Windows Phone: Programadores ganham mais de 10.000€ mês

83 Comentários

No segmento dos sistemas operativos móveis, o Windows Phone é sem margem para dúvidas aquele que menos utilizadores tem.  A Apple com o iOS e a Google com o Android lideram quase a totalidade do mercado e, por consequência, ambos os sistemas têm milhares de apps disponíveis.

Mas sabia que os programadores para Windows Phone ganham o dobro dos programadores para Android e iOS?

Windows Phone


O estudo InMobi’s State of Mobile App Developers foi realizado pela InMobi que avaliou as receitas de mais de 1000 programadores em todo o mundo (a maioria dos programadores é do sexo masculino). De acordo com os resultados, 21% dos programadores desenvolvem para Windows Phone, 57% para o sistema operativo móvel da Apple e 86% para o popular Android.

Curiosamente os programadores do Windows Phone foram os que tiveram mais retorno como mostra o gráfico seguinte, um valor de 11 400 dólares (cerca de 10 500 euros) em média de receita por mês. O estudo revela que os programadores de iOS têm um retorno mensal médio de 4 900 dólares (cerca de 4 482 euros), enquanto os programadores de apps para Android têm um rendimento mensal na ordem dos 8 100 dólares (cerca de 7 409 euros).
Windows Phone

Obviamente que estes valores apresentados são para programadores de referência. Mas é interessante verificar que alguns deles ganham mais de 10 mil euros mês.

 

Mas porque é que o Windows Phone dá tanto dinheiro?

A Inmobi explica que a store do Windows não está tão fragmentada como a do iOS ou Android.

Since Windows has only a niche audience, the app store is not as fragmented as the Android and iOS counterparts. Hence app discoverability is way easier and the competition among apps is much lesser. Thus developers on the Windows App Store seem to enjoy the highest monthly revenue.

Curiosamente 28% dos programadores esperam que os seus negócios na área do Windows Phone aumentem, enquanto apenas 16% acham que o negócio vai diminuir.

Windows Phone

Os resultados apresentados por este estudo são curiosos e mostram que afinal o Windows Phone pode ser uma plataforma para gerar um bom volume de receita. Além disso, o desenvolvimento de apps para o segmento comercial, onde o Windows lidera, pode ainda trazer mais valor aos programadores.

O estudo completo pode ser lido aqui.

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Mais propaganda quando e que sai a versão final para o Windows 10 para os smartphones isso sim e que era noticia

    1. Avatar de Pedro Almeida
      Pedro Almeida

      Outra vez o mesmo comentário, só da Microsoft são 4 telemóveis à venda com windows 10, logo já saiu!

      1. Avatar de RF
        RF

        dass pior o que não quer ver do que aquele que é sego!

        1. Avatar de Mark
          Mark

          Sega megadrive?

        2. Avatar de PMS
          PMS

          DreamCast?

          (hão-de-me explicar a filtragem dos comentários.. já tive comentários sem nada de mal rejeitados e depois aparecem estes :p )

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            +1 por aqui….

        3. Avatar de Visto Gold
          Visto Gold

          Escreve-se cego e não “sego”…

      2. Avatar de Mark
        Mark

        Há pelo menos uma dezena de modelos com W10Mobile

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      A versão final do Windows 10 Mobile já saiu à algum tempo. Apenas ainda não saiu para os telemóveis antigos.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Em 2015:

      Lumia 950
      Lumia 950 XL
      Lumia 550

      Em 2016:

      Lumia 650

      Se não queres esperar então compra um telefone novo ou usa o insider.

      1. Avatar de ACMSEBR
        ACMSEBR

        Meu Pc esta com a versão 1511 10586.104 e meu celular versão 1511 10.0.10586.107 no Lumia 640XL.

        Para que e-mail posso mandar o curriculum?

    4. Avatar de Pedro Almeida
      Pedro Almeida

      Ah, e tens o HP elite x3 com windows 10 mobile 3 notícias mais abaixo!

  2. Avatar de PMS
    PMS

    ganham mais que um mes que eu num ano… se alguém me puder confirmar este salário por experiência, mudo de área 😀

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      isto é treta e noticias sem fundamento real.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Se fosse a App Store ou o Google Play, algumas pessoas estariam aqui a dizer “Era preciso um estudo? Isso é tão óbvio!”

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        Se fosse a App Store ou o Google Play, algumas pessoas estariam aqui a dizer “Era preciso um estudo? Isso é tão óbvio!”

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Sorry for the double post. Parece que o meu phone quis reforçar a ideia 😀

      3. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        10k por mês é treta?

        What? É pouco, muito pouco, confia em mim 😉

        1. Avatar de PMS
          PMS

          eu só pedi a uma pessoa, ainda que anonimamente que dissesse –

          eu ganho isso (em Portugal)

          ninguém se acusou :p

  3. Avatar de joao alves
    joao alves

    podiam era traduzir as citações colocadas aqui, pois assim como há gente que entende bem Inglês também há gente que entende mais ou menos Inglês (assim como eu) e outras pessoas que não entende Inglês

    Em relação a isso de dar mais dinheiro no WP a explicação é simples, como há menos app’s, muito menos app’s o dinheiro dos utilizadores é distribuído por menos programadores e claro no WP há muito menos app’s lixo e clonagem de outras app’s por isso sim actualmente as app’s do WP rendem mais 😀

    1. Avatar de rui
      rui

      Em vez de reclamares, porque não te desenrascas por ti? Há tantos tradutores online…

      1. Avatar de joao alves
        joao alves

        sim tal como ha outros sites de noticias porque vir aqui??? porque nao pesquisas na net….
        eu so dei uma critica construtiva nao uma critica so pra chatear…

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    lol mais propaganda o pessoal da microsft anda mesmo preocupada em relação a quota de merca 0.3% dos smartphones.

    Alguem acredita neste estudo?
    Sou programador e tenho 2 apps a venda nos 3 mercados e e garanto que em Windows mobile não rentabilizo 10% do que faço em Android.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Que apps são essas, podes mostrar?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Eu logo vi: 0

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Quais são as apps?

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Sim, mostra-nos o link das apps se faz favor. Se calhar nem são assim tão boas que valha a pena comprar e isso não é culpa da plataforma Windows.

    4. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      sim já agora 😀

    5. Avatar de Pedro Pedrosa
      Pedro Pedrosa

      Deves ter deves 😀
      E que comichão te fazem se são só 0.3% como dizes? Ignora se não gostas e deixa quem gosta criticar, eras mais feliz 🙂

    6. Avatar de Miguel
      Miguel

      0.03% dos smartphones dão-te uma rentabilidade de 10% vs 99.7% dos smartphones dão-te uma rentabilidade de 90%

      Claramente mostra que o estudo está correto. Se te dedicares ao Windows Phone os teus retornos são bastante superiores. LOL

      1. Avatar de tuga
        tuga

        k raio de contas são essas?

    7. Avatar de rui
      rui

      Deves ter tantas como eu: nenhuma.

    8. Avatar de tuga
      tuga

      é lógico k android e ios têm muito mais mercado k a treta do wp e como tal dêem mais proveitos, este estudo é uma treta!

      1. Avatar de Leonardo Côrte-Real
        Leonardo Côrte-Real

        Oh senhor, ainda não percebeu? iOS e Android têm mais desenvolvedores ou seja o dinheiro é repartido por mais, enquanto que WP não tem tantos e é repartido por menos

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    E os Devs que andam pelo PPLWare dizem que não vale a pena programar para Windows…
    Grandes devs sem dúvida.

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Pelo pela qualidade e conteúdos dos comentários esse pessoal é tudo menos Devs, ou pelos Devs que sabem o que andam a fazer.

  6. Avatar de Mark
    Mark

    Nao esquecer que agora estão a surgir muitas universal apps o que faz que as apps suportam muito mais dispositivos, desde smarthphones, tablets, laptops, desktop, XBox, IoT. Quem desenvolve para Windows Phone pode logo adaptar para as outras plataforma fazendo com que o retorno seja maior.
    Com esta versatilidade aos poucos começa a ser vantajoso apostar nesta plataforma.

  7. Avatar de Zebrainas
    Zebrainas

    Não deve ser em Portugal de certeza, eu pelo menos desenvolvo para as 3 plataformas mobile e ganho pouco mais de 1000€ por mês…

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Quais tens para WP?

      1. Avatar de Fla
        Fla

        Ele não te vai responder a isso, ia contra os termos contratuais. Pelo menos eu (e os mobile devs que conheço) não posso divulgar publicamente as apps que desenvolvo. NDA’s everywhere…

        1. Avatar de Mark
          Mark

          Isso tem um lado positivo não precisam de ter gastar dinheiro em publicidade e marketing.
          E também não se perde tempo a fazer um portefólio de projectos e como CV basta nome e morada, done.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Bom trabalho, conseguiste falhar na vida na área mais fácil de suceder a quem é empreendedor.

      Deixas o teu país orgulhoso e com uma lágrima no canto do olho de alegria.

  8. Avatar de Jls
    Jls

    21% + 57% + 86% não é igual a 100%! Revejam lá a redação deste artigo sff…

    1. Avatar de AUID
      AUID

      tal como existem pessoas que falam mais de um idioma, há programadores que escrevem aplicações para várias plataformas.

    2. Avatar de LG
      LG

      Que tem? Segue a lógica um programador pode desenvolver em múltiplas plataformas…

    3. Avatar de a
      a

      Há programadores a desenvolver programas para mais que um SO.

    4. Avatar de Augusto
      Augusto

      Eu, por exemplo, uso o Apache Cordova estou a escrever para as três plataformas ao mesmo tempo.

  9. Avatar de Fla
    Fla

    $11.400 é completamente diferente de “mais de 10.000€”…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Dá cerca de 10.400 euros, por isso faz sentido dizer dessa maneira

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O dólar está a > 0.90$.

      Bem vindo a 2016, já não estamos em 2014.

      Vê o lado positivo, podes vender a tua máquina do tempo, aposto que tinhas compradores.

  10. Avatar de JBM
    JBM

    Têm os rendimentos com o Android e iOS trocados, releiam o estudo.

    1. Avatar de Pedro Pedrosa
      Pedro Pedrosa

      Sim, também reparei no mesmo.

    2. Avatar de Manuel Borges
      Manuel Borges

      Era o que ia dizer.
      Aqui:
      “O estudo revela que os programadores de iOS têm um retorno mensal médio de 4 900 dólares (cerca de 4 482 euros), enquanto os programadores de apps para Android têm um rendimento mensal na ordem dos 8 100 dólares (cerca de 7 409 euros).”
      Onde diz iOS deverá dizer Android e vice versa.

      Abraço.

  11. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    E trabalham com Visual Studio, mt bom…

  12. Avatar de JBM
    JBM

    É engraçado que o estudo dá ao Windows Phone piores perspectivas que as outras plataformas, mas isso passa completamente despercebido aqui na notícia.

    1. Avatar de Toderici
      Toderici

      piores? onde?! mostra la

      1. Avatar de JBM
        JBM

        vai ler o estudo. Os programadores têm de longe melhores perspectivas de crescimento para o Android e iOS

  13. Avatar de João
    João

    Eu tinha uma app na Ovi (Nokia) Store e ganhava mais dinheiro nessa altura do que ganho agora com a mesma app na PlayStore (Android). De fato acho que nas grandes plataformas é dífícil ganhar visibilidade. Mas também as apps que faço são um hobbie e nunca investi em publicidade nem no design, e também só as tenho à venda por um preço fixo, sem recurso a publicidade dentro da app, e sem recurso a in app purchasing. Se algum programador aqui quiser partilhar a sua experiencia com a percentagem de lucro que ganham com publicidade versus lucro de vendas, estejam à vontade, pode ser que eu aprenda algo 🙂

  14. Avatar de marco lopes
    marco lopes

    2024, tenham vergonha!e mudem de ramo.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sou eu o único a desconfiar quando eles dizem que avaliaram mais de 1000 programadores em todo o mundo, como se isso fosse uma amostra de jeito? Se ainda fosse “mais de 9000” até tinha alguma piada.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      tudo depende da amostragem e análise. Mas sim, dada a variedade de programadores/empresas (dedicação a cada plataforma, tamanho do investimento, etc), levantam-se muitas dúvidas sobre se os dados são representativos. Pelo menos a grandeza dos rendimentos no Windows Phone difere bastante de outros estudos com amostragens maiores.

      1. Avatar de Pllz
        Pllz

        estudos com amostragens maiores financiados por certas empresas e em que essa amostragem é apenas de um certo pais que lhes convem? Sim parece-me melhor.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          nem sabes a que estudos me estou a referir, e vens com essa? Posso te dizer que um dos estudos tem a Microsoft como cliente. Procura por developereconomics

    2. Avatar de rui
      rui

      Também concordo. 1000 em todo o mundo é muito pouco.

  16. Avatar de alisson
    alisson

    também, os usuarios do ruindowsphone precisam e andam tão carntes de apps que se você por lá um programa que calcula 2+2 eles baixam só para falar que tem app. rss

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Também, uns quantos usuários iOS e Android andam tão carentes de autoestima que se o Pplware publicar uma notícia acerca do WP/10M eles vêm logo falar mal dele para ver se sentem melhor. Se gastaram o dinheiro todo em iPhones ou 10 Androids, existem livros de auto-ajuda a bom preço, não precisam de contar os trocos para o psicólogo. (Não sou de fazer este género de comentários, mas após umas centenas deles, é compreensível que me dê uma travadinha e responda nos mesmos termos…)

  17. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Vou ter que aprender a programar está visto.
    Bons salários. Basta fazer uma app viral gratuita, colocar na no meio publicidade e pronto, é ver o dinheiro a entrar no cofre, enquanto se está na praia. 🙂

    1. Avatar de JBM
      JBM

      O valor não é o que um programador ganha em média, mas o que uma aplicação gera em média neste estudo. E a maioria não chega a gerar mil euros.

      1. Avatar de Rui C.
        Rui C.

        O importante é começar e fazer por isso, seja em que profissão for.

  18. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    A realidade é que eu “como consumidor” enquanto usuário android nunca comprei uma única app pois tive sempre a facilidade de as poder instalar de forma gratuita descarregando a mesma de forma pouco legal… Actualmente como windows mobile já comprei algumas utilizando aqueles cartões com código da Microsoft, e ainda tenho a vantagem de poder partilhar as apps pagas com a conta Microsoft do lumia da minha mulher. Provavelmente como eu outras pessoas devem fazer o mesmo.

    1. Avatar de Adrien
      Adrien

      Eu também poderia fazer isso, mas prefiro comprar.
      -Não sabes exatamente no que te estás a meter, muitas dessas apps vêm com uns “truques” a mais;
      – Não tens o devido suporte;
      – Muitas delas ficam ao preço de um café e de uma nata a acompanhar, não é por aí que não se vai apoiar os devs q merecem.

  19. Avatar de Kel cardoso brasil
    Kel cardoso brasil

    Pplware -pedro

    Os valores do iOS e Android estão invertidos.

    https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2016/02/developer4-1024×278.png

  20. Avatar de sakura
    sakura

    “”programadores para Windows Phone ganham o dobro””

    o dobro não sei …. mas a falta de apps esta a dar Massa a muitos.
    e ainda bem, que as “oficiais” não querem saber do windows. aproveitem emquanto a vaca da leite…….

  21. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Nenhum dos 3 valores se aproxima aos vencimentos praticados em Portugal para qualquer uma das 3 plataformas.

    Como engenheiro, leio estas notícias com algum desagrado porque temos dos melhores programadores que por aí andam mas em Portugal ninguém reconhece isso!

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Em Portugal nem os corruptos são reconhecidos… =)

      Cumps

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      E aqui podemos ver o típico português empreendedor.

      Este vai ser bem sucedido na vida e ter um porsche para cada dia da semana.

      Olhem para ele como exemplo.

  22. Avatar de balele
    balele

    que palhaçaca, nao sei onde vao buscar estes numeros, 10k mes?
    hahahahaha
    a pplware anda a mostrar uns estudos muito bonitos, cada vez menos credibilidade, eu antes já nao gostava disto, agora com estes “estudos” vendidos…

  23. Avatar de Alexandre Carvalho
    Alexandre Carvalho

    Empresas como a gameloft com centenas de jogos Freemium ou a King criadora do Candy Crush realmente não deve nada ganhar 10K por mês.
    Não sei em que mundo vivem, quando falam em programadores, não devem estar provavelmente a referir-se a uma pessoa fechada em casa sozinha a programar..

    Indie devs têm pouca visibilidade na google play, existe praticamente de tudo.
    Mercados mais pequenos têm as suas vantagens, mais visibilidade e actualmente com o UWP conseguem chegar a mais plataformas.

    1. Avatar de Augusto
      Augusto

      Quem consegue fazer uma aplicação sozinho? Por exemplo um jogo. Nenhum programador domina todas as ferramentas. Por exemplo um simples movimento pode demorar alguns meses a desenvolver.