Novo estudo mostra que o Android é mais seguro que o iOS

85 Comentários

A segurança dos dispositivos móveis é um tema que tem sido bastante discutido e que se tem provado difícil de controlar. A culpa, maior parte dos casos, está nas aplicações e na forma como estas se ligam aos sistemas operativos.

Vários estudos têm mostrado diferentes posições em relação a este problema, mas um recente mostrou que o nível de ameaças no Android é inferior ao do iOS, sendo por isso mais seguro.

ios_android_1

São vários os possíveis pontos de falha de segurança num sistema operativo. Desde o próprio sistema e as suas APIs até às sempre controversas aplicações, os atacantes podem explorar e conseguir aceder aos dados dos utilizadores ou simplesmente assumirem o controlo dos dispositivos.

Um estudo agora apresentado pela CheckMarx provou que as aplicações no Android são mais seguras que as do iOS, apresentando menos situações críticas e que podem causar problemas.

Os números são muito semelhantes, mas conseguem dar uma ligeira vantagem ao Android, que assim se mostra um sistema em que os utilizadores podem confiar.

Estes valores surgem da avaliação de centenas de aplicações, quer no Google Play, quer na App Store e onde foram agrupadas pelos tipos de falhas detectadas (baixa, média, alta e crítica). As apps analisadas vão desde aplicações bancárias, ferramentas, jogos e até aplicações de segurança.

Os números são claros e o iOS reuniu uma percentagem maior de falhas críticas e altas, o que o coloca numa posição mais vulnerável. Os 40% obtidos deixam-no à frente e por isso mais exposto, do que o Android, que obteve 36%.

ios_android_3

Os criadores deste estudo revelaram ainda que a falha mais comum em todas as falhas está associada à passagem de informação dos utilizadores e a sistemas de autenticação pouco seguros e que facilmente podem ser contornados.

Como foi já referido, esta diferença é mínima, mas mostra de forma clara que o sistema operativo móvel da Apple tem estado a perder a sua aura de protecção máxima que sempre teve associada.

O Android não ficando muito longe, consegue ainda assim ter uma prestação com menos falhas preocupantes, o que o coloca numa posição de destaque.

Também deixa uma visão pouco optimista para os sistemas móveis. Qualquer um dos dois principais sistemas apresenta falhas graves e que podem comprometer a segurança dos utilizadores e os seus dados.

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jagudi
    jagudi

    fantástico!! uma semana é o wp o mais seguro, noutra o ios e ainda noutra o android…e assim vão rodando durante o ano. é mesmo para rir!!

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Aqui é só mesmo entre ios e Android, não se fala em wp…

      1. Avatar de Ricardo Ricardo
        Ricardo Ricardo

        Nao percebo porque insistem no WP, aquilo é horrivel e sem apps nenhumas. Meu rico moto g

        1. Avatar de Bodycountpt
          Bodycountpt

          Não percebo porque insistem que o wp não presta, porque aquilo é horrivel sem apps nenhumas, bla,bla. Meu rico Lumia 730

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Que apps é que há decentes para o wp? só se for as de meterologia ahah

          2. Avatar de Makimba
            Makimba

            Ah e tal…o meu tem bue apps em que a maior parte nem sei para que servem. Lalala. So sei que tem muitas.
            Falam muito contra o wp mas não dizem nada. Usem e experimentem depois venham dar comentários que tenham pes e cabeça.

          3. Avatar de Ricardo Ricardo
            Ricardo Ricardo

            snapchat? google maps? gmail? instagram? nem o facebook oficial tem..a serio é a coisa mais limitada que há, ainda falam do IOS

          4. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Ricardo Ricardo say what? Existe a app do facebook oficial para o Windows… Não que isso seja algo decente, mas existe…

          5. Avatar de Realista
            Realista

            Gdrive? Tenho o OneDrive… (mas há apps para isso).
            Instagram? Tem uma app oficial… (mas há apps para isso)
            Snapchat? Tens o Baby TV que é a mesma coisa para as crianças.
            Gmail? Tenho o Outlook… (sim o outlook deixa-te receber e enviar mails do gmail, essa foi uma pergunta estúpida)

          6. Avatar de MAXGuetto
            MAXGuetto

            Toda a gente sabe que WP é telemovel de reformados, tao limitado que é. Ate o iphone ao pe dos lumia parece open source

        2. Avatar de Rudua
          Rudua

          Ricardo, se pesquisares bem vais ver que, das apps que referiste, a unica app que não existe é o snapchat e facebook oficial.
          Tenho um nokia 930 e não troco por nenhum outro.

        3. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          https://www.microsoft.com/pt-pt/store/top-free/apps/mobile
          Pensa de novo. O que não há oficial há de terceiros. GMail? Uso a nativa do telemovel e tem o que é preciso… Facebook (que não uso, chamam-me infoexcluido…) dizem que a aplicação da M$ é superior.

        4. Avatar de Realista
          Realista

          Quando ligas diz diz a fase:
          Hello Mo… Mo… Mo… Mo… Moto

          Com o lag do Android?
          llllllllllllloooooooooollllllllllll

          1. Avatar de MAXGuetto
            MAXGuetto

            antes ter lag e usar apps que ser fluido e nao ter nada para usar

          2. Avatar de Artur
            Artur

            Que apps? Só o Snapchat é que não há e isso é porque o CEO deles é uma *****! Haviam apps feitas só que eles mandaram retirar em vez de as comprar e apenas ter que fazer updates como nos outros SO

          3. Avatar de Diogo
            Diogo

            Lag é do século passado

          4. Avatar de Nand
            Nand

            Lag no Moto G? Que andas tu a fumar??

          5. Avatar de joao
            joao

            lag no android? oh amigo, wikos era antes.. ninguem te manda comprar um samsung gio :p

            Experimenta nexus, oneplus, xiaomi, s6, motorola, etc etc… não sabes do que falas! WP é super fluido, mas é como ter um carro de 5000cv sem pneus -.- Ou seja, não serve para nada..

    2. Avatar de LG
      LG

      Não existe nenhum protocolo de testes de seguranças a smartphones (como por exemplo a NCAP para carros), daí sempre que sai um “estudo” novo, baseiam se nas suas teorias aplicadas e daí tantas variações. Eu normalmente ignoro este tipo de estudos. Tornou-se subjetivo

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      mas o mais seguro agora é este …… https://youtu.be/cAWHIGVqwyE

      1. Avatar de Carpints
        Carpints

        Esse BB parece aqueles telemóveis reles e feios que os chineses vendem por 40€,então a parte de trás é qualquer coisa..

  2. Avatar de Nuno Rompante
    Nuno Rompante

    Vamos lá ser neutros. 🙂 Viva a segurança!

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Estamos a falar do sistema ou das aplicações?

    1. Avatar de pcampino
      pcampino

      Acho que temos de analisar sempre o conjunto. Posso ter o cofre mais seguro do mundo, mas se der a chave a toda a gente …

    2. Avatar de Jessica
      Jessica

      Não considero apps invasivos como lean master seguros.

  4. Avatar de Pedro Soares
    Pedro Soares

    “Novo estudo mostra que não ter smartphone é mais seguro do que ter!”

    1. Avatar de \o/
      \o/

      … e mais barato

    2. Avatar de RootMINN
      RootMINN

      haha mt bom xD

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      a nokia só fez um telemovel bom, o 3310. O resto é palha para burros

      1. Avatar de Luís
        Luís

        O Nokia fez o 808 que ainda hoje é melhor em vários aspectos do que os topos de gama de IOS e Android. O resto são bolotas

      2. Avatar de Mark
        Mark

        Então conheces 0 sobre Nokia, porque o não faltam é bons telemóveis feitos pela Nokia, faz uma pequena pesquisa

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Queres comprar a nokia à Apple e à Samsung? Aposto que só fazes chamadas e recebes mensagens, foi por isso que compraste um Nokia.

    4. Avatar de Dinis Coelho
      Dinis Coelho

      Incrível, concordo com esse estudo!

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Estranho não compararem o Windows Mobile ao Android nem ao iOS…
    O Android e iOS fogem a 7 pés a comparações com o Windows Mobile para não levarem na cabeça.

    1. Avatar de Fox
      Fox

      É mais porque o pessoal que faz “estudos” nem sabe que existem telemóveis com windows…

    2. Avatar de rui
      rui

      Será? De realista só tens o nome, porque o comentário é zero. 🙂

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Não gostas do comentário, mete gelo…

        1. Avatar de Invision
          Invision

          O comentário é estupido, isso sim. O windows phone é pouco usado comparado com o resto, por isso é que não há comparações. As falhas são descobertas muito também devido ao número de utilizadores. Quanto mais gente usa mais malta quer encontrar vulnerabilidades. Percebes? É difícil de simplificar mais isto;)

    3. Avatar de Ricardo Ricardo
      Ricardo Ricardo

      Realista o wp tem uma quota minima de mercado e ainda baixou. Se o w10 mobile for tao bom como o w10 nao dou 1 ano para a microsoft desistir dele (Nao me venham dizer que o w10 tem mtas instalacoes, a maioria foi enganado e voltou para o 7 claramente superior)

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        “a maioria” quando a Microsoft tem mais versões do Windows 10 a correr do que do 7 e do XP juntas…

        1. Avatar de Roque
          Roque

          todos os que conheço que foram a correr fazer o upgrade para w10 , todos .. todos já regressaram ao w7 , ou porque eram piratas ou a maquina não aguenta ou porque ficam sem espaço no disco …. sim todos ( 5 casos no total ) .. na questão do disco podia os ter ajudado .. mas não ajudo porque fartei dos avisar que não tinha maquinas ou porque eram piratas .. no entanto no toca a estatísticas ele continuam a contar como activos no w10 , os dados da MS valem o que valem .. é como as promoções do continente .. cada um vive como quer

        2. Avatar de Fox
          Fox

          Será que a versão do windows 10 que está no meu windows 7, ainda por instalar (dia de são nunca) contou para as estatísticas de instalações do windows 10?!

      2. Avatar de Realista
        Realista

        E também há mais gente a correr windows 10 em dois meses do que iOS a vida toda…

        1. Avatar de MAXGuetto
          MAXGuetto

          o que é que o ios tem a ver com o windows 7 ???

      3. Avatar de Realista
        Realista

        PS: Quota Mínima… Vende mais na Russia, Italia e Brasil que o iOS.
        Se colocares Windows Mobile na categoria mundial fica com quota mínima (como é lógico), se fores aos grandes mercados nota-se que ronda os 10% (excepto EUA, China e Japão).

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Este estudo é mesmo mal conduzido, para além de não dar uma definição clara do que são falhas baixas, médias, altas e críticas, assume que é da responsabilidade do Android e do iOS falhas em sistemas de autenticação externos. Nesse caso, todos os sistemas operativos têm falhas de segurança que rondam perto dos 100%. Posso ficar aqui o dia todo a dizer milhares de sites, que podem ser acedidos pela internet através de qualquer browser, com vulnerabilidades nos sistemas de log in.

  7. Avatar de Fox
    Fox

    Interessante, há um novo estudo que mostra que para cada “Novo estudo” há um outro estudo que mostra precisamente o contrário do estudo anterior…

  8. Avatar de rui
    rui

    Como já foi comentado, não existe nenhum protocolo nem regulamentos para testar os smartphones. Por isso é normal estes resultados nestes estudos (sem qualquer credibilidade) pois são “encomendados” para passar uma boa imagem de uma das marcas. Já vimos aqui no espaço de pouco mais de 2 semanas, 3 estudos, cada um para sua empresa que não tem qualquer tipo de credibilidade. Só cai quem quer. Só acredito num estudo destes quando houver uma empresa completamente independente, isenta e que além de seguir protocolos, saiba o que está a fazer.

  9. Avatar de JBM
    JBM

    o estranho é que aquilo que é indicado é apenas a percentagem de vulnerabilidades “críticas” entre as vulnerabilidades encontradas, mas não dizem o número de vulnerabilidades detectadas por aplicação em cada plataforma. Isto é, a informação dada é insuficiente para fazer esta avaliação

  10. Avatar de Baruck
    Baruck

    O Android é certamente o mais seguro, mas só enquanto está nos servidores da Google, antes de ser lançado e estar a ser usado num qualquer dispositivo… daí para a frente, sem qualquer controlo é buracos por todo o lado. Excepto, TALVEZ, nos equipamentos Nexus.

    1. Avatar de MAXGuetto
      MAXGuetto

      Como mestre doutorado digo que WP nao presta e iphone é o unico que vale a pena. sou especialista

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        E eu sou o papa, oh wait.

        1. Avatar de MAXGuetto
          MAXGuetto

          Ricardo nao brinques com o lobo mau.

      2. Avatar de Mark
        Mark

        Isso é de tal maneira verdade que os entendidos na coisa dizem que Steve Jobs não morreu, simplesmente ele era tão importante que fez sociedade com deus .

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    E em valores absolutos temos o quê?

    40 % de X pode ser muito menos do que 36% de Y, o precisamente o contrário.

    Falamos da severidade da falhas encontradas, log aí não se percebe muito bem de que valores estamos a falar, podem ser 5000 falhas no iOS e 500 no Android, ou o contrário!

    Enfim………..

    Um pouco de rigor não fica mal.

    1. Avatar de Pll
      Pll

      quando é ao contrario as percentagens já não fazem diferença hahah.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Não é uma questão das percentagens fazerem ou não diferença, mas da natureza daquilo que é apresentado. Se tivessem apresentado percentagem de aplicações com vulnerabilidades críticas então era fácil analisar e tirar conclusões (sem valores absolutos), mas não é isso que apresentam.

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    então com este novo bébé nem se pode comparar …….. !!!!!
    https://youtu.be/cAWHIGVqwyE

    1. Avatar de PSN
      PSN

      Olha os fanboys lol…

      Ainda usa um Android desactualizado!

  13. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Esta conversa já enjoa, todos sabemos que não há sistemas infalíveis, como tal todos têm e terão as suas inseguranças, não faz isto parte do jogo?
    Eu continuo a confiar pouco a fazer pagamentos por via electrónica através dos despositivos móveis, mas mesmo assim acho que prefiro fazer através do meu IPad,do que do meu tlf Samsung S3, acredito um pouco mais na Apple, mas por margem mínima.

  14. Avatar de winetree
    winetree

    ||_ (()) ||_…

  15. Avatar de Zé

    Então vamos lá ver se estou a apanhar bem a matéria. WP > Android > iOS ?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Não…

      WP > iOS > Android

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Desde quando é que o WP é melhor que algum outro OS?

    2. Avatar de Fox
      Fox

      É Mais:
      WP > Symbian > Blackberry > IOS > Blackberry(Andoid) > Android

  16. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Acho que ninguém quer saber já que depende de quem paga mais lol cada um vai comprar na medida da carteira e gostos.

  17. Avatar de david.pt
    david.pt

    hahahahahahahahahahah

  18. Avatar de A.
    A.

    E Comparações com o Blackberry ou antigo symbian (no Symbian têm de ir ao Museu buscar um 6630 por exemplo para quem se lembra!)
    Mas o RIM ainda anda por aí (passaport, leap ou só ir ver ao site os que ainda existem…) só se lembram do MS$ Phone ou Mobile porque já perdi a noção aos nomes que a MS faz ao seu sistema móvel…
    Para quando um Cyanogen OS ser comparado afinal apesar de se basear no Android têm algumas diferenças… o Novo BQ Aquaris e o novo RIM Android priv a fazer-me sonhar…

    1. Avatar de Fox
      Fox

      Nem a Blackberry apostou no WP, na hora de trocar o sistema deles por um terceiro…
      Preferiram Android (apple não dá e não).
      Quem diria!

  19. Avatar de mlopps
    mlopps

    Só com aqui pelos comentários, mas tenho que dar a minha opinião.
    Meu rico Lumia 535 que toda a gente sizia que era um porcaria mas que se revelou uma grande surpresa após actualização de software. Só digo uma coisa: Esperem pelo W10 Mobile.

    Ps: Já fui usuário de ambiente ios e android.

    1. Avatar de MAXGuetto
      MAXGuetto

      Sim toda a gente acredita que passaste de um iphone para um lumia 535 limitado sem apps

  20. Avatar de Ruben
    Ruben

    Nunca ouvi falar dessa empresa…

    Quanto é que a Google lhe deu?

    1. Avatar de Nand
      Nand

      Toma Rennie que isso passa.

  21. Avatar de Alex
    Alex

    isso me lembra os nutricionistas, hj o ovo faz bem, amanhã ele é o vilão do colesterol, depois de amanhã já é bom novamente. Em quem devemos acreditar?

  22. Avatar de Alex
    Alex

    bom mesmo é o os 2 warp, ninguém usa e por isso não tem vírus, não dá pau.

  23. Avatar de Luís
    Luís

    O iPhone e o seu sistema operativo que também corre nos tablets e iPods, não é mau de todo. O problema são as limitações ridículas que os dispositivos apresentam ainda para mais com o preço médio altíssimo de venda.
    Eu prefiro muito mais ter ferramentas reais que me permitam usufruir do equipamento e não ter mil e uma apps que prometem isto e aquilo mas que na realidade não servem para nada.
    Vejam o que um Nokia 808 pode fazer que os demais não: Saída Hdmi directa (1080p);
    – Sistema de multimédia que permite conectar um comando da PS3 ou de uma Wii e navegar nos menus de video, audio e fotografia;
    – Gravação de video com audio de qualidade extrema (experimentem gravar audio com os vossos telemóveis num concerto com alto volume e verão a diferença)
    -Zoom efectivo e quase sem percas de qualidade na gravação de video e nas fotografias.
    -Sensor de 1/1.2 polegadas, cerca de três a quatro vezes maior do que os minúsculos sensores do iPhone;
    -Software de navegação GPS Here – Indiscutivelmente o melhor e mais completo, com navegação offline e mapas de quase todos os países do mundo disponibilizados gratuitamente;
    -Transmissão FM (ahahaha o iPhone nem rádio tem!!!)
    -Duração da bateria (Inacreditável – No modo navegação por GPS aguenta-se mais do que 10 horas seguidas)
    -Aceita cartões Micro SD (Nem vale a pena falar disso quando um iPhone tem um equipamento que grava em 4k e só tem 16gb de memória, sendo que disponíveis deve ter uns 12Gb – absurdo)
    -Qualidade do ecrã – Tecnologia Amoled, ainda o melhor ecrã que existe para se ver no exterior, vidro polarizado.
    – Led de notificações
    … A lista podia continuar

    1. Avatar de joao
      joao

      Sr. Luís, não vou defender o iphone que também o acho caro demais para o que é,
      mas mais de metade dos teus pontos são ridículos, senão todos, vejamos:
      entrada HDMI directa. (usaste muitas vezes? é que tambem a tenho no meu blackberry e usei 0 vezes em 2 anos).
      gravação de video com audio de qualdiade extrema??? estas a falar a serio??? concertos gravados com telemoveis é pra rir certo? adoro quando vou a um e vejo o povo todo com os braços levantados a filmar a “sua” musica…curtam a musica e deixem o telemovel no bolso. nem falo na qualidade mediocre que TODOS os telemoveis tem a nível de gravacao de som.
      zoom efectivo..bla bla bla..mais uma vez..se compras um telemovel para filmar/fotografar alguma coisa esta errado…
      software gps here, caso não saibas já existe em tudo que é sítio, inclusive na appstore.
      radio FM…ok dou~te um ponto. nao oico radio, mas reconheco que deve haver por ai almas que curtme ser massacradas pelas mesmas musicas o ano todo.
      bateria…anda com um blackberry z30 durantes uns dias depois ficas a saber o que é uma bateria.
      cartoes micro sd?? a serio que ainda acham isto um ponto negativo? ate os androids de topo abandonaram…so vejo desvantagens em ter um..mais lento..mais um peça movel que se pode estragar, mais incompatibilidades com software…e por ai. caso nao saibas o iphone nao so existe em 16. tambem existe o de 128gb….se queres um com maior capacidade tens essa opcao tambem..o cartao tambem te custa dinheiro….nao e’ tanto mas custa.
      qualidade do ecra?? a serio que comparas um dos melhores ecras em smartphones que é do iphone com um aparelho com 360×640 de resolucao? bem podes ficar com o amoled..os cubos sao mais nitidos ne…
      led de notificacoes…o meu blackberry tambem o tem..e sim curto muito.
      ja agora tudo que disseste o meu blackberry faz isso tudo e melhor e so me custou 1/4 dum iphone e agora?

  24. Avatar de Joao
    Joao

    Isto não tem haver com a segurança de smartphones, mas sim das chamadas… comprem um daqueles telemóveis burros, baratos, quanto mais barato melhor, com ficha para falarem por auscultadores/ microfones apropriados e usem o jackpair para falar (também funciona com smartphones)… geralmente os telemóveis baratuchos não se conseguem atacar porque normalmente não tem maneira de actualizar remotamente nem localmente a menos que os abram fisicamente ou usem fichas especiais.
    Obviamente a outra pessoa do outro lado também precisa de ter um jackpair.

  25. Avatar de tiago
    tiago

    não é nada contra o pplware, pelo contrario, que ficamos a saber sobre esses estudos mas a notícia e o estudo é mais do mesmo… é mesmo bla, bla, bla… wiskas saquetas…

    A segurança começa no user quando tem que ter os olhos mais abertos…

  26. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    É impossível comparar vulnerabilidades de sistemas distintos em percentagem.

    Imagine a seguinte hipótese:

    Supondo que o Android tenha um total de 200 vulnerabilidades descobertas e que 36% das vulnerabilidades são críticas e altas. Isso significa que 72 vulnerabilidades são críticas e altas.

    Supondo agora que o iOS tenha um total de 150 vulnerabilidades descobertas e que 40% dessas vulnerabilidades são críticas e altas. Assim, temos que 60 é o total de vulnerabilidades críticas e altas.

    Ou seja, comparar percentagens pode esconder a verdade dos fatos.

    O que gostaria de ver são os números concretos de vulnerabilidades, comparados com gráficos de barras. E ainda um gráfico mostrando quantos dos aparelhos ativos estão vulneráveis ou não a problemas já corrigidos nas versões mais recentes de ambos os sistemas.

  27. Avatar de luis verdasca
    luis verdasca

    basicamente, linkbait.
    o que o estudo diz, segundo o texto do pplware, é que há mais aplicações, entre as analisadas, com problemas no app store do que na playstore. nada é dito sobre o iOS e o Android.