Problemas no Wifi do Windows 10? Crie um relatório detalhado

24 Comentários

Cada vez mais os sistemas operativos vêm preparados para dar ao utilizador as ferramentas necessárias para estes poderem diagnosticar e resolver os seus problemas.

O Windows 10 não é diferente e algumas das melhorias que chegaram vieram nesta área. Uma nova ferramenta está disponível para ajudar os utilizadores a detectarem problemas nas ligações wifi.

netsh_0

Nem sempre é simples diagnosticar problemas com as redes wifi. O problema está em saber se e quando a ligação foi feita, qual foi o comportamento do sistema operativo e se existiram alguns erros.

Para obter toda esta informação, a Microsoft colocou no Windows 10 uma forma rápida de criar relatórios que contêm toda essa informação, em detalhe e com apoios gráficos.

Para o criar basta ter acesso a uma janela de DOS e correr um simples comando com o bem conhecido netsh, que já antes usámos para outros fins, como criar um Access Point Wifiremover uma rede Wireless ou exportar configurações de Wireless. Vejam como o podem fazer.

Criar um  relatório Wifi detalhado

Para podermos usar o netsh é necessário ter acesso a uma janela de DOS com permissões de administrador. Para isso abram o Menu Iniciar e escrevam cmd. No resultado apresentado devem clicar com o botão direito do rato e escolher a opção Executar como administrador.

netsh_1

Na janela que for aberta devem correr um simples comando netsh, acompanhado de alguns parâmetros bem definidos. Esse comando pode ser visto abaixo.

netsh WLAN show WLANreport

Copiem esse comando e colem-no na janela do DOS e termine com um Enter. A sua execução será rápida e o resultado é apenas um caminho para um ficheiro dentro do Windows 10.

netsh_2

Copiem então esse resultado para um browser e acedam ao relatório que foi produzido, vendo todo o detalhe que a ferramenta vos fornece.

C:/ProgramData/Microsoft/Windows/WlanReport/wlan-report-latest.html

Vão poder ver no início todas as interacções que a vossa placa de rede sem fios teve nas últimas horas, com todo o detalhe e com toda a informação que necessitam.

netsh_3

Para além desse gráfico, este relatório fornece ainda muito mais informação sobre a vossa placa e em particular sobre as redes a que se ligaram e a forma como estas ligações aconteceram. É informação que merece ser explorada e que contem tudo o que o utilizador precisa saber.

Não é a forma mais polida de obter esta informação, mas o seu resultado é útil e repleto de informação interessante no momento de resolver problemas com as redes sem fios.

Criem este relatório e explorem a informação que vos é apresentada. Quem sabe não encontram formas de melhorar a vossa ligação wifi.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Tenho dois portáteis em casa em que instalei o Windows 10, e ambos têm sempre o mesmo problema: quando o WIndows 10 inicia, as redes WiFi são detectadas, mas nunca consegue fazer a ligação. Tenho sempre de fazer “Troubleshoot problems”, e após o reset do adaptador, lá consigo fazer a ligação…

    Mais alguém tem este problema?

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Vai ao gestor de dispositivos e atualiza manualmente a placa de rede, isso deve resolver o problema!

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Tenho o mesmo problema. O facto é que esses portáteis já devem ser antigos e não há controladores para o Win 10.

      1. Avatar de Pedro Nunes
        Pedro Nunes

        Esprimenta desativar o inico do windows rapido!

        Eu tinha esse problema, tinha sempre de reiniciar o pc para me ligar à rede wireless.. Depois de desativar o inicio rápido ficou resolvido

        1. Avatar de luis
          luis

          Obrigado pela dica. Aparentemente resultou. Vamos ver como se comporta nos próximos dias.

    3. Avatar de Ernesto
      Ernesto

      Acontece me o mesmo. Desativo o adaptador e volto a ativar e fica a funcionar na hora.

  2. Avatar de André Meireles
    André Meireles

    Mais tabaco nisso não te fazia mal nenhum! 😉

  3. Avatar de marco lopes
    marco lopes

    Tadinhos o que fazem para justificar falência de competências, volta Biil estas perdoado.

  4. Avatar de Daniel Lameira
    Daniel Lameira

    ahahahahah o que me ri com esse disparate.

  5. Avatar de João MS
    João MS

    Uma afirmação dessas tem de ser mais aprofundada. Danos permanentes? como assim? Há mais casos ou és o único?

  6. Avatar de KitKat
    KitKat

    Tens de fundamentar essa observação, pois eu tenho o windows 10 e não tenho problemas nenhuns com a gráfica ou com as placas de rede wireless e ethernet

  7. Avatar de Renato
    Renato

    Tenho um amigo que desde o Win10 que não consegue ligar-se à rede Wi-Fi da empresa, porque está sempre a cair passados alguns segundos.

  8. Avatar de Eutech
    Eutech

    já constei vários problemas desses, fazer flush dns resolve provisoriamente, ou utilizar o dns da google resolve definitivamente “8.8.8.8” pelo menos nos casos que constei.

  9. Avatar de Aniceto Rui
    Aniceto Rui

    janela do DOS??

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      +1, alguém deu conta xD

    2. Avatar de Bzaina
      Bzaina

      Sabes o que quer dizer DOS ao menos? lol

  10. Avatar de Mário
    Mário

    É pena não inutilizar também os teus comentários sem nexo…

  11. Avatar de rui
    rui

    Não sei o que andaste a comer ou a beber ao pequeno almoço mas era forte! Pessoal, não se guiem por estas mentiras do costume e o “aconselho a ficarem no 7” que tanta gente espalha. Cada um usa o que quiser e ponto final. Danos permanentes em placas de rede e gráficas? Além de não saberes escrever em condições nem deves saber como se instalam drivers e vais tirar drivers naqueles sites tipo o laptopvideo2go que tem drivers hackeados para darem em qualquer gráfica. Depois passado um tempo, chapéu gráfica (falo por experiência e não deve ser coincidência que a única máquina em que usei drivers desse género está pela hora da morte a nível da placa gráfica e sempre tive lá o 7 por isso a tua desculpa do 10 não cola).

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu por acaso tenho tido um problema em que as redes são detectadas, mas depois desaparecem ou não são conectáveis, até já cheguei a estar com o pc mesmo em cima do router e mesmo assim não apanhava, reactivar a placa de rede “por vezes” resolve o meu problema, mas nem sempre.

  13. Avatar de bruno
    bruno

    há comandos semelhantes para MAC OS e LINUX?

    PS: nunca tive problemas com wifi no w10.. verifiquem primeiro as versões dos drivers, e updates aos firmwares.. pensem bem antes de culpar o hardware ou software.. um excelente troubleshooting é 99% dos problemas resolvidos..