pouco que faço nele, faço sempre sem problemas, tenho pena de não o explorar mais, se bem que ainda sonho ter um outro portatil só com linux, mas Windows?? NUNCA MAIS !!
    Já vi que tudo o que é Unix based vale bem mais a pena.

    Peço desculpa pelo grande discurso, mas teve mesmo de ser 🙂

    Windows fãs, manifestem-se o que quiserem, opinião consistente, mas se forem argumentações plausíveis podemos ter debate.

    Conclusão: Mac Osx e Linux, neles reside o verdadeiro trablho! Neles se usufrui de um computador!

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Pá isso é relativo… Muitos portateis agora já trazem teclados retro iluminados, alem de muitas “mariquices” que os Mac’s não têm e fazem um jeito… O meu não tem teclado iluminado mas tem um RC que da muito jeito para tocar musica e uns filmes em familia…

      Anyway é tudo uma questão de habito, eu agora só tenho Linux no meu laptop de uso diario, no entanto o W7 não deixa de ser para mim o melhor SO de sempre, completo a nivel de tudo e tem muitas ferramentas de productividade que dão 10:0 as de Linux, de MacOS nao falo pois nao as uso diariamente.

      Concluindo existem SO’s para todos gostos depende do uso e como os usamos…
      Apesar de tudo acho que ainda não compensa pagar mais 600€ por um Mac de iguais capacidades… Dá quase para comprar outro PC e teres duas “mesas de mistura” 😛

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      para responder apenas a algumas questões sobre o meu ponto de vista obviamente.
      para c/c++ usa Code::Blocks, para mim o melhor ide que ja vi ate hoje(nem todo a gente gosta mas…), é multiplataforma, pois ja foi portado para windows e mac, de não esquecer esta para sair a nova release tendo em conta que ja saiu o novo ubuntu 10.04 :), também ja experimentei outros como o kdevelop, geny,etc e não me convenceram.Ambiente de debug é com codeblocks, pois usa o gdb, podes escolher sei la quantos compiladores incluído para plataformas mais exóticas.
      é evidente que assim sem dizeres da para perceber que usas o gcc(ou melhor g++) correcto?
      É compativel com a miséria do MS Visualstudio para projectos.
      Não sei se podes ter mais linguagens nele, investiga:
      http://www.codeblocks.org/
      em relação ao parallels…fantastico, também existe uma versão para linux, pena ser proprietário, salvo erro tecnologia russa, mas o virtualbox serve os meus pequenos interesses na virtualização.
      Quanto a usares o Ubuntu virtualizado, não percebo a ideia, visto que a plataforma mac é excelente para meteres de raiz o ubuntu, por exemplo em dual boot com mac.
      como sabes, a plataforma mac é demasiado fechada e o esquema do teclado talvez seja complicado arranjar, tenta ver se ubuntu tem esse esquema, o windows não tem e é uma dor de cabeça,ha pessoas que compram umas “skins” de gel e colocam em cima das teclas mac para ver onde ficam os caracteres que querem.
      podes configurar o ubuntu para fazer muitas coisas com varios desktops janelas e sei la mais o que, no entanto explora, para descobrires aquilo que tu queres especificamente.
      E sim, concordo contigo em relação ao windows, tirando o xp que me parece o melhor de todos, tirando umas quantas coisas…é basicamente uma consola de jogos.

      cumprimentos

  36. Avatar de neox
    neox

    estou com um problema de flash. não consigo ver videos do youtube, etc. aconteceu desde que instalei o 10.04.

    o facto de estar tudo do lado esquerdo pensei que fosse pior, não faz assim muita diferença.

    gostei desta versão.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      instalas-te o adobe flash ou o flash que bem no ubuntu restricted extras?

      1. Avatar de neox
        neox

        não posso instalar nada, diz-me que é incompatível com uma coisa qualquer flash.

        o que eu queria era saber como elimino isso para instalar o adobe flash.

        1. Avatar de neox
          neox

          problema resolvido.

          fui a parte do software instalado e pesquisei por flash, apareceu como eu tendo o adobe instalado, desinstalei e voltei a instalar e já funciona a 100%

          😀

  37. Avatar de HM
    HM

    E agora uma pergunta realmente parva:
    Posso passar da beta 2 32bits para a versão final x64 sem ter de fazer uma clean install?
    dá para fazer um upgrade do software a nível da arquitectura?
    Obrigado desde já

    1. Avatar de BigOix
      BigOix

      Acho que isso não seja possível numa maneira simples, será muito mais pratico e livre de problemas sé instalares uma versão de 64 bits de raiz

  38. Avatar de Alexandre Simões
    Alexandre Simões

    Kubuntu a actualizar… vamos ver se isto não dá buraco!

    1. Avatar de Alexandre Simões
      Alexandre Simões

      bem… quase igual mas mais limpinho!

  39. Avatar de Armando Santiago
    Armando Santiago

    Bom dia.

    Alguem me sabe dizer se há ganhos em termos de autonomia no portatil, ao utilizar a versão Netbook Edition?

    Obrigado

  40. Avatar de The STK
    The STK

    Olha o gajo!
    Afinal a versão que eu tinha era a final mas pré respin, devido aquele bug do … Props para os ubunteros do post Network Manager, méa culpa ;p
    Bom vamos lá instalar de novo, e mudar os botões para o sitio correcto…

    1. Avatar de The STK
      The STK

      *bug do GRUB…

  41. Avatar de murder_rabbit
    murder_rabbit

    boas alguem me pode dizer como posso instalar e utilizar a minha pen da kanguru no ubuntu ja esperimentei com o wine e nao deu

    1. Avatar de lmx
      lmx

      com o wine…lol 🙂
      qual a tua pen, a marca digo, posta características.

      não sei se sabes mas o ubuntu vem com uma peça de software desenvolvida pela Red Hat e Novell,NetWork Manager, que te permite muito facilmente ligar a redes 3g, de uma facilidade e repidez como nunca viste garanto, pois desde que uso isso é um espectaculo, so existe um senão, não consigo receber mensagens e não tenho a quantidade de trafego, mas podes sempre ver a actual no System Monitor.

      cumprimentos

  42. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Já perdi a conta de à quantos anos uso o Linux Ubuntu em dual boot com o Windows… é simplesmente perfeito para aceder rápidamente à net, ver o mail e actualizar o Facebook.. é tão rápido que a perda de tempo [Iniciar/Desligar] é minima!

    Esta nova versão está… demais! Adoro a interface gráfica e em termos de rapidez… não há palavras!

    Adoro! =)

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Emannxx,

      só por curiosidades, usas o Windows para quê (para além de jogos), a título de exemplo !!?

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Tem melhor compatibilidade com XXX com DRM XD
        Na brinca 😛

  43. Avatar de Ryan
    Ryan

    Pelo menos as versoes “beta” estavam bastante interessantes. Gostei do que vi e sobretudo gostei da facildiade de utilizacao. O portatil ficou em casa a fazer a actualizacao. Espero que ao voltar mais logo fique contente com o produto final. Veremos como se portara quando tiver de fazer coisas mais a serio.

  44. Avatar de pedro
    pedro

    Aproveitei esta versão para me iniciar no mundo linux. No entanto, sinto muita falta de uma coisa: o Opera… Há maneira de instalar o Opera em linux? Se sim, como?

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Pedro, em linux e no Ubuntu, n se instala normalmente por ficheiros mas sim usando repositórios, temos tudo centralizado num programa e os updates tb centralizados. Procura como adicionar repositórios ou instala estes dois programas Ubuntu Tweak ou Ailurus, que adicionam vários repositórios úteis.

  45. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Umas 30h depois de instalar as minhas impressões são:

    20 segundos a arrancar e nem tenho um computador por aí além e tenho de colocar o utilizador e Password (a parte da bios n conta claro)

    Tudo super fluido incluindo o flash tá lindo

    O tema é horrível, meu querido human (foi só instalar os pacotes de temas)

    Tiraram uma opção “interface” da aparência e agora n consigo por os botões com o texto por baixo ainda ando a googlar.

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Já descobri. Foi uma decisão muito polémica tirar isto.

      Linha de comandos: gconf-editor

      Depois mudei as seguintes chaves

      /desktop/gnome/interface/toolbar_style por both (mete os botoes com texto e icones)

      /desktop/gnome/interface/menus_have_icons ligar (põe ícones nos menus)

      Certamente que o TWEAK irá colocar esta opção no futuro.

      1. Avatar de Abel
        Abel

        Muito bom!!!

  46. Avatar de MoosHD
    MoosHD

    quem quiser um ubuntu com o Nautilus mais refinado: http://www.omgubuntu.co.uk/2010/04/tyler-on-ubuntu-nautilus.html

    não percebo porque o ubuntu não meteu este melhoramento, fica muito mais bonito, limpo e fácil, à lá mac loool.

  47. Avatar de Street Racer
    Street Racer

    SIM!!! É hora de mudar!!!

  48. Avatar de jorge quintino
    jorge quintino

    ja ta instalado a usar….

    e simples

    para utilizadores mais tenrinhos e com medo

    mais simple sem stress wubi

    http://wubi-installer.org/ no site 9.10

    mas no site do ubuntu tem a versão 10.4

  49. Avatar de noob
    noob

    boa tarde ppl alguem me sabe dizer com 100% de certeza se o download do ubuntu disponiveis nestes link sao trafego nacional? eh k hj eh ultimo dia do mes e na tenho mais trafego internacional disponivel e a ansiedade de experimentar eh tanta =) lolol

  50. Avatar de lmx
    lmx

    Boas..
    tendo em conta que existem duas versões, a 64 bits e a 32 bits, alguém me saberá dizer as diferenças entre as duas versões.Valerá a pena a instalação da 64 bits?terei ganho em preformance?e em filmes, video, etc, ganharei com isso aparte de uma melhor gestão da ram e um melhor funcionamento em compilação de programas?os programas 32 bits serãs compativeis com o so 64 bits?

    cumprimentos

  51. Avatar de Sônia
    Sônia

    Boa noite. Sistema Linux e venho seguindo as versões do ubuntu e sempre atualizando. nesta versão 10.4 estou com problemas desde a instalação, sistema lento, trava constatamente, tela cheia de interferência( chuviscos que parece televisão, daquelas que necessitava rodar a antena para ver se a imagem sintoniza). Ligar e desligar alteração de cor na tela e interferência.
    Aguardo e como resolver e solucionar o problema. Essa questão dificulta, pois fico muito tempo em trabalho no computador.

    Sônia

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Boas!

      Será da placa gráfica? Não sei… Vai a sistema > administração > controladores de hardware. Se tiver lá algo para instalar instala!

  52. Avatar de Maurilio
    Maurilio

    Olhe, Adorei o Ubuntu remix para netbook, mas tem umas coisas, que não dá para usar, tipo conversas com video com msn.