Nikon premeia foto que acaba em paródia pela Internet

34 Comentários

A Nikon é uma das grandes marcas de referência no mundo da fotografia. Mas nem os melhores estão livres de cometer erros e a Nikon tem vindo a ser alvo de alguma sátira no mundo das redes sociais depois de premiar uma fotografia, resultado de uma edição bastante fraca feita por um “artista” chinês.

nikon_prémio_foto


É comum marcas como a Nikon desenvolverem concursos informais de fotografia no mundo inteiro e foi isso mesmo que a marca fez recentemente. A Nikon premiou uma fotografia de um chinês, Yu Wei, através da sua página no Facebook, onde refere, na descrição da foto, que Yu Wei captou o voo de um avião por acaso, enquanto subia umas escadas. Com esta foto, o vencedor iria receber uma mala trolley da Nikon.

Descrição que se podia ler na foto premiada, na página de Facebook da Nikon.
Descrição que se podia ler na foto premiada, na página de Facebook da Nikon.

A imagem poderia ser um bom registo e merecedora do prémio, fosse o chinês ter captado mesmo um avião ao acaso, ao invés de ter feito uma manipulação da mesma através do Photoshop, ainda por cima de uma forma tão descarada e perceptível aos olhos dos mais leigos.

nikon_prémio_foto_2

A criatividade surge na Internet

Depois desta premiação da Nikon, foram muitas as imagens que surgiram pela Internet a parodiar a situação. Muitas destas montagens, sim, mereciam um prémio pela criatividade!

Nikon reconhece o erro

Depois de tantas críticas a Nikon eliminou a publicação e admitiu o erro, afirmando que as regras e supervisão dos passatempos iam ser revistos. Na mesma declaração a Nikon ainda congratula a criatividade de todos aqueles que pegaram na imagem original e a transformaram.

At the same time, we welcome the funny and witty entries being shared in response to our recently awarded image. It’s with joy that we acknowledge that the global photography and image community is alive and thriving. We thank you for the numerous spontaneous contributions and encourage everyone to keep the imagination alive.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    Devia ser premiado na mesma porque “he just broke the internet”

    1. Avatar de miguel
      miguel

      O premio devia ser marckting nikon do ano, deviam lhe dar um ums valentes milhares de euros..
      Afinal de contas para a nixon ter a mesma projeção com marketing normal teria gasto ums valentes milhões

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    A primeira imagem do avião na lente está um LOL

  3. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Que foto tão TOP ….
    Timing perfeito.. de algo super simples.

    1. Avatar de Balmer
      Balmer

      Timing perfeito… do que? Copy/Paste? Leste a noticia?

      1. Avatar de Christian Nogueira de Faria
        Christian Nogueira de Faria

        *facepalm*

    2. Avatar de rebolation
      rebolation

      amigo Jorge Rodrigues , dá para perceber que nao leste bem a noticia ou interpretaste mal a noticia, fica muito mal criticar um assunto sem se quer o ler ou conhecer cmpts…

      1. Avatar de LG
        LG

        *facepalm* creio que o Jorge deu um comentário muito irónico

      2. Avatar de LG
        LG

        *facepalm* acho que o comentário do Jorge não poderia ser mais irónico…

      3. Avatar de Joao Augusto
        Joao Augusto

        Criticar? Ele elogiou..tipico nerd complexado

        1. Avatar de Secalhar
          Secalhar

          João, criticar nem sempre tem de ser de uma forma negativa 😉

    3. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      mais um trabalhador da nikon

  4. Avatar de Boss
    Boss

    A controvérsia do que é a aceitável em edição ou não. Teve a ideia, tirou a fotografia, ter passado um avião naquele local, naquela altura pode não ser assim tão importante.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Diz isso ao Cartier-Bresson…

    2. Avatar de iDroid
      iDroid

      A questão é que ele devia ter referido que a foto teve aquele tipo de edição. Ao invés disso, afirmou num fórum que teve sorte em estar naquele local; a isto chama-se desonestidade.

      1. Avatar de XBUZZY
        XBUZZY

        e não só, ele podia ter removido o background da imagem do avião, ou ter arranjado um PNG. Como e possível a Nikon premiar 1 gajo tao nabo, que não sabe o mínimo de edição.
        enfim, Nikones

    3. Avatar de Artur
      Artur

      O problema é pior so que se pensa. Ao que parece, esta imagem já tinha sido publicada há um ano atrás com o fotógrafo (outro) a dizer claramente que era montagem, o que dá a entender que ele não só mentiu ao dizer que tinha sido sortudo em capturar aquela imagem como copiou a imagem de uma outra pessoa sem autorização (embora tenha retocado um bocado).

      1. Avatar de Boss
        Boss

        Isso é realmente pior… mas para um concurso informal, não vale a pena tanta importância.

  5. Avatar de delaorden
    delaorden

    Sem querer corrigir, mas só por curiosidade; o título diz ” Nikon premeia foto…” se o verbo é premiar a 3ª pessoa do singular do presente não seria ” premia” ( eu premio , tu premias, ele premia…) ? ou isso é regra em Portugal ? a minha curiosidade e até preplexidade é que, de fato, não existe acordo linguístico nenhum entre os países de fala portuguesa, e pelo visto, nunca haverá… concordas ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Viva. Os brasileiros é que dizem premia, em Portugal é premeia…. agora, o nosso não está errado e o vosso também não, no fundo não há acordo ortográfico nenhum entre os dois países.

  6. Avatar de delaorden
    delaorden

    Em resumo “premeia..” não é do verbo premiar, mas longe de ser uma correção é a constatação de que o acordo linguístico não existe.

    1. Avatar de Vítor M.

      pre·mi·ar – Conjugar
      (latim praemio, -are, recompensar)
      verbo transitivo
      1. Dar prémio. = GALARDOAR, LAUREAR
      2. Recompensar.
      Confrontar: permear.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      “As duas formas são consideradas corretas. Premia é a forma correta de conjugação do verbo premiar segundo a norma culta brasileira. Premeia é a forma correta de conjugação do verbo premiar segundo a norma culta do português europeu”

    3. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      “premia” é que é uma forma do verbo premir (que nada tem a ver com premiar):
      1ª pess. sing. pret. imperf. ind. de premir
      3ª pess. sing. pret. imperf. ind. de premir
      pre·mir – Conjugar
      (latim premo, -ere, fazer pressão)
      verbo transitivo
      1. Fazer pressão ou compressão em.
      verbo pronominal

      1. Avatar de Vítor M.

        Eles no brasil usam “premia”… mas lá está, é a velha questão o desacordo ortográfico.

  7. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    https://www.instagram.com/p/yE8of6rX1w/

    na foto original n se nota mto bem k ta photoshopada

  8. Avatar de jp
    jp

    Não deixa de ser uma boa imagem.

  9. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Para mim uma foto é o que sai da máquina, o que se vê, em que quem a tira tem a preocupação de escolher o melhor ângulo e local. Quando é alterada por qualquer programa de edição de imagem deixa de ser uma fotografia e passa a ser uma composição de imagens ou o que quer que lhe chamem…

  10. Avatar de Eu
    Eu

    Quem merece um prémio, é a malta das “paródias” ehehe.

  11. Avatar de tiago
    tiago

    Das parodias… a ultima imagem… é brutal!! ahah

  12. Avatar de Redin
    Redin

    O que é diferencia um off-topic de uma overdose de comentários sobre linguística que se está a vulgarizar? Já começa a ser demais a quantidade de ataques pessoais a erros gramaticais quando por vezes são os corretores automáticos que o provocam.
    Talvez a solução seria permitir a possível edição do que se escreve. Considerem isto uma critica construtiva.
    Bom, assim termino este off-topic. Algum erro?

    1. Avatar de Jorge
  13. Avatar de Malicx
    Malicx

    Só virgens ofendidas. Porrraaaaaaaa.
    O tema é a manipulação da imagem. Em concurso, nenhuma foto deveria ser manipulada, pois nesse caso passamos para o campo da edição de imagens e não de fotografia.

  14. Avatar de Diogo Reis
    Diogo Reis

    Talvez até tenha tido essa visão e não tenha tido a hipótese de captar, acabando por fazer em pos produção…