Satya Nadella: Windows 10 é o sistema operativo mais seguro

70 Comentários

Existem várias razões para actualizar o sistema para o Windows 10. A Microsoft inovou bastante, trouxe funcionalidades que tinham sido descartadas em versões anteriores do Windows e apostou bastante na segurança do sistema.

No passado, a empresa de Redmond, já tinha dado 10 razões para actualizar para o Windows 10, tendo em conta o factor da segurança. Mas recentemente o CEO da empresa voltou a reforçar a ideia de que o Windows 10 é o sistema operativo mais seguro da actualidade.

win10


A Microsoft tem feito um enorme esforço com vista a garantir a melhor segurança dos utilizadores. Num evento realizado em Washington, o CEO da Microsoft, Satya Nadella referiu sem meias palavras, que este é o sistema operativo mais seguro da actualidade, depois de uma demonstração de duas novas funcionalidades ao nível da segurança: Device Guard e Credential Guard.

In Windows 10 we have great technologies – core security stechnologies – in fact the virtualisation infrastructure coupled with security features is what makes Windows 10 the most secure operating system…

Satya Nadella

 

Autenticação biométrica

As passwords estão a ficar fora de moda! A Microsoft pretende revolucionar o conceito de passwords com “passwords a pedido” e tem um novo sistema ao qual deu o nome de  Windows Hello.

Este novo sistema recorre a assinaturas biométricas (ex. íris, face, dedo) que são combinadas com hardware ou software para garantir o reconhecimento do utilizador e proceder à respectiva autenticação no sistema. De acordo com a Microsoft, este novo sistema pretende ser rápido na avaliação e eficaz na autenticação/autorização, eliminando assim a necessidade de passwords.

Na verdade a Microsoft tem dado provas que o Windows está mais seguro, tendo implementado um conjunto de mecanismos que garantem a melhor segurança do mesmo. Com o Windows 10, ainda pouco se ouviu falar em falhas de segurança que comprometam o sistema (por parte de terceiros), apesar de existirem alguns medos dos utilizadores tendo em conta os boatos que apareceram sobre a privacidade dos utilizadores no sistema. Até ver, este é sem dúvida um dos sistemas operativos mais seguros do mundo.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Trata-se simplesmente de Marketing. Mas na verdade não existe um sistema Operativo popular, de uso caseiro, mais seguro que o Linux.
    No Windows é comum sermos infetados por malewares, nossos dados são partilhados ocultamente….

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      não diria melhor..

      o fulano tem que defender o que vende, mesmo que seja um software que faz muita coisa sem o consentimento do utilizador ….

      1. Avatar de Mario Lino
        Mario Lino

        Muda para o 7, quem tem o 10 e so pela estetica e nao pelo conteudo..eu faco tudo no 7 e nc me senti limitado, quando isso acontecer faco upgade

      2. Avatar de KingDi
        KingDi

        Sem o consentimento do utilizador??? Mas só por acaso tu lês os termos do Windows do principio ao fim???

    2. Avatar de CC
      CC

      Ele nao mentiu, só se referiu ao universo windows. No universo total dos SOs existentes não é o nº1 dos mais seguros, ai talvez o openbsd é o mais seguro

      1. Avatar de José
        José

        Olá.
        Qual o LINUX, que me aconselha, sendo eu um utilizador, pouco experiente? Eu gosto do Win 10, mas com tantas noticias, ora contra, ora a favor, acabamos por ficar baralhados. Tenho também o Win 7 fidedigno, mas como vejo a Microsoft, tão empenhada no 10, que se esqueceu, do 7. Pois quando se faz uma instalação de raiz do Win 7, temos depois muito mais que 200 atualizações,, o que leva tempo sem fim a atualizar. Já deveriam terem, feito o SP2 para o Win 7, mas agora já perdi a esperança. Assim, o que me aconselha, instalo o Win_10, o Win_7, ou um Linux??

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas José

          Pessoalmente acho que deves começar pelo Ubuntu ou Ubuntu Mate.

          1. Avatar de José
            José

            Olá
            Pedro Pinto
            Obrigado pela resposta.
            Pedro, como e onde faço o Download do UBUNTU MATE?
            Se souberes, agradeço-te a dica.
            Abraço, obrigado

          2. Avatar de José
            José

            Olá
            Pedro Pinto.
            Onde posso ir buscar o Ubuntu Mate?
            Obrigado

          3. Avatar de Tico
            Tico

            O único problema a meu ver é a duração da bateria nos portáteis, ainda dura menos em linux?

          4. Avatar de Pedro Pinto

            O Linux tem melhorado nessa parte. Não sei como está o Windows 10 nessa parte.

        2. Avatar de Fox
          Fox

          Ubuntu sem dúvida.

        3. Avatar de ZarkBit
          ZarkBit

          Precisas do que o W10 oferece? Se não instala o W7. Estás de alguma forma dependente de alguma aplicação que apenas corre em ambiente Windows? Se não, instala Linux.

          Instala o Mint que não te arrependes.

        4. Avatar de Rui Castro
          Rui Castro

          Linux Mint

    3. Avatar de kekes
      kekes

      Sim, sim, principalmente quando se instala tanta coisa de repositorios de origem desconhecida.

      1. Avatar de Fox
        Fox

        Desconhecida na tua cabeça.
        Nem sabes do que falas.
        O software vem dos repositórios da distribuição.
        Se tens Ubuntu, o software vem dos repositórios do Ubuntu, em que os pacotes são seleccionados por eles.
        Se houver duvidas basta ver o files /etc/apt/sources.list para ver de onde vem os pacotes.
        Garantidamente todos os pacotes que vem dos repositórios são fidedignos.

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        Isto é se adicionares repositórios de origem desconhecida, pois o Ubuntu não traz nenhum.

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          Também podes instalar a partir de downloads.

          Ou adicionar repositórios com malware.

          A diferença é que instalar porcaria é normal pelos utilizadores Windows, não no Linux.

          1. Avatar de Funny
            Funny

            isso porque a maior parte das pessoas com pouco conhecimento de informática usa Windows e não Linux. =)

  2. Avatar de joao pedro
    joao pedro

    Esta história do sistema operativo X é o mais seguro é muito relativo, é tudo uma questão de perspectiva, tempo até se perceber que afinal não é assim tão seguro.

    Agora é claro que é marketing, aliás desde que me lembro que a Microsoft ao lançar um SO sempre disse que era o mais seguro.
    Só não entendo porque razão isto é notícia.

  3. Avatar de Mario Lino
    Mario Lino

    Sem querer entrar em guerras mas linux ou osx sao bem mais seguros por um simples facto, n ha registos.

    1. Avatar de Monica
      Monica

      Imagina um mundo onde as coisas não eram registadas.
      O registo das coisas é bom, a forma como elas são usadas aí é que pode variar.
      O facto de haver registo não interfere com a segurança do sistema.
      Olha tu não saberes onde nasceste, quando, como?
      A forma como usas esse registo é que pide ser boa ou má, o registo em si não é mau.

      1. Avatar de Mario Lino
        Mario Lino

        N percebeste, falei do registry do Windows que basicamente é o que torna o windows inseguro. Noutros Sos n existe..devia funcionar em sandbox como no osx

  4. Avatar de censo
    censo

    A grande fatia da insegurança do windows está entre o monitor e a cadeira.

  5. Avatar de pedro
    pedro

    sim sim sim , por isso é que o Windows está instalado em 90% dos PCs …..

  6. Avatar de HelloWindows
    HelloWindows

    Windows nunca me inspirou confianca, o macbook air é o melhor portatil do mundo e mais seguro. Mas isso sou eu que sou Transferenciador de bancos…

    1. Avatar de elAscii
      elAscii

      Sabias palavras….
      Mas eu que sou um espoliado bancário e pouco culto gostaria de saber a relação entre um Sistema Operativo e um Equipamento Portátil que por acaso até ja vi um com um Windows Instalado.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Totalmente offtopic, este tipo de comentários incendiários e sem nexo deviam ser eliminados pelos editores… mas não, eles gostam é disto.

      1. Avatar de HelloWindows
        HelloWindows

        inveja de n teres um?

    3. Avatar de Ruben
      Ruben

      Troll fanboy Microsoft

    4. Avatar de XD
      XD

      O melhor do OSX é o mesmo o parallels para correr windows.

  7. Avatar de Miguel Fonseca
    Miguel Fonseca

    Acho esse título um absurdo, na verdade o sistema mais seguro é Linux sem dúvida.

  8. Avatar de Diogo Alexandre
    Diogo Alexandre

    Halnaweb linux e OSX é como a noite e o dia. O linux é seguro, privado, credível e de confiança. Ja o OSX não é seguro, não é privado, não é credível e não é de confiança. Há vários documentos que comprovam isso. Eu nem sei como é que há meninos a protegerem este sistema, depois de todas as revelações.
    A microsoft (windows) e a apple (OSX e IOS) são iguais. Não são de confiança, não são seguros, não são privados e não são crediveis, daqui a uns dias ja vais ouvir falhas graves para este sistema. privado, credivel e de confinaça já se sabe que não é.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      @Diogo
      Partilha sí essa informação! É que dizer que Windows OSX e iOS não são seguros, sem apresentar factos e provas concretos, além das guerrinhas do costume, isso não serve de nada! É que trabalho com todos esses sistemas todos, e gosto de estar informado!
      Pode ser que passe só a usar Linux! No meu caso backtrack e mint.
      Abraço!

    2. Avatar de Ruben
      Ruben

      Estou convencido, realmente, este homem deve ser um grande especialista no mundo da segurança informática!

      Com cada guerreiro da internet

  9. Avatar de KingDi
    KingDi

    Que não viessem os defensores de outros SO’s dizer o contrário, sem uma prova, que outra coisa qualquer é mais segura que o Windows… Fazem testes/estudos??? Falar por falar é fácil, não é?

    1. Avatar de webomaniac
      webomaniac

      Vais obrigar-me a percorrer o histórico dos últimos meses do meu Firefox para reunir todas as notícias que já deram conta das trafulhices do Windows 10? És daqueles que já esqueceu as revelações do Snowden? Lol, posso dar-me ao trabalho de te relembrar mas tenho mais para fazer hoje…

  10. Avatar de muhahhah
    muhahhah

    Provavelmente ele nem sabe o que anda a vender. E muito provavelmente nem preocupa se é seguro ou não, é preciso é que se venda que nem pãozinhos quentes porque há que manter o ordenado bilionário, por que se formos a ver o windows é mais do mesmo que tem sido ao longo destes anos todos.

  11. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Concordo!
    É sem dúvida alguma o sistema em que é mais seguro que vão haver intrusões de privacidade, com todo o tipo de dados a serem recolhidos (com toggles que muitas vezes até não desligam nada!) para posteriormente serem analisados (big-data) sabe-se lá por quem e com que intenções, juntando a tudo isto a “feature” que dá poderes legais à Microsoft e agências de segurança para remexer remotamente todos os ficheiros que se encontrem na vossa máquina.

    Com tanta “segurança” do que estão à espera para mudar?

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Prova lá o que dizes!!!

      1. Avatar de webomaniac
        webomaniac

        É simples. Podes confirmar por ti próprio. Vais às definições de privacidade, desligas tudo o que tem a ver com recolha de dados, depois ligas o Wireshark e verificas que há tráfego a sair da rede mesmo quando supostamente estaria tudo desactivado.

      2. Avatar de Mario Lino
        Mario Lino

        Prova tu o contrario

      3. Avatar de HelloWindows
        HelloWindows

        prova tu que n é trol

        1. Avatar de KingDi
          KingDi

          “Trol”??? Estás a falar do quê???

      4. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        É só ler os termos da licença que está tudo lá, preto no branco.
        Ou agora também sabes mais que a própria Microsoft? (Prova lá isso!)

    2. Avatar de Pedro Amorim
      Pedro Amorim

      Telemetria é bom e sempre o será
      Os dados ajudam de que forma o OS pode ficar ainda melhor.

      tens também varias opções ao teu dispor basta escolher o OS que mais te convém.
      Afinal como és livre de escrever esses comentários também és livre de escolher o que achas melhor para ti.

  12. Avatar de webomaniac
    webomaniac

    Ainda que o Windows fosse 100% seguro, só o simples facto de se ter descoberto que a Microsoft comunicava as vulnerabilidades do Windows à NSA no período durante o qual estas ainda eram desconhecidas do resto do mundo, é razão suficiente para não querer nada a ver com Windows.

    Sò para relembrar: http://arstechnica.com/security/2013/06/nsa-gets-early-access-to-zero-day-data-from-microsoft-others/

    Nem vou falar da recolha de dados dos utilizadores que não pode ser desactivada, como já admitiu o próprio Belfiore, até porque essa parte todos os outros o fazem (Facebook, Apple, Google) e não vejo ninguém tão incomodado. Devem achar que os outros são santinhos se calhar…

    Se já se sabe que a NSA tentou infiltrar backdoors no Linux, imaginem então o que já não fizeram em todos esses serviços proprietários baseados nos USA que ninguém pode auditar…

  13. Avatar de irlm
    irlm

    meu comentario

  14. Avatar de ....
    ….

    Off-topic :
    ontem liguei o meu acer e1-571 e muitas das minhas teclas não seguidas deixaram de dar.
    Uso windows 10, alguém me pode tentar ajudar? será um problema de drivers? não me parece que seja hardware, mas não tenho conhecimentos informáticos suficientes ara saber.

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      O problema até pode ser do/no próprio teclado.

  15. Avatar de Diogo
    Diogo

    Hoje em dia o tema de segurança nos sistemas operativos é muito vasto não existe um sistema actualmente mais seguro que o outro. Tem muito haver com o utilizador que está a trabalhar nesse sistema, pelo menos 80%, neste sentido não vale a pena estar a dizer que linux é mais seguro e que windows não. A titulo de exemplo deixo-vos o seguinte qualquer windows que instalem já trás antivirus e firewall ativos, linux alguns sistemas isso não acontece não porque não seja necessário mas simplesmente porque ninguém perde tempo a tentar hackear um sistema linux ou outro, simplesmente não tem a mesma fatia de mercado que o windows tem. Para quem fala de privacidade, se querem privacidade não liguem o cabo de rede ou wireless por assim dizer, como já disse o tema de segurança e privacidade é muito vasto transcende os sistemas operativos vai muito além disso.

    1. Avatar de pentestbox
      pentestbox

      O linux não tem mercado a nível desktop, mas em servidores ele e o número 1, acredito que seria mãos interessante invadir um servidor do que um desktop, mas a verdade e q sistemas linux são mãos seguros q windows e osx, por ser um sistema de código aberto, e possível sempre auditar o sistema, e fazer diversas melhorias, VC não fica dependendo de uma empresa, não depende da boa vontade de empresas para disponibilizar atualizações/patch de segurança, e preferível um sistema aberto auditado por milhares de desenvolvedores ao redor do mundo do q por uma empresa.

  16. Avatar de O bonito
    O bonito

    windows rula o resto é cumbersa

    1. Avatar de HelloWindows
      HelloWindows

      windows so tem virus, macbook e que e bom o resto e inveja

      1. Avatar de KingDi
        KingDi

        LOL. Os utilizadores Apple são assim tão burros ao ponto de comparar um SO a um “PC”???

        1. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          Para os fanboys da apple há macbooks e iphones (nome mais usado), para os fãs há o iOS e OSX.
          Concluindo, só pelos termos que utilizam dá para ver se têm os olhos mesmo tapados ou não. xD

      2. Avatar de Pedro Amorim
        Pedro Amorim

        sim tem vírus e bactérias mas não há problemas, nada que um pouco de um pouco de álcool embebido no teclado não resolva.Isso e perder as teclas a longo tempo (por isso não uso esse desinfectante já estou imune).

        O Macbook é bom e foi uma boa compra da tua parte.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Nao ha nada melhor um macbook, windows tem a sua importancia claro mas quem experimenta mac ja nao volta atras, e eu n sou pessoa de modas nem de show off.

  17. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Se ele referir que o Windows 10 é o sistema operativo mais invasivo de sempre, aí concordo com ele.
    Se ele referir que a partir do Windows 10, a Microsoft mete-se como nunca onde não é chamada, o que os seus utilizadores fazem no seu computador, aí também concordaria com ele.
    Não actualizei e não irei actualizar o meu Windows 8.1 para o Windows 10.
    Ninguém tem o direito de se meter onde não é chamado. Ou seja, o que faço ou deixo de fazer no meu computador. Que programas tenho no meu computador, e se são originais, ou não.
    Ter o sistema mais invasivo de sempre da Microsoft, no meu computador, nem pensar!

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      E se alguém te dissesse que eles podem obter a mesma informação do teu computador independentemente do SO Windows que utilizas? (7, 8.x, 10)
      (Mind Blown!)

    2. Avatar de Alucard
      Alucard

      Infelizmente, tanto quanto sei o Windows 7 e 8 também já tem a telemetria do 10 impingida via Windows Update.
      Se usas Windows actualmente, estás a ser sujeito a data mining, a não ser que ainda estejas no Vista.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Depende. Eu não instalei as várias actualizações que introduzem telemetria e recolha de dados no windows 7.

  18. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Ter o sistema operativo mais invasivo de sempre da Microsoft, no meu computador, nem pensar!
    Peço desculpa pelo erro!

  19. Avatar de João Terra
    João Terra

    Nenum sistema Operativo é 100% seguro, afirmar isso é não saber essa verdade!!! Basta existir uma falha do utilizador a ver sites com ataques com que faz que a ranhura da porta depois seja aberta e dificil de fechar
    Até os Anti-virus e anti- malwares não são 100% fiaveis

  20. Avatar de Alucard
    Alucard

    O Windows 10 é provavelmente o Windows mais seguro contra malware até à data. O que é normal. O que já não é normal é toda a recolha de dados do utilizadores que ele faz. É o Windows mais inseguro para a privacidade do utilizador. A Microsoft pode proteger-nos do malware, mas quem nos protege da Microsoft?
    E o Linux é por exemplo muito mais utilizado que o Windows em servidores, não é por isso que existem muitos vírus que o comprometam. Cada sistema tem os seus pontos fortes, o do Windows nunca foi a segurança. Isto é conversa de marketing.

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      “Isto é conversa de marketing.” Isso é o que realmente estás a fazer, ao Linux… Até porque muito provavelmente o Satya mostra-e dados a comprovar, enquanto tu só ficas a falar do que ouves por aí sem provarem nada, como por exemplo, dizerem que roubam informação do utilizador, pelo simples facto de recolherem dados do PC, de erros/falhas… mas querem minar é a cabeça das pessoas, ao quererem dar a entender que roubam do utilizador, como nome, password, ou seja, a vida pessoal. Mas provar que realmente é assim, está quieto. Mas só conseguem minar as mentes fracas ou de pouco ou conhecimento!

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        A diferença entre mim e o Nadella, é que eu não sou CEO de uma empresa interessada em vender um produto, neste caso o S.O. Windows 10. Dei a minha opinião livre e desinteressada, se não gostas, tenho pena mas não ando nisto à comissão.
        Eu uso e irei continuar a usar Windows, Linux, OS X, consoante as minhas necessidades.