Carregue o smartphone apenas com calor numa mesa de jantar

9 Comentários

Há um novo conceito a ser explorado que tem como objectivo transformar o calor produzido numa casa em electricidade.

Já não é propriamente uma novidade as mobílias que incluem tecnologia capaz de carregar a bateria de equipamentos por indução, mas este tipo de carregamento exige que haja uma ligação eléctrica. O conceito que hoje lhe damos a conhecer vai mais além disso, trata-se da produção de electricidade através de calor dispersado em qualquer casa, capaz de carregar dispositivos móveis.

smartphone_bateria


Heat Harvest (colheita de calor, em português) é um conceito inovador que está a ser desenvolvido por estudantes do Instituto de Design de Interacção de Copenhaga. A ideia consiste em recuperar o calor dissipado numa casa através de qualquer que seja a fonte de calor e transformá-lo em electricidade.

Se uma pessoa está a trabalhar num computador portátil comum ele está a consumir cerca de 40 watts de electricidade mas está também a produzir uma quantidade de calor equivalente. O que estes estudantes propõem é que o calor possa ser aproveitado através de um dispositivo autónomo ou integrado em artigos do lar, como móveis, por exemplo, transformando-os em electricidade mais limpa e sem custos.

table_smartphone

Seja o calor produzido por outros equipamentos electrónicos, seja o calor de panelas, de chávenas de chá, em vez de ser simplesmente dissipado pelo ar, desperdiçando essa energia, no futuro, esse calor poderia vir a ser reutilizado ajudando a minimizar os custos com a electricidade.

O Heat Harvest utiliza a termoelecticidade para recolher o calor desperdiçado e converte-o na tal electricidade gerada devido às diferenças de temperatura entre as duas superfícies. A produção deste tipo de electricidade está cada vez mais eficiente graças à nanotecnologia, mas ainda é ineficiente para o fim pretendido.

A adaptação desta tecnologia de “colheita de calor” poderia ser aplicada aos tampos de mesas ou almofadas de forma a recolher calor através de diferentes fontes. Além do carregamento de baterias esta tecnologia poderia ainda ser suficiente para a iluminação da casa.

Fonte: Space 10

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Excelente! Adoro este tipo de iniciativa. Gostava de ver também um soalho que convertesse cinética em eléctrica.

  2. Avatar de Zé pagante
    Zé pagante

    Se assim for, os chulos das fornecedoras de electricidade não tardam a pagar chorudas somas a estes inventores, para que a descoberta não siga em frente.

  3. Avatar de João terra
    João terra

    vou tentar carregar o meu smartphone no fogão de lenha

  4. Avatar de Zaark
    Zaark

    Muito interessante. Mas uma coisa é certa: se estivesse já no mercado, alguma mente brilhante iria colocar o smartphone em cima dum aquecedor e admirar-se de explodir. Há sempre xD

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    mas o calor nao é mau para as baterias?

    1. Avatar de victor
      victor

      O calor sera convertido em eletricidade. A eletricidade nao faz mal às baterias.

  6. Avatar de lo
    lo

    Até que temperaturas pode estar o telemóvel em contacto com o calor? Por exemplo pôr uma chavena quente em cima do sítio da bateria?

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Esse tipo de captação de energia não é novo, a partir de um elemento peltier. O problema é que é necessário uma diferença entre temperatura das faces alto para criar energia que se veja, muito mais para carregar um telemóvel…