PSP alerta para chamadas “falsas” do suporte da Microsoft

41 Comentários

Foi através da rede social Facebook que a PSP alertou, esta segunda-feira, para a existência de chamadas “falsas” para o “suporte técnico remoto” efectuada por pretensos técnicos da Microsoft Portugal. A PSP alerta que não devem ser facultados quaisquer dados críticos de segurança tais como IP, USERNAME, PASSWORD por qualquer via, mormente a telefónica.

PSP


Em Fevereiro de 2015 a PJ já tinha alertado para situações idênticas às reportadas agora pela PSP.

Na prática os atacantes recorrem ao telefone para contactar as vítimas e solicitam um conjunto de dados (ex. IP, USERNAME, PASSWORD do sistema operativo) que lhes permite o acesso remoto à máquina.

PSP_02

Para que não seja uma das vítimas, é importante que siga as seguintes recomendações:

  • não deve haver qualquer resposta a este tipo de contactos, uma vez que os mesmos não são efetuados pela empresa Microsoft;
  • não devem ser fornecidos quaisquer tipos de dados pessoais;
  • não deve ser facultada qualquer interação com o seu sistema informático, sob pena de dano e comprometimento do equipamento, bem como dos dados pessoais que aí possam existir.

No caso do suporte técnico da Microsoft, a empresa possui um formulário online onde podem reportar estas situações.

Partilhar:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mário Silva
    Mário Silva

    Sempre que recebo chamadas dessas, atendo.. ligo a maquina virtual instalo la o que eles pedem só para lhes fazer perder tempo e óbvio, gozar com eles.. isto tudo porque é feito numa maquina virtual onde não tem acesso ao meu PC “principal” e isto é a arte de gozar com eles!

    E depois usar o wireshark e fazer sniffing para obter o IP deles.

    1. Avatar de urtencio
      urtencio

      Não sei se és um sortudo ou um azarado! Eu não conheço ninguém que tenha recebido uma chamada dessas e pelos vistos tu recebeste mais do que uma.. :O
      até consegues “brincar” com eles! :scratching_the_nose

      1. Avatar de Mário Silva
        Mário Silva

        Só recebi 1 da Microsoft, eu quando disse “chamadas” refiro-me a outros tipos de chamadas, não existe só da Microsoft, existe outras de burlas.. Como por exemplo dos Bancos onde pedem o número da conta bancaria e a pass por “problemas no banco”

        Há varios tipos de burlas, não afirmei que recebo sempre e várias chamadas de “Fake Microsoft Support”

        Mas, quando recebo trato sempre de gozar com eles, que se acham que só eles sabem enganar tão bem, e que toda a gente para onde eles ligam é parva.

        1. Avatar de as
          as

          mário, também vi esse vídeo no youtube.

      2. Avatar de Adolfo
        Adolfo

        Serei sortudo ou azarado???, Já recebi 3 sim 3 chamadas dessa numa semana, azar o deles depois de tempo e tempo á espera que a maquina arrancasse e de lhes dizer que estava a receber um alerta que não tinha permissão para efetuar aquela operação e ele me ter tentado aceder através do logmein123, pedi-lhe gentilmente para me beijar o c*

      3. Avatar de Eduardo Albuquerque
        Eduardo Albuquerque

        Eu fui um dos felizes contemplados com DUAS chamadas.
        Às 7h30 (manhã) recebi a primeira mas depois ninguém falou.
        À hora de almoço atendi-os e percebi logo que tinha aldrabões do outro lado da linha… É preciso ter mesmo muito cuidado.

      4. Avatar de Tiago
        Tiago

        Eu já recebi 3 ou quatro telefonemas e gozo com eles, pois são chineses com sotaque péssimo

      5. Avatar de JMS
        JMS

        Já recebi duas, sao chineses ou indianos, tem um sotaque mesmo estranho, da 1 vez disse que utilizava linux delegaram logo, da segunda ligaram as 7 da manha comecei a mandar vir com eles nunca mais ate hoje

      6. Avatar de João Cavaleiro
        João Cavaleiro

        Não é que pensei exactamente o mesmo? 🙂

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Eu também já recebi… mas a rapaziada com o “inglês” de topo deles meteu o rabinho entre as pernas quando percebeu que eu sabia do que se tratava…

    3. Avatar de Cruz182
      Cruz182

      eu customo ir a casa de banho fazer necessidades enquanto falo com eles.

    4. Avatar de Jorge Silva
      Jorge Silva

      E o teu IP? Utilizas VPN para esconder ou deixas estar?

  2. Avatar de HumbertoC
    HumbertoC

    Já agora,mais alguém recebeu e-mail com um inquérito da Autoridade Tributária?
    Foi direto ao lixo!
    PS: Mário,excelente trabalho;)

  3. Avatar de Renato
    Renato

    Ri-me na cara dos gajos quando lhes disse para mandarem um email com as indicações necessárias e eles disseram: nós não possuímos sistema de email. Depois desligaram a chamada

  4. Avatar de Jack
    Jack

    A semana passada recebi uma chamada destas, com um nº internacional que depois de pesquisar, era da China. Na altura da chamada, o” técnico” falava inglês com sotaque indiano. Começou por dizer que era do suporte tecnico da Microsoft e que o meu Windows ia ser bloqueado. Só tive uma resposta para ele. “Fuck you” e desliguei a chamada. Pelos vistos eu tinha razão a Microsoft não liga para ninguém a dar suporte técnico sem ser solicitado

  5. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Quando um “artista” desses vos ligar com a treta do seu Windows vai ser desactivado, respondam-lhe:
    “Thank god, I’ve been calling you guys (Microsoft) for ages to get my refund! When will you issue my check? Can’t you expedite the matter and pay me some other way, Bitcoin or Paypal for instance?” — E insistam com ele em pagar-vos o vosso refund, não o deixem desligar!

    É o que faria, estou mortinho pelo telefonema!

    1. Avatar de Rodas
      Rodas

      Eheh. Gostei desta ideia. Acho que a vou passar a usa-la sempre me tentarem burlar.

  6. Avatar de censo
    censo

    Eu nunca atendo números desconhecidos.

    1. Avatar de Jack
      Jack

      O nº não aparecia desconhecido. Era um nº internacional….Olhem vou deixar aqui o nº do qual me ligaram: 005867498222, pode ser que sirva para alguém os hackear ou gozar…

  7. Avatar de Jesus jones
    Jesus jones

    Eu so recebo aquelas me… do aumento do penis

    1. Avatar de Miguel Luis
      Miguel Luis

      Isso é porque eles provavelmente sabem que tens um pénis muito pequenino… hahaah! 😀

  8. Avatar de DAV
    DAV

    Só me aconteceu uma vez e já foi há mais de um ano atrás. O homem em “inglês” (com um forte sotaque Indiano ou Chinês) disse que era do suporte da Microsoft e que tinham de aceder ao meu pc porque eu tinha um vírus ou qualquer coisa assim do género, eu desliguei logo.

  9. Avatar de that guy
    that guy

    Porque è que tanto no titulo como no artigo a palavra “falsas” aparece entre aspas? As chamadas são mesmo falsas! Não há aspas amigo…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Para bom entendedor meia palavra basta.

    2. Avatar de Nuno Fernandes
      Nuno Fernandes

      Porque a chamada não é falsa, apenas o conteúdo da chamada =). Dai o titulo ter aspas.

  10. Avatar de Alc
    Alc

    A mim tb já aconteceu… Ligou um fulano dizendo que era da parte da Microsoft e que eu tinha um virus no computador! Eu perguntei-lhe se sabia com quem estava a falar… Ele disse “Desculpe, mas que só tenho acesso à informação do seu windows do computador”. Eu disse-lhe que era o Patrão dele! Ele disse “What ham ham,,,” Eu disse: “Yes, Im your boss… I’m Bill Gates”…. Ele começou-se a rir e desligou o telefone na minha cara… Falta de respeito! Hihihi

  11. Avatar de Desconfiado
    Desconfiado

    Aconteceu-me uma vez. Era um indiano com o seu sotaque típico. Disse-me que “eles” (microsoft!) detectaram que o meu computador tinha sido alvo de um ataque de hackers e que me queriam ajudar a eliminar esse problema de segurança no computador. Pediram-me o IP e eu disse-lhes. Então não sabem o meu IP e sabem que ele foi atacado?? E ainda por cima conseguem “ligar” o meu IP ao meu número de telefone? Vocês “microsoft”? Então disse: “OK My WAN IP is 69.69.69.69!!” Ao que o tipo me disse que não era válido. E eu disse válido não é o que vocês estão a fazer: “You are trying to cheat me!”; e que não precisava da ajuda dele. Ao que o tipo me respondeu “If you have big problems then after do not blame microsoft”. Eu disse-lhe para ele ficar sossegado pois não lhe iria pedir contas. Disse-lhe que ía desligar o telefone e o tipo começou a insultar-me. E desliguei……

  12. Avatar de Norberto Vale
    Norberto Vale

    Quando recebo chamadas desse teor, chamadas de marketing agressivo e similiares, via telemóvel, digo sempre que estou em reunião, e peço para me ligarem mais tarde para o telefone fixo, dando-lhes o número da PJ ou Deco, conforme o caso.

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    A semana passada tambem recebi uma chamada dessas, uma vez mais um claro sotaque indiano e a dizer que o meu windows tinha virus e eles iriam ajudar a remover. Apenas disse que tenho o pc seguro e não tenho problemas e desliguei. Voltaram a ligar e insisti que não precisava da ajuda deles, voltei a desligar. Ligaram novamente tipo “chateado” a perguntar porque eu tinha desligado a chamada e coisas assim. Apenas disse que sei como resolver a situação e não preciso da ajuda deles, voltando a desligar.

    Felizmente não voltaram a insisitir – 3 vezes já foi muito

  14. Avatar de António Cruz
    António Cruz

    Já vi que é só inteligentes a comentar…

    1. Avatar de Adolfo Dias
      Adolfo Dias

      Há uma excepção….tu!!!!

  15. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Desde ontem já recebi 5 chamadas desta palhaçada.

  16. Avatar de JRaveiro
    JRaveiro

    Boas pessoal.
    Também foi contemplado no passado sábado 12 dezembro às 8h da manhã com uma chamada.
    A Sra. começou por dizer que o meu computador tinha em problema grave de segurança, solicitou que eu abrisse o “Executar” e digitasse “eventvwr (Visualizador de eventos)” para confirmar a existência de um sinal amarelo de exclamação. E não é que existe?! Pois, a diferença é que sei que é normal a existência daqueles erros.
    Foi então que comecei a entrar no jogo deles, ou eles acharam que sim.
    Disse-lhes que estava sem bateria no portátil e que o mesmo foi abaixo, rapidamente disseram que era urgente colocar o carregar porque era grave a situação do computador. Disse-lhe que não tinha carregar e a fulana insistia, insistia, até que chegou ao ponto de perguntar se não havia mais computadores em casa.
    Disse-lhe algo sobre a mãe dela e claro, não gostou e desligou.
    Durante a chamada dei conta que ela passava informação a alguém, sobre tudo quando me pediu para chamar o TeamViewer.
    Pessoal, muita atenção.
    Boas festas e todos

  17. Avatar de flamarro
    flamarro

    Boas,
    Pois eu para aí desde dia 14 ou 15 de dezembro, dia que recebi uma chamada às 7 da manhã e atendi, tenho recebido todos os dias pelo menos uma chamada. Nesse primeiro dia mal ouvi microsoft desliguei logo, pois já tinha lido qualquer coisa sobre o assunto. Outra dia atendeu a minha filha e avisada, disse que não falava inglês, ao qual desligaram. As outras são chamadas que ficam registadas no telefone durante o dia, de numeros do estrageiro, desde Suecia, Singapura, e por aí.. Hoje atendi eu e a gaja começou a dizer que era da microsoft e eu deixei continuar e que tinha um problema qualquer no PC ao qual eu respondi que devia ser engano pois eu não tinha computador. Ela confirma o meu primeiro nome (sabia o meu nome correcto) ao qual respondi que sim (acho que será facil obter o meu nome) e ela disse que no laptop… e eu outra vez…não tenho laptop….. desligou…..
    Só acho chato é estar constantemente a receber chamadas. É que é todos os dias….às vezes fico a pensar se podem fazer alguma coisa só por um tipo atender…

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    Pois… mesmo agora recebi uma chamada do número 423543565, e da suposta Microsoft! Sem dar conversa… disse… tou tou… do outro lado em inglês que era da microsoft… desliguei!

    1. Avatar de Joaquim Rodrigues
      Joaquim Rodrigues

      Mas tentem saber o que querem fazer…

  19. Avatar de Paula
    Paula

    Acabei de receber uma dessas chamadas 034957610000

  20. Avatar de Neri
    Neri

    Alguem ainda recebe destas chamadas? Recebi várias nos últimos dias:
    0012193363179
    0041443621463
    0043720022183
    292946826

  21. Avatar de Rui
    Rui

    Acabei de receber uma dessas chamadas, pediram para instalar o anydesk… E mais tarde o teamviewer… Após pedirem 10€ para renovar a licença do Windows e preencher os dados, simplesmente desliguei a chamada e cortei a net enquanto desinstalava o teamviewer… Só tenho uma questão: uma vez que tiveram acesso remoto, podem aceder novamente sem sabermos?

    1. Avatar de Joaquim Rodrigues
      Joaquim Rodrigues

      Estes tipos continuam ativos !

  22. Avatar de Dário
    Dário

    Boas. Hoje recebi uma chamada dessas e logo que me disseram que era da Microsoft e que eu tinha um problema grave no meu computador (quando eu sei que estou seguro por perceber disso e por me precaver em relação à segurança) percebi logo que era uma burla e quis ver até onde eles iam. Ele pediu para eu ir ao meu PC e para digitar algo, e começou por dizer t… e… a… m… eu disse de imediato, pare que eu já sei o resto… viewer… e perguntei, de onde está a falar e ele com um sotaque estranho mas em espanhol que era dos EUA e eu a ver um nº da Alemanha lol. Dei-lhe mais umas “tangas” para ele perder tempo e eu me divertir e a seguir desliguei lol. Muito cuidado com este tipo de chamadas.
    O nº era este: 0049 9802 93026