Dica: Remover relógio e/ou área de notificação no Windows

25 Comentários

A barra de tarefas do Windows é uma barra literalmente tratada com esteróides. Com ela é possível fazer muitas coisas interessantes. Com o evoluir do Windows esta barra tem sido ainda mais vitaminada. Actualmente é uma das barras mais completas que acompanham os sistemas operativos da actualidade (preferencias à parte).

A última que descobri foi uma forma de remover o relógio e a área de notificação. Desta forma ficam com um ambiente de trabalho ainda mais limpo e funcional.


Esta dica irá explicar-vos a forma de removerem o relógio do Windows e/ou a Área de notificação da Barra de Tarefas. Esta dica aplica-se ao Windows XP, Vista e 7.

Muitos de vós usam relógios externos ao Windows e o relógio da barra de tarefas não tem uso. Podiam portanto removê-lo. Mas como o fazer? Já explicamos à frente. Eis uma imagem do que será a vossa barra de tarefas caso optem por remover o relógio. Se decidirem remover o relógio podem encontrar aqui uma excelente alternativa.

Podem ainda facilmente remover a área de notificação da barra de tarefas. Esta opção fica ao vosso critério. A mim dá-me jeito tê-la ali, mas pode ser que no vosso caso não sintam necessidade dela. Eis uma imagem da vossa barra de tarefas completamente despida de acessórios.

A forma de removerem estas duas funções é extremamente simples. É feita através da utilização do Editor de Politicas Grupo Local e implica apenas activar a politica certa.

Em primeiro lugar devem lançar o Editor de Politicas Grupo Local. Para isso carreguem no botão Iniciar e na caixa de pesquisa coloquem gpedit.msc. Carreguem agora no Enter.

Ao executarem esse comando será aberta uma nova janela. Essa janela é o Editor de Politicas de Grupo Local. Ai dentro devem procurar na coluna esquerda por Configurações do Utilizador, depois por Modelos Administrativos e finalmente por Menu Iniciar e Barra de Tarefas. Seleccionem este último.

Na metade direita serão apresentadas os itens referentes a essa entrada. Procurem por Remover Relógio da área de notificação do sistema.

Façam duplo cliquem em cima dessa entrada e activem-na.

Caso pretendam também ocultar a área de notificação do Windows só têm de procurar a entrada Ocultar a área de notificação no mesmo local. Apliquem um duplo clique em cima dessa entrada e activem-na.

Após aplicarem estas alterações devem terminar a sessão do vosso utilizador e voltarem a entrar. Só assim estas alterações são efectivadas.

Vejam então como fica o vosso Windows XP depois de aplicarem esta alteração. O Windows 7 pode vê-lo na imagem inicial do artigo.

Se pretendem limpar um pouco mais a vossa área de trabalho usem esta dica. Escolham o que pretendem remover e usem-na. Repito que me parece que a área de notificação fará falta, mas fica ao vosso critério usarem-na ou não. E lembrem-se que facilmente podem reverter estas alterações, basta seguirem os passos indicados.

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sergio
    sergio

    fica com aspecto limpo mas faz-me falta o relógio pelo menos

    1. Avatar de MobileApps - Tudo Sobre Telemóveis

      concordo, fica elegante mas só o facto de querermos saber as horas e olhar apenas para o canto inferior direito do ecrã, não compensa tirar,claro isto é minha opinião.. 😉

      Mas parabéns pela dica de certeza vai agradar a muitos 😀 :D…

      Ruben Ferreira

    2. Avatar de Pedro Simões

      Coloca um relógio mais interessante. Existem vários. Testa este:
      https://pplware.sitedev.pt/software/relogio-htc-no-windows/

      1. Avatar de sergio
        sergio

        até é bonito mas os segundos sempre em andamento deixam a desejar!

      2. Avatar de Shadow
        Shadow

        Acho que a questão é ter o relógio no canto enquanto trabalhas ou navegas na net, e acima de tudo o hábito 😛

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa dica! Estava mesmo a precisar. Eu já tinha no meu computador antigo, agora mudei de computador e já não lembrava como é que se fazia!!! XD

  3. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Qq coisa não bate certo. Como fazer no XP Home?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Testaste o que é indicado?

  4. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Não encontro o gpedit.msc!

    1. Avatar de Pedro Simões

      Supostamente o XP Home não tem o gpedit.msc, mas dá uma lida aqui.

    2. Avatar de hi
      hi

      nem eu i tenho o w7

  5. Avatar de Vitor Oliveira

    No windows 7 existe uma opção para desligar mesmo o relógio. Basta ir à setinha na taskbar, customize, turn system icons on/off e depois está lá a opção clock 😉

    Cumps

    1. Avatar de José Alberto
      José Alberto

      Essa dica também funciona no Vista. Com o relógio que tenho na Sidebar aquele do canto inferior deixou de fazer sentido. Obrigado!

  6. Avatar de vitor b.
    vitor b.

    “esteróides”, Pedro

  7. Avatar de Pedro Leitão

    Desligar o relógio tudo bem, mas desligar a barra de notificação…

    O messenger minimiza para lá (pelo menos no meu, que o comportamento pré definido do messenger no windows 7 é horrível), assim como twhirl, utorrent, status da bateria, wireless, som, etc…

    Toda a gente tem aplicativos a minimizar para lá, e se o relógio é dispensável, o resto não me parece que seja…

  8. Avatar de Miguel Jeri

    “estróides”? Não conheço essa palavra 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Esteróides… assim e que é mas Miguel, não te metas nisso que não deve ser grande coisa 😀

  9. Avatar de Jonathan Vilela
    Jonathan Vilela

    Queria agora colocar uma questão relacionada com a barra no windows 7, como mudar o comportamento da mesma, ou seja, como activar/ desactivar a função (ao estilo do windows XP) de Manter a barra de tarefas por cima das outras janela.

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    na minha opinião não considero o relógio indespensável. Ainda por cima agora que traz a data incluida. Basta olhar para o canto inferior esquerdo e pronto. Não precisamos de ir para ambientes de trabalho, clicar em teclas ou rato, basta olhar. Mas são gostos.
    Acima de tudo penso que o Pedro tentou mostrar foi as potencialidade de parametrização. O Relógio seria apenas um exemplo. Digo eu

  11. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Realmente desaparecer o barra de notificações é um bocadinho chato (para mim)…
    Agora, quase todos aplicativos, são minimizados para lá, e até que é a minha preferência por exemplo com o Skype, WLM, uTorrent (…) como é algo que não estou constantemente a utilizar fica na “system tray”…

    Agora sem ela….. é “complicadito”… 😆
    Mas a dica é boa! 😀

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      À, esqueci-me de referir, o relógio nem é importante, utilizo o RainMeter(.net) e ele dá-me horas, visualmente, muito mais bonito e muito pode-se personalizar… 😀

  12. Avatar de Gato Guga

    Bom saber que é possível sumir com a barra, mas não vejo razão para isso. O Windows 7 é fantástico e deixá-lo original é mais útil. Ficar instalando gadgets de terceiros apenas consume recursos e vai acumulando lixo, pois sempre instalamos e removemos os programas.
    Na minha opinião não tem nada a ver deixar um relojão no desktop. Muito melhor olhar o relógio original, que agora tem a data como vizinho, o que facilitou mais ainda.

  13. Avatar de Nome Fixe
    Nome Fixe

    Muito bom artigo.So um a parte o que se está a fazer é remover o acesso ao relogio atraves das politicas.

    keep on moving pplware

  14. Avatar de Fábio
    Fábio

    Tira-lo tudo bem e pô-lo de novo?
    já pus desactivar nao configurado, etc.. e nada
    ajuda?

  15. Avatar de David
    David

    Boas..
    eu gostaria era do seguinte por exemplo ter o utorrent ligado ao minimizar ele vai la para ao pé do relógio, é possível ele estar a “trabalhar” mas estando escondido(ou seja se alguém que utilizar o pc não se aperceba que este está aberto).
    Obrigado