Quer acabar com os problemas do Facebook no seu Android?

78 Comentários

São bem conhecidos e cada vez mais frequentes os problemas com a aplicação do Facebook para os dispositivos móveis. As queixas acumulam-se e nada parece ser possível fazer.

Mas há um pequeno truque que os utilizadores podem usar e que vai acabar de vez com esses problemas. Vejam a nossa dica e livrem-se deste problema.

Facebook 1

São vários os problemas identificados na aplicação do Facebook. Para além do consumo de bateria anormal e também de recursos que fazem depois falta noutras aplicações, existem também questões de privacidade que nunca foram bem esclarecidas.

A forma de eliminar de vez este problema passa pela utilização de uma funcionalidade que o próprio Facebook desenvolveu e que está ao alcance de todos. Falamos da versão web do site desta rede social, que em conjunto com o Chrome resolvem o problema.

Remover o Facebook do Android

O primeiro passo óbvio para acabar com os problemas do Facebook é remover a aplicação. No Android a forma mas simples é aceder à Play Store e pesquisar pela aplicação (Facebook).

Carreguem no botão Desinstalar e confirmem que esse é o passo que pretendem. Atenção que o Android não pedirá mais qualquer confirmação ou perguntará o que quer que seja.

Facebook 2

Ao fim de alguns segundos a aplicação estará removida do vosso Android e podem avançar para os próximos passos.

Usar a versão Web do Facebook

No passo seguinte vamos configurar o site móvel do Facebook, no Chrome, para que esteja sempre disponível e a alertar os utilizadores para novos posts. Vamos fazer uso das notificações deste browser, algo que está já disponível há algum tempo e que poderá será usado para substituir as notificações da aplicação.

Comecem por aceder a m.facebook.com e vejam como o Chrome vos irá perguntar se querem ser alertado por este site. Devem indicar que sim e os passos estão tomados. Nada mais é necessário fazer.

Facebook 3

Caso mais tarde pretendam desabilitar estas notificações podem fazê-lo acedendo, no Chrome, à zona de notificações, percorrendo o caminho Definições -> Definições de sites -> Notificações. Só precisam de carregar no site móvel do Facebook e remover as notificações.

Optimizar a utilização da versão Web do Facebook

Há agora um pequeno pormenor, que pode ou não ser realizado, e que fará toda a diferença. Vamos criar um atalho directo para o Facebook, evitando assim ter de estar sempre a abrir o browser e a escrever o endereço.

Abram o menu do Chrome e carreguem em Adicionar ao ecrã principal. Definam então o nome que querem usar, tipicamente Facebook, e adicionem. Vão de imediato encontrar este atalho no vosso ecrã principal, pelo que o devem arrumar no local pretendido.

Facebook 4

Como podem ver é extremamente simples acabar de vez com os problemas do Facebook no Android. Basta remover a aplicação que é disponibilizada na Play Store e passar a usar o site móvel, que está adaptado a todas estas necessidades.

Esta dica pode ser usada noutros sistemas operativos móveis, sendo apenas diferente a forma de adicionar os atalhos ao ecrã principal.

Claro que se preferirem usar uma aplicação, em vez do browser, podem sempre optar pelo Facebook Lite, que é também ele uma boa alternativa.

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DavidOff
    DavidOff

    “O primeiro passo óbvio para acabar com os problemas do Facebook é remover a aplicação.”

    Fiquei-me por aqui, obrigado pela dica! =D

  2. Avatar de balelas
    balelas

    E para quem tem problemas no facebook quando utiliza no browser?

    1. Avatar de tony
      tony

      deixa de ser balelas mongo

    2. Avatar de badalada_das_9
      badalada_das_9

      Se nao sabes utilizar o facebook num browser entao tambem nao sabes num pc.

  3. Avatar de Sérgio SIlva
    Sérgio SIlva

    Metal for Facebook…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      A recomendação do chefe para hoje, são aplicações de terceiros para o facebook…
      A recomendação do chefe para Amanhã são criticas ao 6tag do Windows Phone…

    2. Avatar de Jocavi
      Jocavi

      Também uso o Metal for Facebook, recomendo.

  4. Avatar de Rafael
    Rafael

    Eu fiquei-me pelo 1º passo…
    E nunca mais tive problemas!!!!! 😀

  5. Avatar de David
    David

    Precisava era de uma para o facebook messenger que não consumisse tantos recursos

    1. Avatar de Filipe Sá
      Filipe Sá

      Usa o disa, podes ter SMS, messenger e whatsapp

  6. Avatar de Alberto Oliveira
    Alberto Oliveira

    O problema maior não é o Facebook é mesmo o Android, se ao menos desse para desinstalar 🙂

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      O facebook no iOS é pior. É responsável por mais de 20% do consumo de bateria diário. Em relação ao artigo, no iOS não é possível ter notificações a partir do site, e a versão Web é medonha infelizmente.

      1. Avatar de LM
        LM

        No iOS não noto que seja pior. Aliás, tê-lo ou não instalado, é igual. Pelo menos no meu iphone 6. O consumo da Bateria é praticamente igual. Gasta-se mais é se o estiver a usar mas isso é como tudo. Ecrâ ligado uns bons minutos e nota-se logo.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          No meu caso consome muita bateria em background mesmo matando a app. Fiz o teste de desinstalar e usar a versão web e foi muito evidente a diferença.

    2. Avatar de XXT
      XXT

      O Android funciona perfeitamente, podes é não saber utilizá-lo… Já o Facebook, podes mesmo desinstalar, só serve para consumir recursos.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nem as apps da google podes desinstalar…

      1. Avatar de Josué Faria
        Josué Faria

        Podes desinstalar as apps do google nas últimas versões do android.
        É fazer “disable” nas propriedades da aplicação.

        1. Avatar de David
          David

          Nas últimas e nas antigas, mas o Miguel gosta é da app do Facebook. Por essa ordem de ideias a lista de coisas que nao se pode fazer em iOS é bem mais extensa e vai bem mais longe que poder ou nao desinstalar uma aplicação. É isso que o Miguel não sabe. 😉

      2. Avatar de Celso Rodrigues
        Celso Rodrigues

        Nem as da Apple num iPhone ou as da Microsoft num Windows Phone…

      3. Avatar de ppfoasld.1
        ppfoasld.1

        por acaso ate podes, e ate tens varias maneiras para o fazer. pesquisa

      4. Avatar de Hugo
        Hugo

        Miguel a unica app que tenho da google instalada é a playstore e o youtube XD

        1. Avatar de Emanuel
          Emanuel

          Também eu. Para ir à net, tenho de momento Opera Mini e Lighting Browser. Para ir ao Facebook, tenho o Facebook Lite (as imagens, mesmo em modo de qualidade “extremo” ficam ou péssimas ou muito deficientes, mas enfim…).

    4. Avatar de carlos
      carlos

      o problema nao é do sistema operativo, as aplicações é que têm que ser optimizadas, já à uns anos os developers do facebook foram incentivados a utilizar telemoveis android para melhorar a performance da aplicação mas parece que nao funcionou.

    5. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      eu tenho Xiaomi e ele previne a inicialização automática das apps, e por consequente, nada de apps a consumir na ram sem nossa autorização, como é o caso do facebook.

      depois do uso, abro o gestor de ram e faço clean, isso limpa as apps + os processos, o facebook está realmente fechado e não consome um pingo da ram.

      o iphone tem isto ? 😀 xiaomi ftw

    6. Avatar de Hugo
      Hugo

      Eu tenho android e posso desinstalar XD

  7. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Não vou desinstalar, gosto muito da autenticação do Facebook nas aplicações sem tar sempre a fazer login. Ainda por cima com a autenticação em dois passos…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Muitas apps fazem autenticação pela página Web… se não tiveres o login feito pelo browser não te adianta nada.

    2. Avatar de loghain
      loghain

      Na versão Web também tens a autenticação em dois passos

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se dissessem para usar a versão web do Facebook num Windows Phone vinha tudo criticar que a Microsoft não tem apps de jeito… agora no android não há problema.

    1. Avatar de Dedo Maroto
      Dedo Maroto

      Epah, usar o browser não é propriamente uma solução brilhante. Mais vale instalar o FB Lite…Pelo menos fica-se com a autenticação aka “a função que interessa”.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        o FB Lite e um site, a app toda e uma webview.

    2. Avatar de GiGA
      GiGA

      Resumindo, o iOS é de topo!

      1. Avatar de Serato
        Serato

        Acreditas mesmo no que dizes, ou não leste os comentários acima, onde alguém já disse que no iOS a aplicação do FB é uma porcaria?

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Pena consumir a bateria toda…

      3. Avatar de badalada_das_9
        badalada_das_9

        Tanto iOS como Android ou Windows Phone é a mesma treta. Neste caso está-se a falar com gasto de energia que a aplicação consome tanto no Android como no iOS…

    3. Avatar de Alex
      Alex

      +1
      O lado negativo apenas existe no lado da Microsoft, é a mesma historia com o win10 com a privacidade dos dados, o pessoal não deve saber o que o Gmail faz, e o que o google now do android faz e etc, para vir dia apos dia ter medo da privacidade do win10, se analizar-mos bem a google chega a ser pior que o win10

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não digas as verdades ao pessoal se não assustam-se e começam a criticar a Microsoft.

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        Nahh, nada disso. A Google não usa nenhuma informação pessoal… Conseguiu ultrapassar a Apple por uns dias com a venda de tremoços, nada de mais. A Microsoft é que é da pior espécie!

      3. Avatar de badalada_das_9
        badalada_das_9

        Nao assustes o pessoal, porque Microsoft não presta não é?!? Afinal na Google so são “santos”, os ditos anjos. Talvez no dia de são nunca as pessoas abram os olhos lol xD

    4. Avatar de Zaark
      Zaark

      Bem “dizido”! +1

  9. Avatar de Ricardo Morgado
    Ricardo Morgado

    Obrigado pela dica 🙂 .
    Eu já tinha desinstalado a aplicação mas não conhecia a possibilidade de criar um atalho para o browser no ecrã principal.

  10. Avatar de João Marques
    João Marques

    Fiz este mesmo processo à 2 semanas e até agora so far so good ;D
    Se abrir,os um post é que demora um pouco mais a carregar e depois para voltar ao feed novamente também noto que tenho que aguardar um pouco mais mas já o smartphone parece andar bem sem essa aplicação!

  11. Avatar de Ed
    Ed

    O problema é que os contactos ficam se fotos!

    1. Avatar de JJ
      JJ

      O facebook já retirou essa funcionalidade.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não do meu Lumia… Até vou buscar as fotos do Twitter/LinkedIn se for preciso.

  12. Avatar de JJ
    JJ

    O que consume mais bateria o chrome com notificações do facebook, como explicado neste artigo, ou a app Facebook Lite??? tanto quanto sei o chrome, mesmo depois das atualizações mais recentes, ainda é uma das apps que mais bateria consome.

    1. Avatar de joao
      joao

      Pois eu tenho o facebook lite porque continuo a achar que que chrome consume mais recursos.

  13. Avatar de Nunes
    Nunes

    Não, obrigado!

  14. Avatar de Frederico
    Frederico

    No meu telemóvel não tenho problemas com o facebook, funciona bem. Quanto a remover aplicações, desde que se tenha “root” dá para remover tudo.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Removes tudo… inclusive a segurança.

  15. Avatar de alisson
    alisson

    Eu removi/desativei no meu s6 o facebook, descobri que ele borrava as fotos tiradas com meu smartphone, reduzindo a qualidade para pior, e nada de suporte dar soluçao.

    facebook para mim agora so no fast pro.

  16. Avatar de ppfoasld.1
    ppfoasld.1

    uso facebook lite, é raro ( se é que alguma vez ) ter problemas

  17. Avatar de Jesus
    Jesus

    Uso uso truque com uma data de apps. Prefiro as versões web, já que não me “derretem” a ram nem a bateria!!

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    No chrome mesmo activando as notificações nao dá alerta de mensagem…ou é só no meu?

  19. Avatar de TecnoGeek
    TecnoGeek

    É bem verdade que as apps do Facebook consomem demasiados recursos para o que fazem. Apps de outras redes sociais são bem mais light para fazerem o mesmo.
    No entanto, para a realidade do hardware que actualmente está disponível na maioria dos smartphones este problema nem se coloca. Posso estar a ser demasiado optimista, mas para a minha realidade: 1+1, Nexus 5 e o baratinho Vodafone smart ultra 6, este problema passa ao lado.

    1. Avatar de Raul
      Raul

      Eu tb tenho o Vodafone Smart Ultra 6 e o FB já travou uma ou outra vez, mesmo com o greenify instalado a App FB volta e meia acorda, para além do problema de drenar a bateria rapidamente. Experimenta o Metal for Facebook e vais ver que não queres outra coisa.

  20. Avatar de Benchmark do Surface Book
    Benchmark do Surface Book

    Eu deixei de usar o app do face há tempos! Aquilo é uma porcaria.

  21. Avatar de Jango
    Jango

    Metal for facebook é uma boa alternativa, em relação ao facebook messenger desinstalado a APP como proposto não há alternativa através da web e como aqui já foi dito as notificações do Chrome a mim não estão a funcionar

  22. Avatar de é
    é

    Sempre a 1a a sair …

    Saúde !!

  23. Avatar de Raul
    Raul

    O melhor mesmo é o METAL for FACEBOOK, desenvolvido pela equipa do XDA.

    Está sempre a bombar, enquanto o FB consome cerca de 160Mb de RAM o Metal for Facebook consome muito pouco ou quase nada. Enquanto a app do FB usa cerca de 300Mb para a sua instalação, o Metal for Facebook só usa 6mb depois de instalado. O Metal for Facebook sofre bastantes atualizações e a cada atualização tudo é melhorado. Apesar de ter um SmartPhone com 2Gb de Ram o FB de vez em quando “empanca”. Uso o Metal for Facebook há algum tempo e é um espetaculo, muito mas muito melhor que a app FB.

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nam.fbwrapper&hl=pt-PT

  24. Avatar de Carlos
    Carlos

    Para aqueles que dizem que o Facebook é responsavel por 20% ou mais do consumo da bateria…… É porque usam o Facebook pelo menos 20% do tempo que usam o telemovel….. duh

  25. Avatar de mnvrl
    mnvrl

    cinco estrelas!

  26. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    Funciona muito bem

  27. Avatar de Dique
    Dique

    muito bom e resultou..

  28. Avatar de Tpinheiro
    Tpinheiro

    Uso há algum tempo o Metal, para mim a melhor solução até agora. No entanto não consigo enviar fotos ou qualquer tipo de anexos nas mensagens, o “botão” simplesmente não faz nada.

    Alguém tem solução para este problema?

  29. Avatar de Júlio
    Júlio

    Eu só uso o Lite, e memso assim chega e sobra. Já tentei desinstalar a ‘app’ do Facebook, mas só consigo desativá-la.

    É possível desinstalar sem root?

  30. Avatar de Redin
    Redin

    Eu ainda estava a reconsiderar desinstalar o meu “Gestor de páginas” e mudar para esta versão web, mas não consigo descobrir onde ver o meu “Feed de notícias”, porque o único que aparece é o que pertence ao meu perfil e não à pagina que eu giro.
    Haverá alguma forma de o conseguir?

  31. Avatar de Ricardo Aparício
    Ricardo Aparício

    Só é pena, não se comportar como no PC.
    No telemóvel , a barra azul (pesquisa,amigos,notificações,etc) desliza para cima e no PC é estática.
    Sempre que preciso de actualizar o feed ou ir para as mensagens, ou outro menu,tenho de “puxar” as publicações todas para cima… 🙁

    1. Avatar de Jango
      Jango

      No Metal tens a barra fixa

      1. Avatar de Ricardo Aparício
        Ricardo Aparício

        😉 vou testar 😉

  32. Avatar de filipe
    filipe

    No chrome, recentemente para ir ver as mensagens deixou de ser possivel atraves de lá, da versao web, apenas quando seleciono a opcao das mensagens aparece o aviso para entrar no messenger sendo que ja abre automaticamente. Nao dá para ver mensagem no versao web. Da para corrigir???

  33. Avatar de Carlos
    Carlos

    Há uma outra solução que passa por utilizar a aplicação Facebook Lite, do próprio Facebook, que ocupa quase rigorosamente nada no Smartphone.