FEUP cria ferramenta…

16 Comentários

para invisuais acederem à Internet! A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) apresenta quarta-feira uma nova ferramenta que vai facilitar o acesso de invisuais à Internet, disse hoje à Lusa, no Porto, fonte da FEUP. A solução encontrada resulta de um projecto de investigação do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores daquela faculdade, coordenado pelo professor Diamantino Freitas.

O programa, denominada Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã (CALE), constitui – segundo Diamantino Freitas -«uma ferramenta inovadora para o acesso de invisuais aos computadores pessoais». O CALE foi criado a partir de uma ideia proposta por um grupo de pessoas cegas ou com baixo índice de visão. Estas foram também responsáveis pela elaboração dos conteúdos, enquanto o motor informático do programa foi desenvolvido na FEUP.

Apresentado sob a forma de um CD multimédia interactivo, com saídas através da linha Braille ou de voz sintetizada, este projecto, em forma de curso, foi concebido para o leitor de ecrã JAWS (Job Assisted With Speech), um software desenvolvido pela Freedom Scientific. O curso é constituído por diversos módulos relativos à navegação em ambiente Windows, nomeadamente Internet Explorer, Microsoft Word e Excel, entre vários outros programas utilitários.

«Com módulos para os vários níveis de conhecimento – iniciado, intermédio e avançado – o CALE adapta-se às diferentes necessidades de aprendizagem dos utilizadores», frisou Diamantino Freitas. A equipa responsável pelo desenvolvimento do CALE vai apresentar o programa, quarta-feira, na Biblioteca da FEUP, a representantes de diversas associações de invisuais. Estes vão testar o sistema «in loco», no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que é comemorado domingo. A equipa responsável pelo projecto vai oferecer às associações de invisuais 500 exemplares do CALE.

Fonte: Lusa

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CHAGAS

    Uma exelente iniciativa!.
    Marece muitos parabéns!.

    Abraço,
    CHAGAS.

  2. Avatar de Evandro

    Excelente iniciativa mesmo!
    Mais uma vez a tecnologia utilizada da forma correta. Para o bem do ser humano!

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só podia ser na Faculdade que eu frequento…

    A piada que tem é que não melhora nas coisas que me dizem respeito, mas enfim…Já é um passo.

    😉

  4. Avatar de Pouic

    Já agora alguem sabe onde posso retirar informações para implementar um site para invisuais? quais as características próprias que tem de ter para que seja reproduzido sem problemas num computador adequado a um utilizador invisual?

  5. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Pouic talvez aqui encontres o que procuras: http://www.acesso.umic.pcm.gov.pt/sawdescrica.htm

  6. Avatar de MagiNcia
    MagiNcia

    Ah pois, e eu venho à mitra dizer que também ando na FEUP! E um dia também vou ser grande! \o/

    Cumprimentos *****

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ah grande FEUP…

  8. Avatar de dc
    dc

    Esta malta do Porto!
    Por acaso se tivesse que ir estudar para o Norte a FEUP seria uma das faculdades que iria ingressar.
    Todos os anos vou ao Dragão á GigaLanParty organizada por eles e pelo WCG e nunca me deixaram mal.

    E viva á FEUP e a Portugal.

  9. Avatar de Chioli
    Chioli

    Parabens a FEUP

    Abraço ^^

  10. Avatar de xd17
    xd17

    Sou mais um dessa mui nobre casa ENGENHARIA ->FEUP Curso->ELECTRO
    eheh. @Miguel: já é um passo, e vais ver que o que precisas vão melhorar um dia destes. @MagiNcia pois é também sou outro mitrado como tu e também serei grande um dia. também não convém crescer mais do que já cresci (1,88:D) senão não passo pelas portas.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    Devia ser estudo Obrigatorio em todas as faculdades com meios para isso
    Bem Haja
    Carlos

  12. Avatar de Psycho_Thunder
    Psycho_Thunder

    Reparei hoje k o jornal Metro (o jornal do Metro de lisboa), veio na treceira página, a copia exacta (à execção de 1 ou 2 palavras) do k está escrito aqui.
    Acho k se pode chamar a isto de plágio :\

  13. Avatar de peopleware

    @Psycho_Thunder
    Se não colocaram a fonte, então sim é plágio. Esta notícia é da Agência Lusa, conforme pode ver no final do post.

  14. Avatar de Psycho_Thunder
    Psycho_Thunder

    Ao k parece o erro afinal foi meu :S .
    Não tinha reparado k na fonte (Lusa), no final da do texto do pplware e do jornal metro, o que me induziu a erro…sorry

  15. Avatar de Devanir
    Devanir

    A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) tinha um projeto semelhante, nos anos 80/90.

  16. Avatar de JAM
    JAM

    FEUP ALLEZ!!

    E L E C T R O !!