Smartphones da BQ: Tecnologia de última geração no Aquaris M

70 Comentários

A BQ tem pautado o seu trabalho de forma árdua para desenvolver uma nova geração de smartphones com as melhores prestações baseadas nas necessidades reais dos utilizadores.

A gama Aquaris M apresenta novas características como, uma maior bateria (até 3.120 mAh), melhor rendimento e eficiência, mais espaço (até 32 GB de capacidade e possibilidade de aumentar até 64 GB com o cartão MicroSD), uma nova aplicação de câmara desenvolvida pela BQ e um novo software adaptado com elementos personalizáveis.

bq-Aquaris-M5-Aplicações-720x405


Uma outra característica inovadora nos smartphones da BQ é a incorporação, pela primeira vez, de uma solução de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Design ergonómico e compacto

A equipa da BQ continua a apostar em reunir o máximo de prestações possíveis com um design ergonómico para esta nova geração de smartphones.

Tem vindo a trabalhar de forma árdua para otimizar o espaço, incluir e potenciar todos os elementos que considerou imprescindíveis num desenho compacto e estilizado.

bq-Aquaris-M5-Traseira-720x405

Foi reduzida a dimensão exterior diminuindo as molduras do ecrã até à mínima expressão possível e os botões laterais foram destacados facilitando a sua acessibilidade.

O flash traseiro foi orientado para se adaptar ao sentido das fotografias. O toque único é proporcionado pelo policarbonato de grande qualidade e o acabamento de origem sueca que incorpora proteção solar UV e antidedadas.

Bateria com mais capacidade

Sabendo que é importante um telemóvel que suporte um ritmo intenso de atividade, a gama Aquaris M foi dotada com uma bateria com maior capacidade que não compromete outras características. O modelo M5 incorpora uma bateria até 3.120 mAh que permite a redução da espessura do dispositivo, mantendo elementos como dual SIM e ranhura para memória extra com cartão MicroSD.

Paralelamente, a função command mode otimiza a forma como a imagem é transferida para o ecrã. A combinação destes elementos juntamente com a otimização do software e componentes de baixo consumo pressupõe uma melhor autonomia em relação à gama anterior. Porque primeiro que tudo, o utilizador deve utilizar o seu smartphone BQ em função das suas necessidades sem que isso prejudique a sua autonomia.

Rendimento mais eficiente e otimizado

O rendimento maximizado e uma autonomia sem precedentes da nova gama foram possíveis graças à inclusão de processadores eficientes de última geração. As versões M5 e M5.5 contam com Snapdragon 615 Octa Core A53 da Qualcomm. Este processador inclui a tecnologia de otimização de energia big.LITTLE que permite alternar a utilização dos vários núcleos em função das necessidades de carregamento de cada atividade. A gestão eficiente dos processadores, que operam até 1,5 GHz para obter um grande equilíbrio entre potência e consumo, permite reduzir o gasto de bateria e aumentar a rapidez de resposta do telemóvel.

Vasta gama de cores até 10 pontos de contacto

Uma nova e apreciada característica da gama Aquaris M foi a inclusão no ecrã da tecnologia maXTouch® da Atmel®. Este sensor mantém intacta a sensibilidade tátil em todo o tipo de condições, quer à chuva ou com as luvas calçadas, o ecrã responde ao tato de forma irrepreensível juntamente com a tecnologia Quantum Color + (QC+) que permite potenciar ao máximo o conjunto de cores até 90% do NTSC. Este sistema é cada vez mais utilizado em dispositivos da gama alta, incluindo televisores domésticos. Para além disso, nos ecrãs dos modelos M5 e M5.5 foi expandida a deteção de pontos de contacto simultâneos até 10 (anteriormente eram 5).

bq-Aquaris-M5-Ecrã

Nova aplicação de câmara desenvolvida de raiz

A BQ pretende que se tire o máximo partido das funções do smartphone pelo que tomou a resolução de dotar o módulo de câmara elevada qualidade de um interface ao seu nível. Com este objetivo desenvolveu uma nova aplicação exclusiva para a câmara na gama Aquaris M que responde às necessidades dos utilizadores mais exigentes.

O novo interface criado à medida, permite-lhe explorar todas as funções da câmara de forma intuitiva, útil, cómoda e simples, para que se possa obter as melhores fotografias controlando os pormenores.

bq-Aquaris-M5-Câmara

O modelo M5 permite ajustar todo o tipo de parâmetros, tais como a focagem manual, o equilíbrio de brancos ou a exposição, a partir diretamente do interface de pré-visualização da fotografia. Para além disso, inclui novos elementos como os vídeos em slow motion ou as gravações timelapse, para que se explore a criatividade de forma profissional. A BQ também se incorporou nesta gama o flash frontal para melhorar a iluminação dos selfies tendo sido igualmente alterada a disposição do flash traseiro para melhorar a iluminação das fotografias independentemente da orientação da câmara.

Mais espaço para a diversão

A BQ privilegia a liberdade de escolha. Por isso, a nova gama conta com três versões diferentes em função da respectiva memória RAM (de 1GB a 3GB) e da sua capacidade de armazenamento. Tudo tem feito para não poupar em espaço com a possibilidade de acrescentar até 64 GB através do cartão MicroSD, dependendo do modelo.

Um som mais nítido

Para melhorar a experiência do utilizador ao nível do som, a gama Aquaris M conta com mais nitidez quer na reprodução multimédia como nas conversações. A BQ voltou a confiar na tecnologia Dolby para incorporar um tratamento digital do sinal. Para além disso, melhorou a caixa de ressonância do telemóvel – soundbox – para permitir obter uma alta fidelidade da música, vídeo e videojogos. Por outro lado, o microfone adicional na parte superior para permitir se seja possível a concentrar nas chamadas telefónicas apesar do eventual ruído circundante.

Software personalizado à medida das necessidades

Inclui software Lollipop ao qual a BQ acrescentou funções exclusivas desenvolvidas pela marca, mantendo a experiência Android para o utilizador o mais pura possível. Estes extras melhoram a experiência do utilizador através de opções como a personalização das notificações com uma luz LED que se acende em várias cores. Também se obteve maior comodidade com a função doubletap para desbloquear o telemóvel com dois toques leves no ecrã.

bq-Aquaris-M5-Aplicações

Por outro lado, incorpora a opção de chamada de emergência sem desbloquear o dispositivo até quatro números pré-selecionados e uma configuração personalizada de acessos diretos. Dado que esta gama tem incluída uma ranhura para Dual Sim, o utilizador tem a possibilidade de unir duas linhas de telefone distintas no seu smartphone.

 

A conetividade do futuro

A forma como comunicamos está a transformar-se e a acelerar. A transmissão de dados está a evoluir. Por isso, nos modelos M5 e M5.5 desta gama foi incorporada a tecnologia Near Field Communication (NFC), um novo tipo de comunicação sem fios que permite o intercâmbio de dados entre dispositivos. Graças a esta tecnologia, é possível adicionar-se novas funcionalidades ao telemóvel ligando-o a outros dispositivos. Por exemplo, pode efetuar pagamentos móveis* bastando

Partilhar:
Tags:

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé da Dúvida
    Zé da Dúvida

    Telemóveis Bq fazem parte dos meus planos para o natal.
    Talvez o Bq Aquaris E5 4G, o que me dizem?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Se quiseres passar a vida a enviar o equipamento para Espanha, é uma boa escolha sim. Os BQ avariam bastante, então essa série E5, é do piorio. Se queres evitar problemas, foge da BQ. Eu sei do que falo, pois infelizmente, sou parceiro BQ (se soubesse o que sei hoje nunca o teria sido).

      1. Avatar de Zé da Dúvida
        Zé da Dúvida

        Agora fiquei de pé atrás mas também, por mais um bocadinho, consigo ir para o Huawei Ascend P8 Lite.
        Compensa?

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Eu se fosse a ti fugia da BQ. Se não precisares de dual sim aconselho os Motorola (o X e o G, por ordem de preferência e em ambos os casos os modelos de 2015). Se precisares de dual sim tens o Motorla G de 2014 ou o Huawei Ascend P8 Lite.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            A Motorola é boa, sem dúvida. Mas 200€ por um smartphone com 1GB RAM? É pouco, para os dias de hoje. Mesmo com Lollipop existem momentos onde a RAM esgota. A versão com 2GB ainda é mais cara, não compensa mesmo.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Huawei é muito bom. A grande falha para mim é o software, apanhas equipamentos a sairem com KitKat, e outros com 5.0 e nunca mais levam atualizações. Como o SoC é proprietário, e o kernel é closed-source não há ROMs de terceiros. É o grande defeito da Huawei, de resto é muito boa.

        3. Avatar de Maestro Frederico
          Maestro Frederico

          Por menos que o preço do P8 Lite compras por exemplo o redmi 2 note pro. És capaz de ficar mais bem servido.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Ou o Meizu m2 Note.

      2. Avatar de Pedro Tomás
        Pedro Tomás

        O sr. David deve estar enganado!
        Tenho um E5 4G a nivel profissional desde Dezembro passado tem uso em chamadas 3 -4 horas /dia sempre a abrir emails e responder bem como a usar aplicações específicas do trabalho, e até hoje NADA de avarias e ainda anda com o meu cartão particular.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          O Sr. Pedro tem um BQ, eu vendo BQs, vários mesmo. De todos os BQs que vendi até hoje posso dizer que cerca de 80% regressaram com avarias em período de garantia, e muitos deles com anomalias idênticas, o que simboliza falhas inerentes de fabrico ou concepção. Depois o SAT da BQ é muito rápido a devolver os equipamentos, tanta rapidez que muitas das vezes devolvem sem o problema resolvido. Já tive casos em que equipamentos tiveram de voltar à BQ 4 ou 5 vezes até resolverem os problemas todos.

          1. Avatar de Sérgio
            Sérgio

            Amigo, David Guerreiro, permita-me discordar; mas tenho toda a certeza que se a Bq possuísse 80% de índices de defeito, como diz, já não estaria a operar no mercado com o mesmo nome. Embora problemas hajam, como os há com todas as marcas e fabricantes, o feedback que a Bq recebe não parece ser de todo comprado.

      3. Avatar de Jo
        Jo

        Sou cliente BQ à bastante tempo e só mandei para espanha telemóveis para trocar ecrã partido. O suporte técnico e simplesmente o melhor, o apoio 5*, problemas todas as marcas tem, e para o preço são muito bons. Minha opinião.

      4. Avatar de Daniel
        Daniel

        Confirmado. Além de que se não tiver seguro o mais certo é dizerem que o defeito não é coberto pela garantia e mandam orçamento para pagares (dizem que “desgaste ‘normal’ do equipamento não é coberto pela garantia”… em que planeta?! Se é desgaste ‘normal’ é mais que coberto pela garantia, é por isso que existe para garantia que com uso normal funciona durante o período em que é obrigado a fazê-lo).
        BQ nunca mais.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Isso connosco não fazem porque somos parceiros. Simplesmente falham muito nas reparações, existe pouco controlo de qualidade. Há muita pressa para devolver rapidamente o equipamento, sem ficar tudo resolvido. Era preferível estar lá mais uns dias e ficasse bem testado, do que andar tudo para frente e trás.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            E eu comprei cá em Portugal, mas a loja que o vende só trata da garantia nos primeiros 6 meses e depois dá o contacto do suporte da BQ para lidar directamente com eles, que foi o que aconteceu das duas vezes que foi a RMA. A primeira mandaram um report de RMA a dizerem que não encontraram nenhum problema (chegou lá e passou a funcionar miraculosamente), da segunda vez já com o seguro expirado mas ainda em garantia mandaram-me um orçamento. Não há pachorra…

    2. Avatar de Tiago Brito
      Tiago Brito

      Tenho o Aquaris E5 FHD, 5 estrelas, nunca tive um problema.
      Este substituiu um Galaxy S3 há um ano, e não me arrependo em nada de ter passado de Samsung para a BQ.
      A única queixa que tenho é o de ainda ter o Android Kitkat.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Estranho, porque o E5 HD tem Lollipop.

        1. Avatar de Jonny
          Jonny

          Es parceiro e nem sabes disso. No mundo da internet todos somos tudo e mais alguma coisa….

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            A BQ não informa aos parceiros as versões de firmware que lança, apenas divulga campanhas comerciais. Basicamente os parceiros servem para escoar os produtos e nada mais.

        2. Avatar de acb42
          acb42

          boas, tb tenho um E5 FHD com o 4.4.2 kitkat

    3. Avatar de Mega
      Mega

      O problema destes smartphones baratos é que apesar de terem um hardware muito bom, passa um ano passa dois, já sairam duas novas gamas e o teu deixa de receber updates ao Android. Chegas à nova versão do Android depois do Lollipop mas não passas daí. Segundo me lembro há pessoal ainda há espera do Lollipop; ainda têm, e começaram com, o Kitkat.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        A gama Aquaris original é exemplo disso. Os “flagship” dessa gama inicial vão fazer 2 anos em Novembro e ficaram-se pelo kitkat lançado somente há um ano pela BQ (quando já o Lollipop andava por aí). Ou seja, tiveram um ano de actualização e ficou-se por isso.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        O hardware destes BQ não é bom, nem são baratos. Na série Aquaris 4.5 havia um problema em que existia uma folga entre a bateria e o conector, e os equipamentos desligavam-se do nada especialmente quando estavam na vertical, porque a bateria deixava de fazer contacto. Os clientes enviavam os equipamentos para a BQ, a mesma dizia que não detetava problema nenhum, devolvia os equipamentos com uma esponja negra colada no compartimento, para forçar a bateria contra os terminais. Isto tudo feito à socapa, sem admitirem o erro, e com serviços feitos “à sapateiro”.

      3. Avatar de André Costa
        André Costa

        Certo, até aí tudo bem mas a questão das atualizações inexistentes e/ou pendentes não se fica pela BQ, repare que tenho um Sony Xperia M2 Aqua que veio de origem com o Kitkat e até agora, contrariando o que circula na net, não há perspetiva de atualização do mesmo. Ora, será mesmo um problema da BQ? Não me parece. Só não o troco porque a questão da resistência à água e poeiras é crucial nos ambientes em que trabalho.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Não é um problema exclusivo da BQ, ninguém coloca isso em causa. Mas aqui falamos da BQ, e não podemos desculpar a BQ com o que os outros fazem ou deixam de fazer.

          1. Avatar de André Costa
            André Costa

            Claro que não mas nesse caso também não precisa de atacar a BQ assim, sendo que o problema não é exclusivamente da mesma.

    4. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Tenho um bq Aquaris 5 com quase 2 anos e só avariou 1 vez (o som, vibração e microfone deixaram de funcionar). A bq tratos do envio e depois de 1 semana já o tinha outra vez.
      Fazes muito bem em ir para um bq.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        E ainda se gaba de ter avariado 1 vez? Se tivesse 2 anos e sem avarias, era motivo para gabar, agora com avarias… Belo incentivo.

    5. Avatar de João MS
      João MS

      Cá em casa ha esse smartphone ha 1 ano. Impecável! É utilizado intensivamente com 2 cartões (pessoal e profissional) e sem falhas até hoje. Continua fluido como no 1o dia e a bateria aguenta.se bastante bem. Num foi feito um factory reset. A única falha a apontar é o.gps que não é lá muito preciso. Penso que seja uma característica do proprio SoC.

    6. Avatar de miguelboas
      miguelboas

      qe tal um asus zenfone 2? o preço equivale ao bq m5 espaço minimo é de 32gb, 4 de ram processador da intel e é asus! para preço custo/qualidade é um telemovel muito bom nao haja duvida!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Pois, mas essas specs são apenas bonias no papel. Porque depois na realidade, esse equipamento tem vários problemas, e o suporte de software da Asus não é lá grande coisa.

    7. Avatar de Miguel Couto
      Miguel Couto

      Tenho o meu BQ Aquaris 5 HD há 2 anos e sem dúvida que foi uma das melhores compras de sempre. Continua impecável e nunca deu problemas, mesmo com upgrades ao SO.

    8. Avatar de Tiago
      Tiago

      Tenho um (versão 2Gb Ram) e não tenho qualquer queixa! A minha esposa tem o E4.5 e também sem queixas. Conheço quem tenha o E5 FHD e também estão contentes.

  2. Avatar de Fran7Ribeiro
    Fran7Ribeiro

    Façam uma review do Vodafone Smart ultra 6, muito bom para o seu preço médio.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Sem ofensa, mas os Smartphones são uma treta em comparação a concorrência.

      Isto não por causa só do hardware em si, mas do pouco suporte que a Vodafone lhes dá.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Equipamentos de operador estão sempre muito limitados a nível de atualizações. Por isso compro sempre smartphones livres de operador.

  3. Avatar de Nuno Leao
    Nuno Leao

    Tenho um Aquarius E5 e acerda da Aquarius só posso falar bem da assistência. Além de várias actualizaçãos do firmware, incluindo o upgrade para o Lollipop, já tive que mandar três vezes o telemóvel para a Assistência técnica (o que não é lá grande sinal, mas nenhuma marca pode dizer que está livre disso), mas as três vezes demorou-me tanto como uma vez na Samsung. De cada vez fiquei sem telemóvel 4 dias úteis (sendo dois deles para o tramporte). A Aquarius é sempre uma opção interessante, mas provavelmente quando trocar vou experimentar outras marcas.

  4. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Parece que faltou terminar a material, de qualquer forma está aí um bom aparelho, porem tenho notado que a bq está a puxar um pouco os preços para cima, não sei até que ponto irá conseguir concorrem com outras marcas que oferecem o mesmo hw por menos €.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sim, os preços aumentaram bastante, mas é tudo uma questão de ajuste ao mercado. A BQ verificou que o cliente português está habituado a pagar muito caro pelos smartphones, daí que existia margem para aumentar, e foi o que fizeram.

  5. Avatar de tiago
    tiago

    Bom telemovel mas ainda assim mt abaixo dos chineses tipo xiaomi mi4, redmi note 2 ja que ate sao mais baratos..

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É que existem smartphones chineses, e smartphones dos chineses. BQ e Wiko (que na realidade é Tinno) são chinecises da pior espécie, daqueles que dão mau nome ao Android. Conheço uma pessoa que tem muito má imagem de Android, porque os únicos smartphones que viu foram Wikos e BQs cheios de lags, a bloquear, etc. Quando viu um Motorola fluído, ficou de boca aberta.

      1. Avatar de Limat
        Limat

        David deves ser o parceiro da bq com mais desconhecimento da area que eu conheço.

        A partir da gama E, deixou de ser chinesisse

  6. Avatar de diamantino
    diamantino

    Tenho um BQ Aquaris M5 e estou mais que satisfeito.
    Pior são dois amigos meus que compraram o Huawei p8 lite, isso sim é que é dores de cabeça. Bateria que não dura nada, telemóvel ao fazer chamadas crasha, problemas nos aplicativos e etc.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Eu da BQ não tenho bom feedback… tinha até começar a dar problemas, depois foi ficar a ver navios. Enganaram-me quando ainda tinha seguro activo, e assim que o seguro expirou lixaram-me com a garantia, ora toma lá um abre-olhos.

  7. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Pergunto-me se o M5 terá atualização para o Android 6 (Marshmallow)… alguém sabe?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não deve ter. A BQ quando lançou a série M foi esperta, e publicitou que garantia atualizações durante 2 anos. O que muita gente não entendeu, é que não garantem atualizações das versões de Android durante 2 anos… O que eles fazem é lançar vários updates mantendo sempre a mesma versão de Android. Por exemplo, nos Aquaris 4.5 fartavam-se de lançar updates e não passava de 4.4.4.

      1. Avatar de Jonny
        Jonny

        David, es parceiro, vendes BQ’s, mas só falas do primeiro dispositivo lançado, que nem era 100% BQ…

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Mas o que é isso 100% BQ? Mas tu ainda acreditas no Pai Natal? A BQ não faz nada. Limita-se a contactar fabricantes OEM chineses, para obter o preço mais barato, e indica o custo de cada equipamento e o design da carcaça. Tudo o resto é o fabricante OEM que faz. A board de um BQ é uma board OEM que é utilizada noutros tantos smartphones chineses.

      2. Avatar de Aiai
        Aiai

        Ó David, que necessidade tens de dizer mal da Bq em todo o comentário que se mostra a favor, e isto, sendo tu parceiro, certo?! Estranho, mas… Quem sou eu para questionar tal insistência! Quanto à minha experiência com a Bq não tenho nada a apontar. Tenho um SmartPhone e tablet Bq há mais de dois anos e nunca tiveram problemas, fiquei bastante satisfeito com a comprar e repetiria.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          É como disse anteriormente, sou parceiro, mas se soubesse o que sei hoje, nunca me tinha vendido equipamentos da BQ. Apesar dos RMAs não terem custos nenhuns, a BQ assume o transporte, todo o processo tem custos, e danos para os clientes que se vêm impossibilitados de utilizar os seus equipamentos com avarias. Como referi, 80% dos equipamentos que vendi, tiveram avarias em garantia. Assim que terminar o stock que temos da BQ, é acabar com a parceria e partir para outra.

        2. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Não sei que necessidade tem o David de mentir, se diz que é parceiro é porque é, nem deve ser difícil ser parceiro. Dizem aqui uns que é bom não avaria, outros dizem que a assistência é fantástica, foi para reparar três vezes… Haha
          Cá para mim outra bosta de Android , ou será Android de bosta?

  8. Avatar de nux offshore
    nux offshore

    Tecnologia de última geração …. lol

  9. Avatar de alex
    alex

    tenho bq aquaris e4,nada apontar,ate ja tenho lolipop bombar!!!

  10. Avatar de Jonny
    Jonny

    Cheira-me que o David Guerreiro de parceiro não tem nada, mais depressa é um cliente descontente com alguma situação. É engraçado que não sabe coisas que um parceiro devia saber e ainda por cima fala sempre do Aquaris 4.5 que nem é 100% BQ.

    Btw, tenho BQ’s e conheço quem tenha, ate hoje nunca tive nenhuma avaria 😉

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Porreiro, se formos pela tua conversa então a BQ devia era fechar o SAT. Vou-lhes enviar um e-mail a sugerir isso mesmo, que encerrem o SAT, pois os equipamentos deles parece que não avariam, não há necessidade de terem pessoal para nada. Eu que pensava que os fanboys eram apenas da Apple, mas pelos vistos já existem os BQfans. Pelos vistos as palas para os olhos servem para tudo.

      1. Avatar de Jonny
        Jonny

        Ahahaha, tu queres convencer quem com essa dos 80% de taxa de avarias?

        Avarias existem em todas as marcas, agora por favor não sejas hater. Não é questão de ser fanboy ou não ser fanboy, é uma questão de logica e de dares uma vista de olhos pelos foruns mais conhecidos de tecnologia. Vais perceber que tas completamente errado.

        Continuo a dizer e quase que aposto que és apenas um cliente insatisfeito, que pode realmente ter tido uma má experiência, agora isso não significa que seja assim com todos 😉

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Eu não disse que existe uma taxa de 80% de avarias nos BQ ou disse? O que disse, foi que 80% dos equipamentos que foram comercializados pela minha empresa, voltaram com anomalias durante o período de garantia. Cliente insatisfeito não sou, porque nunca comprei nenhum BQ. Logo no início quando iniciámos a parcerias ponderei isso, mas assim que começaram os clientes a telefonar a queixar-se de problemas, pensei para mim mesmo: vou dar um tempo, antes de comprar. E foi o melhor que fiz, ufa. Só os stresses que tivemos com o SAT da BQ, que indicavam as anomalias resolvidas. Vá lá que antes de entregar testávamos sempre, muitas vezes iam logo para trás, nem o cliente ficava a saber que o equipamento ia 2 ou 3 vezes para a BQ.

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sou cliente BQ ha 2 anos e ate ver nada de problemas, espero assim continuar.
    Mas tambem no que toca a Dual SIM nem saberia a que marca deveria de recorrer sem gastar frtunas claro, ja que quando compro, são logo 2 telemoveis, para mim e para a minha esposa.

  12. Avatar de Henrique
    Henrique

    Possuidor de 2 Bq’s (um antigo 3.5, com 2 anos e um E5 HD, com 1 ano), bem como de 2 tablet’s. Sem qualquer problema a assinalar. Resolução de uma quebra do vidro frontal, atempado, rápido e sem qualquer dificuldade. Recomendo.

  13. Avatar de Vilson
    Vilson

    Eu tenho um e4 a minha mulher tem outro, e tenho mais 2 tablets também bq (um deles é um pascal lite, um dos primeiros), e nada de avarias aqui. Ja aconselhei a muita gente os aparelhos bq (sobretudo telefones), talvez a mais de 15 pessoas, e tanto quanto sei estão satisfeitos e ainda não houve qualquer problema ou avaria.
    Possivelmente tenho tido sorte e ainda não apanhei as séries com defeito 😉

  14. Avatar de José Alves
    José Alves

    Infelizmente a BQ era uma empresa promissora, mas desde há um ano até esta data tem vindo a perder a confiança dos clientes. Desde updates de sistema operativos que retiram funcionalidades relativamente à versão anterior, bugs em itens básicos de funcionamento (pior qualidade da câmara, leitura errada da RAM, leitura errada da bateria, etc.), atrasos sucessivos na disponibilização dos updates (ex: modelo topo de gama E5FHD ainda não tem Lollipop, mas E5 HD e 4G têm).

    A juntar a tudo isto, a diferença de preços que a marca mantêm entre Portugal e Espanha, sem contar com a subida generalizada de preços:
    exemplo simples:
    – na presente data por 250€ a BQ vende o E5 4G QuadCore A53 1.2GHz com 2GB/16GB
    – há um ano a BQ vendia por 200€ o E5 HD QuadCore A7 1.3GHz com 2GB/16GB (modelo que por acaso descontinuou após uns meses)
    – na mesma altura e pelos mesmos 250€ do 4G, a BQ vendia o E5 FHD OctaCore A7 a 2.0GHz com 2GB/16GB

    Acho que a marca se está a deixar levar ganancia (nada contra, é um negócio como tantos outros) e a aproveitar-se da sua boa fama para inflaccionar os preços, sem que isso se reflicta numa melhoria clara na qualidade do produto e principalmente na qualidade do serviço pós venda (assistência técnica e suporte a actualizações). Num mercado fortemente concorrencial como é este dos smartphones, é preciso ter cautela com estes factores. E na gama de preços que a BQ tem a sua oferta, uma diferença de preço de 20, 30 ou 40 Euros, é absolutamente decisiva na escolha final do utilizador.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Discordo do teu comentário, ainda ainda mais quando falas em ganância…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Garantidamente desde que a marca mudou operações e se expandiu para UK que tudo mudou, não venhas dizer que não passou a haver ganância nos preços praticados… Basta olhar para o seguro que era praticado que era flat rate de €9,99 e passou a ser por escalão de equipamento em que nem o equipamento mais baixo tem um valor assim tão baixo de garantia como tinha antes (o que só mostra que o seguro estava a deixar a marca com prejuízo tendo em conta que eles se tentam esquivar ao máximo a cumprir os termos de garantia).

        Isto é uma evidência que não consegues fugir… podes discordar do que quiseres.

      2. Avatar de José Alves
        José Alves

        @Pedro Pinto: a “ganancia” é no sentido do aumento de preço para países que não o de origem (Espanha). Não só dos equipamentos como também como referiu outro user, o valor do seguro que, nalguns casos, triplicou.

        São decisões comerciais que visam, claro, ajustar os lucros/prejuizos da empresa. É obviamente, legitimo por parte deles. Só que do ponto de vista dos consumidores é algo que pode afectar no momento da decisão de compra.

        Por exemplo, há um ano atrás, ter um dispositivo de 5″, QuadCore, 2GB de RAM, 16GB interna, slot SD, dual Sim, câmeras de 13Mp + 5Mp, por 200€, o BQ E5 era simplesmente a melhor oferta do mercado na relação custo/benefício (+ 9.90€ pelo seguro de 1 ano). Era quase um “no brainer”. Por isso o E5 HD se tornou o smartphone mais vendido em Espanha, e acredito que em Portugal também teve uma enorme percentagem de vendas.

        Neste momento o novo modelo M5, 2GB/16GB se bem que com melhor ecran e camaras, e processador superior (além de outras funcionalidades extra claro), custa 280€ em Portugal, e se quiseres o seguro são + 39.90€. Lá está, na gama de preços dos 200 € 300€, “pequenas” diferenças fazem uma “grande” diferença.

        Por fim, se o incremento na qualidade, tanto do produto, como do serviço, se vale a pena dispender de cerca de 300€ pelo equipamento? Há pessoas que vão dizer que sim. Há um ano atrás com o E5, muitas mais pessoas diriam que sim! 🙂

        Cumprimentos!

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Pois, e para dar 280€ por esse M5, compro um OnePlus One, que é 500x melhor e mais fiável.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ui, o tal problema da leitura da bateria. Aparece-te 20%, desligas, voltas a ligar e já tens 50% por milagre 😛

      1. Avatar de KilltheBeast
        KilltheBeast

        David Guerreiro, eu acredito que podes ser tudo o que quiseres (como todos o podem ser), mas de “parceiro” é que não tens nada! Muito provavelmente, como um utilizador referiu, é mais propício seres meramente um “comprador” descontente que teve a infelicidade de jogar ao jogo de “sorte e azar” e que teve azar no jogo. Lembra-te do seguinte se tiveres boa memória e fores bom de raciocínio: a Fnac e a MediaMarket (nomeio estas por serem cadeias de grande dimensão, pois há lojas locais que também a representam) são representantes/parceiros da Bq, ora, não é qualquer engenhoca chinesa que tem representação em loja física, certo? Não seria totalmente estranho e descabido, estes, representarem marca não infame, arriscando o seu bom nome? Além do feedback positivo que a Bq recebe em vários sites de tecnologia, etc…? Agora pensa: se a taxa de defeito fosse de 80% haveria representação, as pessoas diriam bem da marca, esta, continuaria a apostar e investir em novos produtos, etc, etc…? Eu já tive um LG que ao receber uma actualização não ligou mais, duas TV´s Samsung de séries diferentes que tiveram o mesmo problema (apenas funcionava o som) e, a segunda avariou passado um mês da compra. Deixa-te lá de fazer propaganda enganosa e se tens realmente um problema específico com a marca descreve-o, mas sê verdadeiro e objectivo; mentiras não ajudam a quem pretenda se esclarecer sobre o produto em questão e só os levará a erro e os deixará mais confusos. Abraços e porta-te com “juizinho”, David.

  15. Avatar de Pedro Hebo
    Pedro Hebo

    Na minha opinião Bq e um bom telm. Apesar que não utilizo mes vendo dos meus colegas a muito tempo que tenhem dizem k é bom.