Ficheiros .bin em Linux!

31 Comentários

Olá Vítor, os meus prezados cumprimentos, desculpe incomodá-lo, mas de facto estou a ficar algo ” passado ” com o ubuntu, está tudo bem funciona na perfeição, mas quando faço por exemplo um download de um ficheiro bin acontece-me o erro conforme anexo. Os ficheiros tar.gz, como é que se instalam no pc?

Utilizei o adicionar e remover, utilizei inclusive o automatix2, mas há determinados ficheiros que faço o download mas não os consigo instalar, fui a fóruns e não vi nada, será que é tudo através do sudo? Mas se tenho o ficheiro? Isto é muito complicado, será que me podia ajudar?
Desde Já grato pela atenção dispensada, aquele abraço, Ozie.



Ozie, deixei essa parte da explicação para os entendidos, então será ajudado pelo guia elaborado pelo Pedro Simões. A resposta reporta-se à questão em particular, como instalar essa aplicação.

IRS – VIA LINUX (UBUNTU)
Instalar o Modelo 3 das Finanças

1 – Descarregar o bin Modelo3V2006-Linux.bin do site das finanças e guardar no seu Desktop.

2- Duplo click em Modelo3V2006-Linux.bin que irá abrir a janela abaixo

3-Escolher a opção à executar

4- Carregar em Next

5- Escolher a java machine (deverá ser detectada pela instalação) e em seguida “Next”

6- Validar o local de instalação (Por norma “/home/pplware/Modelo 3”)

7- Neste passo vamos definir a localização do link para invocar o programa. Neste caso foi escolhido o local por omissão, pois mais à frente vamos criar um atalho para o programa. No final clicar em “Next”

8- Validar a informação recolhida. Caso esta esteja correcta, carregar em “Next”

9 – Carregar em “Done” e a aplicação está instalada e pronta a ser usada.

Criar link para lançar o programa

1- Na sua janela do Desktop, carregue com o botão do lado direito e escolha a opção “Criar Iniciador”. Aparecerá a janela seguinte

2- Preencha os campos Nome e Comentário (se pretender). De seguida carregue em “Navegar”

3- Navegar para o local onde se instalou a aplicação (definido no ponto 6 anterior), escolher o ficheiro “Modelo_3”, como representado na figura.

4- Nota importante, com se escolheu instalar a aplicação na directoria “Modelo 3”, deve ser adicionada uma barra “\”entre “Modelo” e o espaço antes do “3”. Este problema deve-se à representação do espaço em linux ter de ser feito assim. Após isto carregar em “OK”

5- No final deve existir um ícone como o representado na imagem acima. Duplo click e enjoy !!!

6- Programa em execução.

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    dassseeeeeeeeeeeeeee….

    Viva a microsoft…… viva o windows…………….

  2. Avatar de ozie
    ozie

    olá

    grato pela ajuda

    de facto a simplicidade do windows toca-nos a todos, mas penso que o linux está no bom caminho

    aquele abraço

    mais uma vez obrigado vitor

  3. Avatar de Evandro

    @João, lamentável!

    @Vitor, está animado hoje com o Linux, vejo que a discussão rendeu muito para o blog 😀 Fico feliz em ver mais Linux por aqui e participar de discussões SAUDÁVEIS!
    Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho!

  4. Avatar de MeNtAl_DaRkNeSs

    Eu já sou utilizador assiduo deste blog (vejo-o umas 20x por dia em média), e agora com a introdução de cada vez mais assuntos de Linux, ainda mais gosto dele!!! hehe
    Keep up the good work, mostrem-nos mais de linux e do k podemos fazer nele 😛

    Fikem bem =)

  5. Avatar de Martinho

    Fantástico Pedro Simões.
    Já agora se me puderes ajudar agradecia e mudava hoje mesmo para o Ubuntu porque já experimentei e gostei, apenas tive que voltar atrás para Window$ porque não me conseguia ligar á net através da Placa PCMCIA kanguru. Participei em vários foruns vi muitos manuais e how-tos e nunca me consegui ligação, aliás uma vez consegui mas o firefox só abria a página do google e nada mais, isto é não havia transmissão de pacotes e a largura de banda andava nos 0,3kbps. Bem se me disserem que há uma forma e como deve ser feito eu instalo já Ubuntu.
    Desde já acho interessante que se fale aqui no Pplware noutros sistemas operativos. Continuem que assim estão no bom caminho.
    Desde já obrigado.

  6. Avatar de iGama

    Viva o windows? não percebi muito bem, é um processo de instalação semelhante a uma de windows.

    Deixo aqui um guia traduzido : Como instalar tudo em Ubuntu que explica os diferentes tipos de instalações que pode haver (deb, rpm, tar.gz. autopakage, etc). Espero que de umas ideias 🙂

    @Mental tb costumo vir aqui diariamente hehe

    Já agora gostava de pedir autorização para adicionar ao GuiaUbuntuPT este guia.

    Cumprimentos a todos

  7. Avatar de Ice
    Ice

    Tive muita dificuldade em instalar o Ubuntu e quando consegui instalar não sabia por onde começar mexer nele,porque tou habituado XP mas ele pareceu ser porreiro 😉

    Abraço,

  8. Avatar de gil

    realmente o pplware hoje está on fire em relação ao Linux, ehehehe!!!

    bom tutorial, como sempre. ainda bem que vocês estão desse lado prontoas a ajudar quando as dificuldades apertam, e olhem que ainda vos vou chatear, é q neste momento, estou a utilizar o tutorial de “como instalar o ubuntu 6.10” – que está neste momento em 60% da instalação (eheh) – e agora é que vão ser elas… aaahhh pois é!!!!!

    estou a brincar (um bocadinho pelo menos).
    conforme tinha explicado por aqui estou hoje, finalmente, a dar início ao primeiro passo. Assim terão em primeira mão a experiência de um “newbie” nestas andanças. Que tal???

  9. Avatar de antonio
    antonio

    gama!!!!

    muito bom……………

  10. Avatar de devnull
    devnull

    @joão

    A seguir a carregar no botão Executar, é iniciado o instalador, que é praticamente igual ao do Windows, por isso não consigo compreender o teu comentário.

    O passo extra, o carregar na opção executar é um mecanismo de segurança inerente a qualquer sistema *nix, que impede a execução automática de aplicações. Ou seja, o utilizador tem sempre de autorizar explicitamente a execução.

  11. Avatar de antonio
    antonio

    estou com muita vontade de mudar para o linux

    voltar a tras e aprender tudo de novo mais vai ter de ser

  12. Avatar de antonio
    antonio

    gama estava a comentar isto que acho que é optimo

    Deixo aqui um guia traduzido : Como instalar tudo em Ubuntu

  13. Avatar de João
    João

    EVANDRO

    Se és defensor da liberdade de expressão, pá proxima pa dizeres isso, fica calado…..

    simplesmente escrevi o que achava, se achas outra coisa, di-lo……

    agora palavras como LAMENTÁVEL??????????

    SHAME ON YOU

    Já reparei que respondes em todos os posts, mas olha que quantidade não é sinal de qualidade……

    Aceito o que tu dizes, defende o que achares, agora eu sei que no Brasil ainda há alguma dificuldade em aceitar e no conhecimento de alguns valores…. tu pelos vistos, és uma dessas pessoas………

  14. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @Martinho,

    Vou ser sincero, nunca testei essas placas. Nem em windows e nem em linux.
    Mas tomando como base o excelente site que o IGama, do guia que está aqui

    Espero que seja útil.

  15. Avatar de ozie
    ozie

    caros amigos joão e evandro

    como repararam neste site, a liberdade de opinião é uma constante,

    existe diversos modos de pensar, agir e sobretudo de reagir

    marquemos a diferença pela diferença, aceitar os outros e seus gostos sem ofender e picar

    abraços aos dois

  16. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @IGama,

    Claro que podes publicar o guia no site http://www.guiaubuntupt.org. Vamos partilhar a informação.

    Peço-te no entanto que confirmes com o Victor pois o que produzi foi para o pplware. Envia-lhe um mail (vitorm.peopleware@gmail.com) que eu amanhã falo com ele e depois enviamos-te um doc com o texto e as imagens.

  17. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    Vou ser sincero, nunca testei essas placas. Nem em windows e nem em linux.
    Mas tomando como base o excelente site que o IGama, do guia que está aqui

    Espero que seja útil.

    @Martinho,

    Desculpa, mas a resposta sai-me mal. Agora com o texto como deve ser. As minhas desculpas.

    Vou ser sincero, nunca testei essas placas. Nem em windows e nem em linux.
    Mas tomando como base o excelente site que o IGama apresentou, recomendo-te a leitura deste guia.

    Espero que seja útil e que ultrapasses o teu problema.

  18. Avatar de MeNtAl_DaRkNeSs

    Já agora e aproveitando esta excelente onda de guias para Linux, pra indicarem-me ou fazerem um guia tb (visto k afecta “alguma” gente), sobre como meter a funcionar correctamente wireless em Linux, no meu caso, Adaptador wireless USB da Linksys (WUSB54Gv4, pra ser mais exacto)!
    Embora já tenha visto alguns tutoriais sobre os problemas k há nas drivers pra wireless, são todos mto dispersos e não mto concretos, portanto faço este pedido de ajuda 😛

    Thx e Fikem bem

  19. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @MeNtAl_DaRkNeSs,

    Eu não me importo de meter a mão na massa. O meu único problema é ter nas mãos uma “bichinha” dessas. Tenho apenas acesso a placas PCMCIA e não a placas USB.

    Falei à dias com o Pedro Pinto e fiquei com a ideia que ele ia comprar uns quantos adaptadores wireless USB da Linksys (razões profissionais). Pode ser que sobre um para eu testar.
    Isto é uma provocação pessoal ao Pinto!!

    No entanto e numa pesquisa no google por “WUSB54Gv4 in ubuntu” apanhei alguns resultados interessantes.
    Dá uma olhada nestes links:
    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=118929
    http://www.linuxforums.org/forum/wireless-internet/64463-installing-wusb54g-ubuntu-wireless-adapter.html

    Aconselho-te ainda a pesquisares nos forums do Ubuntu e de certeza que vais encontrar a solução para o teu problema.

  20. Avatar de nuno

    @mental_darkness
    não conheço o adaptador que queres instalar e por isso não sei se há ou não driver para linux. No caso de não haver, existe uma aplicação chamada ndiswrapper que utiliza o driver para windows (fornecido com o adaptador) para funcionar em linux, «embrulhando-o» numa «camada de compatibilidade». Podes instala-lo através do synaptic e vem com um interface gráfico para configuração (claro que podes sempre ir ao site oficial aprender mais). Depois de instalado usas a ferramenta network-admin, que também vem com o Ubuntu (deves ter o ícone no systray ao lado do relógio) para configurar a rede (escolher a rede, introduzir chaves WEP, esse tipo de coisas). A minha placa wireless PCMCIA funciona assim, e muito bem!

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    @Evandro @João
    Qual é a vossa afinal ?
    Vá vão lá fumar o Cachimbo da Paz
    Abraço e Bem Haja aos dois
    Carlos
    PS deixem uma passinha para a malta hehehe

  22. Avatar de Evandro

    @João, sou a favor da liberdade de expressão e por nenhum momento deixei de fazer e impedi você de fazer. Eu falei para não comentar mais? Apenas critiquei, não te impedi!

    @Carlos, não vou entrar em mais discussões gratuitas apenas em discussões que levam a algum lugar como fiz com Jorge a. em outro post!

  23. Avatar de kromakey
    kromakey

    Bom dia ,

    Eu tambem ando numa de Linux , embora não perceba nada disto … , não sei instalar nada ….

    no outro dia num site de torrents descobri uma distro que nunca tinha ouvido falar e resolvi testar , Sabayon , acho que é italiana , Sabayon é um doce italiano .

    gostei imenso , pois já tem tudo instalado , ou seja as cenas que a malta lá quer meter tipo divx , utorrent, emule, copia DVD CD , google eart , gps , eu sei láaaa montes e montes de cenas

    gostei e meti em dual boot no portatil .
    no desktop em tri boot , sabayon , vista (só 30 dias) e xp 🙂

    testem que vão gostar

    abraços

    kromakey

  24. Avatar de MaT
    MaT

    tou a ficar desesperado com o ubuntu é que não me consigo ligar à net. Tenho uma rede wireless em casa e utilizo uma pen usb da gygabyte, mais concretamente a GN-WBKG. O problema é que o ubuntu não reconhece a minha pen para o wireless. Já tentei quase tudo desde o ndiswrapper que supostamente daria para instalar a pen com os files do windows, mas nada dá sempre erro. Quando tento instalar o network manager gnome, tn dá erro diz que não tenho nada no e:

    Ajuda por favor

  25. Avatar de gil

    @ nuno

    essa coisa do “ndiswrapper” funciona com qualquer driver para windows???

  26. Avatar de devnull
    devnull

    @MaT

    Introduzindo a seguinte string de pesquisa no Google:

    GN-WBKG+Ubuntu+wireless

    e clicando no primeiro link disponibilizado, acede-se a uma thread de discussão dos Ubuntuforums onde, por aqui que li, parece que há solução para o teu problema: instalar o Ubuntu 6.10 Edgy Eft!

    Podes aceder directamente através deste link à thread:

    http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=62383

    Aproveitando a onda, aconselho toda a gente que tenha questões sobre o Ubuntu a registar-se no site ubuntuforums.org. Regra geral, encontram lá a resposta a quase todos os problemas. Se não houver uma solução, podem postar e aguardar alguns dias, que certamente alguém aparecerá com uma solução.

    Não me importo de sugerir aqui no pplware sugestões para os problemas postos, mas aconselho a que recorram primeiro ao UbuntuForums, porque desta forma as vossas dúvidas e as respostas obtidas ficam disponíveis para toda a gente de uma forma mais organizada.

  27. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Mais um passo do linux em direcção ao windows… 🙂

  28. Avatar de fluke
    fluke

    iGama amigo, estou cnt, see ya on the IRC! O http://www.guiaubuntupt.org sempre foi uma ajuda para mim e mais uma vez agradeço a sua existência.

    É de elogiar esta tendência do http://www.pplware.com para com o Linux (independente da distribuição).

    Não digo que o Win não seja um bom SO mas as desvantagens que traz agregadas (não querendo ferir susceptibilidades) tornam-o desaconselhado para quem quer evoluir e aprender cada vez mais, muitas barreiras ao acesso ao seu código, preço, instabilidade, CMD sucks, etc.

    Abraço e lembrem-se: “Software is like sex, it’s better when it’s free.” [Linus Torvalds]

  29. Avatar de Pedro Simões
    Pedro Simões

    @IGama,

    Obrigado.

  30. Avatar de ADRIANO LUCIO PRENÇA
    ADRIANO LUCIO PRENÇA

    muito bom mesmo ver pessoas com respostas , a duvidas no mundo linux ,e outras com duvidas , pois ve-se que logo o windows ficara na historia(ERA UMA VEZ UM SISTEMA CHAMADO WINDOWS…) pois as vezes chego a pensar qeu o linux esta a beira da perfeição o que não demora muito!!!! espero!!!