Já tem o PC pronto? Vamos então instalar o Ubuntu Mate

16 Comentários

O Ubuntu é sem duvida a distribuição GNU/Linux mais popular do mundo. No entanto, há quem não goste da interface Unity e instale outros ambientes gráficos ou simplesmente abandona esta distribuição e opta por uma variante.

Hoje vamos ensinar como podem instalar passo a passo o novo Ubuntu Mate 15.10.

mate_14

Para quem é apaixonado pelo ambiente gráfico Mate (que vem com o Mint) fique a saber que já está disponível o Ubuntu MATE 15.10 desde o mês passado. Esta nova versão do Ubuntu MATE  vem com o MATE Desktop 1.10 que traz várias melhorias ao nível do suporte para vários monitores e também melhorias ao nível do áudio. Foram também actualizadas um conjunto de apps.

Requisitos mínimos para instalar o Ubuntu Mate 15.10

  • CPU: Pentium III 750mhz ou superior
  • RAM: 512 MB ou mais
  • Espaço em Disco: 8GB no mínimo
Processo de instalação

Para a instalação do Ubuntu Mate 15.10 recorremos à tecnologia de virtualização, em concreto o VirtualBox. Nesse sentido, criou-se uma VM com as seguintes características:

  • Memória RAM: 2049MB
  • Disco: 20 GB (18 GB para a partição / e 2GB para a partição SWAP)

Além disso activamos também a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display.

Passo 1 –  Início da Instalação

Depois de serem carregados alguns componentes, é apresentada a primeira janela de configuração. Neste momento, o utilizador decide qual o idioma que pretende e se:

  • quer apenas experimentar o Ubuntu
  • ou instalar o Ubuntu

Para este artigo vamos proceder à instalação completa do Ubuntu.

mate_00

Passo 2 – Verificação dos requisitos e software adicional

Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Ubuntu, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).

mate_01

Passo 3 – Criação de partições

Este é o ponto que ainda assusta alguns utilizadores. No entanto, não há razão para tal pois o processo preparar o disco, definindo as partições onde instalar é bastante intuitivo. Para este exemplo definimos 2 partições:

  • Partição primária – 20 GB com ext4
  • Partição lógica (swap) – o que sobra…no nosso caso 2000 MB

Para definir as partições carregamos em Mais uma coisa

mate_02

Caso não apareça o disco, devemos carregar em Nova Tabela de Partições

mate_04

Depois de escolher Nova Tabela de Partições, devem carregar no botão “+” e adicionar uma nova partição primária tal como mostra  figura seguinte.

  • Tipo de partição: Primária
  • Tamanho em Megabytes: 18000
  • Localização da nova partição: Início deste espaço
  • Com Ext4 e Journling (permite que o sistema mantenha versões de ficheiros)
  • Mount Point: /

mate_06

Criação da partição Lógica (swap)

  • Tipo de partição: Lógica
  • Tamanho em Megabytes: 2000
  • Localização da nova partição:  Início deste espaço
  • Área de SWAP

mate_07

Passo 4 – Início da Instalação

Depois de definidas as partições e selecionada a partição primária basta carregar em Instalar Agora

mate_08

Passo 5 – Fuso Horário

Indicamos agora qual o nosso fuso horário, selecionando Lisboa

mate_09

Passo 6 – Teclado

Definimos agora o layout do nosso teclado

mate_10

Passo 7 – Criação de Conta

Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

mate_11

…início do processo de copia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 20 minutos).

Alguns screens  com a indicação para as ferramentas do Ubuntu Mate 15.10  vão aparecendo durante o processo de instalação.

mate_12

Passo 8 – Fim de Instalação

Instalação finalizada! Devem agora carregar no botão Reiniciar Agora

mate_13

Depois de se autenticar com sucesso, é só desfrutar desta nova versão do Ubuntu Mate 15.10.

mate_15

Tal como já referimos anteriormente, de acordo com os testes que realizamos, o Ubuntu MATE 15.10 parece-nos garantir uma bem melhor performance comparativamente ao Ubuntu com interface Unity.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Boas… Neste momento a experimentar e a adorar!!! Tudo funciona “out-of-the box”.
    Pentium III a bombar!!!!

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      P3??!! Boa! Quanto tens de RAM?

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    Bem colocada a parte do particionamento manual. Assim, quem não está muito por dentro, fica a perceber mais um pouco, em vez de ser tudo “automático”.

    1. Avatar de Cristiano Pereira
      Cristiano Pereira

      Eu coloco na minha partição de Swap o dobro da minha RAM, na partição de / (root) uns 30 ou 40 Gb e o resto para a /home (Pasta Home). Cada pessoa pode colocar as partições como desejar.

      1. Avatar de Renan
        Renan

        VC cria uma swap com o dobro daquilo que VC tem de RAM no ubuntu? Fazendo um mau negocio!

        1. Avatar de padeiro
          padeiro

          by default é assim que funciona

          SWap = 2xRam

          mas hoje em dia das te nem sem isso, mas tipo tens sabese la quantos tera por pc……..16 Gb de swap se tiveres 8 gb de ram, ui que fim do mundo

  3. Avatar de Diarreia mental
    Diarreia mental

    Em termos de instalação, é similar (senão idêntica) à instalação do ubuntu com unity. Acho que seria mais interessante fazer a instalação no mate, quando se instalou a versão com unity.
    Um dos problemas que geralmente existe neste sentido é de haver erros quando se instalam diferentes Desktop Managers (DM), por haver conflitos de bibliotecas… (ou quando se desinstala um DM e são removidos ficheiros essenciais/partilhados).

  4. Avatar de Paparuco
    Paparuco

    Experimentei as ultimas versões do Ubuntu, Ubuntu Mate, Mint Xfce e Xubuntu. Curiosamente, ao contrário da corrente, o que mais gostei foi claramente o Xubuntu! Achei super intuitivo, rapido e até o mais bonito depois de personaliza-lo. Para mim apenas lhe falta o file preview no thunar, o spread das janelas no desktop e mais imagens de fundo para escolher (nada que não se resolva). Penso que o whiskers menu é o principal motivo porque gostei tanto do Xubuntu! A versão experimental do Ubuntu Mate deu-me muitos problemas, as janelas bloqueraram e ficaram sem cabeçalho, acabando por ter de reiniciar o computador…Enfim, o bom do GNU/Linux é que há distros para todos os gostos e hardwares! Viva o Xubuntu!

  5. Avatar de Lima
    Lima

    Farto do seu velho OSX? Instale o Ubuntu Mate.
    Vai adorar

  6. Avatar de Zaark
    Zaark

    Por acaso ando a pensar que versão do Ubuntu instalar. Já experimentei o Mate mas não consegui instalar o HPLIP e não consegui resolver de maneira nenhuma um problema do VLC que não conseguia abrir multimédia via Samba (no Ubuntu “normal” corre tudo bem).

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Ainda ontem o instalei.
    Não gosto de ter dois paineis , um em cima e outro em baixo. Solução? Fácil, ir a Centro de Controlo, MATE Tweak, Interface, seleccionar outro layout para o painel.

    O MATE é bom para quem gosta de ambientes gráficos mais clássicos. Falta-lhe a possibilidade de procurar por ficheiros e programas recentes mas nada que o Synapse com Zeitgeist não resolva. Aliás, estes dois pequenos programas são-me essenciais, seja no MATE, Xfce ou GNOME. Só no KDE é que não os uso.

  8. Avatar de yaclicka
    yaclicka

    Eu rodo quase tudo em KDE mas já experimentem este Mate e gostei.

  9. Avatar de TrasMontano
    TrasMontano

    Ainda bem que existe o Ubuntu Mate. Até agora, sempre que saía uma nova versão tinha de instalar no ubuntu a interface do gnome 2. Era sempre um trabalho ingrato. Mas como o meu pai só sabe usar ubuntu com esta interface fico com a vida facilitada!

  10. Avatar de Tarso Dutra
    Tarso Dutra

    Fiz Instalação em um Pen Drive de 16 Gb, muito pratico.

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Alguém me consegue explicar de modo simples o que é o ubuntu? Gostava de instalar mas nao sei se devo e queria saber melhor antes de estar a intalar sem saber o que é realmente…