Como criar um Diagrama EER com o MySQL WorkBench?

18 Comentários

Para quem se dedica à concepção de base de dados é importante que possua uma ferramenta que facilite todo o processo. Uma das ferramentas mais usadas para este efeito é sem dúvida o MySQL WorkBench que disponibiliza as mais diversas funcionalidades.

Hoje vamos ensinar como criar um Diagrama EER com esta ferramenta.

mysql_14


O MySQL Workbench foi criado pela  MySQL AB e é sem dúvida uma ferramenta muito completa e útil para quem trabalha com base de dados.

Principais funcionalidades

  • Criação de diagramas EER
  • SQL Scripts
  • Catálogo da Base de dados
  • Visualização total do Dashboard
  • Informações sobre o objecto seleccionado
  • Gestão de ligações a servidores MySQL
  • Forward Engineering e Engenharia Reversa

O que é um Diagrama EER?

É um modelo de dados conceptual que descreve os dados como sendo entidades, atributos e relacionamentos entre tabelas.  Entidades são objectos ou conceitos do mundo real. Os atributos são propriedades que caracterizam as entidades e os relacionamentos representam as interacções entre duas ou mais entidades.

O modelo ER tem no entanto algumas limitações não suportando alguns conceitos semânticos necessários para modelar bases de dados mais recentes (GIS, CAD/CAM, Multimédia, etc). O modelo EER (Extended-ER ou Enhanced-ER) é uma das alternativas ao modelo ER para modelar esse tipo de bases de dados.

Como criar um Diagrama EER no MySQL WorkBench?

Criar diagramas EER no MySQL WorkBench é algo bastante simples. A criação pode ser feita de um dos três modos:

  • Criar um novo diagrama EER
  • Criar a partir de uma base de dados existente
  • Criar a partir de um script
Criar um novo diagrama EER

Para criar um um novo diagrama EER basta ir carregar no ‘+’ junto a Models (isto no separador principal)

eer_00

Depois basta carregar em “Add Diagram” para proceder à criação de um novo diagrama EER.

eer_01

Depois basta criar as tabelas, indicar os campos e estabelecer as respectivas relacções (1:1, 1:N, N:M).

Para criar tabelas basta carregar no seguinte ícone na barra lateral.

eer_03

Depois devem indicar um nome para a tabela (ex. Quarto) e definir quais os campos que fazem parte dessa tabela.

eer_04

Por fim devem definir os relacionamentos entre tabelas. As ligações estão também na barra lateral esquerda. O resultado final será algo semelhante ao apresentado em baixo.

eer_02

Depois de criado o diagrama EER é possível exportá-lo para um script SQL ou até inseri-lo directo no SGBD.

eer_05

E está feito. Esta ferramenta é extremamente poderosa, com funcionalidades para quase tudo. Para quem precisa de fazer diagramas ER ou até mesmo EER aqui fica a nossa sugestão.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SQL_Rookie
    SQL_Rookie

    Mesmo sendo uma explicação básica o artigo falha no extremamente simples – a definição do que é um diagrama EER.

    “…O que é um Diagrama EER?

    O modelo ER tem algumas limitações não suportando alguns conceitos semânticos necessários para modelar bases de dados mais recentes (GIS, CAD/CAM, Multimédia, etc). O modelo EER (Extended-ER ou Enhanced-ER) é uma das alternativas ao modelo ER para modelar esse tipo de bases de dados….” – quem lê isto no fim não percebe o que é um diagrama EER ou ER, isto é, se escrevem um artigo ao menos tenham o tempo e a paciência de escrever como deve de ser. Caso sintam que o leitor deveria saber o que é um diagrama ER ou EER de certeza que o saberá criar a partir desta ou de outras ferramentas, o que torna este artigo algo “inútil”. A outra hipotese é que não entendo o intuito deste artigo.

    1. Avatar de Kitamura
      Kitamura

      Eu sei o que é um Diagrama ER, mas não usava esta ferramenta para os criar. Usava outra e depois era eu à mão que criava o script com base no diagrama. O intuito deste artigo é dar a conhecer uma nova ferramenta. Eu conheci há cerca de 1 mês, mas podia ser um dos que conhecia através deste artigo.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Compreendo o teu ponto de vista mas discordo por completo do que escreves. A definição está correcta e o resto que escreves acho que não deve ser comentado. Se já sabes (ou se calhar não), deixa aprender quem ainda não sabe.

    3. Avatar de ricardo
      ricardo

      a mim serviu… nao achava de jeito nenhum onde criar o diagrama… com o artigo eu achei

  2. Avatar de Kitamura
    Kitamura

    Ótimo artigo, é uma ferramenta que apenas há 1 mês comecei a utilizar mas nem sabem o tempo que me poupa agora a criar BDs para os websites que desenvolvo com MySQL. Para quem não experimentou ainda, aconselho vivamente. É por artigos como este que ainda venho aqui =).

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Neste artigo eu explicaria ainda como instalar o workbench no S.O., o que é essencial. Mas compreendo que em Windows serão muito mais passos que em Linux.
    Aqui vai a minha contribuição em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=iftMo69mDYE

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado Ricardo. De facto em em Windows é sempre Next, next.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Acho que entendeste ao contrário:
        Em Windows não é apenas next next.
        1 – Tens de pesquisar na web e eventualmente encontrar a página web do workkbench e fazer download. Só isso leva uns minutos…
        2 – Gravar no disco.
        3 – Clicar em instalar.
        e depois sim é next next.
        Enquanto em Linux executas “apt-get install mysql-workbench” e está instalado.
        Em Windows tudo demora muito mais tempo hoje em dia… além de ser assumidamente monitorizado.
        Sugiro que usem mais Gnu/Linux/BSD nos vossos artigos se querem falar de OpenSource. 😉
        E já agora aproveitem a saida do Drupal8, façam um artigo sobre o mesmo e quem sabe melhorem o site.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          🙂 Um utilizador Linux a falar para um utilizador Linux essa conversa não pega 😀 Obrigado pela info sobre o Drupal.

          PP

        2. Avatar de Romulo
          Romulo

          Hueheueuheuheueuhe br br br

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Existe o site da comunidade portuguesa em http://drupal-pt.org/ e mais informação em https://www.drupal.org/drupal-8.0

  5. Avatar de Vinícius Peglow
    Vinícius Peglow

    Olá, bom dia

    tem como criar o modelo EER através do Banco Já pronto, feito via SQL dentro do próprio WorkBench?

    Att;

    1. Avatar de charles william melo de oliveira
      charles william melo de oliveira

      DataBase -> Reverse Engineer escolha qual BD deseja que seja montado o EER.

      1. Avatar de JEAN NISHIOKA
        JEAN NISHIOKA

        Nossa !!!! MUITO OBRIGADO, era isso que eu não estava conseguindo fazer.

  6. Avatar de MARCIA ASTAFIEFF OZELIN
    MARCIA ASTAFIEFF OZELIN

    Olá,você poderia me ajudar em uma questão que tenho dúvida. Como faço para representar uma cardinalidade opcional (0) no diagrama do Workbench?
    Grata;
    Marcia

  7. Avatar de Jackline Santos
    Jackline Santos

    O artigo me ajudou muito, apesar de já ser antigo, não conhecia este programa e foi essencial para completar meu TCC. Muito obrigada!

  8. Avatar de Jurinacio da Silva Bingola
    Jurinacio da Silva Bingola

    eu achei essa explicação muito paia e nao poggers