Facedown Detection… o novo milagre do iOS 9 para o iPhone

114 Comentários

A Apple passo a passo está a transformar o seu sistema operativo iOS num sistema que responde a tudo mas com o rigor de quando só tinha meia dúzia de funcionalidades. É importante perceber que não basta ter uma funcionalidade para qualquer coisa, é determinante que ela funcione bem.

Assim, embora fosse apresentada como uma ligeira novidade no que toca às melhorias da bateria, calcanhar de Aquiles do iOS, é na verdade uma fantástica funcionalidade. Chama-se Facedown Detection e vai dar muito o que falar de agora em diante!

pplware_facedown_detection00


Os utilizadores do iOS ficam gratos à concorrência pelas novidades que obrigam a Apple a perceber melhor o mercado, a empresa de Cupertino sabe muito bem de onde vem mas precisa da concorrência para ajudar a perceber para onde este mercado caminha. Os beneficiados são os utilizadores Apple que usufruem de muitas e boas funcionalidades mas que efectivamente funcionam.

 

Facedown Detection

Para quem esteve atento à apresentação do iOS 9, a Apple passou ao de leve por esta funcionalidade e no lançamento (nas novidades documentadas) descreveu desta forma esta nova funcionalidade: “detecção de orientação: desliga o ecrã quando está virado para baixo e não está a ser usado”. Muito bem, vamos então perceber do que se trata.

 

O que é o Facedown Detection?

É uma funcionalidade que vem ajudar a bateria durar mais. Dizem que pode durar mais uma hora que o normal (faz sentido). Basicamente o que esta funcionalidade para já faz é detectar que o smartphone está com o ecrã virado para baixo, quando está em cima de uma mesa por exemplo, e desliga o ecrã, não o activando quando recebe notificações de mensagens.

Agora pense como esta funcionalidade é importante. Se estamos todo o dia no escritório com o iPhone em cima da mesa, ele liga o ecrã muitas vezes com as notificações que recebemos, pois cada vez mais somos utilizadores de muitas redes, muitos serviços que fazem questão de nos alertar.

Esta nova funcionalidade vem desligar essa notificação quando viramos o iPhone de ecrã para baixo. Mas esta funcionalidade abre outras portas!

 

Mas funciona em cima de uma mesa de vidro?

Funciona. Como iremos ver no vídeo a seguir, onde foram feitos esses testes, esta funcionalidade tira partido de vários sensores existentes no iPhone. Para que o iPhone saiba onde está e como está virado, a Apple jogou com o sensor de aproximação, o sensor de luminosidade e o sensor de movimento.

 
Portanto, pelo que foi feito sabemos que esta funcionalidade está sempre ligada. Agora estão a perguntar: e como sabemos as notificações que chegam? Sabemos porque sentimos o telefone a vibrar, essa funcionalidade continua activa.

Está muito bem conseguida, podemos reparar que numa superfície de vidro ele detecta e mesmo sem nada, bastando estar o telefone de ecrã para baixo, sem movimento, ele activa esta nova acção.

 

Funciona no bolso?

Não, esta funcionalidade não funciona com o iPhone inclinado mais de 20-30º, pois dessa forma ele determina que já não está pousado. O giroscópio sabe que no bolso ele está na vertical. Mas no bolso ele não tem de ligar, pois o sensor de proximidade sabe que o iPhone tem o ecrã coberto.

pplware_facedown_detection02

 

E dá para desligar o Facedown Detection?

Não, não há um interruptor que desligue esta função, mas há uma forma de contornar.

No iOS há uma área que permite desligar a Actividade e fitness. Se o seu equipamento suportar esta nova funcionalidade então tem esta possibilidade. Vá a Definições > Privacidade e depois desactive a opção Controlo de fitness.

A actividade e fitness permite que aplicações tenham acesso aos dados do sensor incluindo movimento do corpo, contagem de passos, subidas, entre outros movimento. Logo, se desligar esta opção já o iPhone virado para baixo não irá activar o Facedown Detection… mas também fica sem estes dados que no desporto são essenciais à monitorização das apps dedicadas.

 

Que equipamentos beneficiam do Facedown Detection?

O Facedown Detection apenas está disponível no iPhone 5s, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s e iPhone 6s Plus. Se tem um iPhone 5, iPhone 5c ou iPhone 4S então o Facedown Detection não funcionará. Embora estes equipamentos tragam sensor de luminosidade e sensor de movimentos, a qualidade desses sensores não permite detectar que o equipamento está de ecrã voltado para baixo.

pplware_facedown_detection01

Quanto aos iPads, não parece ser uma funcionalidade que tenha interesse, isto porque como vem para valorizar a bateria, aumentando a performance… o iPad não tem problemas de autonomia e dispensaram esta funcionalidade. Também o iPod Touch, pelas mesmas razões do iPhone 5 e iPhone 5C, não vem equipado com o Facedown Detection.

 

Mas onde pode ser útil o Facedown Detection?

A Apple está paulatinamente a trazer para o iOS algumas boas funcionalidade que a concorrência também já usa, que já introduziu há algum tempo. Assim, podemos vislumbrar o futuro desta ferramenta, olhando para as possibilidades que os “outros” já usam, até ir mais além porque o ecossistema assim permite.

Um dia mais tarde, as apps irão aproveitar esta funcionalidade e os programadores trarão um sem número de utilidades. Imagine que tem uma app que usa esta acção para na hora de ir dormir tudo fica desligado excepto o despertador? Há muitas formas de usar esta funcionalidade para facilitar nos processo de colocar o smartphone em silêncio.

 

Conclusão…

Nas 20 funcionalidades do iOS 9 que tem de conhecer esta poderia estar presente, mas tem valor sozinha pela importância que poderá ter no desenvolvimento de novas apps… ou melhoria das existentes. Já agora, sabe desta novidade?

Comentários

114

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E o bugs que estão a acontecer também são milagres?!?

    1. Avatar de Vítor M.

      São burrice da Apple… e principalmente burrice dos developers que foram buscar a ferramenta fora do “domínio” da Apple. Burrice portanto!

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Façam la um artigo sobre isso só vos ficava bem…

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Andas distraído.. o artigo já existe à alguns dias!!

        2. Avatar de Safrane
          Safrane

          Tens três artigos a falar da mesma porcaria que não teve efeitos nenhuns, e a Apple já resolveu completamente removendo as apps da store e desactivando os downlaods

      2. Avatar de Carlos Correia
        Carlos Correia

        isso do facedown já havia no symbian da nokia, lembro-me disso no despertador que ao virar ele voltava a tocar uns minutos mais tarde, antigo portanto.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Não é isso que o iPhone faz

          1. Avatar de Carlos Correia
            Carlos Correia

            faz o que programares para fazer, desde que o acelerometro detecte aquela posição especifica programas para fazer o que quiseres, é simples.
            Mas espera, a apple “inventou” um novo uso, também deve ter os cantos arredondados.
            Têm sorte os outros não serem tão mesquinhos como a apple, ou agora ainda enfrentavam um processo de patentes “usar o acelerometro para fazer algo”, lol, soa a apple, não?

          2. Avatar de JBM
            JBM

            se é só uma questão de programação e magicamente qualquer um faz o que a Apple está a fazer, então podemos recuar logo ao primeiro iPhone que já permitia desligar o ecrã quando se aproximava da cara numa chamada… afinal é uma questão de programação, não interessa se realmente faz a mesma coisa e se poupa ou não energia!

          3. Avatar de A.M.
            A.M.

            recuar a desligar quando via a car? OMG, tás mesmo a dizer isso? o nokia tinha essa treta do virar o telemovel ainda não havia iphone nenhum, tá mas é calado.

        2. Avatar de Carlos Correia
          Carlos Correia

          http://www.dailymobile.net/2009/05/23/symbian-app-flipsilent-flip-over-your-phone-to-make-it-silent/

          chama-se flip over, mas agora com outro nome dado pela apple, e no link fica outro exemplo para isso, feito com o acelerometro, e como a microsoft comprou a nokia phone é claro que isto foi também, e incorporado nos lumia com windows.
          mais um milagre/inovação/invenção “à lá apple”.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Não é isso que o iPhone faz!
            Primeiro não é para silenciar o telemóvel, segundo não é para funcionar somente quando o aparelho está ligado e depois se vira de face para baixo – é para funcionar sempre.

          2. Avatar de Carlos Correia
            Carlos Correia

            eu devo estar a falar chinês, DEPENDE DO QUE O PROGRAMARES PARA FAZER.
            parece que os fanboys também têm palas no cérebro, fica lá o triciclo, eu falo para a minha parede, tem mais resultados.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            se programares nesses aparelhos para estar sempre activo não tens qualquer benefício no consumo nesses aparelhos, pois usam o processador para determinar a condição em que está o que no global acabará por consumir mais.
            É aqui que está a diferença na implementação e funcionalidade.

          4. Avatar de A.M.
            A.M.

            JBM lol, então é o quê? explica lá tu se não é programação é o quê?
            sabes ler? diz no artigo”Portanto, pelo que foi feito sabemos que esta funcionalidade está sempre ligada” portanto não sei o queres inventar tu aqui, e vens dizer “se programares nesses aparelhos para estar sempre activo não tens qualquer benefício no consumo nesses aparelhos” é um milagre queres ver? tresandas a fanboy, e tens umas palas que vou-te contar, deves perceber disto a potes.

          5. Avatar de JBM
            JBM

            A.M.
            certamente não sou quem tem as palas!
            A funcionalidade nos iPhones está sempre ligada porque os iPhones têm um coprocessador que permite fazer o processamento dos dados continuamente com um consumo minúsculo quando comparado com os outros aparelhos que têm que usar o processador para fazer a mesma coisa.
            É a existência deste coprocessador que lhe permite usar isto para poupar energia, doutra forma não é possível, pois acabará por consumir mais no global do que o gasto do ecrã nas situações que quer evitar.
            Percebeste ou é preciso enviar um tutor?

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      esquece, se queres artigos a falar mal, so encontraras de Android aqui

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Uau… Deve-se ter inspirado no glance do Windows Phone.

    1. Avatar de eleck
      eleck

      por acaso todos voces se inspiraram no android que isso já é uma feature á bastante tempo

      1. Avatar de Liberal da Cerca
        Liberal da Cerca

        há bastante tempo… com agá.

    2. Avatar de Vítor M.

      Acho que antes do Windows Phone, já o Android tinha isso 😉 portanto…

      1. Avatar de Santy
        Santy

        Pois sim
        já meu velhinho S2 tinha essa função.
        Não estou a ver o milagre que estão a incrementar no iOS9.

        1. Avatar de Emanuel
          Emanuel

          “Milagre” dizem eles.
          Já o meu HTC Desire e depois também o Galaxy S2 (bem dito Santy) faziam isto.
          E imaginam que o HTC Desire é um smartphone de 2010.
          “iIdiots to the power xD”

        2. Avatar de Vítor M.

          Mas o milagre é para quem usa iOS, os de “fora” não contam, eles não desenvolvem o IOS para quem tem Android (mania de olhar só para o umbigo) 😀

          Achas que a Apple quer saber alguma coisa do Android? 😀 Nada, quer é trabalhar para os seus utilizadores sentirem utilidade, continuarem a comprar iPhones e restantes produtos.

          Os outros, são apenas potenciais clientes que eles sabem que mais não menos modelo lá vão parar 😀 😀 😀 e os números, ano ao após ano, têm dado razão …ao povo de Cupertino.

          Mas faz tão bem a concorrência à Apple 😀

          1. Avatar de badsector
            badsector

            “Achas que a Apple quer saber alguma coisa do Android?”

            Claro que quer, assim como o inverso. Seria idiota não quererem saber o que a concorrência faz. Já esta pergunta parece tirada de um comentário de um iSheep..

          2. Avatar de apolo
            apolo

            Tu és doente!

          3. Avatar de Daniel
            Daniel

            Lançaram uma app chamada “Move to iOS” na play store, não lançaram? Então eu diria que sim que se importam e muito.

        3. Avatar de JBM
          JBM

          Eu creio que estás a confundir com outra coisa diferente!
          Isto impede que o ecrã se ligue estando virado para baixo, e para o conseguir faz uso do acompanhamento continuo dos sensores, daí só estar disponível a partir do iPhone 5s que é o primeiro iPhone com um coprocessador para os sensores – para acompanhamento com baixo consumo. Este tipo de coprocessador para os sensores é algo recente nos smartphones.

      2. Avatar de FXX
        FXX

        Então porque é um milagre?

        1. Avatar de Vítor M.

          É, finalmente depois de existir há anos noutros sistemas, milagre, apareceu no iOS.

      3. Avatar de Ricardo Almeida
        Ricardo Almeida

        Antes do Windows Phone e também antes do Android, o Symbian já tinha.

        Sim, ainda não esqueci o Symbian… snif

        Disclaimer: Uso Windows Phone.

      4. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        Keep calm, alto lá! Muito antes de existir android já usava esta função no meu 5230 e acredito que existam dispositivos, que não Androids, lançados antes do 5230 que já tinham essa função, no entanto da NOKIA. Por isso a Nokia é a pioneira. E não, não estou a defender a Nokia desde que fui usuário da BB e Apple até hoje.

    3. Avatar de JBM
      JBM

      Isto não tem nada a ver com Glance Screen. Isto é uma forma de evitar o consumo do ecrã quando se recebe uma notificação e com o ecrã não é visível (virado para baixo).

  3. Avatar de Daniel Fortuna
    Daniel Fortuna

    Tenho um Samsung Galaxy Ace Plus que faz exatamente isso, que inovação!

  4. Avatar de jose santos
    jose santos

    Nada de novo. Este “feature” ja existe nos Blackberries ha anos. Mais a mais, o meu passport detecta quando e pousado na mesa. desliga o ecram. Assim que e levantado o mesmo liga-se automaticamente. Tambem se o puser “face down” entra em “silence mode” – muito util em reuniões. A Apple nao traz nada de novo.

    1. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      Exacto 🙂

  5. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    A blackberry já há muito ten parecido. Virar para rejeitar. Levantar para desbloquear ecrã. Virar para desligar ecrã. Etc. Não é bem isto mas convenhamos isto não é nenhuma novidade de outro mundo 😉

    1. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      Por acaso até tem uma opção virar para poupar energia.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      o blackberry não tem esta opção de não activar o ecrã em caso de notificação, de modo a poupar energia!

      1. Avatar de Joao Peixoto
        Joao Peixoto

        nota-se que nao tens um blackberry ou andas muito distraido se o tens. por defeito já nao liga o ecra em caso de notificacao. tem uma opcao que da é para ligar caso alguem queira. a forma muito mais inteligente de mostrar notificacoes é via LED, podes definir uma cor a cada contacto. assim sempre que receberes uma notificacao (pode ser chamada, sms etc) mesmo sem ligar o ecra, sabes a distancia quem te esta a tentar contactar. o facedown como ja foi dito aqui ja o uso a anos…

        1. Avatar de JBM
          JBM

          distraído? acho que tu é que estás distraído e não percebeste do que se está a falar: não activar o ecrã em caso de notificação, caso esteja virado para baixo, em qualquer situação sem que a pessoa faça nada de especial previamente.
          O que tu tens no Blackberry acontece se tens o aparelho activo e pousas numa mesa virado para baixo fica em standby, mas isso não é a mesma coisa que é feita no iPhone, já que no Blackberry isso não funciona caso o aparelho já esteja em standby e depois mude de posição, e creio que no Blackberry só funciona se estiver mesmo pousado no superfície opaca e não simplesmente virado para baixo!

          1. Avatar de Joao Peixoto
            Joao Peixoto

            lol…se não sabes o que dizes mais vale ficares calado. ou les os comentários dos outros na diagonal que já vi que só te interessa “falar” e nao ler o que os outros dizem.
            O blackberry NAO activa o ecra em caso de notificacao. este este para baixo ou para cima, ja poupa energia nesse facto. podes activar isso se quiseres mas por defeito vem desactivado. para notificacoes no blackberry tens o sistema de leds que e´muito mais avancado que em qualquer outro SO. para as funcionalidades de estar virado para baixo, ele tem que estar parado, mas vai muito mais alem do simples standby que referes.
            se queres aprender algumas das funcionalidades que o blackberry tem:
            http://helpblog.blackberry.com/2015/03/introducing-blackberry-10-3-1-advanced-interactions/

          2. Avatar de Jose Santos
            Jose Santos

            @ JBM – A Blackberry nem sequer precisa de “inventar” maneiras para poupar bateria como a Apple precisa. I meu passport tem bateria suficiente para durar no mínimo 3 dias sem carregar.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            Achas que não ligar o ecrã em circunstância alguma é semelhante ao que se está a falar ou ao que é dito nos comentários anteriores sobre o Blackberry?
            O utilizador tem interesse em poder ver rapidamente essa informação se estiver a olhar para o ecrã, e não ter o ecrã sempre desligado.
            E repito isso só funciona no balckberry com o aparelho inicialmente activo. É uma acção do utilizador para activar um modo de standby. O backberry não acompanha continuamente a sua posição para que em qualquer circunstância em que estiver virado para baixo não ligue o ecrã.

  6. Avatar de José
    José

    isso chama-se inovação !!!!!
    no meu velhinho S3 tenho isso

  7. Avatar de Redin
    Redin

    Eu não quero armar aqui uma guerrinha de marcas, mas penso que já vi isto num software criado por um português para o Android.

  8. Avatar de José
    José

    já o meu S3 tinha

  9. Avatar de david.pt
    david.pt

    Acho que o WP já tem isso e pelo que vi funciona bem. não sei se não andará também por ai nenhum android com isso mas no play store já há aplicações…

  10. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Só mesmo o Vitor M para conseguir fazer disto um milagre.

  11. Avatar de João
    João

    O meu velhinho omnia 2 (2009) já fazia isso. Diga-se de passagem que é complicar a coisa para não estar activo nos equipamentos mais recentes. Era só por o giroscópio a detectar quando está invertido.
    Enfim…

  12. Avatar de JP
    JP

    A app “gravity screen” do android faz isto e muito mais para qualquer android mesmo antigo, desde que tenha sensor de proximidade e giroscópio…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      A app gravity screen para fazer exactamente isto gasta-te significativamente a bateria, pois o acompanhamento continuo dos sensores será feito pelo processador, sendo contra-produtivo para o objectivo desta medida – poupança de energia.
      Terás que olhar e ver se o telemóvel tem um coprocessador de baixo consumor para fazer isto, doutra forma é para esquecer.

  13. Avatar de limat
    limat

    Então e se o telemovel estiver no bolso e estiver-mos numa posição que faz o telemovel estar deitado?

  14. Avatar de Ricky
    Ricky

    Realmente a Apple estava muito atrás no tempo… Ao menos agora já perceberam que estas pequenices que tanto gozavam dão jeito.. São ridículos

  15. Avatar de JP
    JP

    Não aparecerá nenhum patent troll a processar a Apple por estar “paulatinamente a trazer para o iOS algumas boas funcionalidade que a concorrência também já usa”?

  16. Avatar de Mus
    Mus

    Milagre? A sério?
    E se a Apple decidir lançar um “smartphone de disco”?
    Será a maior novidade desde o telefone de manivela?

  17. Avatar de Hugo
    Hugo

    Já o Nokia 5800 (2008) fazia algo parecido.

  18. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Mais uma óptima notícia para os fãs do iOS, apesar de ser algo que já existe a imenso tempo, a para os iSheeps é algo novo. Posso dizer que dá jeito e é útil.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      tens a certeza?

  19. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    uau mais uma funcionalidade com 2 anos que surgiu no android e chegou agora ao IOS, é milagre.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      tens a certeza? conheces algum Android que use isto com o objectivo de poupar energia?

      1. Avatar de apolo
        apolo

        Galaxy s2, galaxy s3, galaxy s4, galaxy s5, galaxy s6, note 2, note 3, note 4, note 5 assim os que me lembro, mas pelos vistos parece que ha mais. Milagre!!!

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Não têm!
          Descreve lá o que esses Galaxy fazem e ficará provado!

          1. Avatar de apolo
            apolo

            Quando viras o ecra alem de se desligar fica em silencio se tiver a função ativada. Quanto ao milagre do ios no note pelo menos podes ativar e desativar

          2. Avatar de JBM
            JBM

            mas isso só funciona como uma acção tendo o aparelho activo (ecrã ligado) e pousando, isto é, se já tiveres o aparelho em standby ficar com o ecrã virado para baixo não te faz nada, e diria até que é necessário pousado nalguma superfície para funcionar, não funciona por simplesmente virar o ecrã no ar

          3. Avatar de JBM
            JBM

            a ideia da Apple é poupar por determinar que o ecrã não estar visível enquanto a ideia da Samsung é dar à pessoa uma forma de colocar o aparelho em standby por uma acção específica

          4. Avatar de Balmer
            Balmer

            Acção especifica que por consequência faz com que o ecrã não fique visivel.
            Fucking… GEEEENIIUUUUSSS!!!

          5. Avatar de JBM
            JBM

            Balmer, falta ler o resto do meu comentário que ainda está em moderação
            O sistema da Samsung não funciona estando o aparelho já em standby, e o seu objectivo é colocar em standby em condições específicas.
            O sistema da Apple funciona com o aparelho já em standby, isto é, o iPhone sabe sempre em que posição é que está, e o seu objectivo é poupar energia do ecrã em caso de notificação!

          6. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            Tu sabes o que dizes? Tipo tu tens o telemóvel em standby se tiver no teu bolso ou virado para baixo nunca vai acender o ecrã, mas mal pegas nele, ele acende. Mas não é só isso o potencial, tem muitos outros. Acredita que tu fanático como és vais gostar… E como se diz: “mais vale tarde que nunca”

          7. Avatar de JBM
            JBM

            piri_vm,
            eu sei perfeitamente o que estou a dizer! O que por aqui ainda não perceberam é que tudo o que descrevem nesses aparelhos requer o uso do processador principal o que tem impacto no consumo de energia, enquanto que a solução da Apple usa um co-processador de baixo consumo e serve só para poupar energia.
            o que descreves não é para poupar energia, aliás consome mais, pois necessita de manter o processador activo o tempo todo.
            Há um outro modo tipo o da Blackberry, que permite poupar alguma energia se partindo com o aparelho ligado se pousar com o ecrã virado para baixo. Mas só se obtém poupança efectiva partindo dessa situação (não funciona com o aparelho já inactivo/standby) e não andando a fazer o que tu descreves

        2. Avatar de richard
          richard

          O MELHOR COMENTÁRIO ATÉ ENTÃO 😀 TOPPPPPP apolo

          1. Avatar de JBM
            JBM

            o engraçado é que não fazem!

  20. Avatar de João
    João

    Isto é tudo menos milagre … é algo muito simples e uma adição que nem deveria receber tanta atenção. Isto é muito semelhante ao que os telemoveis android ja fazem e que o S6 edge veio a melhorar no sentido de funcionalidade

  21. Avatar de Mota
    Mota

    Post escrito pelo Vitor M.

    Está tudo tido, imparcialidade 0.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      *dito

      “Os utilizadores do iOS ficam gratos à concorrência pelas novidades”

  22. Avatar de Mário
    Mário

    Milagre? Milagre é no Windows Phone que até no bolso isso funciona pá!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Lol, lê a noticia pá! No iPhone também funciona no bolso.

  23. Avatar de Zaark
    Zaark

    Apesar de concordar que o Vitor M tem momentos em que é parcial para com aquilo que gosta – e contra mim falo, também tenho “os meus momentos” de parcialidade -, parece que houve muita gente que não leu o artigo do princípio ao fim. O Vitor frisou várias vezes, e não de forma evasiva, que esta novidade já existia na concorrência e que a Apple, como qualquer outra empresa (inclusive Google e Microsoft), está atenta ao que esta faz. | Agora, a minha opinião: a Apple, a meu ver, introduz no iOS apenas aquilo que vê funcionar como deve ser e é mesmo útil (na sua óptica).

  24. Avatar de FeMeireles
    FeMeireles

    Dá para perceber.
    É novidade no IOS, e ponto.

    Se ja havia equipamentos com esta funcionalidade? Claro que sim.

    Inovação no sistema Apple, que nao tinha esta funcionalidade.

    Vamos lá aprender a separar as coisas e não trazer areia para praia.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      com o objectivo de poupar energia?

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Portanto a implementação de uma funcionalidade já existente noutras plataformas é inovação por ter um objectivo diferente?

        1. Avatar de JBM
          JBM

          A minha pergunta é retórica! Se o objectivo é diferente a funcionalidade não é a mesma! E é fácil de perceber, o iPhone faz acompanhamento contínuo da sua posição quer esteja activo ou não, isto é, não precisa que a pessoa tenha feito uma acção específica quando ainda estava activo para que isto tenha efeito.

        2. Avatar de acs
          acs

          vai ler a diferença entre inovação e invenção. A apple não inventou nada de novo. Pegou numa ideiaque alguém inventou e ja existente noutros sistemas pelo que dizem. Usou-a para poupar bateria. Chama-se a isso inovar.

  25. Avatar de LM
    LM

    Não sei porque mas não consigo por isso a funcionar no meu iphone 6… É preciso activar alguma função? se sim, onde?

    1. Avatar de LM
      LM

      Esqueçam, afinal funciona. lol

  26. Avatar de Xis
    Xis

    Héhé…
    O meu HTC Sensation de 2011 tem isto. Ainda serve para por o telemóvel em alta-voz durante uma chamada e rejeitar uma chamada que estejamos a receber caso o pousemos virado para baixo durante a recepção da chamada….grande novidade sem dúvida.

  27. Avatar de Pires
    Pires

    Virado para baixo não devia tocar ao receber mensagens? É isso?

    1. Avatar de LM
      LM

      Não. Ele recebe e toca nas notificações, nas mensagens, etc… Apenas o ecrã é que se mantém apagado.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      Não, o que faz é manter o ecrã desligado, quando recebe uma notificação e está virado para baixo

  28. Avatar de Joao Peixoto
    Joao Peixoto

    só uma nota, para os “androidistas”, o android puro que eu saiba nao tem esta opcao. tem sim versoes alteradas como o samsung (que é raro actualizar o seu SO para versoes mais recentes do android).
    nao confundir android, com versoes alteradas de outros fabricantes. dito isto, sim esta tecnologia existe ha muito tempo em outras plataformas..aqui o milagre é??…bem nao é………

  29. Avatar de alexandre
    alexandre

    Mais um ‘milagre’a moda da Apple. Ainda o iphone ia na 1a versão um samsung meu dual sim (nem era smartphone) fazia isso com a vantagem ter a opção de vibrar em vez de tocar

    1. Avatar de JBM
      JBM

      mas fazia o quê?

  30. Avatar de XXXXX
    XXXXX

    Mais um milagre 🙂
    Aleluia 🙂

  31. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu no meu android tenho um despertador que para de tocar se eu colocar o tlm em cima de algo com o ecra para baixo, esta app ja tem pelo menos 2 anos onde quero chegar, este conceito de desligar algo quando o tlm esta com ecra para baixo já não é novo, mas pronto n deixa de ser boa noticia

  32. Avatar de Hugo
    Hugo

    Outra função que foi copiada pelo sistema Android …

    1. Avatar de JBM
      JBM

      tens a certeza?

  33. Avatar de Daniel
    Daniel

    Daqui a alguns anos vamos ver a aparecer com uma ideia revolucionária para poupar energia nas notificações: não acender ecrã algum quando recebe mensagens ou qualquer tipo de notificação, simplesmente acende um led para chamar a atenção e fica-se por aí, não necessitando de absolutamente mais nada. Ao menos se algum(ns) outro(s) sistema(s) já tivessem isso para que eles pudessem ter uma ideia de como fazer… bolas pá…

  34. Avatar de alkjsdlkajsd
    alkjsdlkajsd

    Ler artigos do Vitor M é como ler analises aos jogos do Benfica feito por comentadores da Benfica TV 😀

  35. Avatar de That Guy
    That Guy

    Um “Milagre” que o Windows Phone já fazia…

  36. Avatar de Tagus
    Tagus

    No meu iPhone 5S não funciona! Será por ter uma película de vidro?

  37. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    O acelerometro do iPhone antes do iOS 9 só servia para jogar labirinto ou algo parecido? E o sensor de proximidade só para quando fazes uma chamada desligar o ecrã? E o da luminosidade só para escurecer o ecrã quando há pouca luz?

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Na maioria dos aparelhos o processamento desses dados quando tens o aparelho inactivo tem um impacto no consumo, de modo que a definição normal na maioria dos aparelhos é esses sensores só serem usados com o aparelho ligado.
      No caso do iPhone 5s e mais recentes é possível continuar a processar esses dados mesmo com ele inactivo, sem impacto significativo no consumo pois é usado um coprocessador de baixo consumo para o efeito.

      1. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Ou seja, isto tudo é um tapa olhos, porque não poupa em nada. Lol. A Apple é sempre a inovar, ainda bem que engana quem não quer ver.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Não poupa em nada? O consumo é muito mais baixo do que o consumo pelo processador ou o consumo do ecrã na situação que evita.

  38. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    isso já os NOKIA tinham com symbian, por exemplo quando o telemóvel despertava e o virava-mos ao contrario ele suspendia e tocava 5 minutos mais tarde, ou 10, depende da configuração, mas não estão a dizer agora que foi a apple que inventou isto pois não??????

    1. Avatar de acs
      acs

      ninguém disse que inventou disseram que inovaram. antes do iphone ja existiam aparelhos que faziam chamadas e com touch screen. ainda assim o iphone não deixou de ser inovação

  39. Avatar de OChateaPatos
    OChateaPatos

    “Os utilizadores do iOS ficam gratos à concorrência pelas novidades que obrigam a Apple a perceber melhor o mercado…”

    Tradução:
    “Obrigado concorrência por desenvolverem e lançarem novas funcionalidades para que possamos copiar para os nossos dispositivos….”

    1. Avatar de Vítor M.

      Verdade, não pode ser sempre ao contrario, os outros a copiar a Apple 😉 a isso chama-se reciprocidade 😀