Samsung voltou a ser líder nas vendas de smartphones em 2015

34 Comentários

O mercado dos smartphones continua a mostrar um fôlego muito bom e os números de vendas que têm sido apresentados mostram claramente esse bom momento.

Com duas marcas a liderarem as vendas, é normal esperar-se pelo fim do ano para ver qual o comportamento do mercado. Esses valores já chegaram e voltam a colocar a Samsung como a marca mais bem sucedida no aguerrido mercado dos smartphones.

smartphones

Os números de 2015 não enganam e mostram claramente que ano que passou voltou a ser positivo para a indústria dos dispositivos móveis.

Com os dois principais concorrentes no topo da lista das marcas mais vendidas, e que assim se mantêm há vários anos, importava também saber como as restantes marcas tinham reagido e conseguido roubar terreno às rivais.

A IDC compilou já os dados referentes ao último trimestre de 2015 e os número voltam a ser positivos para a Samsung, que se mantém imbatível na sua posição de liderança, seguida da Apple. A Huawei foi a marca que conseguiu garantir a terceira posição no ranking, mostrando assim que a sua aposta tem sido a mais correcta.

As vendas do último trimestre de 2015

O último trimestre do ano de 2015 veio mostrar o que já se especulava. As vendas continuaram a subir, sustentadas pelos períodos festivos que aconteceram.

Patente nestes números está a anunciada quebra de vendas da Apple, que ao contrário das restantes marcas não conseguiu chegar sequer ao meio ponto percentual.

Marca 4º Trim 15 – Vendas 4º Trim 15 – Quota mercado 4º Trim 14 – Vendas
4º Trim 14 – Quota mercado Crescimento Ano-a-Ano
1. Samsung 85,6 21,4% 75,1 19,9% 14,0%
2. Apple 74,8 18,7% 74,5 19,7% 0,4%
3. Huawei 32,4 8,1% 23,6 6,3% 37,0%
4. Lenovo 20,2 5,1% 14,1 3,7% 43,6%
5. Xiaomi 18,2 4,6% 16,5 4,4% 10,0%
Others 168,3 42,1% 174,0 46,1% -3,3%
Total 399,5 100,0% 377,8 100,0% 5,7%
Lenovo + Motorola 20,2 8,1% 24,7 6,5% -18,1%

É curioso ver que tanto a Huawei como a Lenovo conseguiram crescimentos bem altos, a roçar os 50%. Esta é a prova de que os consumidores estão a começar a olhar para estas marcas como alternativa aos equipamentos bem mais caros que são oferecidos quer pela Samsung quer pela Apple.

Smartphone Samsung

A visão anual de vendas de 2015

O ano de 2015 foi marcado por uma subida de mais de 10% nas vendas de smartphones. Pela primeira vez foi ultrapassada a fasquia dos 1,5 mil milhões de dispositivos vendidos.

Tal como nos valores do último trimestre de 2015, o acumulado do ano mostra um domínio claro da Samsung, mas aqui o crescimento a 12 meses é dominado pela Apple e, mais uma vez com um valor perto dos 50%, a Huawei.

Marca 2015 – Vendas 2015 – Quota mercado 2014 – Vendas 2014 – Quota mercado Crescimento Ano-a-Ano
1. Samsung 324,8 22,7% 318,2 24,4% 2,1%
2. Apple 231,5 16,2% 192,7 14,8% 20,2%
3. Huawei 106,6 7,4% 73,8 5,7% 44,3%
4. Lenovo 74,0 5,2% 59,4 4,6% 24,5%
5. Xiaomi 70,8 4,9% 57,7 4,4% 22,8%
Others 625,2 43,6% 599,9 46,1% 4,2%
Total 1.432,9 100,0% 1.301,7 100,0% 10,1%
Lenovo + Motorola 73,9 5,16% 93,7 7,20% -21,1%

É importante avaliar estes resultados numa janela temporal mais alargada, o que nos permite ver que a Samsung apesar de se manter no topo das marcas com mais equipamentos vendidos está em queda há já 2 anos.

Depois de em 2013 ter tido 31% de quota de mercado, fecha 2015 com 23%, ainda assim um valor bem superior ao da Apple e ao da Huawei, que começa agora a ganhar uma nova força neste mercado.

 

Ao contrário de outros mercados, como o dos PCs, os smartphones continuam a ser uma fonte de lucro para as marcas que estão presentes. Há um ligeiro abrandamento nas vendas, mas isso poderá dever-se a alguma saturação e à falta de uma oferta que consiga convencer os consumidores a apostar na troca dos seus equipamentos.

IDC

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Sampaio
    Pedro Sampaio

    Parabéns, viva ao bloatware.. e eu aqui com o meu Xiaomi que custa bem menos, a existencia de bloatware é bem pequena, e as specs estão ao nível de um topo de Gama da Samsung

    Não são gostos, isto graças a o uso do nosso brain, que nos permite ter um telemóvel com quase as mesmas caracteristicas senão as mesmas de um Smartphone da Samsung que custa 600-700€!

    Não olhem apenas para a beleza ou para a Marca em si 😉

  2. Avatar de Antonio Silva
    Antonio Silva

    off-topic

    Nexus 5x e 6p com uma excelente promoção atraves da loja google.

  3. Avatar de João
    João

    E preparem-se para o S7 e penso que vem em força, o S6 desiludiu um pouco por perder a proteção contra salpico e o cartao de memoria. não notei grande diferença para o S5

  4. Avatar de PSN
    PSN

    Venderam mais, porque são os melhores! /s

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Não!
      Venderam mais porque têm portfólio cheio de smartphones, às dezenas!
      Logo têm mais escolha de compra!
      Melhores? Lol

    2. Avatar de Julio Vieira
      Julio Vieira

      vendeu mais porque é a mais conhecida pelo consumidor “comum”
      uma pessoa que não perceba muito de smartphones nem se dê ao trabalho de comparar os mesmos ao pormenor, casp apresentes um Samsung, um Huawei ou um One plus na gama de 250/350€, muito provavelmente vai comprar um Samsung porque é a marca melhor conhece e que lhe dá mais “garantias”.

      1. Avatar de joao alves
        joao alves

        ja tive um s3 e recentemente adequiri um oneplus x… foi das piores coisinhas que fiz… a samsung tem app “unicas” muiiiiito mas muito boas para trabalho, lazer e fotos que claro tornam o telemovel mais caro mas com uma experiencia de utilização muito melhor..

        ah e para nao começarem a dizer que sou fanboy samsung, actualmente tenho um lumia 950xl que tem optimas caracteristicas e app igualmente muito boas para trabalho/fotos/lazer

        1. Avatar de André Lima
          André Lima

          Faço tuas minhas palavras! As Rom´s Samsung são sem dúvida um pouco mais lentas que as da concorrência, mas as Apps e todas as funcionalidades que oferecem são sem dúvida do melhor!

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Nem sempre os que vendem mais são os melhores. Tendencias pesam mais que qualidade hoje em dia.

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      A fiat também é melhor que a ferrari

    5. Avatar de somaisum
      somaisum

      Não é fanatismo da tua parte?
      Venderam mais porque têm 5010023041234 modelos diferentes.

      Congratulo mais a Xiaomi pelo lugar dela..

  5. Avatar de PSN
    PSN

    As vendas de telemóveis não sei para que é que contam mesmo!

    Não sei como é que podem contar igual um telemovel de $10, e um de $1000…

    Não é a mesma categoria, sequer!

    1. Avatar de Boss
      Boss

      “vendas de smartphones”

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Já há smartphones Android por esse preço!

    2. Avatar de Mark
      Mark

      Isso é verdade mas quando é para vir com as conversas o meu é maior que o teu ai o pessoal já mete tudo na mesma categoria…

  6. Avatar de Loladas
    Loladas

    Ai e tal por que as atualizações não vêm e tal… mas no fim de contas vendem mais. A verdade seja dita, a nível de qualidade de construção, durabilidade e design, são os melhores!

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Design e durabilidade para mim os melhores eram os da linha Lumia até ao 930 depois… Agora estou rendido ao meu g4

  7. Avatar de Artur
    Artur

    Porque razão tiraram uma foto de um Samsung Galaxy Edge no site do Pplware? Porque não na aplicação? Algum progresso que estejam a fazer com a app?

    1. Avatar de somaisum
      somaisum

      A foto foi da exposição (não me lembro da feira) onde apresentaram o Edge. Acho que para não instalarem nada, suponho, limitaram-se a ver a página..

  8. Avatar de Romeu
    Romeu

    Têm bons produtos, mas não são os melhores. Pela experiência que tive e tenho, a minha eleição é a gama Nexus. Já agora, os smartphones Nexus estão em promoção na google store.
    Cumps

  9. Avatar de rui
    rui

    Não entendo. Cada dia dizem sua coisa. Num dia é a apple a ser líder de vendas, no outro dia é a samsung.

  10. Avatar de Modem
    Modem

    “mas aqui o crescimento a 12 meses é dominado pela Apple e, mais uma vez com um valor perto dos 50%, a Huawei.”
    A Apple teve o 4º maior crescimento, atrás de (por ordem) Huawei, Lenovo e Xiaomi.

  11. Avatar de Boss
    Boss

    Ai a minha Apple a fraquejar e a Samsung a dar cartas depois de eu a ter enterrado.

  12. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Pode liderar as vendas de 2015, mas a qualidade… Deixa muito a desejar. Qualidade mesmo só a Apple é que tem trazido (os Lumias também se demonstram ser bons, apesar do ter um design horrivel a nível de Software)… Androids, rua com eles. É só imitações baratas cheias de aplicações sem utilidade e inúmeros bugs.

    1. Avatar de Boss
      Boss

      Bla bla bla… Whiskas saquetas!
      Não compraria um Samsung, mas gosto do edge. É a imitação do quê? Dúvidas na qualidade fundadas em quê? Quem está a caminho da rua é a tua Apple, o marketing e o fanatismo já não suportam a venda de um telemóvel pelo triplo do custo de produção.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Já não? Quem é que facturou 74.8 mil milhões de dólares? Com mais de 18.4 mil milhões?

        Diz lá! Foi a Samsung?

        1. Avatar de Boss
          Boss

          “Apple predicts first revenue decline in 13 years”
          Se não percebes números… só Deus te pode ajudar.

  13. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Não! Não! Quem lidera são os chinas! Vão ver como eles vão esmagar as outras marcas e depois reinar! Esperem para ver os resultados de 2016 e poderão tirar as conclusões óbvias!

  14. Avatar de António
    António

    Se a Samsung está à frente nas vendas, não seria lógico, na foto da notícia, o smartphone da Samsung estar em primeiro plano?

  15. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    O meu irmão contribuiu para a causa com 1 Galaxy S3 Neo

  16. Avatar de o gajo
    o gajo

    Tanta tralha numa foto só

    1. Avatar de gilgamesh
      gilgamesh

      tralha? lol

  17. Avatar de Mattheus Lucca
    Mattheus Lucca

    Líder em trocas também… 10 pessoas que conheço compraram Samsung trocaram ou por Sony ou motorola…não adianta, Samsung nunca será boa, o que faz ela ser líder é lançar um celular por dia