Untangle 12 – O Linux que se transforma numa Firewall… a sério

21 Comentários

Como sabemos, o sistema operativo GNU/Linux é bastante flexível e permite implementar facilmente muitos serviços fundamentais numa rede de dados. De referir que muitos dos equipamento activos de rede, que conhecemos actualmente, têm dentro o sistema operativo Linux “embrulhado” numa caixa bonita.

Hoje damos a conhecer as novidades da versão 10 do Untangle– Um Linux que “out-of-the-box” de traz consigo um conjunto de serviços importantíssimos em qualquer rede de dados.

Untangle


O Untangle Gateway é uma solução, baseada no Linux Debian, que permite fazer a gestão de uma rede e traz um conjunto de módulos que podem ser facilmente configurados e adaptados a qualquer rede de dados. O Untangle pode ser transformado numa solução centralizada para:

  • Sistema Anti-Spam
  • Web Filtering
  • Anti-Vírus
  • Anti-Spyware
  • Sistema de Detecção e Intrusão
  • Controlo de acessos e largura de banda
  • VPN
  • Firewall
  • …e muitos outros
  • Nota: Nem todas as funcionalidades são gratuitas

Novidades do Untangle 12

  • Melhorias e alterações ao nível da interface, especialmente na interface de administração
    • Mais responsiva
    • Mais rápida
    • Melhor organizada
  • 360° Dashboard, com informações sobre:
    • hardware e sistema
    • Interfaces de rede
    • Carga do CPU , memória e outros recursos
    • Sessões
    • Alertas
    • Web Filter
    • Controlo da largura de banda

O Untangle Gateway é uma solução gratuita muito interessante, que permite implementar um conjunto de serviços numa rede de dados, de uma forma simples e rápida. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio
    Antonio

    quem alimentas e atualiza assinatura e listas dos sistemas abaixo.

    ◾Sistema Anti-Spam
    ◾Web Filtering
    ◾Anti-Vírus
    ◾Anti-Spyware
    ◾Sistema de Deteção e Intrusão
    gostaria de saber uma vez que é a parte mais importante de um firewall.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Asim numa leitura em diagonal, isto é tudo mesmo free! pelo preço que custa, sai mais barato comprar uma firewall de hardware que pagar a assinatura desta fortuna

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Sai mais barato é comprares um PC tu e instalares o software todo lá (que é todo gratuito)

      1. Avatar de lmx
        lmx

        +1

        Já parece as ferramentas de url filtering…custam uma fortuna e depois por baixo implementam squid, ou outras…que é gratuito 😀
        MAs o mais interessante é que ha quem compre este tipo de soluções.. fechadas, quase sem puder sobre a coisa, e apenas com puder para mexer em pequenas coisas..se quiseres uma config mais a frente estás vedado, porque tinhas que descer ao nivel da ferramenta de filtering , e isso não te é permitido…custam uma fortuna e são muitas vezes um Orgulho para as empresas dizer que torraram 20 mil euros por cada uma e so dá para fazer coisas básicas..

        é mesmo esse tipo de mentalidade que não nos permite evoluir como País, aqui ao lado em espanha formam engenheiros asério, para irem trabalhar e produzir nas areas onde foram formados,… em Portugal formam-se pessoas para trabalhar nas ferramentas que outros desenvolvem, e muitas das quais são baseadas em productos free…é de pasmar..

        1. Avatar de thiago rosa
          thiago rosa

          Disse tudo,comentei isso recentemente com um colega de trabalho.Nunca concordei com soluções proprietarias e ou fechadas, o linux pra mim abriu minha cabeça e muito nesse sentido, evolui muito após conhecer o software livre, “Viva o Linux!”

  3. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Essa imagem.. Esse cable management..

    1. Avatar de Arkop
      Arkop

      xD é vontade de chegar ali e pegar fogo a tudo né?

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      Parece uma das salas da instituição onde trabalho!!! 😀

    3. Avatar de Rui Rodrigues
      Rui Rodrigues

      ja vi muito muito pior….

  4. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Já experimentei, numa versão anterior e é muito interessante, só que as opções mais eficazes de anti-virus, anti-spyware, etc. têm que ser pagas. Não há milagres 🙂

  5. Avatar de ÁRF
    ÁRF

    É uma excelente opção na versão free para PMEs. Querendo features mais avançadas o licenciamento vale cada centímo. É uma opção muito versátil comparável com soluções Cisco, Checkpoint, Juniper, WatchGuard etc. Uso o Untangle em ambiente empresarial com um nível de complexidade médio alto e recomendo. Algumas das features pagas no Untangle estão disponíveis no PFSense gratuitamente mas a facilidade de configuração e gestão podem, apesar do custo, ser compensadoras. Uma das características de que gosto muito no Untangle é a facilidade de obter relatórios e o facto de ser de base Debian. Menos positivo é a performance de VPNs IPSec.
    .

    1. Avatar de Jorge Rosa
      Jorge Rosa

      Obrigado pelo detalhe! Agora também eu fiquei curioso, tenho que experimentar o Untangle e o PFSense, assim que tiver oportunidade… 🙂

  6. Avatar de Francisco
    Francisco

    Muito Bom, no entanto prefiro a PFSENSE tenho varias instalações e estou bastante satisfeito. Existe um novo projecto muito interessante apesar de polémico chamado OPNSense que vale a pena ficar atento.

    bom fim de semana para todos

  7. Avatar de ozie
    ozie

    prefiro o clearos

    acho-o mais robusto

  8. Avatar de edgar
    edgar

    Boa tarde, sabem me dizer se a actualização da versão 11 para a 12 será automática.

    1. Avatar de ÁRF
      ÁRF

      Por enquanto ainda não há uma actualização disponível mas é previsível que venha a existir.

  9. Avatar de xsysudo
    xsysudo

    Tenho estado a usar em LAB o NethServer, uma distribuição baseada no CentOS muito completa e userfriendly.
    Neste caso uso-o para fileserver\owncloud mas tem modulos firewall, vpn…
    Apesar de algo recente já tem uma comunidade ativa bastante grande.

  10. Avatar de ZG
    ZG

    Prefiro o PFSENSE, uma firewall rebusta, simples de configurar e totalmente free.

  11. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Compraram a Esoft, mataram a Instagate, a meu ver a talvez a melhor solução all in one alguma vez feita, simples e intuitiva… Ainda tenho 2 a bombar, quando morrerem não sei…

  12. Avatar de Rui Rodrigues
    Rui Rodrigues

    Uma questão, tendo o servidor a correr windows server 2012, é possível por um portátil a correr isto de forma a monitorizar o servidor principal?