Alerta PJ: Telemóveis são o novo alvo de burlas

8 Comentários

Durante anos os alvos principais dos ataques dos hackers estiveram focados nos computadores. Com a generalização dos dispositivos móveis esses alvos estão a mudar e têm um novo destino.

Segundo a Polícia Judiciária, dos 500 inquéritos abertos por ciberataques, uma grande parte está já directamente relacionada com a intrusão nos smartphones.

smartphones_0

Os novos alvos dos hackers estão a ser os smartphones, que são agora o ponto de ataque para o roubo de dados dos utilizadores.

Segundo o Diário de Notícias, o roubo de passwords e dados de acesso são actualmente dos maiores crimes informáticos. De acordo com Carlos Cabreiro, coordenador da secção do crime informático da directoria de Lisboa da Polícia Judiciária, o número de ataques a smartphones cresceu…

Este ano notámos um ligeiro aumento do número de processos por crimes praticados com recurso às plataformas móveis, ou seja, os smarthphones

smartphones_1

No total, a PJ de Lisboa chegou ao final do ano de 2015 com 858 inquéritos abertos por crimes informáticos. Destes 500 são por ciberataques, 250 por pedofilia na Internet, 70 por extorsão sexual e 30 por crimes praticados contra as pessoas na Internet (injúrias, difamação, entre outros), segundo dados oficiais.

Também durante 2015, a Polícia Judiciária fez mais de 300 arguidos por estes crimes, 21 dos quais por hacktivismo.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alvaro Costa
    Alvaro Costa

    Esquecem-se que os telemóveis, hoje em dia, são autênticos computadores…
    Não facilitem!

  2. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Para além do bom-senso e da utilização responsável do smartphone, recomendam a instalação de algum anti-virus ou uma outra qualquer app para aumentar o nível de segurança?

    1. Avatar de Marco Nunes

      simplesmente cuidado com sites manhosos e muita atenção a links que pedem dados e etc, o principal problema de segurança vem dos users, o antivírus hoje em dia faz pouco sentido, nos Teles ainda menos….. nunca usei em Teles, e em PCs quando me decidia a por 1 o PC ficava ainda pior e decidi nunca mais usar nada disso, opinião de quem conhece +- de como funciona a coisa 🙂 a decisão final é de cada 1…

      1. Avatar de Luis Costa
        Luis Costa

        Pessoalmente tento ter sempre cuidado, mas nunca sabemos quem pode estar a conseguir aceder aos nossos dados. Por norma não uso o smartphone para aceder aos bancos e gosto de ter um anti-virus, nem que seja pelo efeito placebo 🙂
        Neste momento, uso o 360 Security + CCleaner + Malwarebytes e não tenho tido problemas, mas eu sou um amador nestas coisas.

    2. Avatar de gemario
      gemario

      Tenho o Avira e estou satisfeito.

  3. Avatar de irlm
    irlm

    Fazer pagamentos por NFC com contas bancárias serão um isco para os hackers.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Isso será verdade se os aparelhos fizerem pagamentos sempre com a mesma identificação e guardarem os dados de pagamento de forma desprotegida.
      Neste momento a tecnologia que anda a ser usada nalguns sistemas de pagamento por telemóvel, é mais segura que o pagamento com cartões.

  4. Avatar de afonso
    afonso

    prumeiro ai vao as minhas saudacoes calirosas e desejar um feliz ano novo repleto de sucessos sucessivos.tenha a dizer que agentes autorizadas deve ser capazes de estruir como se pode usar o aparelho,para nao afastar os utentes